Este conteúdo não recebe atualizações pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 5.10.2 aqui.
Segmentos / Back Office / Ajuste a Valor de Mercado

Ajuste a Valor de Mercado

Em títulos a receber e a pagar em moedas que são commodities (soja, trigo, milho), e que consequentemente têm suas cotações variáveis de acordo com o tempo, há necessidade de ao final de cada competência reconhecer o Ajuste a Valor de Mercado (AVM), sendo este valor a variação existente entre a posição atual e a posição da entrada do título da moeda (cotação de compra ou venda que está no título). A atualização do valor poderá ser positiva ou negativa.

Desta forma, mensalmente deve-se registrar e reconhecer contabilmente este ajuste da posição dos títulos no sistema.

Durante o processo do AVM, por exemplo, existe a entrada do título a receber ou pagar na moeda do commodity, sendo que a cotação é utilizada para ter a posição do KG em determinada data. Assim, o título possui a informação em KG a pagar ou a receber, com o valor em reais, de acordo com a posição convertida do KG pela cotação da emissão ou do dia da consulta (já atualizada).

Nota

A cotação na entrada do título pode não estar armazenada como padrão na tabela de moedas, pois pode ser negociada no momento do fechamento da compra ou venda. Desta maneira, pode-se alterar a cotação de emissão do título através do identificador de regras GER-000COTAL01.

Enquanto o título não for liquidado, a atualização do AVM é realizada considerando o valor em aberto para ter a posição atualizada do commodity para contabilização. Importante ressaltar que, pode-se realizar a atualização do AVM em uma data base passada, efetuando a atualização considerando os títulos em aberto naquele momento.

Não há incidência de atualização de correção monetária no cálculo do AVM, pois considera-se somente o valor em aberto dos títulos.

O que você precisa fazer:

Este artigo ajudou você?