Cadastro de Filiais
Conceito
Cadastrar e configurar os parâmetros das filiais.
Todas as filiais deverão ser devidamente cadastradas no Gestão Empresarial | ERP e parametrizadas no sistema de Retaguarda. O cadastro perfeito de todas as filiais implica na geração de informações corretas dentro do sistema.
Nota:
Quando possuir integração com o Gestão Empresarial | ERP, não é permitido realizar Inclusão ou alteração da filial pelo Retaguarda, podendo apenas efetuar a consulta dos campos.
Guia Geral
Na guia Geral, deve ser preenchidos todos os campos obrigatórios e os complementares conforme a necessidade.
Os campos não documentados são autoexplicativos.
Inscrição Suframa
Número da Inscrição junto a Superintendência da Zona Franca de Manaus, caso possua.
Atacadista
Indica se a filial cadastrada é atacadista ou não. Quando este campo for igual a "Sim", é obrigatório identificar o cliente na venda. A informação do campo vem do ERP.
Perfil arquivo fiscal
Informa o perfil de apresentação do arquivo fiscal da filial. Os tipos possível de escolha são:
- A = Perfil A;
- B = Perfil B;
- C = Perfil C.
Ambiente NFe
Informa o ambiente da nota fiscal eletrônica. As opções válidas são:
- 1 - Produção
- 2 - Homologação
Guia Dados do Contador
Insere todos os dados pessoais do contador responsável pela filial.
Guia Inscrição estadual substituto
Na guia Inscrição estadual substituto, pode ser informado o número de inscrições estaduais diferentes por unidade federativa, para que esta inscrição seja utilizada na emissão de notas fiscais de saída. Ou seja, essa informação poderá ser cadastrada se houver necessidade de emitir nota fiscal de saída com substituição tributária para outro estado.
Para cadastrar uma inscrição, basta informar o Estado, o número da inscrição e em seguida utilizar o botão OK.
Se a filial fatura com frequência para um determinado estado com substituição tributária, a filial poderá criar uma Inscrição Estadual no estado de destino da mercadoria, mesmo não possuindo uma filial no estado. Dessa forma, a empresa não terá que gerar uma guia para pagamento de imposto a cada nota de saída faturada em sua filial de origem. Com a abertura da inscrição estadual no destino da nota fiscal de saída, esse imposto será pago uma vez ao final do mês.
Nota:
A tela permite incluir várias inscrições estaduais, assim como alterá-las e excluí-las.
Guia Definições
Na guia Definições (Cadastros > Filiais), são informados todos os parâmetros necessários para o funcionamento da filial. Nessa guia existem várias sub guias que definem por gestão todas as configurações da filial, como movimentação de depósitos, estoques, bloqueios, reservas entre outras.
Veja a seguir a definição de cada sub guia:
Depósito Padrão
Define o depósito padrão da filial e permite informar se é obrigatório informar motivo ao bloquear estoque e reservas.
Quando este depósito estiver definido, todas as operações que envolvam estoque devem sugerir o depósito padrão definido, podendo ser alterado para outro depósito.
O sistema disponibiliza como opção para escolha, os depósitos onde a filial de localização for a mesma da filial que está sendo configurada.
Depósito padrão para mercadorias recuperadas
Define o depósito que será utilizado pela filial para controlar as entradas e saídas das mercadorias recuperadas por falta de pagamento.
Obrigatório informar motivo para bloqueio de estoque
Define se em bloqueios de estoque gerados por usuários é obrigatório informar o motivo do bloqueio.
Obrigatório informar motivo para reservas de estoque
Define se em reservas de estoque geradas por usuários é obrigatório informar o motivo da reserva.
Tempo padrão para vencimento de reservas de estoque
Define o tempo padrão (em minutos) para vencimento de reservas onde o vencimento não foi informado. O sistema sugere 480 minutos (08 horas) como tempo padrão. O valor mínimo aceito é de 1 minuto.
Dias para devolução de mercadoria
Define a quantidade de dias permitidos para devolução das mercadorias nas filiais. Esta informação é utilizada quando o parâmetro Autorizar devoluções fora do período estiver com valor "S - Sim" no Cadastro de Perfis do Usuário.
