Consulta de Operações no PDV NFC-e / SAT
Conceito
O PDV permite consultar todas as operações realizadas no dia. A partir da consulta de operações, o usuário poderá realizar algumas ações como:
- Reimprimir (DANFE e CFe);
- Solicitar NF-e do CF-e;
- Cancelar Venda;
- Solicitar uma nota fiscal da NFC-e ou do SAT;
Nota
A última opção só estará disponível se o sistema SAT estiver habilitado, ou seja, a filial deverá estar configurada para vender NFCe + SAT na tela F070VAR, campo Modo operação PDV/Retaguarda.
Processo
Consulta
Para efetuar a consulta de operações a partir da tela principal do PDV, siga os seguinte passos:
- clique no botão F12 - Outras;
- Clique no botão F5 - ADM;
- Selecione o botão F1 - Consultar Operação;
- As operações serão listadas conforme imagem abaixo:

- Logo após, é possível selecionar a operação desejada para efetuar a reimpressão, solicitar NF-e, cancelar venda ou retornar para à tela principal.
Botões
Botão Solicitar NF-e
- 1 - Permite a emissão automática de Nota Fiscal Permite emitir nota fiscal de acordo com as validações do cupom.
- 2 - Permite a emissão manual com escolha do usuário Permite emitir nota fiscal de acordo com as validações do cupom, porém é questionado ao usuário: "A filial está configurada para não emitir nota fiscal, deseja prosseguir?". Caso escolhida a opção "Sim", gera a nota fiscal, caso escolhido "Não", a nota não é gerada.
- 3 - Não permite emissão de Nota Fiscal Não permite emitir nota fiscal e apresenta a mensagem "A filial está configurada para não permitir emissão de nota fiscal."
Ao solicitar a emissão da NF-e da NFC-e, ela poderá ser consultada também na tela de Operações PDV do Retaguarda.
Cancelar Venda
Ao utilizar esse botão, o sistema exige uma lista de motivos para que seja informada uma justificativa para o cancelamento da operação de venda. Esses motivos são cadastrados no sistema Gestão Empresarial | ERP através da tela F021MOT.
Nota
Caso o motivo cadastrado/apresentado na tela de cancelamento possua menos de 15 caracteres, é obrigatório informar/descrever um complemento para o motivo selecionado com essa validação.
Será apresentada a tela de confirmação do cancelamento com as informações da NFC-e gerada anteriormente:
ao confirma, o integrador enviará o evento de cancelamento para a Sefaz, retornando a mensagem de aviso abaixo quando o evento estiver autorizado:
O status de cancelamento também pode ser consultado na tela de Operações PDV do Retaguarda:
Importante
O cancelamento pode ocorrer:
- Até 30 minutos após a venda, no caso de SAT.
- Até 24 horas após a venda, no caso NFC-e.
Caso tenha ocorrido pagamento com TEF na operação, o cancelamento da transação com a administradora de cartão deve ser feito manualmente.
English
Español

