Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.59
24/05/2024
Tarefas liberadas: 26
Clientes e Fornecedores
Atualização cadastral com caractere especial no nome fantasia
Problema: na atualização cadastral através da tela Atualização cadastral cliente/fornecedor e transportadora (F000APA) ou no processo automático 105 - Atualização cadastral, quando um cadastro possuía algum caractere especial no nome fantasia, ocorria uma mensagem de access violation e os registros não eram atualizados.
Correção efetuada: alteramos a rotina de atualização cadastral para tratar os caracteres especiais no campo do nome fantasia que é retornado da consulta da SEFAZ.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Atualização Cadastral > Atualização cadastral cliente/fornecedor e transportadora (F000APA)
Usuários
Ajuste de resolução na tela F099UCA
Problema: a tela Duplicação de Parâmetros de Usuário (F099DUP), acessada através do botão Duplicar na tela de Cadastro de Usuários (F099UCA), era aberta em tamanho reduzido, o que dificultava a visualização dos campos.
Correção efetuada: ajustamos dimensão da tela para abrir no tamanho adequado para visualização dos campos.
Local: Cadastros > Usuários > Cadastro de Usuários (F099UCA)
Controladoria
Manutenção do tipo da conta contábil com vínculos
Problema: o sistema permitia que o usuário alterasse o tipo da Conta Contábil P - Patrimônio, mesmo que estivesse associada ao módulo de Patrimônio.
Correção realizada: ajustamos a manutenção das Contas Contábeis para verificar se a conta possui vínculos com o cadastro da espécie do bem. Caso positivo, será exibida a seguinte mensagem ao usuário: Não é possível alterar o tipo da conta. A conta contábil está associada ao cadastro da espécie.
Local: Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > Manutenção de Contas Contábeis (F045PLA)
Gestão de Contabilidade
Rotinas com origem MAN - Manual nos lançamentos contábeis
Complementamos a documentação da tela Processamento de Lotes Contábeis (F650PLT), inserindo quais são as rotinas que geram a OrigemMAN - Manual nos lançamentos contábeis.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Lotes > Processamento
Gestão de Tributos
Descrição do campo IND_RED_ISEN
Alteramos a documentação de Leiaute - Escrituração Contábil Fiscal (SPED ECF), modificando a coluna de Documentação do campo IND_RED_ISEN para Se o P230 estiver desmarcado, então o registro 0020 é gerado com valor N - Não. Senão, é gerado com valor S - Sim, independentemente de haver registros a serem gerados ou não no P230.
Local: Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Contábil Fiscal (ECF) > Leiaute - Escrituração Contábil Fiscal (SPED ECF) > Bloco 0
Redução do consumo de memória para gerar SPED Fiscal
Problema: ao gerar o SPED Fiscal, o sistema era fechado sem aviso prévio devido ao limite de memória de uma aplicação de 32 bits para o sistema operacional. Além disso, ocorria o erro Out of Memory ou outro semelhante devido à falta de recursos e memória.
Correção efetuada: modificamos a geração do registro 0221 para reduzir o consumo de memória. Otimizamos a busca de parâmetros por estado para melhorar o desempenho nas rotinas do SPED Fiscal e Contribuições. Aprimoramos a rotina de conversão da unidade de medida para torná-la mais eficiente, especialmente dentro do SPED Fiscal. Também aprimoramos a rotina de log acionada pelo parâmetro -log para incluir o consumo de memória da aplicação em algumas linhas do log.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Gestão de Patrimônio
Transferência entre bens principais sem espécie na máscara
Problema: ao realizar um movimento de transferência entre bens principais, onde além do bem principal era transferido também o bem acréscimo e o código da espécie do bem não tinha máscara, ocorria a seguinte mensagem de erro: Não foi encontrado o Registro-Mestre para este Registro. E670BEM(CodEmp;CodEsp) -> E674ESP(CodEmp;CodEsp).
Correção efetuada: ajustamos a movimentação de transferência entre bens principais para que seja possível concluir o processamento independentemente de haver ou não o código da espécie na máscara do bem, assim como movimentar bens acréscimos junto ao principal.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Movimentação > Geração de Movimentos (F670MAN)
Depreciação de bem após cálculo da última parcela
Problema: durante a depreciação normal do bem, mesmo após o bem estar totalmente depreciado, era apresentado um saldo restante após o cálculo da última parcela.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo da depreciação do bem para sempre considerar a diferença na última parcela da depreciação, eliminando assim qualquer saldo a depreciar.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Atualização Patrimonial > Geração > Memória de Cálculo Patrimonial (F670MEM)
Melhorias na base de cálculo do Pis/Cofins na integração de bens
Implementamos melhorias e alterações na base de cálculo de Pis e Cofins ao integrar os bens para o patrimônio em operações com ICMS creditado ou ICMS ST:
Quando a Forma da Base de Cálculo de Pis/Cofins = C: o valor do bem menos os impostos recuperáveis não será mais descontado quando a transação indicar que este ICMS deduz da base de cálculo de Pis e Cofins. Essa alteração foi feita para evitar a dedução duplicada do ICMS (reduzindo a base de cálculo e também como parcela a excluir).
