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Gestão de Pessoas - Manual do Usuário / Integrações com outros sistemas / ERP Mega

Integração com o ERP Mega

Administração de Pessoal pode executar as integrações financeira e contábil com o ERP Mega.

Esta documentação apresenta alguns conceitos e configurações que precisam ser feitas no módulo para fazer a integração entre os dois sistemas.

Nota

Conheça mais sobre o ERP Mega e suas funcionalidades de integração com o HCM.

Instrução para realizar a integração

As configurações devem ser iniciadas pelo Gestão de Pessoal | HCM, pois é a origem de dados para o ERP Mega. No módulo Administração de Pessoal (AP), deve ser utilizada a rotina de Integração por Consulta de Pendências.
Para realizar as configurações, é necessário logar no sistema com um usuário master. Após isso, deverá ser criado um novo usuário master, com as mesmas permissões do usuário master que foi usado para logar no sistema anteriormente, para poder utilizar nas integrações.

Importante

Para as integrações, é necessário utilizar a conta reduzida. Para fazer isso, é necessário acessar o menu Diversos > Utilitário > Converter Contas > Sim.

A integração via pendências pode ser usada em qualquer integração e é um pré-requisito para a integração com o ERP Mega. Para isso, deve ser ativado o tipo de integração. O campo Integrar Empresa, precisa estar preenchido com a opção 1 - Gera Pendência sem Integrar na tela de Empresas (FR030EMP) na guia Integração.

Para saber mais informações, consulte a documentação de Pendência sem Integrar.

Ainda no cadastro da Empresa, no campo Rateio MO Cálculo, deve ser preenchido com a opção C - Rateio P. C.Custos.

Observação

Para conferir se as informações foram cadastradas da forma correta, pode ser consultado via Banco de Dados na tabela R030EMP (não é possível realizar alterações, somente consulta).

Configurações integração HCM x ERP Mega

Cadastrar o Identificador MegaERP

Preencha o campo ID Integração com o valor "MegaERP", através da tela Integrações e consulta via pendência (FR320INT). Para isso, deve ser definida a quantidade de registros, informar que a integração está ativa preenchendo o campo Integração ativa com S - Sim e definir as tabelas que farão parte da integração.

Definição das tabelas que serão integradas

A integração precisa estar cadastrada na tela de Integrações de consulta via pendência (FR320INT), pois nesta tela, é feita a configuração de quais tabelas do banco de dados terão os valores integrados, ou seja, são selecionadas as tabelas que terão seus registros retornados pelos web services de integração.

Importante

Ao usar a rotina de integração utilizando pendências, as tabelas de contabilização e financeira (R047PEN, R047PER e R048CTB), não devem ser selecionadas neste cadastro. O sistema irá monitorar as tabelas e gerar as pendências para integração.

Definir o início das integrações e vincular o ID Integração

Para definir o início das integrações e vincular o ID Integração, deve ser feito através da tela Definições de Integração (FR047DEF). No campo Integrar Centro de Custos, preencher com a opção S - Sim e no campo ID Integração, preencher com o identificador cadastrado na tela Integrações e consulta via pendência (FR320INT).

Observação

Para verificar se o identificador foi cadastrado, basta verificar via banco de dados, através do código select * from R047DEF R

Configurações para integração financeira

Cadastro das CIF e criação das pendências dos títulos:

Na tela Cadastro dos CIF (FR047CIF), o campo Tipo Agrupamento dos registros deve estar definido como I - Individual.

Ao efetuar o fechamento da integração financeira ERP através da tela Fechamento (FRINTFIN_1), o sistema irá gravar na tabela Pendências Integração Financeira (R047PEN):

Para cada identificador criado, o sistema gera uma pendência na tabela Pendências de Replicação (RTC_PENDENCIES). Esta pendência contém as seguintes informações da tabela Pendências Integração Financeira (R047PEN):

Importante

A quantidade de registros agrupados em cada identificador dependerá do que foi preenchido no campo Qtd. Lote Paginação, nos assinalamentos da integração financeira (FR047ASS).

Configurações para integração contábil

Após gerar a contabilização e clicar em processar na tela de Fechamento (FRINTCON_1), o módulo de Administração de Pessoal (AP) irá gerar uma pendência na tabela Pendências de Replicação (RTC_PENDENCIES).
Será criada uma pendência para cada identificador que foi gerado durante a contabilização. Esta pendência contém as seguintes informações da tabela Contabilização (R048CTB):

Importante

Consistir Base através do CBDS

Importante

Nenhum usuário deve estar logado no HCM.

