Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.57
10/05/2024
Tarefas liberadas: 34
Suprimentos
CST de PIS E COFINS de entrada nas Notas de Devolução via balança
Problema: quando há uma entrada de produto via balança e o peso da NF de Entrada era maior que o peso recebido na balança, automaticamente, o sistema faz uma devolução. Entretanto, nessa NF de Devolução, a CST de PIS e COFINS está buscando a CST da NF de Entrada, ao invés da CST da transação de saída.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de devolução para não considerar os códigos da nota de entrada, e sim os de saída.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação ( F435CCC)
Web services
Alteração do cadastro de cliente via web service
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, com o parâmetro CNPJ/CPF/Nº Ident. Fiscal Cliente Repetido igual a N - Não, não era apresentada uma validação informando se o CNPJ/CPF estava registrado no sistema.
Correção efetuada: ajustamos para que, o sistema apresente a mensagem abaixo:
- O cliente XXX já está cadastrado com este CNPJ/CPF. Caso deseja reajustar via web service, favor informar S - Sim no campo CNPJ/CPF/Nº Ident. Fiscal Cliente Repetido, via tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Clientes e Fornecedores
Alteração ou exclusão na filtragem por produto no fornecedor
Problema: ao utilizar a tela Ligações Fornecedor X Produtos Agrupado (F403LFP), com a opção de Alterar/Excluir e filtrando por Produto no Fornecedor, este campo era ignorado pelo sistema.
Correção efetuada: ajustamos a busca da tela para trazer somente os produtos cujo código Produto no Fornecedor corresponda ao informado no campo.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Ligações Fornecedor X Produtos Agrupado (F403LFP)
Produtos e Serviços
Ajuste no registro de Data e Hora de alteração de produto pela tela F075PFF
Problema: ao alterar um campo de usuário na tela F075PFF, o sistema não gravava a Data e Hora da alteração do produto na base de dados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que ao alterar o valor de um campo de Usuário na guia Produtos, que não seja um campo nativo do sistema, o sistema grave na tabela de Produto (E075PRO) a Data e Hora que foram realizadas as alterações. Ajustamos também a rotina para que ao alterar o valor de um campo de Usuário na guia Derivações, que não seja um campo nativo do sistema, o sistema grave na tabela de Derivação (E075DER) a Data e Hora que foram realizadas as alterações.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Parâmetros fiscais (F075PFF)
Controladoria
Habilitação do campo Tipo Conta
Complementamos a documentação da tela Manutenção de Contas Contábeis (F045PLA), adicionando a informação de que o campo Tipo Conta só é habilitado quando o parâmetro Patrimônio estiver igual a S -Sim, na tela Cadastro de Empresas (F070EMP).
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > F045PLA - Manutenção de Contas Contábeis
Gestão de Tributos
Ajuste nos dados de emitente/destinatário para geração do arquivo GNRE
Ajustamos a geração do arquivo GNRE para listar corretamente os dados cadastrais do emitente e destinatário quando estes possuem inscrição na UF favorecida.
Para o emitente:
- Se a UF favorecida coincidir com a UF da filial, apenas a Inscrição Estadual (I.E.) cadastrada na filial (F070FCA) será listada.
- Se houver uma inscrição estadual para a filial na UF favorecida, apenas essa inscrição (F009PPE) será listada.
- Caso contrário, serão listados os dados cadastrais completos.
Para o destinatário:
- Se a UF favorecida for igual à UF do cliente, apenas a Inscrição Estadual será impressa.
- Caso contrário, os dados cadastrais completos serão listados.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 098 - GNRE Online 2.0 (CIAE098.GER)
Filtro de empresa na conta contábil reduzida do PIS/COFINS
Problema: ao cadastrar ajustes na apuração do imposto PIS/COFINS era apresentado contas contábeis reduzidas do modelos de plano de outras empresas.
Correção efetuada: adicionamos no cadastro de ajustes um filtro para trazer apenas contas da empresa selecionada.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Ajuste nos registros D695, D696 e D697 do SPED Fiscal
Alteramos a geração dos registros D695, D696 e D697 para consolidado e adicionamos os campos sequência do arquivo e chave do arquivo mestre para preenchimento manual na tela de entrada para geração do registro D695. Para conferir acesse a documentação
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Comportamento de caixa de seleção Exibir documentos
Complementamos a documentação da tela Estorno de Lançamento (F660ELI), inserindo uma descrição referente à caixa de seleção Exibir documentos, com relação a sua funcionalidade: quando desmarcada desabilita os botões Mostrar, Marcar e Desmarcar. Também desabilita as grades e a navegação entre as guias. Contudo, ao marcá-la novamente, todos os botões citados anteriormente voltam a ficar habilitados. No que se refere, no entanto, à seleção das notas, caso elas sejam carregadas quando a caixa de seleção estiver marcada e esta for posteriormente desmarcada, não será mais possível selecioná-las.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > F660ELI - Estorno de Lançamento
Gestão de Contabilidade
Limitações de usuário via identificador de regras GER-000SELEF01
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Inversão Gerencial (F650ING)
Web services
Integração contábil via web services
Problema: ao tentar realizar a integração contábil com o tipo de atualização Período completo através do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar_8, o sistema estava obrigando o usuário a informar algum valor para o campo Quantidade de dias, porém este campo só é obrigatório quando o tipo de atualização for Por intervalos.
