Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.27
13/10/2023
Tarefas liberadas: 33
Web services
Código do cliente como opcional em web service
Problema: a documentação do web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes indicava que o parâmetro de requisição Código do cliente (dadosGeraisCliente.codCli) era obrigatório.
Correção efetuada: ajustamos a documentação indicando que esse parâmetro é opcional. Se ele não for passado na requisição, o sistema vai buscar a próxima numeração disponível para gerar o cadastro e retornará o código do cliente gerado como saída do processamento do web service.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes
Alteração de definição de fornecedor com outro já cadastrado com o mesmo CPF/CNPJ
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes_5, não era possível alterar as definições de um fornecedor se já houvesse outro fornecedor criado com o mesmo CPF/CNPJ.
Correção efetuada: ajustamos para que seja possível alterar as definições do fornecedor desde que seja fornecido um código do fornecedor compatível com o CPF/CNPJ informado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Tributos
Campos do registro M230 do SPED Contribuições
Complementamos a documentação do registro M230 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE DEFERIMENTO do SPED Contribuições indicando que os campos 03 - VL_VEND (valor total da venda) e 04 - VL_NAO_RECEB (valor total não recebido) têm relação com o valor a receber (valor líquido), enquanto o valor da contribuição diferida é referente ao valor do imposto.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
- Manual do usuário > Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Contribuições > Leiaute - SPED Contribuições (PIS/COFINS) > Bloco M
Integração de contratos tipo 3 ou 4 na EFD-Reinf
Ajustamos a integração da EFD-Reinf (F690ILA) em relação aos registros R-4010 e R-4020 para que os títulos vinculados a um contrato de tipo 3 (Financeiro Normal/Arrendamento Mercantil) ou 4 (Financeiro Adicional) sejam integrados corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Adequação no relatório do SCANC CTB
Ajustamos a exportação do registro 45 do SCANC CTB para considerar também as notas de saída de Gasolina A, Gasolina C e EAC. Além disso, aumentamos o tamanho do campo Código do Produto, que agora permite exportar até 17 caracteres.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > SCANC (F669SCA)
Informação sobre apresentação de valores acumulados em documentação
Problema: a documentação da tela de Apuração do Faturamento Mensal (F667AFM) mencionava os valores acumulados do ano somente no trecho da opção N - Não Reapurar o período. Isso gerava erro de interpretação, pois os valores acumulados são apresentados independente da resposta à essa mensagem, seja em modo de apuração ou em modo consulta.
Correção efetuada: removemos o trecho da documentação que citava sobre os valores acumulados, mantendo apenas a informação que, ao escolher a opção N - Não, a última apuração processada será apresentada.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Apuração de Faturamento > Empresa
Melhorias de performance no SPED Fiscal
Problema: ao gerar o SPED Fiscal (F669EFD) com o parâmetro Gerar particimante único SPED igual a S - Sim, ocorria um erro de SQL no registro 0150.
Correção efetuada: ajustamos o comando SQL e fizemos melhorias de perfomance na geração do SPED Fiscal. Além disso, alteramos as rotinas que criam os arquivos necessários para gerá-lo de forma que sejam alocados na pasta temporária do usuário logado no Windows. Caso este não tenha permissão, os arquivos serão alocados no Diretório de Arquivos definidos na Central de Configuração Senior. No fim do processo, o arquivo pronto será copiado da pasta temporária para a pasta definida pelo usuário.
As melhorias no registro 0150 do SPED Fiscal se aplicam também ao SPED Contribuições.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Redução da base do IRRF na EFD-Reinf
Fizemos um ajuste na integração da EFD-Reinf (F690ILA) a fim de que, ao integrar um título, seja ele avulso ou ligado a uma nota fiscal, se ele tiver um Valor Redução Base maior que zero (E501MCP.VlrRba > 0), o sistema vai utilizar este valor para diminuir a base do IRRF. Isso afeta os campos Valor do rendimento Tributável (VlrTri) do R-4010 e Valor da base de retenção de Imposto de Renda (BasIrr) do R-4020.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Web services
Melhoria nos web services da EFD-Reinf
Disponibilizamos melhorias na estrutura de cadastro de fornecedor/cliente a partir dos web services da EFD-Reinf. Empresas que utilizam a modalidade de cadastro de cliente ou fornecedor a partir dos web service abaixo precisam revisar sua integração:
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoafisica
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaorecebimento
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Pagar
Edição de campos na tela para Aprovação de Baixas
Complementamos a documentação da tela de Aprovação Multinível de Baixas (F501APB), grade Título, indicando que os campos Banco Forn., Nº CC e Agência Forn., quando informados nos títulos, são trazidos automaticamente para essa tela e podem ser editados somente ao utilizar a opção Aprovar.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Aprovações > Aprovação de Baixas (F501APB)
Exportação de dados para arquivo .XLSX
Problema: na tela de Aprovação Multinível de Entradas (F501APE), ao usar a opção Exportar dados para arquivo .xlsx, o sistema apresentava a mensagem Erro na exportação da célula [2, 38]. Não é possível prosseguir com a exportação. Erro reportado: wwMemTitulos: Field CtrExt not found..
