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Gestão de Armazenagem | WMS > Gestão de Contrato > Gerenciador de Contrato

Gerenciador de Contrato

Caminho para acesso

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Visão Geral

O módulo de Gestão de Contratos visa atender as necessidades de nossos clientes em relação a apuração dos serviços prestados de movimentação e armazenagem para seus depositantes.

As informações antes estavam espalhadas em diversos relatórios dificultavam a apuração e a cobrança dos serviços contratados com cada depositante.

Esse módulo será útil para apurar os custos logísticos internos no caso de Atacadistas, Distribuidores, Varejistas e Industrias.

Estarão disponíveis 3 categorias básicas de regras de serviços são elas Recebimento, Armazenagem e Expedição. Cada categoria conta com critérios diferentes contemplando valores diferenciados por Turno de Trabalho para atividades de Recebimento e Expedição, bem como valores diferenciados por Setores para Armazenagem. Na barra lateral estarão disponibilizados os serviços para apuração. Clique em cada um dos itens para navegar e ativar conforme for necessário.

Serviços Avulsos também estarão disponíveis e serão tratados em item específico desse documento.

Para todos os serviços estarão disponíveis os campos, esses campos serão utilizados para a integração com qualquer ERP dos serviços contratados para cada Depositante, utilize o mesmo código para o Wms e o ERP:

Desde a versão 8.3.0.0:
- O sistema permitirá gerar cobrança de fatura para a Entidade Pagadora que será definida no contrato e também permitirá definir mais de um depositante por contrato, onde o cliente do depositante do armazém, passará a ser cliente direto do armazém no Regime de Armazém Geral. Em alguns casos existirá um período para que o custo seja bancado pelo fabricante e depois passe a ser cobrado do cliente do depositante.
- Ajustes para enviar os dados da Entidade Pagadora e não mais do Depositante na integração.
- Foram alterados a Descrição dos campos no arquivo de layout Banco a Banco para a integração INT_ENVIO_FATURA_SERVICO, quando for realizado o fechamento da fatura gerada para um contrato.

Botão: Exibir

Mostrará os filtros referente aos registros de

Botão: Cadastrar

A partir da versão 8.0.0.0, foi retirada a trava que não permitia o Cadastro de mais de um contrato para o mesmo depositante na mesma vigência, ou seja, será permitindo manter ativo múltiplos contratos para cada depositante.

Sub Menu: Dados do Contrato

Sub Menu: ISS

Se ativado o parâmetro será calculado o valor de ISS e incluído ao valor da fatura, caso contrário o ISSnão será aplicado ao cálculo da fatura.

Sub Menu: Desconto

Funcionalidade criada a partir da versão 8.0.0.0.

Sub Menu: Exportação

Funcionalidade criada a partir das versões 8.3.0.9, 8.4.0.10, 8.5.0.4 e 8.6.3.4.

Sub Menu: Armazenagem por Endereço

Utilizar para cobrança de endereços/posições ocupadas. Nesse critério será a quantidade de endereços ocupados que será utilizado para o cálculo do serviço de armazenagem. Sendo possível definir valores diferentes por Setor de Armazenagem. Caso tenha sido acordado uma quantidade mínima de endereços basta definir o valor para a franquia bem como valores e tolerância para posições excedentes da prevista.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: % de Valor do Recebimento

Utilizar para cobrança de serviços de recebimento, nesse critério o sistema utilizará do valor do documento de movimentação para cálculo do serviço de recebimento. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deverá ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.

Sub Menu: % de Valor da Expedição

Utilizar para cobrança de serviços de expedição (separação, conferência, packing, embarque), nesse critério o sistema utilizará do valor do documento de movimentação para cálculo do serviço de expedição. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deverá ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.

Sub Menu: Linha das Notas Fiscais Expedidas

Utilizar para cobrança por linhas separadas. Critério utilizado com base nos itens de cada pedido ou nota fiscal independente do valor. Importante Ativar o serviço no check-box “Utilizar cobrança por linha das notas fiscais”, definir o valor por item no campo: “Valor cobrado por item do detalhe das notas fiscais”.

Sub Menu: Volumes Expedidos

Utilizar para cobrança para Volumes Expedidos. Critério utilizado com base na quantidade de volumes gerados durante o packing e/ou expedição por onda. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deverá ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalho.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Peso Expedido

Utilizar para cobrança por Peso Expedidos. Critério utilizado com base no Peso dos materiais expedidos do Armazém.

Quando acionado este tipo de cobrança, o cálculo será realizado de acordo com a quantidade de peso expedido. Para tanto, a rotina contará a quantidade de peso dos itens separados das notas fiscais processadas na expedição.

A definição do peso será dada por meio Peso Bruto do cadastro da embalagem. Cada embalagem expedida contará com a quantidade de peso.

