Categoria eSocial 9997 - Demitido com data anterior à Sucessão

A categoria “9997 - Demitido com data anterior à Sucessão” é usada para enviar informações de remuneração (S-1200 e S-1210) de um colaborador que foi desligado antes de ocorrer uma sucessão do vínculo, e que agora precisa ter suas informações de remuneração enviadas para o eSocial.

Este cenário é indicado enviando “S” (Sim) no registro remunSuc do leiaute S-1200. Este registro identifica para o eSocial se a remuneração é relativa a verbas de natureza salarial ou não salarial devidas pela empresa sucessora a empregados desligados ainda na sucedida.

Exemplo:

Sua empresa adquiriu outra empresa, e os colaboradores que foram demitidos antes da aquisição não foram migrados para o sistema e nem enviados para o eSocial.

Agora é necessário realizar o pagamento retroativo de dissídio para estes colaboradores, e enviar as informações para o eSocial (eventos S-1200 e S-1210).

Ao cadastrar estes colaboradores com a categoria 9997 o registro remunSuc será enviado com o valor “S - Sim” no S-1200. Nos demais casos será enviado o valor “N - Não”.

Características de cadastros com categoria eSocial “9997 - Demitido com data anterior à Sucessão”

eSocial:

Cálculos:

Passo a passo: como usar a categoria 9997

Importante

O novo colaborador deve ser cadastrado seguindo as regras a seguir. Após fazer o cadastro, os históricos deste colaborador não devem ser alterados.

Se você alterar algum dos históricos (vínculo, afastamento, etc.) deste colaborador após cadastrá-lo na Ficha Básica, deixando de seguir estas orientações, a rotina não funcionará corretamente.

Cadastre um novo colaborador na empresa sucessora seguindo os passos abaixo:

  1. Em Tabelas > Gerais > Vínculos (FR022VIN), crie um novo vínculo que utilize o campo Conta Caged igual a “N - Não”. Assim os colaboradores que usarem este vínculo não serão considerados na emissão do Caged.
  2. Em Tabelas > Motivos > Causas Demissão (FR042CAU), cadastre uma nova causa de demissão onde o campo Transferência esteja assinalado com “E – Transferência de empresa”.
  3. Cadastre um novo colaborador na Ficha Básica (FR034FUN) seguindo estas definições:

Este artigo ajudou você?