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GS: Tarefa 480 - Validação e envio do Bloco X

Solução cadastrada/revisada em: 28/05/2019

ID: 23277

Caminho:

Problema: Com os envios do Bloco X, foi disponibilizada uma tarefa, que torna possível a visualização dos eventos ocorridos nestes envios.

Rotina / Tela:· Tarefa 480 (Frente de Loja / Processos / Monitor Integração Bloco X).

Solução: Essa tarefa permite que sejam verificados todos os envios realizados até o momento, assim como filtrar os erros que possam estar ocorrendo, dentre outros. Os Filtros são:
- Número de ECF;
- Data Inicial;
- Data Final;
- Tipo do Movimento (Todos / Reduções Z / Estoque);
(Aqui será filtrado o tipo de envio do Bloco X a ser visualizado, pois há envio do arquivo de Estoque mensal, e Redução Z diárias feitas para o SEFAZ);

- Status (Todos / Enviados / Pendentes / Mensagens de Erro);
Desde a geração do Arquivo do Bloco X, ele passa pelos Status:
"Pendente de Envio" quando já foi gerado mas ainda não foi enviado para a SEFAZ
"Aguardando", quando já foi enviado porém a SEFAZ ainda não retornou o Status
"Sucesso" quando o arquivo foi enviado e não houve problemas na validação do SEFAZ
"Erro", quando houve alguma crítica por parte do SEFAZ)

Após se certificar que sua versão do sistema está acima da versão 7.1b5.3.1 você poderá seguir os passos abaixo para verificar as pendências:

1º Preencha os campos informando Nº de ECF, Período de Movimento com Data Inicial e Final e Status [Pendentes ou Mensagem de Erro], após os campos preenchidos clique em [F5] - Atualizar:




2º Selecionar o arquivo que deseja Reenviar, Clicar em [F7] Reenviar e seguir a mensagem de informação que aparecerá na tela:



3º Para verificar as Reduções que deram erro, alterar o filtro para Mensagem de Erro (Conforme 1º Passo), nos dados que aparecer terá o campo Mensagem Exceção, onde irá indicar qual o erro que ocorreu em cada Redução Z.

Exemplo: Na imagem abaixo vemos o erro: "Erro 3011: O valor do totalizador parcial 03T1700 deve ser a soma dos valores líquidos dos produtos/serviços".

Neste caso verificamos que na data do movimento do dia 03/09/2018, na ECF 01, o total de itens vendidos com 17% de ICMS não está fechando com a redução Z, neste caso é necessário verificar o Mapa Fiscal e a redução z desta data específica.

- Acessar a Tarefa 186 (Frente de Loja / Diversos / Mapa Fiscal), e conferir os valores da Redução Z impressa, com os valores do sistema (Lembrando que os valores impressos sempre serão os corretos);

- Ajustar Cadastros de NCM dos Produtos informados no Erro, quando houver alguma situação relacionado ao NCM

Após realizar as correções, na própria Tarefa 480, deverão ser selecionados os registros com problema, e reenviá-los [F7] Reenviar, aguardando então, o prazo de até 01 hora para que sejam reenviados e validados novamente.



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