Correção efetuada: ajustamos a tela para que a exportação dos dados carregados na grade para o arquivo .xlsx ocorra como esperado.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Aprovações > Aprovação de Entradas (F501APE)
Gestão de Tesouraria
Geração de título de crédito a fornecedor
Problema: quando era realizada a ligação de uma transação na tela de Processo x Transação (F600PXT), com a opção de processamento igual a 2-Crédito Fornecedor, ao acessar a tela de Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC), não era sugerida essa transação na grade, no momento de inserir o título.
Correção efetuada: alteramos a tela de Entradas de Preparação... (F600GEC) para sugerir a transação definida na tela de Processo x Transação (F600PXT) para o processo de geração do título de crédito a fornecedor.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas (F600GEC)
Ligação do número do documento no movimento do contas a pagar
Problema: na tela de Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC), ao efetivar um adiantamento com a Opção definida como Crédito Fornecedor via Previsão, não era alimentado o campo NUMDOC da tabela E501MCP, ocasionando posterior erro da forma de contabilização.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que a ligação do número do documento seja feita de forma correta.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas (F600GEC)
Número da conta e sequência no processamento do cheque
Problema: na tela de Gerações e Emissões de Cheques e Avisos de Caixa e Bancos (F600ECH), ao processar o registro de um título gerado através da tela de Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC), onde foi utilizada a opção Inclusão Contas a Receber, não era atualizado o número da conta e sequência no movimento.
Correção efetuada: alteramos a rotina da tela de Gerações e Emissões... (F600ECH), para atualizar a informação do número da conta e sequência quando for realizado o processamento de um título do contas a pagar gerado via tela de Entradas de Preparação/Movimento... (F600GEC).
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Gerações e Emissões (F600ECH)
Web services
Ajuste de documentação sobre as particularidades de web service de pedidos
Ajustamos a documentação relacionada ao uso do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos, e às particularidades dos campos Análise Crédito Vendas em Dinheiro e Análise Crédito Bonificação da filial na tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) que podem interferir nos resultados do uso deste web service. Confira a nova documentação aqui.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestor Senior
Observação sobre abrangência na documentação de aprovações do Gestão Empresarial para o Aplicativo Gestor Senior
Problema: a documentação de aprovações do Gestão Empresarial para uso do aplicativo Gestor Senior, não informava que o aplicativo considera abrangência independentemente do usuário ser administrador e este comportamento não estava claro na documentação.
Correção efetuada: informamos na documentação, no tópico Emissão de tarefas para aprovação, a informação de que o aplicativo Gestor Senior não considera usuários administradores e vai sempre considerar a abrangência de empresa e filial, quando existir.
Local: Gestor Senior - Manual do Usuário > Gestão Empresarial > Aplicativo Gestor Senior | Aprovações do Gestão Empresarial
Gestão de Armazenagem | WMS
Diferença no valor do movimento ao retornar uma nota do WMS Senior/Alcis
Problema: ao receber uma nota fiscal do Integrações > Gestão de Armazenagem | WMS Senior e WMS Alcis, o sistema apresentava diferenças entre o valor da nota e o valor do movimento da mesma. Isto ocorria porque havia uma alteração no valor do movimento (210MVP.VLRMOV).
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que o sistema use nove casas decimais para ser o mais preciso possível com o valor.
Regras e Funções
Utilização de aspas simples em parâmetros de funções de programador
Problema: a documentação das funções AdicionaComponenteModelo e CriaNovoModelo, não informavam que os parâmetros TipRdm e SitMod respectivamente de cada uma destas funções, deveriam estar entre aspas simples, pois ambos possuem uma característica diferentes dos demais campos do tipo Alfa.
Correção efetuada: ajustamos a documentação destas funções, informando na descrição destes parâmetros que estes devem estar entre aspas simples e atualizamos os exemplos das funções, demonstrando como deve ser esta aplicação.
