Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 8.12 aqui
Gestão de Armazenagem | WMS > Movimentação > Saída > Montagem de Volumes Colmeia

Montagem de Volumes Colmeia

Caminho para acesso

Menu: Movimentação / Saída / Montagem de Volumes Colmeia

Visão Geral

Esta tela é responsável pela montagem dos volumes, dos produtos que foram distribuídos de uma determinada Onda, e que foram alocados nos escaninhos de uma determinada colmeia.

Alterado Conferência na Montagem de Volume na colmeia para poder bipar Barra de Embalagem do Produto, com Fator de Conversão maior que um, mas só será possível se o Produto x Depositante não tiver Informação Específica, pois se tiver o Fator de Conversão será igual a um.

No processo de Colmeia, existe a possibilidade de uma segunda conferência de produtos antes da montagem de volumes. Onde ao conferir o primeiro produto na tela de Montagem de Volumes da Colmeia o sistema irá apresentar novamente mensagem de Alerta. Caso existam mais produtos, ou mesmo mais volumes da mesma nota fiscal, o Ponto de Alerta Não será apresentado. Sempre será um ponto de alerta por nota fiscal. Caso o processo de colmeia não utilize a segunda conferência de produtos para montagem de volumes, o usuário ao escolher um escaninho para montar o volume, será exibido Ponto de Alerta para o primeiro volume. Caso o usuário confirme a geração do volume, o ponto de alerta será marcado para não ser exibido novamente para os demais volumes da mesma nota, caso existam. Processo de exibição de mensagem de Ponto de Alerta foi implementado a partir da versão 6.7.0.0, caso a Nota Fiscal estiver vinculada ao Ponto de Alerta, cuja associação foi realizada na tela de “Liberar Nota Fiscal para Expedição”,

A partir da versão 7.0.0.0, o sistema foi modificado, para que caso o pedido seja relacionado a uma Ordem de Separação que possua a sugestão de Caixa para Montagem de volume e o parâmetro ativado “Habilita Conferência de Código de Barras da Caixa Utilizada”. Ao invés de exibir a tela de listagem de caixas para montagem de volumes, será visualizada uma nova tela, onde exibirá a descrição da caixa sugerida e terá um campo de texto para confirmação do código de barras.
O campo de confirmação da caixa poderá aceitar, não somente a caixa sugerida, mas também qualquer caixa que seria exibida na lista de caixas.

A começar a versão 7.3.0.0, foi adicionada uma nova apresentação de escaninho na Conferência e na Montagem de volumes que é Aguardando Conferência Total do Pedido. Este novo status permitirá apenas visualizar o conteúdo já presente no escaninho na tela de conferência e irá impedir que seja montado o volume no tela de montagem. E também foi implementada lógica na tela para definir o comportamento quando a configuração de onda definir que só poderá montar os volumes após conferir todos os itens do pedido.

Desde a versão 7.7.0.0, foi implementada a mensagem de Instrução de Faturamento na tela de Conferência na Montagem de Volume e na tela de Seleção da Caixa de Volume.

A partir da versão 7.9.0.0:

Detalhamento do Fluxo

Exibirá todas as Colmeias do Armazém.

Desde a versão 8.7.0.0, a lógica de Alerta de Lítio foi alterada, onde o sistema irá sumarizar o Lítio contido em cada volume, ou seja, a somatória será produto a produto, onde primeiro será considerado a quantidade em unidade do produto dentro do volume, e depois multiplicado pelo Fator de Lítio. A somatória evidenciará o quanto de lítio o volume possui, e irá disparar alerta quando exceder ao valor informado no parâmetro “Alertar Qtde. de Lítio em Volume” no Cadastro do Depositante, ou seja, foi modificação no alerta na quantidade de lítio do produto, em relação a quantidade máxima permitida pelo depositante, onde: O cálculo será: (quantidade do produto * fator da embalagem) * fator de lítio.

Após selecionar uma colmeia, serão exibidos os escaninhos, mas poderá montar volume somente dos escaninhos que estiverem com a cor “Laranja”, cuja descrição será “Aguardando Montagem” (ver rodapé da tela).

