Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.1 aqui

eSocial

Conceitos

O eSocial é um dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Sua função principal é formalizar digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores, tanto da iniciativa privada quanto pública.

A implantação do eSocial não acarreta mudanças somente nos sistemas, mas também nos processos das empresas. No dia a dia, diversas áreas precisarão estar atentas aos dados que devem ser enviados e todos os envolvidos devem ser responsáveis por registrar as informações.

Isso envolve não somente o RH, mas também profissionais de outras áreas: SST (Serviço de Segurança e Saúde do Trabalho), jurídico, contábil, fiscal, financeiro, bem como as lideranças e também os colaboradores.

Cenário proposto

O eSocial propõe a centralização das informações geradas pelos empregadores, com os principais objetivos de:

As entidades governamentais e os empregados terão acesso às informações geradas:

Desafios e vantagens do eSocial

Processos do Gestão de Pessoas | HCM para atender ao eSocial

Selecione uma etapa abaixo e veja o conteúdo que preparamos sobre os processos do sistema para atender ao eSocial:

Saiba mais

Acesse também nossa página do eSocial no Portal de Exigências Legais e fique por dentro dos cronogramas e notícias sobre o assunto.

Este artigo ajudou você?