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Finalizando Venda com Boleto Bancário

Conceito

Finaliza o recebimento com a forma de pagamento Boleto Bancário.

Utilização

É utilizado para formas de pagamento que geram títulos recebíveis a prazo, como por exemplo crediário.

Pré-requisitos

Para que a forma de pagamento Boleto Bancário seja utilizada, é necessário que os seguintes parâmetros sejam configurados no Gestão Empresarial | ERP:

  1. Na tela F600CCO deve-se cadastrar uma conta interna, que contenha banco, agência, e a conta que fará a emissão dos boletos.
  1. Na tela F039POR deve-se cadastrar um portador para o banco emissor do boleto. Este portador deve estar associado à conta interna cadastrada acima.
    No campo Modelo Bloqueto, deve-se escolher o modelo FRCR023.BLO.
  1. Na tela F033CRT deve-se cadastrar a carteira para o portador.
  1. Na tela F066FPG deve-se verificar o cadastro de uma ou mais formas de pagamento que serão utilizadas para geração de boleto bancário. As formas de pagamento que possibilitam a geração de boleto bancário devem ser do tipo "03 - Duplicata", "10 - A Prazo" ou "15 - Financiamento Próprio", que são consideradas formas de pagamento do tipo "Crediário".
    É necessário ainda, a definição da informações obrigatórias como por exemplo, o tipo de título para vendas, conforme o conceito padrão do sistema já existente.
  1. Na tela F030COB deve-se ligar o tipo de título de vendas especificado na forma de pagamento boleto, com o banco associado ao portador, que irá emitir boletos (configurado nos passos 1 e 2).

Também é necessário associar a carteira (cadastrada no passo 3)

  1. Na tela F066VAR deve-se configurar a forma de pagamento para Varejo, informando os seguintes parâmetros:

É necessário também ligar a forma de pagamento com as condições de pagamento que o usuário poderá escolher para emissão de boletos.

Processo

O processo inicia quando uma venda é realizada no PDV, e posteriormente é recebida pelo sistema de Retaguarda. Se neste momento for identificada a informação de Portador na forma de pagamento (quando a informação de portador não for encontrada pela forma de pagamento, será buscado o portador do Filial), os títulos (boletos) serão gerados.

Se a forma de pagamento selecionada gera boleto, ao gerar os títulos da venda, o portador será buscado da forma de pagamento (quando a informação de portador não forma encontrada pela forma de pagamento, será buscado o portador do Filial). A venda e os títulos serão enviadas para o Gestão Empresarial | ERP.

Através da integração, estes boletos serão importados e utilizarão as informações de Portadores já existentes do Gestão Empresarial | ERP. Ao retornar para o sistema de Gestão de Lojas, as informações dos boletos serão gravadas, emitidas e enviadas para o cliente por e-mail, se assim estiver configurado.

Importante:

A geração dos boletos no ERP será efetuada apenas para as notas fiscais geradas por CUPOM ou NFC-e. Para as notas manuais, não serão gerados os boletos.
Embora o sistema Retaguarda esteja preparado para receber boletos no caso de emissão de notas manuais, o ERP não possui essa chamada para a rotina de geração de boletos para notas manuais.

A tela de parcelas da nota fiscal de saída manual, embora não gere boletos, apresenta a forma de pagamento Boleto. Não há uma forma de distinguir se a forma de pagamento imprime ou não boletos, pois esta é uma característica herdada do ERP.

Para vendas diretas no PDV, utilize uma das formas de pagamento parametrizadas anteriormente, selecionando via botão F3 - Crediário e realize o processo padrão.

Vendas no Retaguarda

Além disso, a forma de pagamento boleto também pode ser utilizada para pedidos de venda, no sistema de Retaguarda. Observe abaixo este processo:

  1. Incluir um pedido
  2. Incluir os itens no pedido
  3. Selecionar o botão "Recebimento"
  1. Digitar o código da forma de pagamento parametrizada anteriormente
  1. Selecionar a condição de pagamento

Observações

Será gerado um boleto para cada parcela da condição de pagamento;

As telas do Retaguarda demonstradas acima para seleção de forma de pagamento/condições de pagamento podem sofrer alterações de acordo com a parametrização do campo Forma de recebimento no pedido da tela F070VAR do ERP Senior.

 

  1. Finalizar o recebimento
  2. Finalizar o pedido
  3. Faturar o pedido no PDV
  4. Após a venda ser integrada para o ERP e a confirmação da integração retornar para o sistema gestão de lojas, será realizada a impressão dos boletos automaticamente na impressora padrão da loja.

Ao finalizar a venda, os boletos serão enviados automaticamente para a impressora, conforme a definido no campo Impressora Padrão, da tela F070VAR do Gestão Empresarial | ERP.

Emissão de segunda via de boleto

Para emissão de segunda via dos boletos no sistema Retaguarda, pode-se acessar a tela do documento de venda emitido, que poderá ser:

Deve-se selecionar o documento desejado e então acionar a botão Reimprimir documentos vinculados.

Envio por e-mail

Após a disponibilização do boleto bancário no Retaguarda (que só estará disponível após ter havido retorno [feedback] da integração da venda ao ERP), se no cadastro do cliente para o qual a venda foi efetuada existir endereço de e-mail cadastrado, automaticamente os boletos serão enviados por e-mail (não há possibilidade de desativar este envio automático, uma vez que a rotina tenha sido parametrizada). Caso não exista e-mail cadastrado para o cliente, nenhum boleto será enviado.

Nota
O sistema não permite o envio manual dos boletos por e-mail, ou seja, não existe a disponibilização de um botão que permita o reenvio por e-mail, mesmo que tenha ocorrido algum erro na primeira tentativa de envio. É apenas permitida a reimpressão em uma impressora.

Para configurar o serviço de e-mail, deve se informar os dados indicados abaixo na tela Cadastros > Configuração de e-mail do Retaguarda:

  • Nome do remetente
    Exemplo: Nome da Loja

  • E-mail de do remetente
    Exemplo: joao.silva@loja.com

  • Endereço servidor SMTP
    Exemplo: smtp.exemplo.com

  • Porta servidor SMTP
    Recomendação: 587

  • Usuário e senha
    Exemplo: joao.silva@exemplo.com , senha: *****

  • Prefixo do assunto - Opcional

  • Usar autenticação segura (SSL) Opcional
    Opções: 0 = Não e 1 = Sim

Ao clicar no botão Gravar, será solicitado se deseja efetuar um teste de envio de e-mail. Ao selecionar Sim, será solicitada a digitação de um endereço de e-mail para que o sistema envie um e-mail de teste. Em caso de sucesso, as informações do e-mail serão gravadas. Caso contrário, a mensagem: "Não foi possível enviar e-mails, revise as configurações informadas. Motivo: <motivo>", será exibida. Ao não confirmar a execução do teste, selecionando o botão Não, os dados serão gravados, no entanto, nenhum teste será executado.

  1. Modelo do recebimento do e-mail (este modelo é fixo e não pode ser alterado via parametrização)

Observações

  • A impressão e o envio do e-mail serão realizadas caso haja integração com o Gestão Empresarial | ERP. Na ausência da integração, as ações ficarão pendentes até que a conexão seja restabelecida;
  • Eventuais erros na rotina de envio de e-mail serão gravados no log de nome "log_integrador_retaguarda.log" que estará presente no servidor da Filial, onde o IntegradorRetaguarda foi instalado;
  • Se não for parametrizada a tela Cadastros > Configuração de e-mail, a rotina de envio de e-mail não será acionada e nenhum log de erro será gerado, no entanto, será permitida a utilização da impressão de boletos.

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