Obs: Foi modificada a visualização dos escaninho para ordem decrescente.

A partir da versão 8.7.2.0, foi adicionado o botão Reimpressão de Mensagem de presente e/ou Etiqueta de Volume e/ou DANFE criada.
- A tela ficará disponível por meio da interação do usuário com o botão “Reimpressão” nas telas de Montagem de Volumes Colmeia, “Conferência Packing” e “Packing de Checkout Express”.
- Ao utilizar a reimpressão, um log será gerado de acordo com a parametrização “Solicitar Senha de Supervisor na Impressão das Montagens de Volume” da configuração de onda. Caso solicitar senha de supervisor na reimpressão o log será criado com as informações do mesmo, caso contrário o log será gerado com as informações do usuário logado.
- A tela irá permitir a reimpressão de acordo com a parametrização do sistema, ou seja, será permitido a reimpressão de um dos impressos caso o fluxo de operação seja compatível com a reimpressão desejada. Por exemplo, um fluxo que não trabalha com a impressão de DANFE, a tela não irá permitir a reimpressão de uma DANFE.

Se estiver setado para “Montagem de Volumes” no parâmetro “Tipo Conferência Colmeia”, na Configuração da Onda / Dados da Configuração da Onda, o sistema solicitará que seja informado novamente o Código de Barras, Informação Específica.

E a partir da versão 8.7.2.0, será exibido o “Motivo de Retenção” da Nota Fiscal, caso a mesma esteja retida. Para tanto, alterou-se a posição em que a informação “Instrução de Faturamento” era exibida. Antes tal informação era exibida no topo da tela e agora passou a ser exibida na base da tela, juntamente com a informação de retenção.

O sistema solicitará a coleta de Informação Específica se o produto informado estiver configurado para coletar Informação Específica em todo o processo.

Caso o produto tenha ativado o parâmetro “Possui Bateria de Lítio”: Indica que o produto possui bateria de lítio, e com o relacionamento com o Cadastro de Depositante / Informações Adicionais / Alertar Qtde Itens c/Bateria de Lítio em Volume: onde indicará a quantidade de itens com bateria de lítio dentro do volume. Exibindo alerta visual e sonoro na Montagem de Volumes apresentado abaixo.

Ao selecionar um escaninho este mudará de cor, passando da cor “Laranja” para a cor “Verde”, cuja descrição será “Montagem Iniciada” (ver rodapé da tela).

A partir da versão 7.3.0.0, foi implementado que após realizar a Montagem de Volume na tela “Montagem de Volumes na Colmeia”, e clicar no botão “Etiqueta de Volume, o DANFE será impressa conforme definição do parâmetro da Configuração da Onda “Imprimir Nota Fiscal (DANFE) na Montagem dos Volumes”, caso esteja “Em todos os volumes” ou “Após o último volume”. Depois de imprimir o DANFE, uma mensagem irá questionar o usuário se o DANFE foi impresso corretamente. Se respondido “SIM”, a rotina marcará o DANFE como impresso.

Tela Definição de Impressoras padrão: Serão configuradas as impressoras padrão do sistema. Botão localizado no lado direito no canto inferior.

Configurando a Impressora

A partir da versão 7.0.0.0, esta tela foi alterada para destacar a caixa recomendada, caso exista recomendação vinda do arquivo XOF, se não houver recomendação não haverá mudança no sistema, ou seja, ao executar a geração do volume, o sistema solicitará a escolha do tipo de caixa para a montagem do volume, imprimindo a etiqueta de volume na impressora.

Para exibir a etiqueta antes da impressão, ative o parâmetro “Visualizar Impressão da Etiqueta de Volumes” na Configuração da Onda / Outras Informações – Parte 02.

A escolha da etiqueta está localizada no menu Configuração / Configuração de Onda / Dados da Configuração da Onda / Tipo Etiqueta
ou
No menu Cadastro / Depositante / Transp. e Rastreamento / se a transportadora estiver ativada com as configurações acionadas, ao montar o volume no Packing ou na Colmeia será impressa a etiqueta setada a partir do botão / Serviços da Transportadora.
.
.