Sub Menu: Cubagem Expedido

Utilizar para cobrança por Metros Cúbicos expedidos. Critério utilizado com base na cubagem dos materiais expedidos.

Sub Menu: Armazenagem Por Palete

Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Armazenagem Por Embalagem

Utilizar para cobrança de armazenagem por unidade de movimentação do material. A quantidade de paletes inteiros, paletes incompletos e produtos em unidades é levado em consideração para a cobrança da armazenagem sendo o valor definido por setor de armazenagem.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Armazenagem Por Metros Cúbicos

Utilizar para cobrança do serviço de armazenagem por metros cúbicos. O valor por metro cúbico é definido por Setor de Armazenagem.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Armazenagem Por Metros Quadrado

Utilizar para cobrança do serviço de armazenagem por metros quadrados. O valor por metro quadrado é definido por Setor de Armazenagem.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Recebimento Por Embalagem

Utilizar para cobrança de serviços de recebimento, nesse critério o sistema utilizará a quantidade de recebimento por unidade de movimentação do material. A quantidade de paletes inteiros, paletes incompletos e produtos em unidades é levado em consideração para a cobrança do valor de recebimento. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deverá ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalhos.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Expedição Por Embalagem

Utilizar para cobrança de serviços de expedição (separação, conferencia, packing, embarque). Nesse critério o sistema utilizará a quantidade de expedição por unidade de movimentação do material. A quantidade de paletes inteiros, paletes incompletos e produtos em unidades é levado em consideração para a cobrança do valor de expedição. Sendo possível definir valores diferentes por turno de trabalho. O turno de trabalho deverá ser parametrizado previamente no cadastro de turno de trabalho.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: % de Valor Armazenado

Utilizado para cobrança de serviços pelo valor do estoque. O valor do estoque é calculado com base em cada nota fiscal de entrada, seja ela do fornecedor ou de cobertura fiscal, remessa para armazenagem ou por conta e ordem de terceiros. Definir o percentual de cobrança em relação ao valor do estoque total. Poderá ser incluído mais de um item para o mesmo setor, por exemplo para cobrança de seguro e da armazenagem.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Armazenagem Por Peso

Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Armazenagem Por Palete Condicionada a Movimentação

Sub Menu: Montagem de Kit

Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Desmontagem de Kit

Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Sub Menu: Recebimento por Volume

A partir da versão 8.6.1.0, foi inserido esta nova forma de cobrança.
Clicar no botão Adicionar para inserir várias regras.

Botão: Alterar

A partir da versão 8.0.0.0, se o contrato estiver com o status “Aguardando Revisão”, será possível realizar alterações no registro.

Botão: Definir Armazém

Após cadastrar um novo contrato deverá vincular para quais armazéns o contrato será válido. Esse recurso permitirá que defina diferentes regras de cobrança por centro de distribuição para um mesmo cliente. Selecionando o contrato para o qual deseja vincular os Armazéns em seguida, clique no botão “Definir Armazém”. Selecione os Armazéns com o mouse clicando no check-box.

Botão: Cancelar

Botão: Finalizar

Botão: Excluir

Botão: Prorrogar

Botão: Definir Depositante

Tela criada a partir da versão 8.3.0.0, onde será possível selecionar um ou mais Depositantes ou Beneficiários ao contrato.

Botão Informações Adicionais

Botão Importar Contrato

A partir da versão 8.7.2.0, executará o upload de um arquivo XML, e que realizará o cadastro de um contrato e seus serviços.
Importante: O sistema realizará validações, com lançamento de mensagens para instruir o operador a corrigir possíveis erros no arquivo. Caso importar um contrato com número já cadastrado, será lançada notificação ao usuário de que o contrato precisará ser excluído antes de realizar a importação.

Botão: Reabrir Contrato

Botão: Serviço Avulso

Selecione no grid um Contrato ao qual deseja incluir o novo serviço avulso. Logo após a opção “Serviços Avulsos” e clique no Botão “Ações”. Para vincular um serviço avulso ao contrato.
Para inserir um novo Serviço Avulso clique em cadastrar. Informe a Descrição do Serviço, a Quantidade e o Valor por unidade do serviço que será executado.
O botão Exibir listará a partir da coluna Status, os registros Em Aberto, Em Execução, Finalizado e/ou Cancelado.

Serviço Avulso / Cancelar

Serviço Avulso / Apagar

Deleta, exclui definitivamente o registro da tela.

Serviço Avulso / Execução Serviço

Para registrar a execução de um serviço avulso. Acesse o Silt Wms / Gerenciados de Contratos. Escolha o Contrato para realizar o lançamento, no menu selecione o botão Ações Escolha a opção “Serviços Avulsos”. Escolha o “Serviço Avulso” que deseja efetuar o registo e Aperto no Botão “Execução do Serviço”.
Repita a operação para cada dia que deseja incluir na fatura dos Serviços para o Depositante.

