Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.1 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário / Ajuda por telas / Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Características do módulo

Funcionamento geral

Antes de se iniciarem os trabalhos com o software é preciso ter um levantamento dos objetivos dos locais e das faixas de pontuação que estes locais terão direito ao cumprirem suas metas.

As definições sobre a distribuição deverão ser cadastrados em local próprio. Definição do período de apuração, do tratamento que deve ser dado aos colaboradores admitidos no período, demitidos no período, situações de absenteísmo justificado e injustificado, forma da distribuição, valores a serem distribuídos, seleção dos colaboradores que terão direito a distribuição, entre outros dados.

Os objetivos da empresa, dos locais e dos colaboradores são cadastrados e recebem faixas de pontuação. Essas faixas de pontuação podem ser genéricas, onde cadastradas uma vez valem para todos os locais, ou específicas, com pontuações diferenciadas para cada local do organograma.

Os resultados destes objetivos podem ser informados ou calculados. Se forem calculados, o PPR pode utilizar informações originárias de outros módulos do Gestão de Pessoas | HCM, por exemplo absenteísmo, rotatividade, número de funcionários e número de faltas. Utiliza também informações relativas à produção que podem ser cadastradas no próprio PPR. Com base nestas informações pode-se calcular a quantidade produzida, quantidade rejeitada, produção com qualidade, percentual de rejeição e produção hora.

Outro destaque importante é a distribuição de acordo com a avaliação de equipes, conseguida através da aplicação de questionários que podem ser desenvolvidos no próprio módulo e depois de cadastrados os resultados, serem aplicados na distribuição.

A distribuição dos valores pode ser proporcional ao resultado atingido nestes objetivos e avaliações ou ainda, pode-se utilizar estes objetivos e avaliações para identificar se determinado local tem direito e fazer o rateio dos valores proporcional ao salário. Outra maneira de se fazer a distribuição é identificar através das pontuações se o local tem direito e então distribuir os valores em partes iguais para o local ou para a empresa.

Este artigo ajudou você?