eSocial - Fechamento de Demissão

Esta tela consiste em fechar as demissões e criar uma pendência para envio dos leiautes S-2299 - Desligamento e S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término. As informações demonstradas nela serão os registros de rescisão e afastamento por demissão.

Considerando que os números dos recibos dos leiautes S-2299 e S-2399 são utilizados no S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho, qualquer alteração feita nestes eventos implicará também em uma prévia retificação no S-1210.

O fechamento da demissão é o último passo do processo, sendo que somente a partir do momento em que recebe este envio é que o eSocial considera que o trabalhador não está mais vinculado à empresa.

Importante

Ao selecionar a opção “2 - Fechada” ou “3 - Ambas” no campo “Status Demissão eSocial”, uma nova pendência para envio do S-2299 será gerada, independentemente de a demissão estar fechada ou de ter ocorrido qualquer alteração a ser retificada. O comportamento do sistema será semelhante ao da tela de geração de periódicos ao utilizar a opção “2 - Enviar todos”. Ou seja, ao escolher as opções “2” ou “3”, uma nova pendência será gerada automaticamente.

Ao calcular uma rescisão complementar e reabrir a demissão do colaborador, quando esta rescisão complementar for excluída antes de ser feito um novo fechamento de demissão, a demissão será fechada novamente sem gerar uma nova pendência do leiaute S-2299.

Nota

Se o colaborador possuir alguma convocação de trabalho intermitente que se inicia após a data de demissão, o sistema irá alertar que essa convocação precisa ser excluída antes de se fechar a demissão. Caso a exclusão da convocação não acontecer, o eSocial irá rejeitar o evento de fechamento da demissão.

Exemplo de evento do eSocial:
  • Convocação de Trabalho Intermitente = S-2260
  • Exclusão = S-3000
  • Fechamento da Demissão = S-2299

Um colaborador tem um S-2260 enviado para o eSocial referente a uma convocação de trabalho intermitente no período de 01/12/2018 a 30/12/2018.
Este colaborador foi desligado em 25/11/2018 (observe que a data de desligamento é anterior à data de convocação).
O eSocial não aceitará o S-2299 referente ao fechamento dessa demissão porque existe uma S-2260 referente a um período posterior que precisa ser excluído através de um S-3000.
Realize uma exclusão através de um S-3000.
Depois da exclusão do S-2260, o S-2299 poderá ser enviado normalmente (caso não haja outro evento que seja inconsistente à demissão).

Para realizar o fechamento de demissão:

  1. Se desejar, informe o filtro de Período de Demissão.
  2. No painel Exibir, por padrão consta que “Todos” os tipos de rescisão sejam mostrados, mas se desejar, é possível alterar para “Rescisão Normal”, “Rescisão Complementar” ou ainda “Afastamentos”.
  3. Clique no botão Mostrar. Serão apresentados os colaboradores demitidos que atendam aos seguintes critérios:

Leiaute

Categoria do Trabalhador

S-2299

101, 102, 103, 104, 105, 106, 301, 302, 303, 306, 309

S-2399

201, 202, 305, 401, 410, 701, 711, 721, 722, 723, 731, 734, 738, 741, 751, 761, 771, 781, 901, 902

  1. Confira as informações que serão enviadas.
  2. Marque os registros, cujas informações devem ser processadas.
Nota

Ao clicar com o botão direito sobre os registros, é possível selecionar as opções Marcar todos e Desmarcar todos.

  1. Clique no botão Processar.
Notas
  • Para cada registro processado corretamente, o sistema gera uma pendência para envio ao eSocial.
  • Mensagens de erro ou detalhes do processamento podem ser consultados através do botão Log.

Este artigo ajudou você?