Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 5.8.11 aqui
Ajuda por telas / Cadastros / Custos / Parâmetros gerais

F620DEF - Parâmetros Gerais de Custos

Conceito          

Esta tem como objetivo definir os parâmetros que auxiliarão nos processos do módulo de Custos.

A definição desses parâmetros torna possível realizar apuração de custos de produtos. A tela é preenchida automaticamente, se o campo Custos, do Cadastro de Empresas (F070EMP) , for alterado de "Não" para "Sim".

Apenas alguns campos desta tela podem ser alterados manualmente, veja o detalhe na documentação dos campos.

Processos

Veja o processo completo de Custos para o GO UP.

Guia Componentes de Cálculo

Nesta guia são exibidos os códigos dos componentes de cálculo, cadastrados automaticamente na tela de Cadastro de Componentes de Cálculo (F620CCC).

Os componentes trazidos automaticamente a esta tela são:

Além destes componentes, são utilizados outros três componentes nos processos de custos que não são exibidos nesta, eles são caracterizados como DVV (despesa variável de venda), na tela de Cadastro de Componentes de Cálculo (F620CCC):

Observação

Os valores dos componentes de cálculo devem ser informados na tela de Cadastro de Componentes de Cálculo (F620CCC), no campo Valor Padrão.

Guia Custo Padrão

Nesta são parametrizados os itens que serão utilizados nos processos de "Custo Padrão"Custo Padrão.

Campos

Considera eficiência do roteiro
Quando "S" (Sim) o  objetivo deste campo é informar se a eficiência do roteiro será considerada em custos ou não.
Mais informações sobre a funcionalidade deste campo nos processos de custo, acessar "Custos - Geração de Ficha Técnica - Seleção", item "Considera eficiência do roteiro".

Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o preenchimento do campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Considera componentes entrada
"S" (Sim) – quando no modelo possuir componentes de entrada, estes serão considerados na ficha técnica do produtoficha técnica do produto (F622FTC) e descontados do custo total do produto.

Este campo será preenchido automaticamente com "Não", ao alterar o preenchimento do campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Utilizar taxa do centro de recurso
Ao preencher este campo com "Sim" a taxa será buscada do centro de recurso:

Guia Preço de Venda Indústria

Nesta é definida a fórmula ou regra para o cálculo do preço de venda industrial.
Como exemplo de tela que receberá a fórmula parametrizada, pode-se citar a tela "Geração do Preço de Venda".

Campos

Fórmula Utilizada
Neste campo é possível parametrizar qual fórmula será utilizada para calcular o preço de venda (Tabela 8 da tela F621GTC).
Estão disponíveis as seguintes fórmulas:

  1. Percentual de Lucro Líquido;
  2. Valor de Lucro Líquido;
  3. Percentual de Margem de Contribuição;
  4. Valor de Margem de Contribuição.

Mais informações sobre as fórmulas acima, veja mais.

Este campo será preenchido automaticamente com "4 - Valor de Margem de Contribuição", ao alterar o preenchimento do campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Guia Contabilidade de Custos

Nesta página são parametrizados itens que envolvem os processos da Contabilidade de Custos.

Campos

Tipo de Processo
Através deste campo se define como será valorizada a contabilidade de custos.
As opções disponíveis são:

Este campo será preenchido automaticamente com "O-Por Ordem de Produção", ao alterar o preenchimento do campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Consumo Real Materiais Apontamentos OP

Este campo será preenchido automaticamente com "A-Apontamentos", ao alterar o preenchimento do campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento não pode ser alterado.

Veja mais

Consumo Real Serviços Apontamentos OP
Com esta opção igual a "S" (Sim), os consumos reais de serviços são provenientes da ligação entre apontamentos da O.P. (Ordens de Produção), O.C. (Ordens de Compras) geradas e notas fiscais de entrada.
Veja mais

Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o preenchimento do campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento não pode ser alterado.

Taxa Real Apontamentos OP
Esse parâmetro é sugerido na criação das tabelas de tipo 28 - Taxa de Custos Real dos Processos.

 

Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o preenchimento do campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento não pode ser alterado.

Data Inicial
Este campo indica a data de início das apurações da Contabilidade de Custos. Ele é preenchido automaticamente com a data em que o campo Custos, do Cadastro de Empresas (F070EMP), é alterado para "Sim".

