Expedição por Carga
Visão Geral
A Expedição por Carga consiste em um processo de expedição agrupando vários pedidos/notas de acordo com a sua localidade de entrega, ou seja, ao formar uma onda e selecionar uma Configuração de Onda do tipo “Expedição por Carga”, o sistema formará a onda do ponto de vista da carga, onde será selecionado o veiculo, colocando notas fiscais, com a respectiva Rota na onda para consumir o espaço físico do veiculo até suas dimensões máximas.
O pedido/nota possui uma entidade de entrega. Cada entidade estará vinculada a uma rota, e cada rota estará vinculada a uma pré-carga. Este contexto permitirá organizar um processo de expedição otimizando a carga e a capacidade do veículo. O veículo por sua vez terá especificado em seu cadastro suas dimensões e capacidade em termos de peso e cubagem.
A onda nunca ultrapassará as dimensões do veículo. A busca de estoque será agrupada, de modo a somar a quantidade utilizada por produto de vários pedidos/notas. O critério de uso de estoque no pulmão será mantido. Na formação, após a reserva de estoque, classificará todo estoque envolvido, para determinar a quantidade de paletes e Tarefas de Separação.
O palete será definido pelo Cadastro do Veículo.
A tarefa de separação será definida e limitada a região.
Caso um palete esteja dentro da mesma região, ele terá uma única tarefa de separação. No entanto, caso ele esteja em diferentes regiões, para cada região terá uma tarefa diferente para o mesmo palete. Os produtos serão ordenados por entidade de entrega e nota fiscal. Desta maneira será possível rastrear os produtos das notas dentro do palete.
A separação da onda será realizada por tarefa. A separação usará os mesmos meios de identificação de Barra do Produto que existem na separação da onda tradicional:
- Barra do Depositante
- GS1
- Barra da Embalagem
- Barra do idlote
- Lote Indústria.
Ao terminar a separação será impresso a etiqueta da Tarefa da Onda. Esta etiqueta terá o código da tarefa e o número do palete, onde será usada na etapa de conferência.
Gerenciador de Expedição
- Botão acompanhamento : A consulta foi trocada para listar a separação da expedição por carga.
- Botão Tarefa : A consulta foi trocada para listar as tarefas da expedição por carga. Além disto, foi removido o botão “Agrupar Tarefas” e o relatório de “Excesso de Separação”.
- Alterar Usuário / Por Identificador : A consulta foi trocada para listar as tarefas e alterada a rotina para trocar o usuário.
- Impressos / Tarefa de Separação : Criado modelo para a Tarefa de Separação.
- Impressos / Mapa de Separação : Criado modelo para o Mapa de Separação.
- Impressos / Assertividade de Separação : Bloqueado botão.
- Impressos / Corte Físico : Foi adaptada consulta.
Configuração Onda
- Necessário que exista uma configuração de onda por carga, na Configuração / Configuração da Onda.
.

Se acionado o Tipo de Expedição para Carga, alguns parâmetros terão seu comportamento alterado:
- Alguns campos ficarão Bloqueados e Desmarcados
- Outros campos ficarão Bloqueados e Marcados
- Tipo de Definição de Palete Padrão: por Produto
.
. - Sub Menu: Fluxo de Operação : Fluxo de Operação : Será possível escolher somente o fluxo de Expedição por Carga, com a sequência Pulmão → Doca e Pulmão -> Picking -> Doca
.

- Configuração dos demais Sub Menus:
.

Cadastro de Palete no Veículo
Foi criada tela de Paletes que será acessada a partir da tela de Cadastro de Veículo, onde listará os paletes para o veículo selecionado, permitindo Cadastrar, Alterar, Visualizar e Excluir os paletes do veículo.
Local: Aplicativo SILTWMS / Cadastro / Veículo / Veículo / selecionar registro / botão Paletes.
.

Vincular ao Cadastro de Rota a Entidade de Entrega da Nota Fiscal
Fluxo
- Receber Nota Fiscal do tipo “Saída” via importação ou digitação.
- Formar Onda
- Utilizando Configuração Onda do “Tipo Expedição” por Carga.
.
.
.
.
.
.
.
- Utilizando Configuração Onda do “Tipo Expedição” por Carga.
- Impressão do Relatório de TAREFA por Separação
.
Com a mudança do processo de separação da onda ser por Palete\Tarefa, a nota fiscal não terá importância, pois o processo irá separar todos os produtos de todas a notas fiscais roteirizadas na Onda de Expedição por Carga. E com isso o relatório “Tarefas de Separação” acessado no Gerenciador de Expedição / Impressos /Tarefas de Separação foi alterado, para quando a Configuração da Onda estiver configurado para expedição por carga exibirá no lugar do Pedido o Palete e irá retirar a exibição da “Transportadora” pois a tarefa a ser impressa poderá pertencer a mais de uma nota fiscal com transportadoras diferentes.
.