Serviço Avulso / Finalizar

Botão: Gerar Fatura

Gerando a Fatura dos Serviços
Para gerar a cobrança dos serviços prestados. Após parametrizar todos os serviços que serão cobrados. Selecione na tabela o contrato para o qual deseja apurar os serviços. No botão “Ações” escolha a opção “Gerar Faturas”. O sistema automaticamente fará a apuração com base nas movimentações apuradas e nas regras previamente definidas.

Botão: Efetivar Revisão Contrato

Funcionalidade criada a partir da versão 8.0.0.0, onde poderá efetivar o Contrato desde que esteja com status “Aguardando Revisão” o botão ficará habilitado e ao acioná-lo mudará o status para 0 – Aberto, gravando a Data e o Usuário que efetivou a revisão do contrato.

Botão: Faturas

Para visualizar as Faturas Geradas, acesse pelo botão Ações / Faturas.

Faturas / Exibir

Terá a opção de filtrar as faturas por situação:

Faturas / Desconto Fatura

Desconto na Fatura de Serviços
Para efetuar o abatimento dos valores apurados com a inclusão de um desconto. Após gerada a fatura, selecione na tabela a fatura para a qual deseja incluir o desconto. Selecionando o botão “Desconto Fatura” o sistema mostrará uma janela perguntando se deseja incluir um Desconto Geral ou Desconto Por Serviço.

Desde a versão 8.0.0.0, foi desenvolvida a implementação do Desconto Geral ou Por Serviço, onde o sistema irá checar se existe Permissão de Desconto e qual Limite Máximo de Desconto permitido para o contrato.
Caso o parâmetro “Permitir Desconto “ estiver desabilitado o botão “Desconto Fatura” não poderá ser acionado, ficando assim desabilitado. Caso o mesmo esteja habilitado será possível aplicar um Desconto Geral ou Desconto Por Serviço porém este desconto não poderá ultrapassar o percentual máximo permitido definido no contrato.
Caso o Valor de Desconto aplicado ultrapasse o percentual máximo configurado no contrato o sistema será solicitado Senha do Supervisor para poder aplicar o desconto desejado.

Selecione o item para o qual deseja incluir o desconto, clicando na lista com os descontos por categoria. Em seguida informe o valor do desconto.

Faturas / Aprovar Fatura

É a assinatura eletrônica registrando que a fatura foi revisada a aprovada pelo usuário que estiver conectado / logado ao sistema.

Faturas / Cancelar Fatura

Para cancelar a fatura gerada.

A partir da versão 8.7.0.0 caso a fatura seja cancelada, será gerado também registro no banco de dados para o ERP, nas tabelas INT_ENVIO_FATURA_SERVIÇO e INT_ENVIO_FATURA_SERVICODET, no campo Status: 2 – Cancelada, desde que o parâmetro Exportar Fatura em Aberto esteja acionado no Sub Menu: Exportação.

Faturas / Detalhar Fatura

Relatório analítico da fatura com os valores de cada serviço apurado, podendo ser exportado o resultado para arquivo de planilha eletrônica bem como gerar um gráfico dinâmico.

Faturas / Impressos / Fatura Serviços

Opção que imprimirá a Fatura de Serviços
Basta selecionar a Fatura de Serviço referente ao período que deseja imprimir.
Imprimir o relatório para envio ao cliente com a fatura do serviço.
A fatura de serviços é composta por 3 (três) partes: “Cabeçalho”, “Resumo da Fatura” e “Detalhes da Fatura”.

Botão: Renovar Contrato

Funcionalidade criada a partir da versão 8.0.0.0, após acioná-lo, solicitará login de supervisor e o sistema verificará o parâmetro Tipo de Reajuste que está informado no Cadastro do Contrato / Sub Menu “Dados do Contrato”, onde abrirá uma tela de Cadastro de Contrato com as informações espelho do contrato selecionado aplicando o índice configurado para todos os serviços configurados, com a diferença que se o Tipo de Reajuste for Dinâmico o sistema pedirá o Valor do Índice para o usuário, e se for Fixo o sistema utilizará o Valor do Índice do Cadastro Contrato (origem).
A Data Início da Vigência do Novo Contrato será a data posterior a data de término do contrato selecionado e a data de término será calculada de acordo com o período de vigência do contrato selecionado. Para efeito de rastreabilidade foi criada coluna para exibir qual contrato originou o novo contrato.
Após salvar o Novo Contrato com o índice aplicado o mesmo ficará com o status “Aguardando Revisão”.

Botão: Filtrar Depositante

Desde a versão 8.3.0.0, esta funcionalidade permitirá ao usuário filtrar um ou mais depositantes para listar os contratos ativos que os mesmos estejam vinculados.