Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.2.19 aqui

Instalação Retaguarda

Instale e configure o sistema de retaguarda da loja. O Retaguarda possibilita a visualização de cadastros do Gestão Empresarial | ERP, permite realizar o controle de fretes e montagens, visualizar cupons fiscais emitidos no PDV, notas fiscais emitidas pelo sistema no retaguarda, bem como realizar a geração de pedidos, consultas de preços,realizar pré-vendas, acompanhamento do financeiro da filial entre outras funcionalidades.

Observações

No InstaladorRetaguarda.exe será compilado nas duas versões, 32 bits e 64 bits. É recomendável que seja instalada a mesma versão que o sistema operacional do servidor. Caso a instalação seja interrompida por algum motivo, remova os arquivos e pastas criados antes de recomeçar o processo de instalação.

Processo de instalação

  1. Caso o sistema operacional seja Linux, execute o arquivo Retaguarda_Instalador.sh. Se o sistema operacional for Windows, basta um duplo clique no arquivo;
  2. Clique em Avançar no assistente de instalação do Retaguarda;
  3. Após a leitura do Contrato de Licença de Uso do programa na tela, caso esteja de acordo, marque a caixa de seleção Aceito as condições do Contrato de Licença de Uso e clique em Avançar;
  4. Selecione o caminho absoluto da instalação onde serão alocados os arquivos do programa. O instalador já apresenta um caminho padrão. Se preferir alterar, clique em Procurar... e selecione outro diretório;

    Importante

    As pastas criadas não podem conter espaços ou caracteres especiais, como acentos e pontuação, pois seu uso pode ocasionar problemas durante a instalação.

  5. Clique em Avançar;
  6. Para que o programa dê continuidade na instalação, selecione o tipo de instalação que está sendo executado no momento:
    • Servidor: selecione caso a máquina em que está sendo instalada sirva como servidor da aplicação Retaguarda. Neste caso, também será instalado o servidor de RMI e banco de dados, caso ainda não possua.
    • Cliente: somente será instalado a aplicação em si. Para esta opção é necessário apontar os dados de conexão para a base de dados do servidor do Retaguarda posteriormente no instalador.
  7. Clique em Avançar;
  8. Defina os ícones do menu iniciar dos integradores, em que é possível alterar o caminho ou selecionar a opção de criar ou não, assim como a opção da criação para todos os usuários do sistema operacional;
  9. Clique em Avançar para configurar a conexão de banco de dados PostgreSQL;
  10. Na sequência, em Integrador Retaguarda, configure a conexão de banco de dados PostgreSQL, em Integrador Retaguarda:
    • Marque Instalar IntegradorRetaguarda para a instalação do serviço de integração com PDV e ERP;
    • Host/IP Retaguarda: nome da máquina ou IP de comunicação com o IntegradorRetaguarda. Por padrão, será preenchido com o nome da máquina que executa o instalador.
    • Porta Integrador Retaguarda: Porta de comunicação com o IntegradorRetaguarda. A porta padrão é a 1099;
    • Porta Integrador Filial: porta de comunicação com o integrador Filial. A porta padrão é a 1098.
  11. Clique em Avançar;
  12. Marque a caixa de seleção Instalar Dashboard Varejo para que instalador crie um serviço no Windows chamado Varejo Dashboard, que inicia automaticamente com o sistema operacional. Para isso, informe a porta de comunicação com o Dashboard Varejo. A porta padrão é a 8182;

    Observação

    Para adequado funcionamento é extremamente recomendando que o Dashboard seja utilizado no Google Chrome.

  13. Na sequência, em Configuração de conexão com a base para sistema Retaguarda, é possível definir se o sistema irá instalar as tabelas e dados em uma base de dados já existente ou se irá prosseguir com uma nova instalação. Caso o PostgreSQL esteja instalado em alguma outra máquina, pode-se direcionar a conexão através dos campos da tela ou, se preferir instalar uma nova instância, informe apenas os campos de usuário e a senha.

    Importante

    É extremamente recomendável que não seja utilizado um banco de dados pré-existente, pois pode conter dados que poderão prejudicar o funcionamento do sistema.

    • Host: informe nome ou IP da máquina que possui a instância instalada do PostgreSQL;
    • Porta: informe a porta de comunicação. Para o PostgreSQL, a porta padrão é a 5432;
    • Database: informe nome do banco de dados;
    • Usuário: campo para inserção do usuário para a conexão de banco de dados. Caso ainda não exista um usuário definido, será solicitada a permissão para a criação;
    • Senha: senha para o usuário informado anteriormente.

    Clique em Avançar. Se o banco de dados não existir ou o PostgreSQL não estiver instalado, será apresentada a mensagem "Não foi encontrado o caminho do postgres, deseja instalar?" para que seja criada uma nova base de dados com as informações preenchidas na tela de Configuração de Conexão com a base. Neste caso, verifique e faça as correções necessárias;

  14. Ao optar pela instalação do Retaguarda em modo Cliente, será apresentada a tela Conexão com o Servidor do Retaguarda e Integrador para configuração: informe os parâmetros de conexões com o servidor do Retaguarda e do Integrador a partir dos campos Host e Porta e clique em Avançar;

    Observação

    O preenchimento destas novas propriedades no instalador não é obrigatório. Porém, caso não sejam preenchidas, elas ficarão com o valor padrão e precisarão ser alteradas manualmente no arquivo conexoes.properties após a instalação.

  15. Em seguida serão instalados os arquivos do programa e realizadas as validações necessárias para concluir a instalação;
  16. Em Configuração dos números da Empresa, Filial informe os códigos de Empresa e Filial para o Retaguarda Server que está sendo instalado, e que deve corresponder ao cadastro no Gestão Empresarial | ERP;
  17. Clique em Avançar;
  18. Após configurações efetuadas, clique em Terminar para concluir a instalação do Retaguarda.

Observação

No processo de atualização será realizada a verificação de registros pendentes (em operações PDV, com erro ou não processados). Caso existam, será realizada uma simulação de integração desses registros para garantir que após a atualização será possível integrá-los. Caso haja alguma mudança na estrutura do sistema que impossibilite a integração posterior destes registros, uma mensagem será exibida, questionamento se deseja prosseguir desta forma ou não.

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