Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 8.12 aqui
Manuais Operacionais / Administrativos > Automação > Automação de Entrada

Automação de Entrada

Visão Geral

O sistema foi adequado para trabalhar com integração de esteiras, que são chamadas, pelo cliente, de “SORTER”. Direcionando o produto desde o seu recebimento até sua expedição.
A entrada de novos produtos será realizada por meio da Ordem de Recebimento. Ao gerar os Lotes e Mapa de Alocação, o sistema direcionará toda a alocação para uma área transitória.

Área Transitória no Cadastro de Setor.

Área Transitória : Fisicamente esta área será um local livre, sem estrutura porta palete, dentro do armazém, onde os produtos serão alocados. Para o SILTWMS esta área será configurada por um setor que terá apenas um único local vinculado. O local que chamamos de área transitória terá um conjunto de produtos de diferentes ordens de recebimento

Local: Aplicativo SILTWMS / Cadastro / Entrada / Tipo de Recebimento.

Foi adicionado na tela do Cadastro de Tipo de Recebimento, parâmetro Ignorar a Regra de Armazenagem Definida para o Produto : Fará com que o Mapa de Alocação ignore as regras de busca de endereços de acordo com o lote gerado. Todos os lotes serão direcionados para pulmão, mesmo que configurados de forma diferente disto.
Para ignorar a regra de armazenagem será necessário reconfigurar o tipo de recebimento, desativando as configurações abaixo:
Os campos ficarão Bloqueados e Desmarcados

Associar a Operação ao Tipo de Recebimento

Nota Fiscal

Importar ou Digitar Nota Fiscal com CFOP que foi vinculado ao Tipo de Recebimento.

Cadastrar OR

Cadastrar OR com o Tipo de Recebimento que esteja com o parâmetro Ignorar a Regra de Armazenagem Definida para o Produto ativado.

Realizar conferência

Realizar a conferência dos produtos pertencentes a Ordem de Recebimento.

Gerar Mapa de Alocação

Para o recebimento com esteira, os produtos serão alocado em uma área transitória. O Setor estará vinculado ao Tipo de Recebimento com a definição para* Ignorar a Regra de Armazenagem*. Na prática, existirá apenas um endereço vinculado a este setor, e ele terá dimensões irreais, podendo guardar qualquer quantidade de produto. Ou seja a rotina será capaz de usar o endereço de pulmão blocado, e serão ignoradas as configurações de Produto x Depositante:

Após a Alocação para a Área Transitória a O.R. será finalizada.
.
.
.

Remanejamento da Área transitória para Picking Com Esteira

OBS: Se existir um produto com mais de um local de picking, o sistema SEMPRE contemplará o primeiro local de picking cadastrado para o produto que foi remanejado.

Colocando os produtos na esteira.

O armazém terá um conjunto de locais de pickings que serão alimentados via esteira. Para colocar produtos na esteira, será necessário realizar um remanejamento manual via Coletor de Dados, com origem o local da área transitória e destino uma caixa de movimentação. Fisicamente a caixa de movimentação será uma caixa que ira mover um ou mais produtos, de uma ou mais ordens de recebimento. No WMS não existirá um controle de caixas de movimentação. Ao invés disto, a caixa será controlada via Cadastro de Setor. O setor terá o parâmetro “Uso exclusivo Caixa de Movimentação” acionado, e TODOS os locais vinculados a este setor serão considerados como Caixa de Movimentação. Desta maneira o remanejamento manual será usado para colocar os produtos dentro da caixa. Uma vez concluído o remanejamento, a caixa será colocada na esteira.
No mesmo momento que o remanejamento da caixa for finalizado, será criado um ou mais remanejamentos. Eles irão mover o estoque dentro da caixa até seus respectivos pickings. Estes remanejamentos serão usados por meio do menu “Remanejamento Destino”. Eles terão a execução de sua origem finalizada desde sua criação.
Vale lembrar que a área transitória poderá mover os seus produtos, via remanejamento, para outros locais do armazém, como pulmão ou picking sem esteira.

Caixa de Movimentação no Cadastro de Setor

A partir do momento que ativar o parâmetro Uso exclusivo Caixa de Movimentação, alguns parâmetros serão bloqueados para marcados ou desmarcados, conforme mostrado abaixo:

Trava ao vincular Tipo de Recebimento ao Setor.
- O setor que trabalha com o parâmetro Uso exclusivo para caixa de movimentação não será utilizado para alocação. Para tanto o botão “Tipo de Recebimento” ficará desabilitado.
- Mas precisará vincular os Depositantes, Produtos e Locais ao Setor.