Permite troca de mercadoria
Define se a filial tem permissão para realizar troca de mercadorias.
As opções válidas são:
- 0 = Não;
- 1 = Sim.
Guia Geral
Casas decimais preço
Configura a quantidade de casas decimais que será utilizada para todos os preços do sistema. O sistema do Retaguarda está preparado para aceitar até duas casas decimais. Por este motivo, por padrão, o sistema sugere a configuração de duas casas decimais.
IAT - Indicador de Arredondamento ou Truncamento
Configura o indicador de arredondamento ou truncamento de valores. As opções de indicadores são A = Arredondar ou T = Truncar. Essa configuração deve obedecer a mesma configuração definida para todos os ECFs da filial. O padrão do sistema é "A = Arredondar".
Tempo de cancelamento de pedidos não faturados
Define o tempo máximo (em minutos) que um pedido poderá ficar fechado sem ser faturado.
Por padrão o sistema sugere o tempo de 120 minutos (02 horas). Caso o usuário informe o valor zero, o sistema não cancelará pedidos em aberto automaticamente.
Forma de recebimento
Define qual é a forma de recebimento que deverá ser utilizada no pedido.
As opções disponíveis são: 01 - Condição de Pagamento, 02 - Forma de pagamento.
Por padrão o sistema sugere o valor "01 - Condição de pagamento".
Cálculo desconto/acréscimo para recebimento de vendas
Permite configurar o cálculo desconto/acréscimo para recebimento nas vendas. As opções são:
- 1 = Calcular sobre a representação financeira do valor;
- 2 = Calcular sobre o valor informado na forma de pagamento.
Por padrão, o sistema sugere a opção: 1 = Calcular sobre a representação financeira do valor.
Imprimir controle de montagem quando imprimir cupom fiscal
Define se o sistema deve imprimir os controles de montagem logo após a impressão do cupom fiscal quando o cupom fiscal estiver vinculado a montagens.
As opções disponíveis são:
- 0 = Não;
- 1 = Sim.
Por padrão o sistema deve sugerir "1= Sim".
Imprimir controle de frete quando imprimir cupom fiscal
Define se o sistema deve imprimir os controles de frete logo após a impressão do cupom fiscal quando o cupom fiscal estiver vinculado a fretes.
As opções disponíveis são:
- 0 = Não;
1 = Sim.
Por padrão o sistema deve sugerir "1= Sim".
Utiliza tabela de juros
Define se a filial utiliza a tabela de juros. Poderá ser informado:
- 0 = Não;
- 1 = Sim.
Por padrão, o sistema sugere "0 = Não" caso ainda não esteja definido.
Impressão DAV
Define se a filial pode efetuar a impressão do documento auxiliar de venda, em impressora não fiscal ou de pedidos no ECF, após a emissão do pedido.
Percentual de despesas de vendas
Permite informar o percentual de despesas de vendas (Impostos e outras deduções, frete, comissão, montagem) parametrizadas principalmente no cadastro de produtos para cálculo do valor de receita que será utilizado no cálculo de margem de contribuição. Por padrão o sistema sugere 0 (zero) caso ainda não esteja definido. O sistema permite que o percentual tenha 2 casas decimais.
Série NF cupom fiscal
Define a série da nota fiscal para a geração do documento fiscal a partir do cupom fiscal. O sistema permite somente séries com aplicação "0 = Nota fiscal de entrada e saída" ou "2 = Nota fiscal de saída".
Gerar reservas de estoque para produtos do pedido de venda
Permite definir se o sistema deve gerar reservas automáticas para os produtos do pedido de venda. O padrão do sistema é reservar estoque em pedidos de venda.
Cliente padrão
Define um cliente cadastrado no sistema para receber as vendas onde o cliente não for identificado.
Cliente padrão para pedidos
Atribui o cliente padrão para pedidos da filial, caso não haja informação de cliente no pedido e a filial possuir um cliente padrão cadastrado.
O parâmetro estará habilitado somente se a filial realizar operações de venda no modelo PAF e a função de mesclagem de pedido estiver habilitada.
Impressora padrão
Esse campo define uma impressora padrão para impressão de documentos que precisam ser impressos em decorrência da emissão de um cupom fiscal. Essa informação é configurada nos Parâmetros das Filias para Integrações (F070VAR), Guia Geral, no Gestão Empresarial | ERP e integrada para o Retaguarda.
