Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.2.19 aqui
Gestão de Lojas - Manual do Usuário / Instalação / Atualização do Integrador, PDV e Retaguarda

Atualização do Integrador, PDV e Retaguarda

Para facilitar a atualização do Integrador, PDV e Retaguarda, a cada nova versão de terceiro dígito são disponibilizados executáveis separados de instalação e atualização. Para liberações de quarto dígito são disponibilizados apenas arquivos para atualização.

Observação

O Integrador Filial, PDV e Retaguarda devem estar sempre na mesma versão, ou seja, ao atualizar a Loja, todas as estações devem ser atualizadas. O Integrador Matriz deve estar, obrigatoriamente, em uma versão igual ou superior às Lojas. Recomendamos manter todos os componentes atualizados com a mesma versão.

Os nomes dos arquivos são diferenciados pelas palavras Instalador e Atualizador. Para o Retaguarda, por exemplo, os arquivos para cada caso são Retaguarda_Instalador_6_2_11_X.exe e Retaguarda_Atualizador_6_2_11_X.exe. Estas são as diferenças entre eles:

Tipo Objetivo O que faz
Instalador Instalar ou atualizar o sistema
  • Atua como um Atualizador caso já exista uma versão anterior do sistema (mesmo que a versão anterior seja de terceiro dígito (exemplo: atualizando da 6.2.10.10 para a 6.2.11.1).
  • Cria a base de dados, caso não exista.

Nota

Se tiver dúvida sobre o software estar instalado ou não, o indicado é utilizar o Instalador, já que ele também atualiza.

Atualizador Atualizar o sistema
  • Atualiza o sistema mesmo quando a versão anterior era de terceiro dígito abaixo. Exemplo: atualizando da 6.2.10.10 para a 6.2.11.1.
  • Não valida nenhuma das pendências do sistema, ou seja, assume que o PostgreSQL está instalado e rodando, que a base de dados existe etc.
  • Exibe um alerta quando não existe sistema instalado para atualizar.
  • Suporta ir para qualquer versão superior, mesmo que pulando dígitos (exemplo: atualizar da versão 6.2.10.2 direto para a 6.2.10.11.
  • Sobrescreve totalmente a versão anterior. Ou seja, ao atualizar da versão 6.2.10.10 para a 6.2.10.11, todo vestígio de que existia a versão anterior some. No painel de controle só aparece uma versão instalada: a 6.2.10.11, no caso do exemplo.

Nota

Por limitações técnicas, a interface dos executáveis de atualização exibe o título de Instalação.

O Atualizador foi alterado para que seja possível realizar a transição do JRE do PDV de 32 para 64 bits. Ou seja, é possível alterar a arquitetura utilizada no PDV sem a necessidade de desinstalar o programa em uso e instalar o programa de arquitetura desejada.

Importante

Para a atualização do sistema que envolva uma nova release, é imprescindível que não haja, no momento da atualização, nenhuma pendência no Monitor e na tela Operações PDV, do sistema de Retaguarda

.

Reversão de atualização do Retaguarda ou PDV com erro

Para evitar inconsistências de base em função de erros que possam ocorrer no processo de atualização, quando ocorrem tais erros na atualização, é feita a reversão (rollback) dos arquivos, fazendo com que retornem a como estavam antes de a atualização ser iniciada, ocorrendo ela tanto pelo Instalador como pelo Atualizador.

Atualização automática do Gestão de Lojas

Para facilitar a atualização do Retaguarda e PDV, é possível parametrizar a atualização automática:

Importante

Esse processo não é possível com arquivos especiais, somente com uma mídia do produto de uma versão completa e nem em casos em que há várias instalações do sistema na mesma máquina.

  1. Disponibilize o Atualizador do PDV ou Retaguarda em um diretório compartilhado chamado SeniorAtualizadoresVarejo - a estrutura desse diretório é: \\<host_servidor_Atualizadores>\SeniorAtualizadoresVarejo>. A pasta compartilhada pode ser criada de duas formas:
    • Por filial: o diretório deve ser criado para cada filial, preferencialmente no computador onde está instalado o IntegradorRetaguarda da Filial. Caso seja utilizado outro computador, é necessário configurar o nome ou IP deste computador no parâmetro ATUALIZACAO.ATUALIZADORES.HOST do cadastro de filiais do Gestão Empresarial | ERP.
    • De forma global: o diretório é criado em um computador único da rede ao qual todas as estações de PDV e Retaguarda tenham acesso. É necessário configurar no parâmetro ATUALIZACAO.ATUALIZADORES.HOST do cadastro de Filiais do Gestão Empresarial | ERP o nome ou IP deste computador.
    • Importante
      Se houver muitas estações acessando o mesmo computador, pode haver lentidão ou até indisponibilidade momentânea nos downloads. Portanto, só é recomendado utilizar a opção de forma global em redes de alta velocidade.
    • Cadastre os parâmetros dinâmicos no cadastro de filiais do Gestão Empresarial | ERP:

    Com estes parâmetros devidamente configurados, o atualizador automático conseguirá acessar a pasta compartilhada mesmo que o host esteja com o sistema operacional Windows ou Linux Ubuntu e o client esteja com sistema operacional Windows ou Linux Ubuntu.

    Caso o client PDV ou client Retaguarda esteja instalado em um sistema operacional Linux Ubuntu, é necessário aplicar o comando abaixo na pasta de instalação Senior para receber privilégios root que permitirão a leitura, gravação e exclusão de arquivos durante o processo de atualização:

    sudo chmod -R 777 Senior

    Em sistemas operacionais Linux Ubuntu, também será necessário conceder permissão ao usuário que executará a cópia e a instalação dos arquivos de atualização. Para isto, deve-se editar o arquivo sudoers da estação para que permita um determinado usuário efetue este processo.

    O comando é composto por:

    [nome do usuário] ALL=NOPASSWD: /bin/sh,[caminho do Java contido na aplicação],[caminho da aplicação incluído o ponto de chamada (atalho)

    Nota
    • No caso do sistema operacional Windows, é possível que seja necessário definir as permissões para pastas compartilhadas para os usuários envolvidos.
    • Se o sistema operacional do computador com os arquivos for Ubuntu (Linux), deve-se escolher a opção "Acesso Anônimo" ao criar o compartilhamento.
    • Ao localizar os Atualizadores no diretório compartilhado, o sistema leva em consideração os nomes dos arquivos para determinar o tipo de sistema, a versão, o sistema operacional e arquitetura (32bits vs 64bits). Por esse motivo, recomendamos fortemente não modificar os nomes dos arquivos Atualizadores fornecidos pela Senior ao disponibilizá-los no diretório compartilhado.
    • É recomendado manter nesse diretório o mínimo de arquivos necessários para a atualização das lojas, nas versões necessárias. Caso existam muitos arquivos ou pastas nesse diretório, pode haver lentidão nas atualizações.
    • A configuração de um diretório compartilhado global não impede as lojas de rodarem simultaneamente versões diferentes do sistema. Basta que a cada atualização, os arquivos necessários para cada filial estejam no diretório compartilhado (exemplo: manter os arquivos de atualização para 6.2.11.1 e também 6.2.11.2 no diretório).
    • Outro parâmetro dinâmico do Gestão Empresarial | ERP que pode ser utilizado na configuração da atualização automática é: PERFIL.PERMITE_MODO_OFFLINE_QUANDO_DESATUALIZADO, do cadastro de Perfis do Gestão Empresarial | ERP, que se definido como "1" torna-se possível continuar a usar o PDV sem atualizar automaticamente, pois assim, é garantido que a loja não perderá uma venda por ter sido necessário realizar uma atualização em momento inoportuno, por exemplo. Para essa opção funcionar, é necessário informar um usuário e senha com permissão para esse tipo de liberação.
  2. Em cada filial, realize a atualização manual do Servidor do Retaguarda e Integrador da Filial.
  3. Ao iniciar um PDV ou Retaguarda desatualizados, a nova versão é detectada e é perguntado ao usuário se deseja atualizar. As opções são:
    A opção...Faz com que...
    Atualizar

    A atualização seja iniciada automaticamente. Nesse caso, o sistema:

    1. Identifica qual versão está sendo executada.
    2. Busca no diretório compartilhado o Atualizador correspondente.
    3. Copia o Atualizador adequado para um diretório temporário.
    4. Inicia o Atualizador.
    5. Fecha o sistema, para que ao ser reaberto já esteja na nova versão.
    FecharO sistema seja fechado para que seja atualizado manualmente.

    Exclusivamente para o PDV, é possível utilizar a opção Operar offline, desde que o parâmetro dinâmico PERFIL.PERMITE_MODO_OFFLINE_QUANDO_DESATUALIZADO do cadastro de perfis de usuário do Gestão Empresarial | ERP esteja definido como "1". Nesse caso, a única comunicação externa é com o TEF e periféricos.

Este artigo ajudou você?