Correção efetuada: ajustamos a validação referente ao campo Quantidade de dias, de modo que só seja realizada quando o tipo de atualização for Por intervalos, neste caso só serão aceitos valores entre 1 e 31, mesmo comportamento que acontece via tela Integração Contábil (F645CTB).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Preço para Comércio
Manipulação de variável VSPreCus através de identificador de regras
Complementamos a documentação da tela Cálculo do Preço de Venda para Comércio (F621APC), adicionando a informação de que o valor do campo Preço Custo Base pode ser manipulado através da variável VSPreCus, do identificador de regras FPR-621SUGVL01.
Local: Ajuda por telas > Custos > Gestão de Preço para Comércio > Formação de Preços > Cálculo de Preço de Venda > Cálculo do Preço de Venda para Comércio e Atacado
Gestão de Contas a Receber
Retorno da cobrança escritural na baixa do título
Problema: ocorria um erro de baixa na tela Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB), onde na entrada dos títulos era gravada a sequência da tesouraria do lançamento da tarifa, em vez dos próprios títulos. Como resultado, ao realizar a exclusão na Estorno de Lançamentos de Caixa e Bancos (F600ELC), os títulos não eram encontrados e permaneciam liquidados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina da tela Baixa por Lote Automática do Contas a Receber (F301BMA), que é acionada pela tela Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB), para que não associe a sequência da tesouraria do lançamento da tarifa aos movimentos dos títulos.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno da Cobrança Escritural(F310RTB).
Gestão de Tesouraria
Contratos de Aplicação/Financiamento com derivativos de outra empresa
Problema: ao cadastrar um novo contrato na tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR), era apresentada a mensagem O número informado já foi utilizado no cadastro de contrato derivativo. Isso ocorria devido a uma falha na verificação da empresa nos cadastros dos contratos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para verificar corretamente a empresa, garantindo que os contratos de Aplicação/Financiamento não se misturem com contratos derivativos de outras empresas.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Aplicação e Financiamento > Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR)
Parcelas de contratos de venda com critério de faturamento
Problema: na tela de Parâmetros do Fluxo de Caixa (F610PFL) algumas parcelas de contratos de venda não eram apresentadas no fluxo de caixa quando o contrato tinha critério de faturamento por validade.
Correção efetuada:corrigimos para que as parcelas de contratos de venda sejam apresentadas corretamente no fluxo de caixa.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Fluxo de Caixa > Parâmetros (F610PFL)
Gestão de Contas a Pagar
Pagamento da comissão de representante pessoa física
Problema: não era gerado o título de imposto INSS no pagamento da comissão do representante pessoa física. Era gerado somente quando na filial em Contas a Pagar o Valor Máximo de Retenção de INSS Representante PF era 0 (zero).
Correção efetuada: ajustamos a rotina que realiza a verificação das validações do representante em relação ao Valor Máximo de Retenção de INSS Representante PF. Permitindo a geração do valor de INSS sem restringir seu limite quando configurado o valor 0 (zero).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagto. > Cálculo/Pagamento de Comissões (F504RCP)
Baixa por Crédito com Ordem de Compra com IR TES-600GECOC01
Problema: não era permitido a visualização do titulo a baixar vinculado a Ordem de Compra com filiais diferentes na tela Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar(F501BAA), quando utilizado o identificado de regras TES-600GECOC01 que habilita a associação do Contrato de Compra com um título de adiantamento a fornecedor.
Correção efetuada: ajustamos o identificador de regras TES-600GECOC01 para permitir a visualização dos título a baixar com filiais diferentes vinculado a OC, na tela Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar(F501BAA).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar (F501BAA)
Transações
Alterações e novas transações para o ERP GO UP
Disponibilizamos melhorias e alterações nas transações para otimizar o funcionamento do GO UP
- 5403U e 6403U: Revenda de produtos de terceiros para uso e consumo.
- 5401U e 6401U: Revenda de produtos de fabricação própria para uso e consumo.
- 1924T e 2924T: Entrada para Industrialização por Conta e Ordem, sem integração com estoque.
- 1102T e 2102T: Entrada de mercadorias para comercialização, sem integração financeira e contabilização como bonificação.