Caso utilize impressoras virtuais, a execução da impressão deve ser forma automatizada, sem interface com o usuário. Pois, caso contrário, se o usuário logado não for o mesmo que executa o serviço do Integrador Retaguarda, as notas não serão atualizadas conforme o status do eDocs, devido ao Retaguarda não conseguir chamar o processo de impressão.
Nota
Para que os relatórios e carnês sejam enviados corretamente para as impressoras configuradas como padrão, deve-se configurar o usuário e senha com permissão (usuário de rede) no serviço do integrador.
Para efetuar essa configuração abra os Serviços do Windows, pesquise pelo serviço do Integrador (normalmente com o nome IntegradorRetaguarda), clique com o botão direito do mouse > Propriedades. Na guia Logon, ativar a opção "Esta conta", informar usuário e senha válidos.
Com isso o Retaguarda conseguirá imprimir os relatórios e carnês corretamente.
Impressora de Carnê
Campo que possibilita a impressão de carnês em uma impressora separada da impressora padrão da filial.
Define uma impressora padrão para impressão de carnês que precisam ser impressos em decorrência da emissão de cupom com forma de pagamento em crediário. Essa informação é configurada nos Parâmetros das Filias para Integrações (F070VAR), Guia Geral, no Gestão Empresarial | ERP e integrada para o Retaguarda.
Tabela preço padrão
O funcionamento deste campo depende do parâmetro FILIAL.PRIORIZARTABELAPRECOPADRAO (Cadastros > Filiais > botão Parâmetros), definido no Gestão Empresarial | ERP:
- Se o parâmetro não está definido ou está definido como 0 - Não, o sistema de loja considera a Tabela de preço com data de início de validade mais próxima do dia atual, ativa e com o item ativo.
- Caso o parâmetro esteja definido como 1 - Sim, o sistema de loja verifica qual é o código da Tabela preço padrão do cadastro da filial (Cadastros > Filiais > Definições > Mercado > Geral). Restringindo por este código de tabela de preço vindo do ERP, verifica se, no Gestão de Lojas, a tabela de preço padrão está ativa, com o item ativo e ainda se esta tabela de preço está na validade, pegando a que contenha a data de início de validade que seja a mais próxima do dia atual.
Observação
Isso é válido para os lugares onde se usa tabela de preço de venda de produto, não considerando tabela de preço de serviço (garantia estendida, parcela protegida, frete, etc).
Endereço do site do curso
Define o endereço (url) do site de cursos para venda. O sistema suportar até 150 caracteres.
Tipo Venda de Frete
A configuração deste parâmetro permite informar se será possível realizar a venda de frete ou não e de que forma. As seguintes opções estão disponíveis:
- 0 - Sem frente - Não permitir a venda de frete (essa opção bloqueia o botão Frete no pedido;
- 1 - Serviço - Vende frete como serviço, o frete é inserido como item no pedido;
- 2 - Acréscimo - Vende frete como acréscimo, o frete não é inserido como um item.
Modo de Operação de Venda
Neste campo é definido qual/quais documentos fiscais serão emitidos para registro das operações de venda no PDV. Opções disponíveis: 1=PAF-ECF – Neste caso será emitido Cupom Fiscal, 2=NFC-e – Será emitida a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica e no caso de contingência será utilizada contingência off-line, 3=NFC-e+CFE-SAT – Será emitida a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica e no caso de contingência será emitido o CF-e através do equipamento SAT, 4=CFE-SAT – Será emitido o CF-e através do equipamento SAT.
Intermediação
Permite intermediação de venda
Define se a filial faz intermediação de serviços na vendas.
As opções disponíveis são:
- 0 = Não;
- 1 = Sim.
Por padrão, o sistema deve sugerir "0= Não".
Série intermediação de venda
Permite que seja informada uma série para intermediação de vendas quando a filial for configurada para permitir intermediação de vendas. Poderá ser escolhida uma série que possua a aplicação "0 = Nota fiscal de entrada e saída".
