Cobertura de Nota Fiscal por NF Importada — Múltiplas Remessas
O módulo de Cobertura Fiscal do WMS Senior permite que notas fiscais de entrada (remessas de armazenagem) sejam cobertas por notas fiscais importadas. A funcionalidade de Cobertura de Múltiplas Remessas com NF Importada estende esse processo, permitindo que o operador selecione várias NFs de entrada simultaneamente e realize a cobertura em uma única operação.
Essa funcionalidade é relevante em operações onde o depositante recebe múltiplas remessas de armazenagem que são cobertas por uma mesma nota fiscal importada, evitando a necessidade de cobrir nota a nota individualmente.
Particularidades
- O depositante deve ser contribuinte de ICMS ou possuir regime diferente de Armazém Geral.
- As NFs selecionadas para cobertura devem pertencer ao mesmo depositante.
Com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
| Funcionalidade | Versão | Referência |
|---|---|---|
| Cobertura de Nota Fiscal por NF Importada — Múltiplas Remessas | 8.12.8.256 | ADO-65527 |
Parametrizações
Acesse Cadastro > Depositante > botão Cadastrar/Alterar > guia Nota Fiscal
- Permitir Cobertura de Múltiplas Remessas com NF Importada: quando habilitado, permite selecionar N notas fiscais de entrada na tela Notas Fiscais Aguardando Cobertura e cobrir todas as NFs selecionadas em lote com a NF importada escolhida.
Fluxos
Acesse Nota Fiscal > Notas Fiscais Aguardando Cobertura
Para realizar a cobertura de múltiplas remessas pendentes de cobertura, siga os passos abaixo:
- Acessar a tela Notas Fiscais Aguardando Cobertura.
- Selecionar uma ou mais NFs de entrada do mesmo depositante na grid.
- Clicar no botão Com NF Importada (grupo Cobertura).
- O sistema abre a tela Realizar cobertura a partir de uma Nota Fiscal Importada.
- Selecionar a NF importada desejada na lista.
- Clicar em Realizar Cobertura.
- Na mensagem de confirmação Realizar cobertura da nota selecionada?, clicar em Sim.
- O sistema processa a cobertura de todas as NFs selecionadas.
- Mensagem de sucesso: Cobertura realizada com sucesso.
- A grid é atualizada automaticamente.
Importante: mesmo quando o parâmetro está habilitado, o operador não é obrigado a selecionar múltiplas NFs. É possível selecionar apenas uma NF. Nesse caso, a cobertura segue as mesmas regras de validação da cobertura em lote.
Acompanhamentos
- Antes de liberar a cobertura, o sistema passa por duas camadas de verificação: uma na tela, no momento em que o operador seleciona as NFs, e outra no banco de dados, quando a cobertura é efetivamente processada.
Ao selecionar as NFs na grid, o sistema avalia a seleção e decide se o botão Com NF Importada ficará habilitado.
As situações abaixo bloqueiam o botão:
- Ordem de Recebimento não finalizada
A NF fica visível na grid, mas não pode ser selecionada para cobertura enquanto a OR vinculada não for finalizada.
Mensagem: "A NF Número {nroNF} não poderá ser coberta pois a OR {idOR} em que está vinculada não está finalizada." - NFs de depositantes diferentes na mesma seleção
Não é possível misturar notas de depositantes distintos numa mesma operação de cobertura.
Mensagem: "Somente é permitido gerar cobertura para notas do mesmo depositante." - Mais de uma NF selecionada com o parâmetro desabilitado
Se a cobertura de múltiplas remessas não estiver habilitada para o depositante, somente uma NF poderá ser selecionada.
Mensagem: "Selecione apenas uma nota fiscal para realizar cobertura com NF Importada."
- Depositante não contribuinte de ICMS com regime Armazém Geral
Essa combinação não pode operar cobertura com NF importada.
Mensagem: "Depositante não é contribuinte de ICMS e o regime é 'Armazém Geral'."
Importante: se mais de uma dessas situações se aplicar à seleção, o sistema exibe a primeira mensagem encontrada na ordem apresentada acima.
Antes de processar a cobertura, o sistema verifica o saldo pendente. Se a quantidade de qualquer produto na NF importada for superior ao saldo pendente das remessas selecionadas, a operação inteira é recusada.
Nesse caso, nenhuma NF é coberta, nem parcialmente, e o operador recebe a seguinte mensagem:
"Quantidade da NF importada (id: {idNF}) superior à pendência de cobertura fiscal para o produto {código} - {descrição}. Selecione uma NF de Cobertura com quantidade igual ou inferior ao saldo pendente nas remessas selecionadas. Solicitado: {quantidadeSolicitada}, Pendente: {quantidadePendente}."
Demais cenários possíveis:
- Quantidade da NF importada igual ao saldo pendente: a cobertura é concluída e a NF de cobertura é finalizada automaticamente.
- Quantidade da NF importada menor que o saldo pendente: a cobertura é concluída e a NF de cobertura permanece com saldo residual em aberto, podendo ser utilizada posteriormente.
Importante: quando a cobertura envolve várias NFs de entrada, a operação é tratada como um bloco único. Se qualquer validação falhar para qualquer item, nenhuma NF será coberta, nem mesmo parcialmente. O operador deverá corrigir a situação apontada e repetir a operação.
|
Veja também: |
English
Español
English
Español