- 1903D e 2903D: Retorno de mercadorias não aplicadas na industrialização, sem integração com estoque.
- 90111: Revenda Suframa, sem isenção de IPI.
Novas transações:
Alterações nas transações:
- 1662 e 2662: Alterada a transação integrada '90330 - Entrada Título Adiantamento Cliente' para '90302 - Entrada Título Devolução NF'.
- 1949D e 2949D: Com integração financeira e nova forma de contabilização 1949D.
- 1949F e 2949F: Com integração ao estoque e nova forma de contabilização 1949F.
- 1902 e 2902: Transação integrada ao estoque 90224 vinculada e demais transações removidas.
Local: GO UP > Transações
Alteração de transações e forma de contabilização para o GO UP
Pensando em melhorar o funcionamento do GO UP, disponibilizamos melhorias e adicionamos novas Transações e Formas de contabilização:
- Transação 90361: Baixa Titulo por Cancelamento, com forma de contabilização vinculada
- Transações 5933A e 5933B: Serviço prestado com auto retenção de IRRF, parametrizada para não descontar o IR no documento e com novas formas de contabilização para compensar o IRRF do documento
Local: GO UP > Transações
Web services
Inclusão do campo TnsSpr no web service com.senior.g5.co.mpr.cha.movimentoop
Implementamos no web service com.senior.g5.co.mpr.cha.movimentoop, porta Acertar, um novo campo chamado, TnsSpr (Transação de saída do produto reaproveitado), com o objetivo de ser informado apenas na diminuição da quantidade refugada quando se deseja estornar a movimentação do produto reaproveitado nas operações intermediárias da ordem de produção.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Nova documentação sobre emissão e remissão de bloquetos
Complementamos as documentações Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN), Emissão bloquetos ou duplicatas do Contas a Receber (F305EBD) e Consulta de Remessa para Banco do Contas a Receber (F302CRB), inserindo referência à nova documentação que trata da emissão e remissão de bloquetos, com filtro ou sugestão de Portador.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento
- Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > F305EBD - Emissão bloquetos ou duplicatas do Contas a Receber
- Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > F302CRB - Consulta de Remessa para Banco do Contas a Receber
Restrições na geração de notas fiscais via processo de gestão de distribuição e formação de cargas
Complementamos a documentação da tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), inserindo a informação de que a geração de notas fiscais pelo processo da gestão de distribuição e formação de cargas, via nota de saída na tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), não será permitida. Se, no entanto, houver a necessidade de copiar a nota fiscal, então esta deve ser gerada novamente pelo mesmo processo de formação de cargas.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais)
Processos Automáticos
Mensagem do sistema ao executar o processo agendado 67 optando por cadastro automático do fornecedor e transportadora
Problema: ao executar o processo agendado da rotina 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada, informando o parâmetro CadastrarTransportadorAutomatico, com um CEP da transportadora inexistente no sistema, e ao consultar a nota fiscal selecionada via F000INE, não era gerado o log da inconsistência do CEP inexistente.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima e o sistema para que gere o log da inconsistência com a mensagem Erro ao cadastrar CEP XXXXX-XXX não cadastrada no ERP. Esta mesma alteração, vale para o parâmetro CadastrarFornecedorAutomatico.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Tratamento de arquivos contendo somente títulos de confirmação de agendamento
Problema: o processo automático 155 - Retorno Pagamento Eletrônico não era avançado quando os arquivos continham apenas confirmações de agendamento. Estes arquivos permaneciam indefinidamente na pasta de entrada. Sem títulos a importar, eles eram repetidamente lidos em cada execução, aumentando desnecessariamente a carga de processamento e a produção de arquivos de log.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para mover esses arquivos para a pasta RetornoSemProcessamento sempre que conter apenas ocorrências de confirmações de agendamento.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Alteração do comando SQL no exemplo do parâmetro SqlString
Alteramos a documentação do Processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada, modificando o código SQL ali disponível, de SqlString=E000NFC.CODEDC IN (55, 57) para SqlString=E000NFC.CODEDC IN ("55", "57").
Local: Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada
Gestão de Estoques
Novas telas para exibição do log de execução dos fechamentos de estoques
Visando melhorar o processo de fechamento de estoques, disponibilizamos as telas Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE) e Detalhes Execução de Fechamento de Estoques (F215DET) para apresentar os processos executados durante estas rotinas.
A tela F215DET, pode ser acessada através do botão Detalhes da tela F215PFE, e traz o detalhamento dos logs exibidos no painel.
Para conhecer, acesse as documentações das telas através dos links acima.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE) > Botão Detalhes - Detalhes Execução de Fechamento de Estoques (F215DET)
Descrição da tela F210ISA
Alteramos a documentação da tela Inicialização do Controle de Buscas de Saldos Otimizada (F210ISA), no que se refere à descrição desta: seu objetivo é dar início à busca de saldos anteriores dos estoques de forma otimizada. Para saber se o recurso já está ativo, é preciso observar o valor do campo Indicador Otimização na tela Parâmetros da Filial para Estoques (F070FES).