Cartão Presente
Esta guia é somente consulta e reflete o que está definido no campo Utilizar Cartão Presente da guia Cartão Presente, tela Parâmetros das Filiais para Integrações (F070VAR) do Gestão Empresarial | ERP.
Exige natureza do gasto
Define se o sistema deve obrigar que o usuário informe a natureza de gasto no lançamento de despesas na tesouraria ou nota fiscal de entrada de compras. As opções disponíveis são:
- 0 = Não;
- 1 = Sim.
Por padrão o sistema sugere o valor "0 = Não".
Forma de cálculo de juros
Define a forma de cálculo de juros para finanças. O usuário poderá optar entre os seguintes tipos de cálculo:
- S = Simples;
- C = Composto.
Por padrão o sistema sugere o cálculo "S = Simples" caso ainda não esteja definido.
Dias de tolerância do desconto por antecipação
Defina a quantidade de dias de tolerância antes da data de vencimento do título para não conceder desconto por antecipação.
Dias para bloquear cliente em atraso
Define a quantidade de dias para bloquear cliente com títulos em atraso (vencidos).
Dias de tolerância da multa
Define a quantidade de dias de tolerância a partir da data de vencimento do título para que a multa não seja cobrada.
Dias de tolerância dos juros
Define a quantidade de dias de tolerância a partir da data de vencimento do título para que juros não sejam cobrados. Por padrão o sistema sugere o valor 0 (zero).
Custo do dinheiro para cálculo de margem de contribuição
Permitir que seja informado o percentual/taxa de custo do dinheiro para cálculo de margem de contribuição. Por padrão o sistema sugere 0 (zero) caso ainda não esteja definido. O sistema permite que o percentual tenha 2 casas decimais.
Permite baixa de parcelas fora da sequência
Define se o usuário pode baixar parcelas fora de sequência.
As opções disponíveis são:
- 0 = Não;
- 1 = Sim.
Por padrão o sistema sugere "1 = Sim ".
Nota
Válido para baixas realizadas no Retaguarda. Baixas vindas por integração não respeitarão esta configuração.
Critério baixa de título a receber de devolução
Informa o critério na qual o título a receber de uma devolução de cupom fiscal será baixado.
Opções válidas:
- Ordem crescente de vencimento;
- Ordem decrescente de vencimento;
- Proporcional.
% juros ao mês
Define o percentual de juros (ao mês) a ser cobrado em títulos que estiverem em atraso. Por padrão o sistema sugere 0 (zero) caso ainda não esteja definido. O percentual poderá ser de 0 à 100%.
% multa
Define o percentual de multa a ser cobrado em títulos que estiverem em atraso. Por padrão o sistema sugere 0 (zero) caso ainda não esteja definido. O percentual poderá ser de 0 à 100%.
% desconto antecipação
Define o percentual de desconto por antecipação a ser concedido em títulos que forem pagos antecipadamente. Por padrão o sistema sugere 0 (zero) caso ainda não esteja definido. O percentual poderá ser de 0 à 100%.
Exigir motivo na tesouraria
Define se o motivo para entradas e saídas da tesouraria, sangrias e suprimentos do pdv exigem que seja informado o motivo. As opções disponíveis são:
- 0 = Não;
- 1 = Sim.
Por padrão o sistema sugere "0 = Não".
Motivo para bloqueio de cliente em atraso
Define um motivo de bloqueio de cadastro de cliente (este motivo deve estar pré-cadastrado) quando a quantidade de dias para bloquear cliente em atraso for maior que 0 (zero).
Devem estar disponíveis para escolha todos os motivos com aplicação "1 = Bloqueio de entidade".
Este motivo será gravado no cadastro do cliente quando for bloqueado por atraso.
Conta interna
Define uma conta interna, para que seja a conta geral da loja.
Banco para correspondente bancário
Define o banco que será utilizado nas operações de correspondente bancário. O banco deve estar pré-cadastrado.
Carteira de Cobrança
Define uma carteira padrão para títulos à receber e a pagar que forem gerados no retaguarda.
Portador
Define um portador padrão para títulos à receber e a pagar que forem gerados no retaguarda.
Tipo de título para troco
Define um tipo de título para geração dos títulos proveniente de troco em vendas. O usuário pode escolher um tipo de título com ação "2 = Contas a Pagar".
