Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.2.19 aqui
Gestão de Lojas - Manual do Usuário / Ajuda por Processos / Frente de Caixa-PDV / Rotinas de Caixa / Recebimento Correspondente Bancário

Recebimento Correspondente Bancário

Conceito

Correspondente bancário é qualquer pessoa jurídica, ou seja, qualquer empresa que entre suas atividades normais, atue também como agente intermediário entre os bancos e instituições financeiras autorizadas a operarem pelo Banco Central e seus clientes finais.

Utilização

O sistema de ponto de venda presta serviço de correspondente bancário para pagamento de boletos e serviços como: água, luz e telefone.
Esse serviço é realizado através da integração com o sistemas integradores TEF - SiTEF e V$Pague, conforme configurado no PDV.

Os correspondentes bancários podem prestar os seguintes serviços para bancos e demais instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil:

Processo

Para realizar o pagamento, o operador de caixa deve informar os valores requisitados pelo sistema integrador TEF, exemplo: código de barras, valor, acréscimo, desconto e forma de pagamento.

Observação:

O sistema de PDV, através dos integradores TEF, funciona como correspondente dos bancos para:

 

  1. O sistema de PDV está apto a prestar os serviços de correspondente bancário apenas para recebimento de contas em dinheiro ou cheque.
  2. Para efetuar o recebimento de conta, siga os seguinte passos:
  3. Utilize o botão Corresp. Bancário na tela inicial do PDV e aguarde a comunicação com os sistemas;
  4. Selecione a opção 1-Pagamento de Conta;
  5. Informe o documento a ser pago através da leitura do código de barras por leitor óptico ou digitando-o manualmente;
  6. O sistema reconhecerá o título do banco correspondente e apresentará a data de vencimento. Confirme com Enter ou digite a data conforme apresentado na tela;
  7. O valor original do título será apresentado na tela, digite o valor recebido. Se o recebimento for em dinheiro, ao informar um valor maior, será gerado troco;
  8. Selecione a forma de pagamento conforme opções disponíveis em tela;
  9. Confirme o valor;
  10. Informe valor de abatimento, caso possua informações para descontos no título;
  11. Informe valor de acréscimo, caso possua informações para cobrança de juros e multa;
  12. Valor total;
  13. O sistema emitirá um comprovante não fiscal do recebimento.

Observação:

Na utilização de TEF V$Pague, a forma de pagamento autorizada é Dinheiro.

Nota

Caso o parâmetro dinâmico CORRESPONDENTEBANCARIO.MOTIVOLANCAMENTO esteja configurado no Gestão Empresarial | ERP para a filial, os recebimentos de correspondente bancário gerarão como motivo enviado para a tesouraria o valor definido para o parâmetro dinâmico.

Este artigo ajudou você?