Marcação de Ponto | HCM
O aplicativo auxilia na prevenção de riscos trabalhistas e também na redução de custos. A ferramenta permite ao colaborador a marcação de ponto em qualquer lugar, independentemente de estar na empresa ou não, durante a sua rotina de trabalho. Suas principais características são:
- Atendimento a Portaria 373/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);
- Localização por GPS;
- Uso individual, sem a possibilidade de utilização por mais de um usuário;
- Histórico das marcações realizadas. Todo o histórico de marcações, incluindo não sincronizadas, é excluído ao efetuar a limpeza de cache;
- Marcação de ponto com o aplicativo On-line ou Off-line;
- Garantia do horário. A validação para data e hora automática ativa ou inativa no dispositivo móvel é realizada somente se possuir o sistema operacional Android.
Observação
Somente ao efetuar a primeira marcação no aplicativo que o cache é criado. Com isso, permite que esta primeira marcação seja realizada com o GPS desativado, mesmo existindo a obrigatoriedade de marcações com localização ativa no Web Gestor. Isso ocorre, pois no momento em que é realizada a primeira marcação, são carregadas as informações do colaborador no dispositivo. Ou seja, é feita a busca pela obrigatoriedade de ter o GPS ativo e salvo esta configuração no cache do aplicativo.
Esta marcação também pode ir para a base de dados sem localização quando o colaborador excluir os caches do aplicativo ou executar algum aplicativo de limpeza de cache de outros aplicativos.
Para a sua utilização é necessário possuir o sistema Gestão de Pessoas | HCM, módulo Controle de Ponto habilitado. Para fazer download acesse a central de aplicativos Play Store, para Android com versão 5.0 ou superior, ou Apple Store, para iOS com versão 8.0 ou superior. É recomendável configurar o dispositivo móvel para receber atualização automática desta funcionalidade.
Modo GPS
Caso haja dificuldade em obter a localização do dispositivo, é recomendável a remoção da obrigatoriedade do GPS nas configurações do Web Gestor, em Modo GPS. Desta maneira, o aplicativo mantém a coleta das coordenadas de localização, porém não impede a marcação do ponto caso não as obtenha, sendo que no Web Gestor é possível visualizar o registro de quais marcações possuem localização ou não.
Marcações off-line
As marcações de ponto podem ser realizadas quando o aplicativo se encontra off-line. Contudo, algumas restrições devem ser consideradas:
- ao alterar a situação do colaborar para demitido no sistema, o usuário ainda tem acesso ao aplicativo até que o processo automático seja realizado. Após isto, o colaborador demitido já não terá mais acesso à marcação de ponto;
- o gestor deve ficar atento para que sejam realizados os recálculos de dias passados, pois na leitura das marcações pode haver marcações de dias anteriores, visto que usuários podem demorar a efetuar o sincronismo;
- o usuário pode realizar marcações em períodos de afastamento. Isto deve ser tratado pela empresa e o sindicato, pois as marcações não são bloqueadas, sendo inseridas na base de dados. Nesse caso, os gestores devem efetuar os ajustes manualmente. A portaria vigente não permite o bloqueio das marcações de ponto;
- as marcações que ainda não foram sincronizadas, permanecem destacadas com um ponto laranja ao seu lado.
Com intuito de evitar fraudes na localização via GPS, através do uso de um aplicativo que simula uma outra localização, o aplicativo faz uma validação na marcação do ponto. Entretanto, não há uma garantia total de não haver fraudes. Portanto, por se tratar de um aplicativo corporativo, recomendamos ao administrador e/ou gestor acompanhar e se responsabilizar pela utilização do aplicativo por parte de seus colaboradores.
Web Gestor
Para verificar as marcações de ponto dos colaboradores, realizadas pelo aplicativo, o gestor pode acessar o Web Gestor (somente via desktop). Nele são exibidas todas as marcações de seus liderados, como também um mapa com o local da marcação, caso o colaborador tenha utilizado o GPS.
Em virtude das marcações já realizadas, são exibidos todos os colaboradores que já fizeram parte do grupo "Mobilidade - Marcação de Ponto - Colaboradores".