Quando a Forma da Base de Cálculo de Pis/Cofins = A: agora é possível deduzir também o ICMS ST da base de cálculo dos créditos, desde que o identificador de regras PAT-670DESICM1 esteja ativo.
Para conferir acesse a documentação .
Locais:
- Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Recebimento > Cadastro de Bens via NFE - Recebimentos (F670EBN)
- Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Tributos > Cadastro de Bens via NFE - Impostos (F670EBI)
- Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Acréscimo via NFE/Requisição > Cadastro de Acréscimos via NFE/Requisição (F670EBA)
Gestão de Contabilidade de Custos
Transações adicionais com operação utilizando identificador de regras
Complementamos a documentação informando que para ser considerado transações adicionais na Operação (O.P.), é necessário especificar um centro de custo. Além disso, ao utilizar o identificador de regras CTC-631TNSPR01 e adicionar transações na tela Consumo Real de Materiais e Serviços/Custo Médio Histórico (F631CRM), os movimentos relacionados a essas transações também serão considerados, desde que possuam um centro de custo informado.
Local: Custos > Gestão de Contabilidade de Custos > Custo Integrado > Variação dos Materiais e Serviços > Consumo Real de Materiais e Serviços/Custo Médio Histórico (F631CRM)
Gestão de Contas a Pagar
Baixa total por aproveitamento de crédito com outras retenções
Problema: ao realizar a baixa total por aproveitamento na tela Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar (F501BAA), outras retenções não eram calculadas corretamente.
Correção efetuada: ajustamos para calcular corretamente outras retenções ao realizar a baixa total por aproveitamento, ativando o Identificador de regra CPA-501BAARE01 e o parâmetro global CalAdtImp.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar (F501BAA)
Web services
Ordenação pela sequência do item do produto em web service
Adicionamos, no web service com.senior.g5.co.ven.pedido, porta ConsultarGeral_3, a ordenação pela sequência do registro para as informações de produtos, serviços, parcela, rateios e observações.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Devolução de nota de entrada com itens sem complemento na tela F140PRE
Problema: ao processar uma nota de devolução na tela F140PRE via nota de entrada e algum item da nota de entrada não tinha complemento, ocorria erro no sistema por falta de complemento e não era possível corrigir o problema na tela, somente reabilitando a nota de entrada e corrigindo na mesma.
Correção efetuada: ajustamos para que nesses casos, o campo Complemento, presente nas grades de produto e serviço, possam ser utilizados para digitação do complemento.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual Via Pedidos e Notas Fiscais (Preparação da Nota Fiscal Saída) (F140PRE)
Geração indevida de tag ao gerar notas fiscais de saída
Problema: ao gerar notas fiscais de saída que possuíssem dispositivos fiscais sem relação com crédito presumido, era indevidamente gerada a tag <gcred> no XML do documento.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que a geração da tag <gcred>, no XML da nota fiscal de saída, ocorra apenas quando o dispositivo fiscal existente nos itens da nota possuir benefício fiscal de crédito presumido.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Processos Automáticos
Conciliação de saldos contábeis com processo automático
Problema: ao executar o processo agendado na rotina 33 - Conciliação de Saldos Contábeis, quando não existiam saldos na tabela de saldos para o mês em questão (sem lançamentos contábeis para o mês), era exibida a seguinte mensagem de erro: Erro de execução do processo automático: Data inicial é maior que a final!
Correção efetuada: corrigimos o processo automático da rotina 33 - Conciliação de Saldos Contábeis para atribuir a data inicial como data final quando esta for maior que a data final.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Implementações
Execução da função de programador GerarOrdemRecebimentoWmsSenior
Problema: ao executar a função de programador GerarOrdemRecebimentoWmsSenior a mesma poderia não executar sua ação corretamente.
Correção efetuada: corrigimos esta função de programador para que o processo ocorra corretamente
Local: Recursos > Implementações > Regras > Executar (F000ERG)
Gestão de Compras
Inclusão de observação sobre impossibilidade de reajustes de contratos quando há ajuste do AVP
Complementamos a documentação da tela Reajustes de Contratos de Compra (F460REA), incluindo uma observação informando que não será possível realizar reajustes de contrato para um determinado período, caso haja ajuste do valor presente (AVP) para o mesmo. Informamos ainda que, neste caso, é necessário realizar o estorno do AVP.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Reajustes
Funcionamento de filtro para mostrar somente solicitações de compra de serviço que não geraram OC
Problema: ao consultar solicitações de compra que já estavam em ordens de compra fechadas, estas eram carregadas na consulta, mesmo quando a opção Não gerou Ordem De Compra do botão Seleção estava marcado.