Local: Ferramentas > Funções para regras e gerador de relatórios > Funções de Programador
Gestão de PCP
Divisão por zero ao gerar ordem de produção
Problema: ao gerar a ordem de produção, o sistema mostrava a mensagem de erro Floating point division by zero, quando a quantidade de decimais da família estava incorreta, deixando a quantidade múltipla do produto igual a zero.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para mostrar uma mensagem de erro informando que o produto teve a quantidade múltipla calculada igual a zero devido ao arredondamento das decimais, sendo necessário verificar se a quantidade de decimais estoque no cadastro da família do produto está correta.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Ordens de Produção/Serviço > Geração > Geração Simplificada (F910GPR)
Gestão de Distribuição
Alteração no apagamento de campo através da tela F135MCA
Problema: ao utilizar a tela Formação de Cargas (via Pedidos) (F135FCP) para gerar uma carga contendo um item de produto controlado por série, no momento de distribuição da série é informada uma observação (tabela E135DLS.OBSDLS) para a mesma. Com a carga gerada, é feita uma manutenção através da tela Manutenção e Fechamento da Carga (F135MCA) e a observação vinculada a série é apagada.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, após fazer uma manutenção em uma carga que contenha um item de produto controlado por série, o campo de observação da série (tabela E135DLS.OBSDLS) não seja apagado.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Manter cargas > Fechamento (F135MCA)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Alteração de rotina de atualização de chave eletrônica de consulta de NFS-e
Problema: ao clicar no botão eDocs para baixar o XML ou PDF de uma NFS-e na tela Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE), era apresentada a mensagem Documento não encontrado ou a sua situação não permite a geração do PDF. Essa situação ocorria nos casos onde a chave da NFS-e que consta no eDocs como autorizada era diferente da chave que consta no ERP.
Correção efetuada: alteramos a rotina que atualiza os dados da NFS-e no ERP para que, nos casos onde exista divergência entre a chave no eDocs e no ERP, a chave da NFS-e no ERP seja atualizada conforme consta no eDocs. No histórico da tela Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE) será apresentada a informação O Software emissor de NF-e alterou a chave eletrônica de: XXXXXXX (...) para: YYYYYYY (...).
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Documentos eletrônicos (F141CNE)
Filtragem de pedidos com apenas um serviço
Problema: ao tentar carregar na tela Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN) um pedido com apenas um serviço, o sistema não encontrava a nota fiscal referente ao pedido.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, ao tentar carregar um pedido com apenas um serviço na tela Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN), o sistema irá encontrar a nota fiscal referente ao pedido.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Geração de dispositivo fiscal vinculado ao fechar nota fiscal na tela F140VCB
Problema: ao gerar a nota fiscal via tela Pedidos e Notas Fiscais via Código de Barras (F140VCB), o sistema não gerava o dispositivo fiscal vinculado.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, no fechamento da nota fiscal via tela Pedidos e Notas Fiscais via Código de Barras (F140VCB), o sistema irá gerar o dispositivo fiscal vinculado.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via código de barras (F140VCB)
Alteração do comando que traz os movimentos de variação cambial
O comando que traz os movimentos de variação cambial foi alterado para que sua execução de performance seja realizada de forma mais eficiente e satisfatória.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal (F140CAN)
Complementação da descrição do botão Atualizar Doc. da tela F141CNE
Acrescentamos à descrição do botão Atualizar Doc., na documentação da tela F141CNE, a informação para o caso do documento estar com a situação 10 - Erro Geração.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Documentos eletrônicos
Complementação sobre a seleção de nota fiscal referenciada na documentação da tela F140NSR
No trecho, presente na documentação F140NSR, citando outra forma de seleção da nota fiscal referenciada, complementamos que alguns campos já são sugeridos automaticamente. Somente é necessário informar manualmente os campos que não foram sugeridos de forma automática na rotina.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas fiscais referenciadas
Processos Automáticos
Recebimento de carta de correção emitido por pessoa física
Problema: na rotina de recebimento eletrônico, ao integrar um carta de correção emitida por pessoa física que continha a tag CPF no grupo infEvento era apresentada a mensagem Não foi possível localizar no XML da carta de correção o campo "CNPJ" no grupo "infEvento".. Essa situação ocorria na importação realizada através da tela F000FRE, processo automático 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões, e através do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber.
Correção efetuada: alteramos a rotina de recebimento em relação à importação das cartas de correção para importar documentos quando o emitente for pessoa física.
Local: Recursos > Importação de documentos e retornos do eDocs (F000FRE)
Importação e Exportação
Importação de movimentos de estoques via leiaute de importação
Problema: ao executar uma importação de movimentações de estoques via leiaute de importação, era retornada a consistência Lista de controles está vazia e não era possível finalizar a importação.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a importação ocorra normalmente.
Local: Recursos > Implementações > Importação/Exportação > Executar
Gestão de Ordens de Serviço
Pré-definição de transação para apontamentos da última sequência do roteiro
Complementamos a documentação da tela Acerto de Movimentos de O.Ps./O.Ss., indicando que ela traz a pré-definição de transação (Entrada/Saída/Estorno Componente) apenas para apontamentos da última sequência do roteiro. No caso das outras sequências (anteriores, entrando no estoque ou não), esse comportamento não se aplica.