Categoria de crédito padrão
Armazena a categoria padrão para análise de crédito em novos clientes cadastrados, conforme definido no cadastro de categorias de crédito. Este campo não permite alteração e será alimentado pelo sistema ERP.
Tipo de limite de crédito
Armazena se o limite de crédito é digitado ou calculado pelo sistema. Este campo não permite alteração e será alimentado pelo sistema ERP.
Quando for calculado será utilizado a renda do cliente multiplicada pelo fator salário do cliente.
Análise de crédito utiliza autenticador externo
Armazena se a análise de crédito depende de um autenticador externo de crédito ou não,ou seja, se um pedido necessita na análise de crédito ser enviado para autenticador externo, que pode ser um sistema complementar, o SPC, outro Bureau, ou mesmo uma regra do sistema ERP.
No sistema ERP poderão estar parametrizados vários autenticadores para uma filial, porém no sistema retaguarda será considerado apenas se tem ou não (se houver ao menos um ligado no sistema ERP será considerado sim).
Este campo não permite alteração e será alimentado pelo sistema ERP.
Limite de aprovação
Armazena o limite de crédito para aprovação dos pedidos da filial caso o sistema entre em contingência quando a filial exige aprovação de um autenticador externo, porém não há comunicação com o mesmo para validação. Este campo não permite alteração e será alimentado pelo sistema ERP.
Análise de crédito possui central de crédito na matriz
Armazenar se a análise de crédito trabalha com central de crédito na matriz ou não para aprovação dos pedidos não conseguidos pela filial. Este campo não deve permitir alteração e será alimentado pelo sistema ERP.
Quantidade de envio de pedidos para análise de crédito
Armazena o número de vezes que o pedido foi enviado para análise de crédito.
Validade de documentos do cliente para a análise de crédito
Armazena a validade padrão dos documentos do cliente. Este campo não deve permitir alteração e será alimentado pelo sistema ERP.
CFOP para devoluções de vendas (Produtos)
Define um CFOP padrão para as operações de devoluções de venda de itens produtos e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a Pagar"
- Integração com Estoque = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "E = Entrada" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 1. ***
CFOP para devoluções de vendas (Serviços)
Define um CFOP padrão para as operações de devoluções de venda de serviços e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a Pagar"
- Integração com Estoque = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "E = Entrada"
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 1.
CFOP para devoluções de venda não entregue
Define um CFOP padrão para devolução simbólica de produtos que não foram entregues (entrega futura) e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a Pagar"
- Integração com Estoque = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "E = Entrada" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 1. ***
CFOP para devoluções de serviços intermediados
Define um CFOP padrão para devolução de serviços intermediados e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a Pagar"
- Integração com Estoque = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "E = Entrada" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 1. ***
CFOP para retorno do conserto
Define um CFOP padrão para as operações de retorno do conserto (Entrada) e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Nenhuma" ***
- Integração com Estoque = "1 = Sim" ***
- Operação é de nota fiscal de devolução = "1 = Sim" ***
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "E = Entrada" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 1. ***
CFOP para recebimento de mercadorias do cliente para conserto
Defina um CFOP padrão para as operações de recebimento de mercadorias do cliente para conserto (Entrada)e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Nenhuma" ***
- Integração com Estoque = "1 = Sim" ***
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "E = Entrada" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 1. ***
CFOP para produtos sem ST em notas fiscais de devoluções de vendas interestaduais
Permitir apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a Pagar"
- Integração com Estoque = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de remessa = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "E = Entrada"
- Aplicação = "P = Produtos" ou "A = Ambos"
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 2.
CFOP para produtos com ST em notas fiscais de devoluções de vendas interestaduais
Permitir apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a Pagar"
- Integração com Estoque = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de remessa = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "E = Entrada"
- Aplicação = "P = Produtos" ou "A = Ambos"
- O código da CFOP deve iniciar com os dígitos 24.
Atenção!
Os campos CFOP para produtos sem ST em notas fiscais de devoluções de vendas interestaduais e CFOP para produtos com ST em notas fiscais de devoluções de vendas interestaduais estão disponíveis apenas para visualização no Retaguarda, ou seja, não é possível cadastrar essas informações no Gestão Empresarial | ERP. A única forma de cadastrar essas informações é através de banco de dados.
