Ordem de Devolução ao Fornecedor
Caminho para acesso
Menu: Movimentação / Saída/ Ordem de Devolução ao Fornecedor
Visão Geral
Esta tela faz referência ao Vendor Return e foi criada a partir das versões 6.7.5.0 e 7.2.0.0.
Este grid foi criado para listar as requisições de Devoluções aos Fornecedores:
- Os registros serão alimentados pela importação do arquivo XRR;
- Será permitido o cancelamento utilizando ou não os filtros pré-definidos: Período Data, Estado da Ordem, e se se ‘não’ tiverem sido gerados os remanejamentos. Caso gere um cancelamento o sistema registrará o Usuário, Data e Hora do Cancelamento e Motivo da Ocorrência;
- A sequencia das atividades serão a de Mapa de Separação com as quantidades informadas no Pedido / Nota Fiscal para a Ordem de Devolução selecionada, onde marcará todos os materiais como já separados (a separação física não irá acontecer, o processo pulará direto para conferência/packing) disponibilizando a Conferência no Packing;
- Após liberar a conferência será disparado o arquivo de integração XPRN, esse arquivo precisará de autorização do faturamento do ERP, para emissão da Nota Fiscal;
- A DANFE será impressa pelo Gerenciador de Impressão de Nota Fiscal uma vez que a mesma não estará disponível durante a Conferência;
- O processo de Conferência (Packing) acontecerá tanto no MWMS (Coletor de Dados) como no aplicativo SILTMWS;
- Implementada trava que impedirá que notas que são de devolução não sejam liberadas ao mesmo tempo que notas que são. Feita correção na avaliação de estoque de liberação para só avaliar notas que são de devolução quando a liberação for deste tipo de nota.
- Alterada a forma como é obtida a quantidade de itens da ordem de devolução para criação da NF, alteração realizada afim de aprimorar a performance.
- Alterada rotina de Faturamento Ordem Devolução para somente tipo de Saída. Foi criada nova coluna referente a Ordem Devolução para receber a Nota Fiscal para reforçar o vínculo.
A começar da versão 7.4.0.0, o XML Nota Fiscal Eletrônica para Ordem de Devolução, onde o sistema foi alterado para que após a Conferência do Packing, o WMS gere e exporte o arquivo XPRN. Com isto, o sistema de terceiro criará uma nota fiscal eletrônica e retornará para o WMS. Este comportamento é o faturamento da Ordem de Devolução, marcando o registro com o status “Finalizado”, desde que a importação da Nota Fiscal Eletrônica referente a esta Ordem de Devolução for importada com sucesso.
Esta tela contém os botões Exibir, Período, Itens, Cancelar, Excluir, Gerar Remanejamentos, Vincular Transportadora e Habilitar Transportadora.
Exibir
Filtrará a coluna Status, onde exibirá:
- Todos os registros,
- ou somente o status
- Pendente;
- Em Execução;
- Aguardando Remanejamento;
- Remanejamento Concluído;
- Aguardando Conferência;
- Finalizado;
- Cancelado;
- Aguardando Faturamento.
Período
Ao clicar neste botão será possível selecionar entre as opções de 1 dia, 3 dias, 7 dias, 15 dias, 30 dias e Período: informando entre a Data Inicial e Data Final.
Itens
Cancelar
A começar da versão 7.4.0.0, somente quando a Ordem de Devolução estiver com o status “Pendente” poderá ser cancelada, ou seja, após a etapa em que os remanejamentos são gerados, não será possível cancelar a Ordem de Devolução. Ao cancelar, o sistema irá gerar arquivo XPRN com todos os itens e com a quantidade zerada.
Excluir
A partir da versão 7.4.0.0, será possível excluir um registro, desde que esteja com status “Pendente”. Com isso o sistema irá deletar os dados da Ordem de Devolução, Após isso será permitido que a Ordem de Devolução seja importada novamente. Sempre que ocorrer a exclusão, um log será gerado.
Gerar Remanejamentos
Estará habilitado se os remanejamentos não tiverem sido criados. Criará os remanejamentos planejados para retirar mercadoria dos endereços dos setores de origem podendo sair de mais de um endereço o mesmo produto e remanejar para o setor de devolução ao cliente independente do estado da mercadoria, validando apenas o estoque disponível;
Esta rotina foi criada para buscar os produtos disponíveis nos endereços de estoques que pertençam ao setor requisitado, listando os endereços cuja quantidade disponível seja maior que zero na ordem a seguir: bloco, rua, prédio andar, apto (minimizando o deslocamento durante os remanejamentos), ao gerar os remanejamentos planejados o endereço de destino estará vinculado ao setor de devolução ao fornecedor (configurado para o depositante). Caso a quantidade disponível não seja suficiente, o remanejamento mesmo assim será criado, a não ser que a quantidade disponível na origem seja igual a zero. A regra atual em que para cada conjunto de endereços de origem e destino forem coincidentes apenas um remanejamento será criado, onde esta regra será mantida. Nos casos em que a quantidade do endereço for insuficiente mas existir estoque em outro endereço operacionalmente o operador remanejará da origem para o destino manualmente e em seguida realizar o remanejamento.
Vincular Transportadora
Nesta tela será possível definir transportadora que será utilizada ao gerar o pedido para expedir os produtos durante a Formação de Onda.
Habilitar Conferência
Este botão ficará habilitado se todos os remanejamentos criados foram concluídos. A Identificação do pedido será a Ordem de Devolução ao Fornecedor.