Local: Serviços > Gestão de Ordens de Serviço > Execução > Manutenção de Movimentos > Acerto de Movimentos da O.P./O.S. (F909AOP)
Gestão de Compras
Reajuste de contrato de compra alterando o valor redução de base do IRRF
Problema: após realizar o reajuste de um contrato de compra do tipo 3-Financeiro Normal/Arrendamento Mercantil, o valor da redução de base de IRRF era alimentado com o novo valor do título. Com isso, quando o título fosse baixado, não era calculado corretamente o IRRF.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que não atualize o valor redução de base de IRRF dos títulos que estão vinculados a um contrato de compra do tipo 3-Financeiro Normal/Arrendamento Mercantil.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Reajustes (F460REA)
Regras e Funções
Exemplo de utilização da função SegEntEhMembro documentado
Ajustamos o exemplo da função SegEntEhMembro documentado no manual da Tecnologia, com informações sobre como utilizar e seu funcionamento.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Funções > Funções de Manipulação de Usuários e Grupos > SegEntEhMembro
Formas de Acesso
Rotina de integração entre aplicação e servidor Java EE
Problema: esporadicamente, algumas páginas no acesso da Web 5.0 retornavam a mensagem isHexDigit, impedindo a navegação do usuário.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de integração entre aplicação e servidor Java EE.
Local: Web 5.0
Web services
Rotina de processamento de requisições pela Bridge quando conter parâmetros com valor igual a ?
Problema: com a Bridge habilitada, ao processar uma requisição contendo um parâmetro com valor igual a ?, o retorno da requisição apresentava uma consistência de tipo de dado: O valor do parâmetro X deve ser um número inteiro.
Correção efetuada: ajustamos rotina de processamento de requisições pela Bridge para não encaminhar parâmetros com valor igual a ?.
Descompressão de requisições HTTP
Problema: não descomprimia respostas de requisições HTTP quando enviado Accept-Encoding: gzip, deflate, br no cabeçalho da requisição.
Correção efetuada: ajustamos para possuir a rotina de descompressão das respostas.
Integrações
Ajuste de documentação sobre as particularidades de web service de pedidos
Ajustamos a documentação relacionada ao uso do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos, e às particularidades dos campos Análise Crédito Vendas em Dinheiro e Análise Crédito Bonificação da filial na tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) que podem interferir nos resultados do uso deste web service. Confira a nova documentação aqui.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastros
Código do cliente como opcional em web service
Problema: a documentação do web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes indicava que o parâmetro de requisição Código do cliente (dadosGeraisCliente.codCli) era obrigatório.
Correção efetuada: ajustamos a documentação indicando que esse parâmetro é opcional. Se ele não for passado na requisição, o sistema vai buscar a próxima numeração disponível para gerar o cadastro e retornará o código do cliente gerado como saída do processamento do web service.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes
Alteração de definição de fornecedor com outro já cadastrado com o mesmo CPF/CNPJ
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes_5, não era possível alterar as definições de um fornecedor se já houvesse outro fornecedor criado com o mesmo CPF/CNPJ.
Correção efetuada: ajustamos para que seja possível alterar as definições do fornecedor desde que seja fornecido um código do fornecedor compatível com o CPF/CNPJ informado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controladoria
Melhoria nos web services da EFD-Reinf
Disponibilizamos melhorias na estrutura de cadastro de fornecedor/cliente a partir dos web services da EFD-Reinf. Empresas que utilizam a modalidade de cadastro de cliente ou fornecedor a partir dos web service abaixo precisam revisar sua integração:
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoafisica
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica
- Com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaorecebimento
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tecnologia
Rotina de processamento de requisições pela Bridge quando conter parâmetros com valor igual a ?
Problema: com a Bridge habilitada, ao processar uma requisição contendo um parâmetro com valor igual a ?, o retorno da requisição apresentava uma consistência de tipo de dado: O valor do parâmetro X deve ser um número inteiro.
Correção efetuada: ajustamos rotina de processamento de requisições pela Bridge para não encaminhar parâmetros com valor igual a ?.
Descompressão de requisições HTTP
Problema: não descomprimia respostas de requisições HTTP quando enviado Accept-Encoding: gzip, deflate, br no cabeçalho da requisição.
Correção efetuada: ajustamos para possuir a rotina de descompressão das respostas.
Analytics
Novo relatório no Analytics ERP
Disponibilizamos no Analytics ERP, o relatório Fiscal, que tem o objetivo de mostrar em um único painel, uma visão de forma simples e prática de toda a situação fiscal da empresa no início de cada dia, para que a partir disso o gestor fiscal possa planejar seu dia de trabalho.
Aproveite também, para conhecer os demais relatórios do Analytics ERP, através dos links abaixo:
Locais:
- senior X Platform > Gestão Empresarial > Analytics ERP > Fiscal
- Gestão Empresarial > senior X > Analytics ERP > Fiscal
English
Español