Pré-requisitos
Infraestrutura de hardware
Abaixo são apresentados os requisitos mínimos de hardware, para execução do sistema.
Processador | 4 core 2 GHz |
RAM | 8Gb |
Espaço em disco | 1GB (somente produto sem armazenamento de documentos) |
As especificações de hardware variam de acordo com os volumes de emissão ou recebimento de documentos eletrônicos, bem como a quantidade de usuários que utilizam o sistema.
Servidor | |
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Aplicações | Versões |
Sistema operacional |
Nota Alguns sistemas operacionais estão homologados para utilização do eDocs em si, porém podem apresentar incompatibilidade com protocolos de segurança exigidos para conexão com web services de algumas Prefeituras e da SEFAZ, o que impede utilização desses sistemas operacionais. Para maiores informações, acesse a documentação específica sobre Homologação de Sistemas Operacionais versus Protocolos de Comunicação Seguro (SSL/TLS). |
Microsoft .NET Framework |
Observação: Para sistema operacional Windows. |
Internet Information Services - IIS | A versão do IIS deve ser compatível com a versão do sistema operacional utilizado. A página Configurando IIS mostra os passos necessários para ativação do serviço e componentes necessários para correta execução do produto. |
Banco de dados |
*Caso utilize a versão 2014 do SQL Server, selecione a opção SQL Server 2012 no campo Tipo banco de dados no Configurador. |
URLs liberadas |
O IP referente a esta URL poderá ser alterado pela Senior. Desta forma, recomenda-se que as liberações sejam baseadas na URL. No entanto, caso deseja-se identificar o IP atual ao qual se refere esta URL, basta ser executado um comando Ping para este endereço. Exemplo do comando: ping licenciamento.senior.com.br. O comando Ping, mesmo não possuindo resposta, exibirá o IP da URL. A porta utilizada é a 8988 (a URL descrita acima já possui a porta definida). O protocolo utilizado para esta comunicação é o TLS. |
Navegadores de Internet Homologados |
Importante Para garantir o registro correto das informações inseridas nas telas do eDocs é necessário que seja utilizada uma única sessão do sistema, ou seja, para evitar possíveis conflitos no registro das informações não se deve abrir o sistema eDocs simultaneamente em mais de uma janela ou mais de uma aba do navegador. |
RabbitMQ |
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MongoDB |
Importante Por padrão, aplicação MongoDB será baixada e instalada automaticamente durante a instalação/atualização do eDocs. Para que este processo seja realizado corretamente é necessário atentar para as seguintes condições necessárias:
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Erlang |
Observação O uso do virtualizador XenServer possui limitações nas versões 6.5 e 6.5 + SP1, o que impossibilita utilizar o Erlang (necessário para a utilização do eDocs). Sendo assim, para esses casos, é necessário utilizar a versão 7.6 ou superior do XenServer. |
SQLSysClrTypes |
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ReportViewer |
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As aplicações MongoDB, RabitbMQ e Erlang são baixadas e instaladas automaticamente. Para isso, o servidor precisa de acesso ao endereço ftp://ftp2.senior.com.br/Senior/SDE/Dependencias. |
Cliente (opcional) | |
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Aplicações | Versões |
Sistema operacional |
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Microsoft .NET Framework |
Observação: Para sistema operacional Windows. |
Mono |
Observação: Para sistema operacional Linux |
PrintService | |
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Aplicações | Versões |
Sistema operacional |
|
Microsoft .NET Framework |
Observação: Para sistema operacional Windows. |
Mono |
Observação: Para sistema operacional Linux |
- Acesso à Internet;
Caso seja necessária a liberação especifica de URLs pode-se obter as mesmas através da tela de consulta de URLs, esses endereços podem ser alterados de acordo com as necessidades do sistema, por tanto não é recomendado à restrição de endereços para esse usuário.
Para usuários que utilizam proxy para conexão a Internet, deve ser configurado um usuário com acesso através das configurações do sistema.
- Permissão de acesso ao endereço ftp://ftp2.senior.com.br/Senior/SDE/Dependencias.
- Impressora (somente para documentos que exigem impressão);
- Certificado Digital ICP-Brasil A1;
- Utilizar o formato de data dd/mm/yyyy no servidor do eDocs.
Nota
Durante a criação de base de dados é comum que ocorram algumas dúvidas. Para isso, disponibilizamos uma página com situações e esclarecimentos que podem ocorrer durante este processo.
O banco/schema deve estar vazio para a criação do banco do produto. Durante a instalação, atualização e utilização os seguintes acessos são necessários:
- Criação de tabelas, stored procedures, views, triggers
- Modificação de tabelas, stored procedures, views, triggers
- Remoção de tabelas, stored procedures, views, triggers
- Inserção / Modificação / Remoção / Consulta
Oracle
GRANT ALTER SESSION TO “<USUARIO>”;
GRANT SELECT ANY DICTIONARY TO “<USUARIO>”;
GRANT "CONNECT" TO “<USUARIO>”;
GRANT "RESOURCE" TO “<USUARIO>”;
GRANT CREATE VIEW TO “<USUARIO>”;
Importante
O eDocs utiliza um cliente Oracle embarcado, ou seja, o produto já possui o seu próprio Oracle Client compatível com a aplicação. Dessa forma não é necessário realizar a instalação desse componente no servidor que será executado o sistema. A pré-existência de uma instalação do Oracle Client no mesmo servidor em que será instalado o eDocs pode resultar em problemas de compatibilidade entre os dois aplicativos e comprometer o funcionamento da solução. Assim sendo, recomendamos que não seja realizada a instalação do Oracle Client no mesmo servidor sem a real necessidade de sua utilização.
SQL Server
O schema dos objetos e default schema do login, deve ser dbo.
Acessos necessários para o usuário do serviço eDocs e aplicação do IIS:
- Pasta de instalação do produto e pastas de armazenamento e processamento de XMLs e e-mails
- Modificar
- Ler & executar
- Listar conteúdo da pasta
- Leitura
- Gravação
- Permissão Iniciar, parar e pausar para o serviço
- Leitura, gravação e modificação ao Certificate Store