Correção efetuada: ajustamos o filtro para que respeite essa opção quando utilizada.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Consultas > Serviços (F406CSS)
Gestão de Recebimento
Erro na geração do título de retenção de ST no contas a pagar
Problema: quando o código da ST possuía duas vigências ativas e a data de emissão da nota de entrada era menor que a data da última vigência ativa, não era gerado o título de retenção no contas a pagar relativos a esse código.
Correção efetuada: adicionamos uma condição a mais na consulta que busca as vigências para trazer os dados corretos.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Consistência entre datas de emissão entre nota de entrada e notas de saída vinculadas
Problema: a tela Fechamento Agrupado de Notas Fiscais de Entrada (F445FNA) não impedia o fechamento de notas fiscais de entrada quando estas possuíam data de emissão menor que a data de emissão das notas fiscais de saída vinculadas.
Correção efetuada: efetuamos ajuste para que seja feita a consistência entre as datas de emissão das notas envolvidas no processo.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Fechamento agrupado (F445FNA)
Base do Diferencial de Alíquota diferente do valor do XML
Problema: ao gerar uma nota de entrada com cálculo do diferencial de alíquota, o sistema utilizava como base o ICMS das parametrizações do sistema, ao invés de utilizar a Base do ICMS vinda no XML.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo do diferencial de alíquota para que utilize a Base do ICMS presente no XML, quando informado o campo VlrBic nos identificador de regras CPR-000INECN01 ou CPR-000MTNEL01.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Situação tributária de ICMS ao informar campo no identificador de regra CPR-000MTNEL01 e exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS
Alteramos o identificador de regras CPR-000MTNEL01, para que mantenha a situação tributária conforme veio no XML, para que ao gerar uma nota fiscal com diferimento, o sistema não sugira a situação tributária de ICMS, mesmo quando informando o campo CodStr, e, com isso não haja impacto nos cálculos durante o processamento da nota.
Além disso, também alteramos para que nos cálculos das notas de entrada quando for optado por utilizar os valores de ICMS, Base de ICMS e Percentual de ICMS originários do XML sobrepondo as alterações geradas via parametrizações do ERP. Com o parâmetro global UtiIcmXml definido com o valor S, haverá controle junto com o identificador de regra CPR-000MTNEL01, que tem por finalidade disponibilizar um ponto de regra para definir quais valores das tabelas intermediárias de produtos (E000IPC/E000PCD) e de Serviços (E000ISC) devem ser mantidos nas tabelas da Nota Fiscal de Entrada (E440IPC, E440PCD e E440ISC). Com isso na importação de um XML, os cálculos de ICMS executados por padrão pelo ERP são desconsiderados, ou seja, o sistema trará para a nota fiscal os impostos como eles estão no XML. Este tratamento é exclusivo para os campos do ICMS.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Inclusão de observação sobre condição do sistema para execução de busca na consulta de notas fiscais
Complementamos a documentação da tela Consulta de Notas Fiscais de Entrada (F441CNE), inserindo a informação de que é necessária a seleção de menos notas fiscais, para que a tela Consulta de Itens de Notas Fiscais de Entrada (F441CIE) possa abrir e executar a busca dos itens.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Dados gerais
Gestão de Estoques
Preenchimento de campos na requisição de produtos após alteração dos itens
Problema: em cenários utilizando aprovação multinível, onde a requisição de produtos possuá itens atendidos e outros somente aprovados, caso fosse executada a desaprovação de um item que estava somente aprovado e posterior alteração no mesmo e nova aprovação, os itens dessa requisição que já estavam atendidos, ficavam com os campos Data de Aprovação, Horário de Aprovação e Usuário de Aprovação vazios.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, o itens que estão atendidos, permaneçam com estes campos preenchidos.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Agrupados (F207LOT)
CBDS
Alteração de funcionamento no script de personalização
Problema: ao inserir um script de personalização da base de dados maior, onde é feito uma quebra e adicionando aspas duplas para gravar no banco de dados, ocorria o notificação de erro.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que, ao gravar o comando no banco de dados, não sejam adicionadas as aspas duplas.
Gerenciamento de Usuários
Atualização de apresentação de informações na tela Permissões de Acesso a Objeto
Problema: foi identificada uma falha visual na tela Permissões de Acesso a Objeto que, quando era realizada a seleção múltipla de usuários/grupos e após a configuração de permissões para estes e ao voltar a tela de Permissões de Acesso a Objeto, a descrição das permissões que forma configuradas não eram apresentadas na tela, apenas para o primeiro usuário/grupo que foi selecionado na seleção múltipla.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para a correta apresentação das informações na tela.
Integrações
Ordenação pela sequência do item do produto em web service
Adicionamos, no web service com.senior.g5.co.ven.pedido, porta ConsultarGeral_3, a ordenação pela sequência do registro para as informações de produtos, serviços, parcela, rateios e observações.
Local: Recursos > Implementações > Web services
English
Español