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Controles de Entrega

Permite realizar a consulta de entregas agendadas pelo pedido de venda e, em alguns casos, alterar a situação, conforme o andamento do processo, através do caminho Mercado > Gestão de faturamento > Controles de entrega e apresenta a lista de todos as entregas agendadas. Para realizar uma busca mais detalhada e ágil, utilize os filtros disponíveis na pesquisa.

Na tela Controles de entrega é possível visualizar uma linha para cada controle de entrega, cujo pedido já tenha sido faturado. Se um pedido possui três controles, por exemplo, cada um possui uma linha. Ao clicar sobre sua linha, são exibidos seus detalhes na parte inferior da tela, mostrando os itens do controle.

Cada linha possui uma cor, representando sua situação, conforme legenda. As linhas que estão em branco (Sem responsabilidade) representam entrega por outra filial, sobre as quais não é possível efetuar nenhuma ação, exceto alterar a previsão de entrega. Pelo filtro padrão da tela, não são mostradas entregas nas situações entregues ou canceladas. Caso sejam filtradas, ficam em cinza e desabilitadas.

Ao marcar a caixa de seleção de uma entrega, todos os seus itens, na grade inferior, são também marcados. Ao marcar uma entrega que tenha um item controlado por série, o sistema solicita ao usuário definir a série. Se algum item do controle de entrega está desmarcado na parte inferior, a caixa de seleção desse controle fica escurecida. Isso também acontece na grade dos itens da entrega, quando a quantidade a entregar do item é parcial.

Ao clicar sobre algum controle de entrega, na grade inferior é exibido o detalhamento dos itens:

Importante

Para produtos controlados por série é possível utilizar os processos de entrega futura. No entanto, é necessário atender os seguintes pré-requisitos:

Botões

Solicitar remessa
Somente fica ativo se o parâmetro dinâmico ENTREGA.PERMITEGERARREMESSA (do cadastro de filial do Gestão Empresarial | ERP) está definido como "Sim". Este botão deve ser utilizado pela filial do produto quando ela não faz o transporte. Ao clicar no botão, é solicitado ao ERP que gere a nota de remessa depois que a transferência é emitida.

Ao clicar neste botão, a Situação da entrega muda para "Saiu para entrega".

Reenviar controle
Serve para reenviar o controle de entrega, caso tenha ocorrido algum erro de integração e o processo esteja parado, somente para casos em que a filial de entrega não é a filial em que o usuário está logado e a filial de venda é igual à filial em que o usuário está logado.

Devolver controle
Utilizado pela filial do produto para devolver o controle de entrega para a filial de venda. Nesse caso, o sistema altera a filial de entrega para a filial de venda, cancela a reserva e gera uma pendência de integração para a filial de venda.

A ação executada pelo botão Devolver controle limpa os dados do lote/série e do depósito, pois a entrega será enviada de volta à filial de venda do produto.

Alterar item
Se o item é controlado por lote/série, é possível definir qual lote ou série será remetida. O campo permite ainda alterar a quantidade de itens a entregar, para efetuar uma entrega parcial.

Ao selecionar o controle de entrega, caso não tenha sido informado o lote do item no pedido, é apresentada uma tela para que o lote/série seja informado. Essa tela é aberta automaticamente ao selecionar um item do controle de entrega que não possui lote/série.

Da mesma forma que no pedido, é possível digitar o lote manualmente, onde este deve possuir estoque no depósito padrão da filial, ou, clicar no botão de Pesquisa, da tela Alteração do Item, para escolher um lote ou uma série entre todos os depósitos da filial.

Caso o controle já contenha lote/série informado e seja necessário efetuar alteração de quantidade e lote ou série, o acesso é realizado também por este botão.

Importante

Para que a geração de notas fiscais neste processo ocorra com sucesso, o identificador de regras CPR-440DISLO01 deve estar cadastrado e ativo.

Alterar (F3)
Realiza alterações no controle de entrega selecionado na tela quando a situação é "Aberto".

O respectivo controle de entrega selecionado é mostrado e permite efetuar as alterações necessárias, tais como mudanças nas informações de transportadora, data para entrega e período. Além disso, podem ser informadas e gravadas ocorrências e outras informações adicionais. Após efetuar as alterações, utilize o botão Gravar.