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Saldos > Inicialização do controle de busca dos saldos
Gestão de Recebimento
Redistribuição de quantidades após divisão dos itens
Complementamos a documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), acrescentando a informação de que após a divisão dos itens, a redistribuição de quantidades para os itens não é realizada de forma automática, sendo necessário acessar o botão Dist.Lote (J) ou Dist.Série (9).
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico
Percentuais de PIS/COFINS/CSLL na nota mesmo com valores de impostos zerados
Problema: ao processar uma nota que tinha valores de PIS,COFINS e CSLL no XML, caso a filial estivesse parametrizada para substituir a retenção destes impostos por outras retenções, o item ficava com os percentuais informados, mesmo que os seus valores estivessem zerados.
Correção efetuada: ajustamos para que o sistema zere os percentuais dos impostos no cálculo da nota, caso os seus campos de base e valor estejam zerados.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Quantidade da distribuição de lote diferente da unidade de medida do estoque
Problema: ao clicar no botão Dist. Lote, a tela F000DLS era aberta, trazendo a quantidade distribuída na unidade de medida do fornecedor ao invés da unidade de medida do estoque.
Correção efetuada: ajustamos para que ao abrir a distribuição de lote, sejam convertidas as quantidades para a unidade de medida do estoque.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Compras
Alteração do rateio de solicitação de produto
Problema: ao utilizar a tela F405SOL, o usuário conseguia alterar o rateio mesmo quando estava parametrizado na tela F099UCP para não ter permissão para Alterar Rateio Compras.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, o usuário não consiga alterar o rateio de solicitação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Manuais (F405SOL)
Rotinas Auxiliares
Alteração de mensagem de erro sobre exportação de arquivo XLSX
Problema: durante a exportação de dados de uma grade para arquivos XLSX, se este arquivo que seria salvo já estivesse aberto em outro aplicativo, ocorria um erro e a mensagem apresentada ao usuário não era intuitiva e, em alguns casos, o sistema era encerrado.
Correção efetuada: alteramos a rotina que trata a exceção para apresentar uma mensagem mais intuitiva, na qual será informado que não é possível gerar e exportar o arquivo e que se verifique se o arquivo já não está aberto em outro aplicativo, e no botão detalhes da mensagem será apresentado os dados mais técnicos da exceção.
Alteração na montagem do link de destino para página de ajuda
Problema: o botão Ajuda da tela Configuração dos campos da Grid montava o link da documentação de forma incorreta, o que impedia a visualização da página no browser.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que monta o link de destino para a página de ajuda, para que ela seja aberta corretamente.
Middleware
Ajuste de controle de sessão crítica no Middleware
Problema: em alguns ambientes, a reserva ou inicialização das instâncias do middleware não eram executadas, resultando na listagem de PID 0000 quando consultado via Central de Monitoramento.
Correção efetuada: ajustamos o controle dos objetos que precisam de acesso e manipulação por sessão crítica na aplicação.
Manufatura
Inclusão do campo TnsSpr no web service com.senior.g5.co.mpr.cha.movimentoop
Implementamos no web service com.senior.g5.co.mpr.cha.movimentoop, porta Acertar, um novo campo chamado, TnsSpr (Transação de saída do produto reaproveitado), com o objetivo de ser informado apenas na diminuição da quantidade refugada quando se deseja estornar a movimentação do produto reaproveitado nas operações intermediárias da ordem de produção.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastros
Alteração do cadastro de cliente via web service
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, com o parâmetro CNPJ/CPF/Nº Ident. Fiscal Cliente Repetido igual a N - Não, não era apresentada uma validação informando se o CNPJ/CPF estava registrado no sistema.
Correção efetuada: ajustamos para que, o sistema apresente a mensagem abaixo:
- O cliente XXX já está cadastrado com este CNPJ/CPF. Caso deseja reajustar via web service, favor informar S - Sim no campo CNPJ/CPF/Nº Ident. Fiscal Cliente Repetido, via tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controladoria
Integração contábil via web services
Problema: ao tentar realizar a integração contábil com o tipo de atualização Período completo através do web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar_8, o sistema estava obrigando o usuário a informar algum valor para o campo Quantidade de dias, porém este campo só é obrigatório quando o tipo de atualização for Por intervalos.
Correção efetuada: ajustamos a validação referente ao campo Quantidade de dias, de modo que só seja realizada quando o tipo de atualização for Por intervalos, neste caso só serão aceitos valores entre 1 e 31, mesmo comportamento que acontece via tela Integração Contábil (F645CTB).
Local: Recursos > Implementações > Web services
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