- Realizar a atividade de retirar os produtos dos locais de armazenagem, via Coletor de Dados / Separação por Tarefa.
.
. - Logo após, via Coletor de Dados será possível realizar a Conferência por Carga dos produtos que foram separados.
Onde foi implementado processo de Conferência dos Produtos que serão expedidos em uma Onda de Expedição por Carga.
Será possível informar a Onda ou Tarefa para iniciar a Conferência por Carga, qualquer tipo de Barra (Embalagem, GS1, Barra do Depositante) com qualquer fator desde que o produto exista no sistema, ou seja até produtos que não pertençam a conferência poderão ser conferidos.
Caso o produto controle lote indústria e/ou informação específicas, estas serão solicitadas, caso não seja possível identificá-las pela barra bipada anteriormente. Após isso será solicitado a quantidade que foi conferida do produto e seguirá para a tela de produto.
O conferente poderá a qualquer momento visualizar os produtos, suas quantidades conferidas.
Existem duas opções para finalizar a conferência:
- Finalizar Minha Conferência : Ao finalizar a sua conferência o conferente será direcionado para o início do processo..
- Finalizar Todas Conferências : Somente será permitido finalizar a conferência do palete quando a separação estiver completamente concluída, ou seja, todas as tarefas separadas. Ao finalizar todas as conferências será gerada a crítica para verificar o que foi conferido e o que foi separado acusando divergência se existir, possibilitando a recontagem se não ultrapassar o número máximo.
.
.
- No Gerenciador de Expedição / botão Conferência por Carga, será possível acompanhar as movimentações das atividades de conferência dos produtos.
.
. - Caso haja divergência de quantidades de produtos, será necessário realizar nova conferência.
.
. - Emissão do relatório de Mapa de Separação
.
Criar uma Coleta, vincular nota fiscal a coleta, realizar processo de coleta via Coletor de Dados.
IMPORTANTE:
- O botão Gerar Separação da Tela Acompanhamento de Saída por Nota Fiscal foi bloqueado pois não será executado quando houver notas de Onda de Expedição por Carga.
- Foi criado Atividade de Convocação Ativa.
- Este fluxo não terá atividade de Pesagem e nem Geração de Volumes.
- Foi adequado o relatório de Minuta de Embarque no Gerenciador de Coleta, para listar as nota fiscais que serão expedidas em uma onda de expedição por carga. Para tanto quando o fluxo das notas fiscais que estão na carga for de expedição por carga, pois não utilizam a geração de volume, as informações de Qtde de Volume, Peso serão baseadas nas embalagens expedidas, ou seja, a quantidade de volumes será referente a somatória da quantidade atendida nos itens da nota fiscal e o peso dar-se-á pelas embalagens que serão separadas.
OBSERVAÇÃO:
Sobre o Monitoramento / Corte Físico.
Foi adequado a Resolução de Corte Físico de Onda Expedição por Carga, ao clicar no botão Resolver Corte Físico, exibirá as informações do produto, qual palete / tarefa pertença, quantidade em separação, quantidade encontrada no endereço e quantidade a ser cortada por cada item de cada pedido.
Resolver Corte de SEPARAÇÃO
- Aceitar : Uma vez distribuída a quantidade a ser cortada entre os itens de cada pedido, a qual o produto pertença, sendo que essa quantidade distribuída poderá ser menor ou igual a quantidade a ser cortada, então a rotina atualizará a quantidade atendida de cada item subtraindo a quantidade cortada que foi informada e realizará ajuste de saída ou movimentação para o setor pré-definido, das quantidades cortadas dos itens de acordo com as configuração do depositante de cada pedido. Caso a quantidade distribuída for menor que a quantidade a ser cortada a diferença entre as mesmas será retornada para separação com a quantidade não cortada, marcando o Corte Físico com aceito.
- Recusar : Se for recusado o corte físico de separação, a rotina retornará a quantidade cortada para separação sendo necessário realizar nova separação, a quantidade que era para ser cortada do item ficará marcada com o Corte Físico como recusado.
Resolver Corte de CONFERÊNCIA
- Aceitar : Uma vez distribuída a quantidade a ser cortada entre os itens de cada pedido a qual o produto pertença, sendo que essa quantidade distribuída poderá ser menor ou igual a quantidade a ser cortada. Então a rotina atualizará a quantidade atendida de cada item subtraindo a quantidade cortada que foi informada e realizará ajuste de saída ou movimentação para o setor pré-definido, das quantidades cortadas dos itens de acordo com configuração do depositante de cada pedido, marcando o campo Status para “Liberado”. Caso todos os cortes registrados para a conferência forem aceitos na sua totalidade. Mas se caso a quantidade distribuída for menor que a quantidade a ser cortada a diferença entre as mesmas serão retornadas para conferência marcando o campo Status para “Pendente”.
- Recusar : Se for recusado o corte físico de conferência, a rotina retornará a quantidade cortada para conferência marcando o campo Status para “Pendente” e marcará o corte físico como recusado.