Para isso, deve-se utilizar o comando:
update filial
set
idcfopdevolprodint = (select id from cfop where codigo = '?'), -- CFOP de devolução do produto interestadual sem ST
idcfopdevolprodstint = (select id from cfop where codigo = '?') -- CFOP de devolução do produto interestadual com ST
where codigo = ? -- Código da filial
CFOP para nota fiscal a partir do cupom fiscal (Produtos)
Define um CFOP para itens produtos em operações internas na emissão de nota fiscal a partir do cupom fiscal e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Nenhuma" ***
- Integração com Estoque = "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 5. ***
CFOP para nota fiscal a partir do cupom fiscal (Serviços)
Define um CFOP para itens serviços em operações internas na emissão de nota fiscal a partir do cupom fiscal e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Nenhuma"
- Integração com Estoque = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída"
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 5. ***
CFOP para serviços de intermediação
Define um CFOP para as operações com serviços de intermediação na nota fiscal a partir do cupom fiscal e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a receber"
- Integração com Estoque = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída" ***
CFOP para notas fiscais manuais (Produtos)
Define um CFOP para itens produtos em operações de venda por notas fiscais manuais e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a receber"
- Integração com Estoque = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Considera tributação de ICMS do item = "Sim" ***
- Considera tributação de PIS do item = "Sim" ***
- Considera tributação de COFINS do item = "Sim" ***
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída"
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 5. ***
CFOP para notas fiscais manuais (Serviços)
Define um CFOP para itens serviços em operações de venda por notas fiscais manuais e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a receber"
- Integração com Estoque = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Considera tributação de ICMS do item = "Sim"
- Considera tributação de PIS do item = "Sim"
- Considera tributação de COFINS do item = "Sim"
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída"
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 5. ***
CFOP para remessa das mercadorias para conserto
Define um CFOP padrão para as operações de saída para remessa das mercadorias para conserto (Saída) e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Nenhuma" ***
- Integração com Estoque = "1 = Sim" ***
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de remessa "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 5. ***
CFOP para devolução ao cliente
Define um CFOP padrão para as operações de saída das mercadorias consertadas, ou seja, devolução ao cliente. Permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Nenhuma" ***
- Integração com Estoque = "1 = Sim" ***
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não" ***
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 5. ***
CFOP para nota fiscal de simples faturamento de entrega futura
Define um CFOP padrão para notas fiscais de simples faturamento em operações dentro do estado e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a Receber" ***
- Integração com Estoque = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 5. ***
CFOP para nota de simples faturamento de entrega futura - Interestadual
Permitir apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A – Ativo"
- Integração com Financeiro = "Contas a Receber"
- Integração com Estoque = "0 – Não"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 – Não"
- Operação é de nota fiscal de remessa = "0 – Não"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa = "0 – Não"
- Tipo de natureza de operação = "S – Saída"
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 6. ***
CFOP para nota fiscal de remessa de entrega futura
Define um CFOP padrão para notas fiscais de remessa para entrega futura em operações dentro do estado e permite apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A = Ativo"
- Integração com Financeiro = "Nenhuma"
- Integração com Estoque = "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de remessa "1 = Sim"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa "0 = Não"
- Operação é de nota fiscal de transferência "0 = Não"
- Tipo de natureza de operação = "S = Saída" ***
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 5. ***
CFOP para nota fiscal de remessa de entrega futura - Interestadual
O sistema de Gestão de Lojas permite que o usuário defina uma CFOP padrão para notas fiscais de remessa para entrega futura em operações interestaduais.
Permitir apenas CFOPs que possuam as seguintes características:
- Situação = "A – Ativo"
- Integração com Financeiro = "Nenhuma"
- Integração com Estoque = "1 – Sim"
- Operação é de nota fiscal de devolução = "0 – Não"
- Operação é de nota fiscal de remessa = "1 – Sim"
- Operação é de nota fiscal de retorno de remessa = "0 – Não"
- Tipo de natureza de operação = "S – Saída"
- O código da CFOP deve iniciar com o dígito 6. ***
Estas configurações, estão presentes no cadastramento da CFOP no Gestão Empresarial | ERP (estrutura de transações).
