Banco de Soluções / Gestão de Supermercados / 23271 - GS: Falha de comunicação com a ECF

GS: Falha de comunicação com a ECF

Solução cadastrada/revisada em: 09/05/2019

ID: 23271

Caminho:

Problema: Descrição do Problema: Pode ocorrer de várias formas e não necessariamente trará exatamente a mensagem: "Falha de Comunicação com ECF" em tela.

Rotina / Tela:· Normalmente ocorre na entrada do aplicativo Frente de Caixa.

Solução: Solução:

1) Utilizar o aplicativo ECFTeste.exe que se encontra na raiz do sistema (C:\Amcom , C:\Gondola ou C:\Senior).
2) Tentar comunicar com a impressora através desse aplicativo (Configurando impressora e porta de acordo com o que estiver instalado no PDV).

Se o teste falhar:

3) Solicitar ao cliente que desligue todos os equipamentos, desconecte os cabos da impressora, reconecte-os e religue todos os equipamentos. Se ainda não funcionar, ele deve entrar em contato com a assistência técnica da impressora. Trata-se de falha física (cabo, porta, ecf, etc)

Se o teste for bem sucedido:

4) Emitir uma Leitura X através do ECFTeste e verificar o retorno da impressora em tela.

5) Dependendo do modelo de ECF (Epson, Daruma, Bematech, etc), o problema pode estar nas dlls ou no arquivo de configuração (Bemafi32.ini, por exemplo).
Nas impressoras Epson e Daruma, não há arquivo de configuração externo. Então, basta garantir que as dlls estejam na pasta raiz. Dependendo do Windows, pode ser necessário copiar as dlls para as pastas system32 OU syswow64.
Se existir outro caixa na rede com o mesmo modelo e lá estiver funcionando, podem ser copiadas as dlls desse caixa.

No caso da Bematech, é preciso conferir a porta que está configurada no Windows para a impressora (Gerenciador de Dispositivos), com a que está configurada no sistema (Sisconf.exe, Aba ECF), com a porta que está configurada no arquivo BEMAfi32.ini
Esse arquivo normalmente fica localizado na pasta raiz do sistema. Porém, dependendo do Windows pode também estar nas pastas system32 ou syswow64
Também vale a mesma sugestão dos outros modelos: Se existir outro caixa na rede que possua o mesmo modelo de impressora, as dlls podem ser copiadas daquele caixa para este a fim de descartar a possibilidade de estarem desatualizadas.

Este artigo foi útil para você?