Esta data inicial influencia na geração de Saldos de Produtos por Estágio (tabela Tipo 21 - Produtos por estágio), serão buscadas informações somente a partir da data informada.
Se a tabela a ser gerada não tiver tabela anterior, serão buscados somente os movimentos de O.Ps iniciadas no período a ser processado. Então, para tabelas que não tenham tabela anterior, a data inicial da Contabilidade de Custos não influenciará. Se a tabela a ser gerada tiver tabela anterior, serão buscados os movimentos (do período da tabela) de O.Ps iniciadas depois ou no mesmo dia da data inicial da Contabilidade de Custos.
Veja mais

Este campo será preenchido automaticamente com a data em o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , foi alterado para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Considera NI no Saldo em Processo (Prim. Etg.)
Indica se no custos deve ou não considerar a quantidade ainda não iniciada (diferença entre a quantidade prevista de produto da O.P. e a ainda não efetivamente iniciada) no primeiro estágio como parte do saldo de produtos em processo.
Veja mais

Este campo será preenchido automaticamente com "Não", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Considera Consumo Padrão Tempo p/ Estágio
Indica se o consumo de tempo de processos será agregado ao final do estágio ou ao final de cada operação.
Veja mais

Este campo será preenchido automaticamente com "Não", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Cons. apont. início (operador/opr. baixa início)
Indica se no custos deve ou não considerar  como entrada no primeiro estágio da O.P. a quantidade iniciada na primeira operação - primeira sequência de apontamentos da O.P.
Essa possibilidade pode ser útil para empresas que apontam baixa de todos os materiais/serviços no momento que a O.P. inicia.

Dessa maneira, o usuário pode ser instruído a apontar sempre no início de toda a quantidade da O.P., já que faz a baixa de todos os materiais também no início da O.P.  Com isso, serão agregados os materiais e por consequência tendo quantidades em elaboração já valorizadas com o consumo destes. A quantidade não iniciada nunca vai existir, se sempre for apontado o início de toda a quantidade prevista.

Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Guia Custo Produção

Campos

Tipo de distribuição para ajuste do custo
Opções disponíveis:

  1. Multiníveis
    Através desta opção é permitido efetuar o cálculo do custo real de um produto para um período, levando em consideração as variações dos intermediários em cada nível de origem dos produtos, e ao final de cada nível é efetuado o fechamento dos estoques por origem. Essa opção realiza a distribuição dos custos do período por nível de origem, sendo que, para cada nível, é feita a atualização do custo do cadastro de produto e posteriormente o fechamento do estoque das origens do nível, e geradas as variações de intermediários para o nível superior.

Este campo será preenchido automaticamente com "4 - Multiníveis", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento não pode ser alterado.

Consumo padrão de Intermediários
Quando "S" (Sim) neste parâmetro, o mesmo tem como objetivo indicar se ao processar o consumo padrão de materiais , o sistema também deve considerar os consumos de intermediários, conforme a ficha técnica do produto, para fins de gerar a variação de intermediários, quando utilizado o tipo de ajuste "4" (Multi Níveis).

Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Integra fechamento estoques
Define se realizará ou não o fechamento dos estoques. Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Quando "S" (Sim), ao gerar a tabela do tipo Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, será possível realizar o fechamento dos estoques, através da tela  "Estoques - Fechamento de Estoques", onde é possível definir o que será valorizado na contabilidade de custos.

Observação
O campo Controle de processamento, desta guia permite configurar o sistema para que a tela Estoques - Fechamento de Estoques (F150FES) seja aberta durante o processo de geração da tabela Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, para isto, preencha-o com "Sim".

Integra atualização cadastro de produto
Define se será atualizado o novo custo do produto no cadastro de produtos. Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Quando "S"(Sim), ao gerar a tabela do tipo Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, será possível atualizar o custo ajustado no Cadastro de Produtos", campo Valor/Data/Hora Preço Custo da página "Derivações", através da tela "Atualização do Custo Ajustado no Cadastro de Produtos".

Importante
O campo Controle de processamento, desta guia permite configurar o sistema para que a tela Geração do Custo Ajustado dos Produtos - F632AMN seja aberta durante o processo de geração da tabela Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, para isto, preencha-o com "Sim".

Integra com contabilidade
Define se fará a contabilização dos estoques. Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Quando "S"(Sim), ao gerar a tabela do tipo Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, será possível realizar a contabilização dos estoques, através da tela "Integração Contábil" do módulo contábil.

Importante
O campo Controle de processamento, desta guia permite configurar o sistema para que a tela Integração Contábil - F645INT seja aberta durante o processo de geração da tabela Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, para isto, preencha-o com "Sim".

Controle de processamento
Define se os processos comentados acima (campo Integra fechamento estoques, Integra atualização cadastro de produtoe Integra com contabilidade) ocorrerão com ou sem a interação do usuário na geração do custo ajustado multiníveis (tabela tipo 30).

Este campo será preenchido automaticamente com "A - Automático", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Multifilial
Ao optar por "S" (Sim), na geração do custo ajustado multiníveis será realizado o fechamento dos estoques e a integração com a contabilidade para todas as filiais da empresa ativa.
Observação: quando utilizado "Custos por Filial", mesmo se este campo estiver igual a "S" (Sim) a valorização será realizada apenas para a filial ativa.

Este campo será preenchido automaticamente com "Sim", ao alterar o campo Custos, no Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "Sim". Seu preenchimento pode ser alterado.

Observações

Os cinco últimos campos apresentados acima, são exclusivos para tipos de ajustes "4 - Multiníveis" da tela F632AMN .