Reestruturação dos Postos de Trabalho

A rotina de reestruturação de postos tem como objetivo facilitar a estruturação e a implantação dos postos de trabalho nas organizações.

Através desta rotina é possível:

Como efetuar uma reestruturação dos Postos de Trabalho?

Para efetuar uma reestruturação deve-se seguir os passos abaixo:

Cadastro da Reestruturação

Para efetuar a reestruturação dos postos, primeiramente deve-se cadastrar a reestruturação que se deseja fazer em Tabelas > Postos de Trabalho > Reestruturação. Nesta tela, deve-se informar além do código da reestruturação e descrição:

O campo Situação determina o status da reestruturação, onde existem as situações abaixo:

Importante

Ao reestruturar postos de trabalho, os códigos dos postos não podem conter espaços nos seus extremos, podendo resultar em inconsistências caso esta prática não seja adotada.

Criação dos Postos de Reestruturação

Após efetuar o cadastro da reestruturação, o sistema permite ao usuário cadastrar os postos de trabalho que serão criados na estrutura de postos informada ou então gerar os postos de trabalho conforme alguns critérios.

Imagem

Ao cadastrar os postos de trabalho, o sistema irá solicitar as informações necessárias para a criação de cada posto de trabalho, como: o código, descrição, perfil do posto e suas características.

O sistema obrigará o usuário a informar as características de cada posto conforme as configurações do perfil do posto. As características definidas como obrigatórias no perfil serão exigidas e as que são definidas como desabilitadas não poderão ser informadas pelo usuário.

Caso o perfil permita, o usuário também poderá definir que o posto tem vários cargos e neste caso definir os mesmos na guia cargos.

O sistema permite ao usuário cadastrar e remover os postos de trabalho a qualquer momento (exceto no caso da reestruturação estar processada com sucesso), independente se existirem colaboradores atuando nos postos ou não.

Geração dos Postos de Trabalho

Nota

Esta é um das telas do sistema que utilizam abrangências, logo, alguns usuários podem não conseguir visualizar todos os postos gerados. Para mais informações, verifique a documentação sobre Abrangências.

Exemplo

Um colaborador A consegue gerar os postos, mas quando os postos são gerados, eles não apresentam numEmp (Código de Empresa) na tabela da reestruturação. Considerando que o colaborador A possui abrangência para a empresa 1, ao tentar buscar esses postos com filtro de Empresa igual a “1”, não serão retornadas informações. Logo, os postos não serão mostrados para esse usuário.

Nesse cenário, o ideal é fazer a reestruturação de postos apenas para colaboradores sem filtro de Empresa.

Através do botão Gerar Postos, o sistema permite gerar os postos de trabalho conforme alguns critérios.

Exemplo:

Numa implantação da rotina de postos de trabalho o cliente pode decidir que deseja gerar um posto de trabalho para cada combinação de Empresa, Filial, Local e Cargo que possua colaboradores lotados. Isto significa gerar um posto de trabalho para cada grupo de Colaboradores que trabalham na mesma Empresa, Filial, Local e Cargo.

A rotina de geração dos postos de trabalho tem justamente este objetivo. Ela permite gerar os postos de trabalho através da definição de critérios e fazer a alocação automática dos colaboradores nos postos criados.

Acionando o botão Gerar Postos, o sistema apresentará a tela abaixo, onde poderá se definir:

Imagem
Exemplo:
<div class="Code"><p>Definir Alfa xDesRed;</p><p>Definir Alfa xDesPos;</p><p>Definir Alfa xStrAcumulador;</p><p>Definir Numero xAcumulador;</p><p>Definir Alfa xNomeVariavelGlobal;</p><p>xNomeVariavelGlobal = "xAcumulador";</p><p><span class="comentario">/* Busca o valor da variável global */</span></p><p>GlbRetVarStr(xNomeVariavelGlobal, xStrAcumulador);</p><p>AlfaParaInt(xStrAcumulador, xAcumulador);</p><p>xAcumulador = xAcumulador + 1;</p><p><span class="comentario">/* Aqui realiza a quebra de sequência...</span></p><p><span class="comentario">No caso o cliente que vai definir como será a condição para reiniciar o código.</span></p><p><span class="comentario">Por exemplo, ele poderia definir que ao trocar de cargo reiniciasse a variável acumuladora.</span></p><p><span class="comentario">*/</span></p><p>Se (xAcumulador > 5) {</p><p>xAcumulador = 1;</p><p>}</p><p>IntParaAlfa(xAcumulador, xStrAcumulador);</p><p><span class="comentario">/* Guarda o valor na variável global */</span></p><p>GlbAdiVarStr(xNomeVariavelGlobal, xStrAcumulador);</p><p><span class="comentario">/* Aqui apenas para exemplificar que pode ser utilizado as informações da tabela R017REP */</span></p><p>xDesRed = "Posto " + xStrAcumulador + "-" + R017REP.DesRed;</p><p>xDesPos = "Posto " + xStrAcumulador + "-" + R017REP.DesPos;</p><p><span class="comentario">/* Altera a descrição do posto de trabalho */</span></p><p>R017REP.DesRed = xDesRed;</p><p>R017REP.DesPos = xDesPos;</p></div>
Importante
  • Para que o campo Considera Cadastro Colaborador esteja ativo, o campo Considera Tipo Colaborador deve possuir o valor “S - Sim”;
  • Para que o campo Considera Tipo Colaborador esteja ativo, o campo Considera Empresa deve possuir o valor “S - Sim”;
  • Para que os campos Considera Tipo Colaborador e Considera empresa estejam ativos, é necessário que na tela Perfis do Posto o campo Característica Tipo do Colaborador esteja com o valor diferente de “1 - Obrigatório”. Caso contrário os campos estarão desabilitados e assinalados com o valor “S - Sim”.
  • Ao gerar os postos, serão considerados somente os colaboradores das empresas que estiverem ativos na data da reestruturação.
  • Os postos serão gerados seguindo a ordenação de empresa, filial, local, centro de custo e cargo.
  • Se um dos determinados itens de ordenação, estiver definido como um critério não considerado na reestruturação, ele não será considerado na ordenação.