Importante

Visualizar (Ctrl + W)
Permite apenas consultar os detalhes o controle de entrega selecionado, não sendo possível efetuar nenhum tipo de alteração ou inclusão de informações.

Cancelar entrega (F9)
Pode ser usado quando nenhum item "saiu para entrega". Somente a filial do produto pode cancelar e, ao fazê-lo, cancela também a reserva de estoque.

Se a filial entrega é igual à filial de venda e é nela que o usuário está logado, o sistema cancela todos os produtos não entregues do controle de frete. Se a filial de venda é diferente da filial de entrega e o usuário está logado na filial de entrega, o sistema cancela todos os produtos com situação "Aberto" e suas reservas.

Se todos os produtos do controle de frete estão cancelados, o sistema cancela o controle de frete.

Observação

Para que este botão esteja disponível na tela, é necessário configurar o parâmetro dinâmico Entrega.PermiteCancelarControle, indicando "S" em seu valor.

Coletar
Esta botão é utilizado quando o CD busca o produto na loja e não entrega para o cliente. Ele gera uma nota de transferência e muda a Situação da entrega para "Coletado".

Entregar (F11)
Este botão só pode ser usado pela filial do produto e permite entregar itens que ainda não foram entregues. Ao selecionar a entrega e pressionar o botão, o sistema valida se há produto em estoque. Havendo, tem as seguintes possibilidades, de acordo com o tipo de entrega:

Entrega futura pela loja:

Confirmar entrega (F12)
Este botão confirma a entrega dos itens selecionados, altera a Situação de "Saiu para entrega" para "Entregue" e preenche o campo Data/Hora entrega realizada (dos detalhes do controle de entrega) com a data e hora em que o botão é clicado.

Reserva
Este botão permite a reserva do item cuja Situação é "Aberto", quando a filial logada é responsável pela entrega e que seja do tipo "Futura pela Loja". A reserva pode ser parcial, quando a quantidade disponível é menor do que a necessária.

Cancelar reserva
Este botão permite cancelar a reserva do item cuja Situação é "Aberto", quando a filial logada é responsável pela entrega e que seja do tipo "Futura pela Loja". Quando o botão é acionado, são canceladas todas as reservas do item selecionado.

Nota

A devolução de venda também removerá as reservas de estoque referentes a entregas.

Opções de Impressão
Efetua a impressão do relatório dos controles de entrega. É possível agrupar as informações no momento da visualização, conforme filtros aplicados e selecionar como deseja imprimir, Imprimir Lista ou Imprimir Selecionados.

Se desejar imprimir um controle de entrega específico, selecione-o na caixa de seleção, utilize o botão Visualizar para abrir o controle selecionado e utilize o botão Imprimir.

Ao utilizar a opção o botão Imprimir Selecionados, o sistema apresenta duas opções complementares, que são Imprimir ocorrências do controle de frete? e Imprimir lançamentos financeiros do controle de frete? para que as informações sejam impressas nesse controle, possibilitando que as ocorrências registradas durante todo o trâmite da entrega e os valores financeiros cobrados no frete sejam apresentados. Selecionando as duas opções, são apresentados os relatórios Controle de Frete e Declaração de recebimento da entrega do produto.

Nota

No caso de a opção de retirada no balcão ser utilizada para a entrega, é possível utilizar o parâmetro dinâmico ENTREGA.IMPRIMIRRELATORIOENTREGABALCAO do cadastro de filial do Gestão Empresarial | ERP para definir que o relatório não seja impresso. Para isso, é necessário alterar seu valor para "0" - Não.

A informação do lote e série também serão impressos no relatório de entrega. E o campo Valor freteiro considera o preço de custo desse serviço.

Processos

Cenários

A utilização desta tela varia de acordo com diferentes cenários, que podem envolver até três filiais e um CD.

Nota

A fim de exemplo, as filiais envolvidas são assim nomeadas nos cenários: primeira filial: Filial 1; e segunda filial: Filial 2. Nos cenários de venda de estoque de outra filial, o sistema não verifica o estoque no momento da venda, podendo ocasionar erros de integração caso o usuário não tenha certeza de que a filial do produto tem estoque disponível.

Regras válidas para todos os cenários

Seja de que forma o controle de entrega é feito, essas regras se aplicam:

Dependendo das configurações, alguns cenários excluem outros, ou seja, a mesma loja não usa todos ao mesmo tempo.

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