Passo a passo para consistir a base

  1. Preencha o campo ID Integração com o valor "MegaERP".
  2. Na tela Cadastro dos CIF (FR047CIF), o campo Tipo Agrupamento dos registros deve estar definido como "I - Individual".
  3. Na tela de Assinalamentos Integração Financeira (FR047ASS), o campo Qtd. Lote Paginação deverá ser informado com a quantidade máxima de registros pertencentes a um mesmo identificador, o qual poderá ser utilizado pelo ERP Mega.
  4. Na tela Definições da Contabilização (FR048DEF), o campo Qtd. Lote Paginação deverá ser informado com a quantidade máxima de registros pertencentes a um mesmo identificador, o qual poderá ser utilizado pelo ERP Mega.
  5. Na tela de cadastro de Integrações de consulta tabelas (FR320CON), as seguintes tabelas devem ser cadastradas, todas sem campo de exceção e Qtd. Retorno:
    • Centros de Custo (R018CCU)
    • Rateios (R020RAT)
    • Empresas (R030EMP)
    • Filiais da Empresa (R030FIL)
    • Códigos de Integração Financeira (R047CIF)
    • Pendências Integração Financeira (R047PEN)
    • Pendências Integração Financeira - Rateio (R047PER)
    • Códigos Lançto Contábil (CLC) (R048CLC)
    • Contabilização - Nova (R048CTB)
    • Naturezas de Despesa (R048NAT)
  6. Na tela de cadastro de Integrações de consulta via pendência (FR320INT), seus campos devem ser preenchidos da seguinte maneira:
    • Identificador: deve ser preenchido o mesmo código cadastrado no passo 2: "MegaERP".
    • Quantidade de registros de retorno: dependerá da performance do banco do cliente. Por padrão, utiliza-se a integração de 100 em 100 registros.
    • Quantidade de dias: utiliza-se o padrão de 10 dias.
    • Confirmar pendências automaticamente: mantenha obrigatoriamente o valor "N-Não".
    • Integração ativa: mantenha o valor "S-Sim".
    • Tabelas ativas (todas sem filtros e sem campos específicos):
      • Rateios (R020RAT)
      • Empresas (R030EMP)
      • Filiais da Empresa (R030FIL)
      • Códigos de Integração Financeira (R047CIF)
      • Códigos Lançto Contábil (CLC) (R048CLC)
      • Naturezas de Despesa (R048NAT)
      • Centros de Custo (R018CCU)
  7. Após o cadastro de consulta de pendências, será necessário consistir a base do Gestão de Pessoas | HCM utilizando a aplicação CBDS. Esta ação requer que os usuários se desconectem do sistema para a atualização da base de dados.

Nota

Para monitorar e derrubar um usuário logado no módulo de Administração de Pessoal (AP), o script é: Select * from r911sec

Para saber mais informações, consulte a documentação de Consistência de Base.

Configurar rateio por centro de custo

Deve-se usar o rateio configurado por centro de custo. O campo Rateio deve ser igual a "C - Rateio Cálculo (C. Custo)" na tela Integração ERP > Integração Financeira > Assinalamentos (FR047ASS). Obrigatoriamente todo centro de custo deve ter um rateio associado, mesmo que este rateio não seja utilizado posteriormente para distribuição de custos. Isto é necessário para que as movimentações financeiras e contábeis sejam integradas para o ERP Mega, atendendo tanto ao critério de rateio por centro de custo quanto por projeto.

Importante

O campo Texto C.Custo no cadastro dos centros de custo é usado para identificar os centros de custo que representam projetos. Para isso, atribua o valor "P" no campo Texto C.Custo dos registros que representam projetos. Essa marcação é importante pois é utilizada como filtro nas rotinas que relacionam os centros de custo e projetos que serão criados no ERP Mega.

Definir estrutura dos centros de custo

No Administração de Pessoal, a relação entre centro de custo e rateio é sempre de 1:1 (um para um).

Não existe uma estrutura específica para definição de projetos. Por isso, tanto os centros de custo, quanto os projetos, precisam ser cadastrados como centros de custo.

A estrutura de centros de custo será composta por registros que representam os próprios centros de custo e outros que representam projetos.

Exemplo de centro de custo e rateio:

Senior Mega
Centro de Custo Rateio Representação
1 - Administrativo 100 - Administrativo Centro de Custo
2 - Produção 200 - Produção Centro de Custo
3 - Comercial 300 - Comercial Centro de Custo
4 - Marketing 400 - Marketing Centro de Custo
5 - Obra SP 500 - Obra SP Projeto
6 - Obra PR 600 - Obra PR Projeto
7 - Obra RJ 700 - Obra RJ Projeto
8 - Obra SC 800 - Obra SC Projeto

Atribuir centro de custo para os colaboradores

Para possibilitar a apuração de custo pelo critério de rateio por centro de custo, cada colaborador deverá ter obrigatoriamente um centro de custo definido em seu cadastro. Este será considerado o "centro de custo do cadastro" ou "centro de custo padrão" do colaborador.

Já para o rateio dos lançamentos por projeto, deve ser informado onde o custo será alocado. Isto é feito em uma das seguintes telas:

Para fins de distribuição de custo não deverá ser utilizado o recurso de transferir o colaborador de centro de custo, já que o processo de cálculo e fechamento de folha de pagamento sempre considera o centro de custo padrão atual do colaborador para alocar os custos.

Visualizar os custos

Por causa da relação 1:1 (um para um) entre centro de custo e rateio no Administração de Pessoal, não é possível visualizar em tela e/ou relatórios padrão do sistema, os custos em uma visão "cruzada" (Centro de Custo x Rateios ou Rateio x Centros de Custo).

Será apresentado somente o custo total de um determinado centro de custo ou projeto (rateio). A visão "cruzada" estará disponível no ERP Mega após a integração dos valores.

Definir Web services

Para determinar o web service (nome do computador) que fará conexão com o sistema ERP Mega na aplicação SeniorConfigCenter.exe, localizada na pasta <SENIOR> do servidor, deve seguir o passo a passo:

Configurações Integração Contábil

Todos os CLCs devem ser definidos no campo Nível de Lançamento, assinalando a opção "C - Centro de Custo", na tela de Cadastro de CLC (FR048CLC).

Importante

Não existe a necessidade de definição de Contas Contábeis no sistema Senior, e caso elas não sejam definidas, deve ser informado no campo Listar Contas Zerada, a opção "S - Sim", na tela de Definições Contabilização (FR048DEF).

Vínculos de/para

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