Texto do rodapé do contrato de compra e venda
Campo contendo o texto complementar do contrato de compra e venda emitido após a emissão do cupom fiscal, nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e) ou do comprovante não fiscal quando a forma de pagamento utilizada for do tipo Crediário. As informações desse campo são configuradas no Gestão Empresarial | ERP, na tela Parâmetros das Filiais para Integrações (F070VAR), Guia Mercado, campo Texto Complementar de Contrato de Venda, em seguida ele é importado para o Retaguarda. A impressão do contrato é feita em duas vias: via cliente e via loja.
Tipo de impressão de DANFE
Definir se o tipo de impressão do DANFE NFC-e é completo ou resumido.
Tempo para solicitar contingência (em segundos)
Definir o tempo, no qual o PDV vai aguardar até perguntar se o usuário deseja emitir a venda em contingência por falta de resposta do sistema de documentos eletrônicos.
Tempo para testar comunicação com SDE (em segundos)
Definir o intervalo de tempo (em segundos) para que o PDV realize uma consulta ao Documentos Eletrônicos para verificar se a conexão com o Sefaz está OK.
URL de conexão com o sistema de Documentos Eletrônicos
Especificar o endereço (URL) de conexão ou o endereço IP e a porta de conexão do servidor de Documentos Eletrônicos, para o qual a loja deve enviar as notas fiscais de consumidor eletrônicos (NFC-e).
Usuário para autenticação da conexão com o sistema de Documentos Eletrônicos
Especificar o nome de usuário (login), para autenticação com o servidor de Documentos Eletrônicos, para o qual a loja deve enviar as notas fiscais de consumidor eletrônicos (NFC-e).
Senha para autenticação da conexão com o sistema de Documentos Eletrônicos
Especificar a senha do usuário (login), para autenticação com o servidor de Documentos Eletrônicos, para o qual a loja deve enviar as notas fiscais de consumidor eletrônicos (NFC-e).
URL para consulta pública do NFC-e
Especificar o endereço do site para consulta pública do NFC-e, conforme disponibilizado pelo estado da filial.
URL para consulta do DANFE NFC-e via leitura de QRCode
Especificar o endereço (URL) para consulta do DANFE NFC-e via leitura de QRCode, conforme disponibilizado pelo estado da filial.
Identificador do CSC
Informar o Identificador do “Código de Segurança do Contribuinte no Banco de Dados da SEFAZ (CSC)”.
Código de Segurança do Contribuinte (CSC)
Permite que o usuário defina o CSC (Código de Segurança do Contribuinte).
Nota
É necessário que os campos Tipo de impressão de DANFE e Tempo para Solicitar Contingência (em segundos) também sejam configurados para emissão SAT-CF-e
Guia Locais de Retirada
Cadastra um local padrão para retirada de mercadorias pelo cliente na emissão da nota fiscal de saída.
Informe o código do endereço de retirada vinculado ao cadastro da filial com objetivo de informar o local de retirada dos itens, quando este endereço for diferente do estabelecimento emissor do documento fiscal (filial).
Guia Períodos por Gestão
Permite consultar os cadastros dos períodos da Filial realizados no Gestão Empresarial | ERP.
Com os períodos definidos, não haverá a possibilidade de efetuar movimentações quando os respectivos períodos da Filial já estiverem fechados. Os períodos são compostos das seguintes características:
- Filial: indica a filial cuja qual o período faz parte.
- Data inicial: data inicial do período.
- Data final: data final do período.
- Módulo: indica qual módulo do sistema o período irá controlar. Os módulos do sistema são:
- 01 - Vendas e Faturamento
- 02 - Compras e Recebimento
- 03 - Estoques
- 04 - Contas a Receber
- 05 - Contas a Pagar
- 06 - Tesouraria
- 07 - Contabilidade - Período Contábil
- 08 - Contabilidade - Período Lançamentos (por competência: MM/YYYY)
- 09 - Tributos
- 10 - Patrimônio
Veja a lista de regras de acordo com cada módulo em que os períodos serão consistidos: Períodos por Gestão
Botão Parâmetros
Apresenta todos os parâmetros cadastrados na tela F000PPD do Gestão Empresarial | ERP.
English
Español

