Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.2.19 aqui
Gestão de Lojas - Manual do Usuário / Ajuda por Processos / Frente de Caixa-PDV / Formas de Pagamento / Crediário

Finalizando Venda com Crediário

Utilização

Finaliza o recebimento com a forma de pagamento Crediário.

Processo

O processo para finalizar uma venda em crediário é bem simples, uma vez que a venda está diretamente ligada a um pedido, pois a venda com essa forma de pagamento requer uma análise de crédito autorizada por outro departamento.

Observação:

Somente forma de pagamento que exija análise de crédito irá disparar os processos de autorização para outro departamento. A informação de exigir ou não análise de crédito consta configurado no cadastro de forma de pagamento.

Finalização Automática

No pedido criado no Retaguarda, a forma e condição de pagamento negociada com o cliente já deve estar definida, facilitando assim o atendimento no PDV, pois nesse processo, o operador precisa apenas confirmar o recebimento já informado no pedido.

Ao importar um pedido com formas de pagamento informadas, o PDV registra estas formas automaticamente. Basta confirmar o recebimento e os dados dos finalizadores.

O carnê de pagamento poderá ser emitido na impressora fiscal ou em uma impressora comum da loja.

Importante:

Caso a venda não possua um pedido (Venda direta), e a forma de recebimento for Crediário utilize o passo a passo logo abaixo.

Finalização Manual

A finalização manual para essa forma de recebimento significa que não existe um pedido para ser importado no PDV e os itens/serviços serão incluídos diretamente no caixa pelo operador.

Atenção:

Situação não comum para estabelecimentos de eletromóveis.

Após inserir os itens na tela inicial, o sistema de PDV exibirá várias condições de pagamentos disponíveis para finalizar a venda.

  1. Identifique o cliente conforme processo Identificar Cliente no PDV;
  2. Utilize o botão de Subtotal e selecione a opção Crediário;
  3. Escolha a condição de pagamento conforme opções apresentadas na tela;
  4. Com a condição de pagamento informada e o cliente identificado, o sistema finalizará a venda e emitirá o cupom fiscal com as informações do cliente, quantidade de parcelas, valor da parcela inicial e valor da parcela final.
  5. Impressão do carnê.
  6. Geração/impressão do Contrato de Compra e Venda.
    Esta opção será executada conforme configurado no parâmetro VENDA.CONTRATOCOMPRAVENDA, disponível na tela F000PPD do Gestão Empresarial | ERP.

Importante:

  • A impressão do carnê pode ser configurada para que seja impresso em uma impressora da rede ou no ECF após a emissão do cupom fiscal no PDV. Caso essa configuração não esteja ativa e o carnê não for impresso, o usuário poderá fazer a reimpressão do documento a partir do sistema de Retaguarda, no caminho: Mercado > Gestão de faturamento > Cupons fiscais
    Todos os cupons emitidos no PDV ficam registrados nessa tela. Localize e selecione a linha do cupom fiscal emitido e em seguida, acione o botão Reimprimir documentos vinculados para que o sistema faça a busca de todos os documentos vinculados a este cupom.

  • Os documentos vinculados poderão ser: Crediário (carnê), frete e montagem, relatório de garantia estendida entre outros.
  • É possível definir que o carnê seja impresso junto ao recibo do recebimento. Para isso, deve ser usado o parâmetro dinâmico do Gestão Empresarial | ERP CONTASRECEBER.TIPOIMPRESSARORECIBO. Quando definido o valor "2" para ele, imprime todas as parcelas referentes à venda do título e também o localizador da próxima parcela.

Este artigo ajudou você?