Portal de Exigências Legais / Notícias / Gestão de Pessoas | HCM / 07/03/2019 | eSocial - Mudanças no cadastro de exames toxicológicos no módulo de Medicina da Senior

07/03/2019 | eSocial - Mudanças no cadastro de exames toxicológicos no módulo de Medicina da Senior

Até a versão 2.04.02 dos leiautes de segurança e saúde do trabalhador (SST) do eSocial, as informações de exames toxicológicos eram declaradas no evento S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador).

Com a publicação da versão 2.5 do eSocial, estas informações deixaram de existir no evento S-2220 e passaram a ser declaradas no novo evento S-2221 (Exame Toxicológico do Motorista Profissional). Este evento serve para declarar especificamente os dados de exames toxicológicos de trabalhadores que se enquadram na Lei 13.103/2015 e são regulamentados pela Portaria MTPS n° 116/2015 (motoristas profissionais do transporte rodoviário).

Diante desta mudança, a solução de Medicina da Senior está passando por adequações para a versão 2.5 dos leiautes, trazendo mudanças em alguns processos, tais como o cadastro de exames toxicológicos.

Saiba o que muda

Desde a liberação das versões 6.2.33.79 e 6.2.34.15 do Gestão de Pessoas | HCM, ocorrida em 22/02/2019, o cadastro de exames toxicológicos sofreu as seguintes mudanças:

Módulo de Medicina Ocupacional da Senior

Comportamento anterior Como fica com a liberação do cadastro dos eventos de SST

O módulo disponibilizava os cadastros dos exames toxicológicos no menu Medicina > Exames Toxicológicos

Este menu de exames toxicológicos foi mantido

O cadastro de exames toxicológicos apresentava a mesma tela de exames comuns, mas com campos diferenciados para toxicológicos

O menu de exames toxicológicos (Medicina > Exames Toxicológicos) apresenta a mesma tela que já existe no módulo Administração de Pessoal (Colaboradores > Históricos > Exame Toxicológico)

O cadastro de exames toxicológicos no módulo de Medicina apresentava campos de informações não exigidas pelo eSocial

Os campos não exigidos pelo eSocial sobre exames toxicológicos foram eliminados do sistema

Para clientes que atualizarem o sistema para as versões onde foi feita esta liberação, os dados de toxicológicos que já estiverem cadastrados serão convertidos automaticamente, observando os dados exigidos pelo eSocial.

Acompanhe o Notas da Versão do produto para ficar por dentro desta e outras alterações importantes do sistema.

Geração dos eventos de SST

As novas versões do Gestão de Pessoas | HCM contém diversas alterações na origem dos dados sobre Segurança e Medicina.

O cadastro de informações de SST poderá ser feito tanto na versão 6.2.33 quanto na 6.2.34, porém a geração dos leiautes estará disponível posteriormente apenas para a versão 6.2.34 dos sistemas.

A geração dos leiautes de SST ainda não está disponível e ocorrerá em versão futura, conforme previsto no calendário de liberação das exigências legais.

Cronograma

Atualmente os eventos de SST têm previsão de entrar em vigor em julho de 2019 para as empresas do Grupo 1, e somente a partir de 2020 para as empresas dos demais grupos.

Veja o cronograma completo de faseamento do eSocial na nossa página especial do Portal de Exigências Legais.

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Gestão de Pessoas | HCM

Este artigo foi útil para você?