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Recebimento de Títulos Contas a Receber

Conceito

Efetua o recebimentos de títulos relacionados e pendentes do Contas a Receber originados ou não em outras filiais.

Os títulos originados de outra filial podem ser recebidos em qualquer filial. Para isso, a pesquisa de clientes é integrada e os títulos pendentes serão apresentados no PDV.

Utilização

Registra o recebimento de títulos vencidos, a vencer ou renegociados.

Processo

Para efetuar o recebimento de títulos, é preciso primeiramente efetuar a consulta dos títulos pendentes do cliente.

Nota:

O processo para consulta de títulos é o mesmo para todas as situações inclusive os originados em outras filiais. O que é alterado nesse processo é apenas a forma de como essas informações são buscadas e retornadas entre os sistemas.

A integração das informações são efetuadas através dos web services:

com.senior.g5.co.int.varejo.titulosreceber, porta Consultar e com.senior.g5.co.int.varejo.cliente, porta Exportar.

Para consulta de títulos originados em outra filial, ao informar o CPF/CNPJ do cliente, serão apresentados todos os títulos em aberto para que o usuário selecione o título a receber.

A integração nesse caso, funcionará da seguinte forma:

  • O PDV solicita a identificação de títulos para o Retaguarda, o Retaguarda solicita os dados para o Gestão Empresarial | ERP e retorna as informações ao PDV.
  • Quando o cliente for selecionado no PDV, é enviado um comando para o Retaguarda para que ele identifique se o cliente selecionado no PDV está em sua base. Caso não esteja, neste momento ocorrerá a importação dos dados do cliente selecionado, da mesma forma como ocorre quando é inserido um cliente digitando um CPF que existe apenas na matriz, por exemplo.

As definições do cliente geradas automaticamente pelo sistema seguem o seguinte padrão:

  • Representante: é obtido conforme parametrizado no campo Representante da Filial na tela F070FRE para a filial que está executando o processo;
  • Condição de pagamento: Conforme parametrizado no campo Condição Pagamento na tela F070VAR;
  • Critério de Rateio: igual a 0;
  • Exige ligação de cliente com produto: igual a N - Não;
  • Saldo devedor de duplicatas aos fornecedores: igual a 0;
  • Categoria do Cliente: igual a 0.

Nota
O restante dos campos serão gerados como se houvesse a geração de definições para o cliente via tela padrão do sistema.

Consulta títulos a receber do cliente

  1. Selecione a opção Recebimento na tela inicial do PDV;
  2. Informe o nome, código ou CPF do cliente. Se preferir, utilize a opção de Pesquisa para buscar por parte do nome;
  3. Serão apresentados na tela os valores vencidos, a vencer e total em aberto para o cliente pesquisado.
  4. Para recebimentos de títulos com carnê, utilize a leitura do código de barras dele, o sistema exibirá o título correspondente sem a necessidade de pesquisa;

Botões

Total

Considera o pagamento do valor total apresentado na tela.

Parcelas

Apresenta todas as parcelas que estão compondo o saldo em aberto.

Imprimir

Imprime relatório da situação dos títulos e parcelas em aberto, totalizando por mês (vencidas e a vencer).

Resumo Mensal

Exibe o valor dos títulos em aberto por mês.

Marcar

Marca na caixa de seleção o documento selecionado para registrar o recebimento.

Desmarcar

Botão fica ativo apenas quando a parcela selecionada estiver marcada. Desmarca a parcela já marcada.

Finalizar recebimento

Apresenta os finalizadores para o recebimento dos títulos (Dinheiro, Cheque, Cartão...).

Marcar mês

Marca todos os documentos a vencer ou vencidos por mês.

Marcar todos

Marca todos os documentos apresentados na tela para recebimento.

Desmarcar todos

Desmarca todos os documentos marcados anteriormente.

Exibir detalhes

Exibe detalhes correspondentes à compra do cliente que gerou o documento selecionado.

Neste item, é possível visualizar se os títulos são provenientes de renegociação. Caso a mensagem: "Não é possível exibir dados da venda e dos itens porque este não é o título original da venda" seja exibida, significa que o não é o título original.

Ocultar detalhes

Oculta os detalhes dos documentos exibidos anteriormente.

Editar

Efetua a edição do documento selecionado. A edição pode ser feita para aplicar juros, multa e desconto por antecipação.

Efetuar a baixa do título

Para efetuar a baixa por parcela, siga os seguintes passos:

  1. Selecione o botão Parcelas;
  2. Marque as parcelas que serão pagas através do botão Marcar;
  3. Após marcar as parcelas correspondentes, utilize o botão Subtotal para registrar a forma de recebimento.
  1. O comprovante não fiscal de recebimento será impresso no ECF.

Recebimento de cheque com troco

Permite realizar o recebimento de cheque com troco. Ou seja, o troco ocorrerá, quando através do recebimento de cheque houver valor superior ao valor da parcela selecionada para pagamento.

Os passos da operação são semelhantes aos que j á ocorrem na rotina de recebimentos, sendo:

  1. Selecione um títulos para receber no PDV;
  2. Selecione a forma de pagamento Cheque;
  3. Informe o valor do Cheque que será o valor maior que o valor da compra
  4. Ao finalizar o recebimento, será gerado o troco, conforme exemplo abaixo:

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