Alocação dos Trabalhadores nos Postos de Trabalho

Após cadastrar os postos de trabalho, o usuário poderá alocar os colaboradores das empresas que serão reestruturadas nos seus respectivos postos. Somente poderão ser alocados nos postos os colaboradores ativos na data da reestruturação e estes poderão ser pesquisados através do painel de pesquisa de colaboradores.

Imagem

Neste painel é possível procurar colaboradores que contenham a expressão informada nos campos Nome do Colaborador, Nome do Cargo, Código e Nome do Local. Além disto, também é possível procurar se existe algum colaborador que ainda não foi alocado num dos postos criados, através do assinalamento Somente colaboradores sem posto.

Como alocar um colaborador em um posto?

Para alocar um colaborador num posto, basta arrastar o colaborador para o respectivo posto ou para o painel de ocupantes do posto.

Como excluir a atuação de um colaborador em um posto?

Para remover a atuação de um colaborador num posto, basta arrastá-lo do painel de ocupantes para o painel de colaboradores.

Observação

O sistema só permite incluir como atuantes do posto aqueles colaboradores que possuem as mesmas características do posto de trabalho.

Processamento e Efetivação da Reestruturação na Base de Dados

Após cadastrar os postos e registrar a atuação de todos os colaboradores das empresas que estiverem ativos, é possível efetivar a reestruturação na base de dados.

Utilizando o botão Processar, o sistema irá efetivar esta reestruturação e serão executadas as seguintes operações na base de dados:

Importante

O sistema somente processará a reestruturação caso todos os colaboradores ativos das empresas reestruturadas estiverem alocados em algum postos de trabalho. Para consultar se existe algum colaborador que não está alocado em um posto, limpe o campo de pesquisa e assinale para pesquisar Somente os colaboradores sem posto.

Caso o processo de reestruturação ocorra sem problemas, esta será registrada com a situação “Processada com sucesso” e não poderá mais ser alterada.

Caso ocorra algum problema no processo, a situação será registrada com “Processada com problemas” e o sistema retornará as operações efetuadas, retornando a base de dados ao estado original antes do processo ser iniciado.

É importante salientar que todas as operações realizadas são registradas no Log com o código “144 – Reestruturação de postos de trabalho”. Para consultar estes Logs pode-se utilizar o botão Log na tela de reestruturação ou então utilizar a tela de consulta de Logs em Diversos >Log > Processamentos.

Definição da Composição do Código e Descrições do Posto

Através dos campos de composição é possível definir como será montado o código e descrição de cada Posto de Trabalho que será criado.

Para definir esta composição, deve-se utilizar a sintaxe abaixo, onde:

Sintaxe: <constante>,<posicao inicial>,<qtd. de caracteres>;

Constante: A constante define a informação que será utilizada para fazer a composição.

Importante

Somente é possível utilizar as constantes para compor o código e a descrição do posto quando a característica não está desabilitada no Perfil .

O sistema prevê as constantes abaixo:

Importante

Esta constante só pode ser utilizada quando na geração dos postos estão assinaladas as opções Considera empresa e Considera filial.

Posição inicial e qtd. de caracteres: Determina qual parte da constante será considerada na composição. Além das constantes acima, pode-se definir um “texto livre” para fazer a composição. Neste caso não deve-se informar a posição inicial e final.

O ”;” permite concatenar várias constantes.

Exemplos de composição:

Exemplo 1

TITCAR,1,40; - ;NOMLOC,1,40; - ;NOMFIL,1,20;

Neste exemplo o sistema irá gerar o título do cargo do posto, nome do local do posto e nome da filial do posto, todos com espaços e separados por hífen: “Técnico Segurança Trabalho - Segurança - Matriz S/A”. Caso não seja inserido hífen e espaço entre uma constante e outra, separado por ponto e vírgula, a descrição fica da seguinte forma: “Técnico Segurança TrabalhoSegurançaMatriz S/A”.

Exemplo 2

POSTO ;SEQREG,1,4

Neste exemplo o sistema irá gerar o código dos postos compondo o texto “POSTO ” e um número sequencial de 4 posições, conforme segue:

  • “POSTO 0001”
  • “POSTO 0002”
  • “POSTO 0003”
  • …

Este artigo ajudou você?