Via Coletor de Dados / Remanejamento

Via Coletor de Dados / Remanejamento Destino

Mover produtos do pulmão para o picking com esteira.

Para mover os produtos a partir do pulmão, será usado o remanejamento planejado. A execução dele será realizada pelo menu “Remanejamento Origem” do Coletor de Dados. Ao terminar a origem, o estoque será colocado na esteira, e o sistema será direcionado para um SORTER/esteira. A continuação será usar o “Remanejamento Destino”, assim como no recebimento de novos produtos.

Mover produto do picking sem esteira para picking com esteira.

Para mover os produto a partir do picking sem esteira para o picking com esteira, será usado o remanejamento manual com destino a Caixa de Movimentação. Não será possível colocar os produtos diretamente na esteira sem uso desta caixa. O processo será igual ao de recebimento de novos produtos. Ao finalizar o remanejamento para caixa, será criado um remanejamento com origem caixa e destino picking com esteira, e sua origem terá a execução finalizada.

Área transitória para Picking Sem Esteira

Para mover estes produtos, será necessário uma ação operacional, por meio de remanejamento manual do coletor de dados. Será de responsabilidade da operação movimentar o estoque, seja para colocá-lo na esteira, ou para outro local que deseje.

Alterado Remanejamento Manual.

Executar remanejamento da Área Transitória ou Picking não Esteira para Caixa de Movimentação.

Alterado execução do Remanejamento Origem.

Ao finalizar a execução do remanejamento origem, será avaliado se o endereço de destino possui o setor configurado para integração com esteira. Caso verdadeiro, o sistema disparará a integração com a esteira. Esta integração é responsável por determinar qual braço da esteira irá direcionar o produto para o seu respectivo picking.
Local: Aplicativo Coletor de Dados / Remanejamento Origem.

Alterado Remanejamento Destino.

Código do Remanejamento (IDREMANEJAMENTO): Caso comece usando o Código do Remanejamento, a lógica existem não teve alteração.
Caixa de Movimentação (IDLOCAL): Caso comece usando a Caixa de Movimentação, o sistema validará se a caixa informada é uma caixa de movimentação e existe algum remanejamento com origem finalizada que use o local de origem a caixa de movimentação.

Nova etiqueta de lote com barra de embalagem e lote.

Criada etiqueta Modelo Lote/Embalagem Consolidada (70mm X 100mm), com dois códigos de barras sendo o primeiro, isto é, o do lote no formato (Code39) e o segundo da etiqueta da embalagem no formato (Code128).
Local:

Travas

Adicionado trava no Remanejamento Planejado.

Para mover os produto para o picking com esteira, será usado o processo de Remanejamento Planejado onde moverá o estoque para o picking com esteira:

Obs: Verificar no Cadastro da Embalagem / sub menu Informações Adicionais do Produto o parâmetro “Caixa Fechada”.
.
Local:

Bloqueado Ajuste de Movimentação.

A caixa de movimentação é um local. No entanto, nenhuma operação de ajuste será realizada nela, ou seja, será bloqueado o ajuste, seja de entrada ou de saída, para endereços que representa a caixa de movimentação. A tela que lista o local não irá trazer a Caixa de Movimentação.
Local: Aplicativo SILTWMS / Movimentação / Ajuste / Ajuste de Movimentação.

Bloqueado Inventário.

A caixa de movimentação é um local. Portanto nenhuma operação de inventário será realizada no local que representa a caixa de movimentação.
Deverá ser bloqueado realizar contagem de produtos em locais que representam uma caixa de movimentação.
Local: Aplicativo SILTWMS / Inventário / Inventário.

Bloqueado Produto Recuperado de movimentação é um local.

No entanto, nenhuma operação de Retorno de produto Recuperado será realizada nela. Será bloqueado o retorno de produto recuperado para endereços que representam a caixa de movimentação. As telas que listem os locais de origem e destino não irão trazer a caixa de movimentação.
Local: Aplicativo SILTWMS / Movimentação / Lote / Retorno de Produto Recuperado.

Bloqueado Controle de Avaria.

A caixa de movimentação é um local. No entanto, nenhuma operação de Controle de Avaria poderá ser realizada nela e com isso será bloqueado o Controle de Avaria para endereços que representem a caixa de movimentação. As telas que listam os locais de origem e destino não irão trazer a caixa de movimentação.
Local: Aplicativo SILTWMS / Movimentação / Lote / Controle de Avaria.