Para determinar o encerramento, ou não, da sessão após um tempo de inatividade, acesse Configurações e utilize o Timeout. Por padrão, este recurso fica habilitado com a opção 0 (desativado). Após a sua expiração, o Web Gestor retorna a sua tela inicial, de logon.
O acesso ao Web Gestor, é realizado através do seguinte endereço: https://mobilidade.senior.com.br/webgestor/index.html#/login.
O gestor apenas consegue acessar o site quando ele está cadastrado no grupo "Mobilidade - Marcação de Ponto - Gestores", no Senior Gerenciador de Usuários, imediatamente após a sincronização da marcação do ponto do colaborador, que é apresentada no site. Além disso, são exibidos os colaboradores e suas marcações de ponto, cujo o campo Local, da tela Empregados (FR034FUN), estiver definido de acordo com o local em que o gestor exercer função de liderança, da tela Chefes (FR080SUB).
A visualização dos colaboradores está disponível somente ao gestor do nível mais próximo. Ou seja, somente este terá acesso para visualizar as informações de seus liderados. A rotina que retorna a chefia para o colaborador é a mesma utilizada pelo sistema Gestão de Pessoas | HCM: no envio dos colaboradores ela é acionada já parametrizada para considerar exceção (tabela Exceções do Quadro de Lotação (R080EXC)) e caso encontrar uma cadastrada, retorna aquela chefia. Caso contrário, busca a chefia do local mais próximo encontrado (nível acima). Rotina parametrizada para não considerar substitutos.
Determine como será feita a exportação dos dados das marcações e por qual tipo:
Faça a exportação de marcações já coletadas e a carga manual para o sistema, mesmo após a realização do processo automático:
- Informe um período de intervalo (menor ou igual a 31 dias) com data final maior que a data inicial e/ou atual;
- Caso desejar exportar as informações de latitude e longitude, ative a opção de exportar a geolocalização. No arquivo, a máscara de exportação da latitude/longitude possui o formato xxxx.xxxxxx.;
Exemplo:
Formato da latitude no arquivo de exportação, de acordo com informação coletada na marcação:
- Zerado: 0000.000000
- Positivo: 0049.073500
- Negativo: -049.073500
- Determine o formato de exportação do arquivo: "Coletor" (.txt) ou "CSV". No arquivo serão apresentados os dados em colunas, na seguinte ordem: segundo da marcação, data da marcação em GMT, hora da marcação em GMT, fuso horário da marcação e PIS. Caso utilize a geolocalização, as próximas colunas serão latitude e longitude;
- Clique em Exportar.
Faça a exportação dos dados de colaboradores para uma consulta e integração.
Para gerar o arquivo, determine a situação do colaborado e clique em Exportar. Em seguida, as informações são geradas em um arquivo .csv com os dados dos colaboradores. No arquivo serão apresentados os dados em colunas, na seguinte ordem: ID do empregado, PIS, nome, e-mail e situação (ativo ou inativo).
Essa parametrização é realizada no site Web Gestor, em Configurações, no canto superior direito do site, mas somente pelo usuário administrador. Para fazê-la, é necessário determinar se o Modo GPS deve ficar Ativado ou Desativado.
O administrador apenas consegue acessar o site quando ele está cadastrado no grupo "Mobilidade - Marcação de Ponto - Administradores", no Senior Gerenciador de Usuários, e possui acesso ao módulo Controle de Ponto.
Nota
Se o uso do GPS for obrigatório, a marcação de ponto não será realizada pelo colaborador enquanto o aplicativo não conseguir identificar a localização do usuário. Além disso, quando o dispositivo com Android não estiver com as configurações de atualização automática de data, hora e fuso horário, a marcação do ponto não é realizada. Para os dispositivos com iOS isto não ocorre, entretanto recomendamos a utilização desta configuração automática.
Para que o aplicativo identifique a localização das marcações, é recomendável a parametrização do GPS em Modo de "Alta precisão" nos dispositivos móveis com Android.
Nota
Ao alterar alguma configuração, o aplicativo somente será atualizado após uma nova marcação de ponto ou através da atualização direta no aplicativo (pull to refresh).
Caso desejar liberar o acesso aos serviços do sistema por um IP fixo, libere no firewall o acesso ao IP 3.129.232.130.