Portal de Exigências Legais / Notícias / Gestão de Pessoas | HCM / 18/04/2019 | eSocial - Programe-se para gerar os eventos de SST

18/04/2019 | eSocial - Programe-se para gerar os eventos de SST

No dia 26/04/2019 a Senior irá liberar as implementações necessárias para gerar os eventos de SST do eSocial no sistema Gestão de Pessoas | HCM.

Leia atentamente as orientações a seguir e programe-se:

Versão 6.2.34 será obrigatória para gerar o SST

Clientes do Gestão de Pessoas | HCM que pretendem usá-lo para gerar os eventos de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) deverão obrigatoriamente adotar a versão 6.2.34 que será liberada no dia 26/04/2019 (ou posterior).

Estas são algumas das informações registradas no Gestão de Pessoas que compõem os dados de SST:

As versões 6.2.33 não permitirão gerar os leiautes de SST, apenas cadastrar a origem das informações, conforme comunicamos anteriormente.

A não atualização do ambiente antes do início da entrega do SST (07/2019 para empresas do grupo 1) pode acarretar em atrasos.

Recomendamos que os clientes se programem o quanto antes para essa adequação.

PPRA por GHE é um dos pré-requisitos

A rotina de GHE (Grupos Homogêneos de Exposição) é obrigatória para gerar as informações de SST no Gestão de Pessoas | HCM e enviá-las para o eSocial.

O PPRA deve estar configurado por GHE para gerar as informações de SST. Isto significa que a rotina do PPRA por local e cargo não será adequada para a geração.

A rotina de PPRA por GHE é um padrão adotado pela Senior em todas as implantações e sua ativação não possui custo adicional.

Se quiser obter mais informações sobre a rotina, entre em contato com seu executivo de contas.

Faça o saneamento da base para evitar inconsistências

Desde as versões 6.2.34.15 e 6.2.33.79 do Gestão de Pessoas | HCM é possível fazer o saneamento da base de dados voltado especialmente para as informações de SST.

Se sua empresa possui a ferramenta de Análise de Impacto eSocial (Robô) e utiliza uma dessas versões do sistema (ou posteriores), já pode fazer o procedimento.

O saneamento da base verifica se os dados cadastrados no sistema estão consistentes com os leiautes. Isto permite ajustar informações antes do envio e ajuda a evitar eventos rejeitados pelo Governo.

O que muda no sistema?

Diversas rotinas do sistema serão adequadas para atender às exigências de SST e das novas versões dos leiautes do eSocial, como os cadastros de exames e acidentes de trabalho, por exemplo.

A relação das alterações será divulgada por meio do Notas da Versão do produto no dia 26/04/2019, após a liberação da versão.

Cronograma de envio dos eventos de SST

Os eventos de SST são aceitos em ambiente de produção restrita (homologação) desde 18/03/2019 pelo Governo.

A disponibilidade do ambiente de produção está prevista para julho de 2019 para as empresas do grupo 1. Para os demais grupos a previsão é iniciar os envios dos eventos de SST em 2020.

Saiba mais sobre os grupos e o cronograma e do eSocial em nossa página especial.

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Gestão de Pessoas | HCM

Este artigo foi útil para você?