Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.64
28/06/2024
Tarefas liberadas: 22
Identificadores e parâmetros
Alíquota do ICMS alterada após buscar o ICMS Especial
Problema: ao gerar uma nota fiscal de saída de devolução de compra era executado o identificador VEN-000ALICM01, o qual buscava a alíquota do ICMS da nota. Porém, ao verificar o ICMS Especial dos itens, este estava sobrepondo a alíquota encontrada no identificador.
Correção efetuada: alteramos o identificador de regras VEN-140SGRED01 para que o sistema busque o valor de ICMS Especial informado na regra do identificador, dessa forma a alíquota encontrada no identificador VEN-000ALICM01 não será zerada.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Clientes e Fornecedores
Ligação produto x cliente em pedidos
Problema: ao possuir o parâmetro Exige ligação Produto x Cliente no Pedido da tela Cadastro de Clientes (F085CAD) como S - Sim, não estava sendo respeitada a obrigatoriedade de ligação em pedidos cadastrados anteriormente. Dessa forma, era possível fechar nota fiscal e pedidos mesmo não possuindo ligação.
Correção efetuada: ajustamos para que, quando ativo o parâmetro Exige ligação Produto x Cliente no Pedido, sempre seja verificado se o produto possui o cadastro da ligação. Dessa forma, caso não tenha, não será permitido o fechamento da nota e do pedido.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro de Clientes (F085CAD)
Cadastro de chaves Pix ligadas aos fornecedores
Disponibilizamos a opção de cadastrar chaves Pix para fornecedores em nossa plataforma. Isso facilita a geração de títulos do Contas a Pagar, mesmo sem informar empresa e filial. A chave Pix pode ser utilizada como registro único para todas as unidades, simplificando seus processos financeiros. Para conferir acesse a página
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Chaves PIX de fornecedores (F095FCP)
Produtos e Serviços
Espaço em branco no código da derivação
Problema: a tela Máscara de Derivação (F084MDP) permitia inserir um espaço em branco na frente do código da derivação, o que causava problemas no fechamento de estoque.
Correção efetuada: ajustamos a tela para não aceitar espaço em branco na frente do código da derivação.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Máscara de Derivação - Dados Gerais (F084MDP)
Alteração do tipo de duplicação na tela de Duplicação do Produto (F075DPO)
Problema: ao abrir a tela de Duplicação do Produto (F075DPO) através do botão Duplica Prod na tela Cadastro de Produtos (F075GFP), não era possível alterar a opção do campo Tipo Duplicação.
Correção efetuada: ajustamos para que seja possível alterar a opção do campo Tipo Duplicação após clicar no botão Cancelar.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Duplicação > Duplicação do Produto (F075DPO)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Produtos (F075GFP)
Transações
Geração de títulos para imposto com código da filial
Problema: o campo Código da Filial não era gravado ao ser preenchido na grade da tela Configuração para geração de títulos de impostos (Compras/Vendas) (F001TIT).
Correção efetuada: corrigimos a tela Configuração para geração de títulos de impostos (Compras/Vendas) (F001TIT) para gravar o código do título informado.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Configuração para geração de títulos de impostos (Compras/Vendas) (F001TIT)
Gestão de Contas a Receber
Habilitação do campo Valor Original
Problema: ao consultar um título na tela Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR), cujo número, tipo e filial existiam em uma empresa diferente e tinham movimentos, o campo Valor Original era desabilitado, impedindo alterações quando estava na situação Aberto.
Correção efetuada: ajustamos a tela Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR) para manter o campo Valor Original habilitado para alteração quando ocorrer este cenário.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR)
Ajuste para regravar informações do título no Contas a Receber
Problema: na tela Consulta de Títulos do Contas a Receber - Manutenção (F302CJM) não era permitido regravar as informações aplicadas para o título, ocorria a seguinte mensagem de erro: Invalid column name PONDSC.
Correção efetuada: ajustamos a funcionalidade da tela F302CJM para que ocorra corretamente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR)
Web services
Ajuste de mensagem de titulo já existente no web service com.senior.g5.co.int.vetorh.titulos
Problema: ao integrar um título que já existia via web service com.senior.g5.co.int.vetorh.titulos, o sistema retornava a mensagem OK, mesmo o título estando integrado.
Correção efetuada: alteramos esta mensagem para que, ao integrar um título já existente através deste web service, seja exibida o aviso: Este título já existe nesta Empresa e Filial.
Local: Recursos > Implementações Web services
Pendências em web service e Processo Automático 160 - Limpeza da Tabela E000CIX
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.int.geral.exportacao, porta ObterPendencias, para incluir a seguinte informação: ao solicitar a existência de pendências para exportação de um web service (por exemplo, um produto) com algum filtro personalizado aplicado na tela Configuração de web services (F000CWS), esse filtro não é considerado no momento da obtenção das pendências de exportação. Além disso, atualizamos a documentação do Processo Automático 160 - Limpeza da Tabela E000CIX para esclarecer que ele exclui pendências geradas desnecessariamente devido a um conceito anterior de geração de pendências que as criava mesmo quando a informação não era necessária.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integração de movimento de estoque na gravação do campo codMot
Problema: ao efetuar a importação de um movimento de estoque utilizando o web service com.senior.g5.co.int.varejo.movimentoestoque, porta Importar, o valor do campo codMot presente na requisição não era gravado corretamente.
Correção efetuada: ajustamos para que o campo seja gravado corretamente na base de dados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mensagem incorreta na integração do movimento estoque
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.int.varejo.movimentoestoque, porta Importar, preenchendo o campo tipMov um valor LS, uma mensagem incorreta era retornada informando que o campo aceita os valores NE, NS, RE, RS, BE, BS, TE e TS.
Correção efetuada: ajustamos a mensagem de retorno para que se informe corretamente os valores que são aceitos, sendo eles:NE, NS, RE, RS, BE, BS e TR.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Exportação de categorias de clientes
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.categoriaprodutos, porta Exportar, adicionando a informação de que, devido à ordem hierárquica das categorias de clientes, a exportação deve ocorrer de forma hierárquica, assegurando que todos os registros de nível superior sejam exportados antes de proceder com a exportação dos registros de níveis inferiores. Exemplos disso são trazidos na documentação da tela. Além disso, ao exportar dados em uma segunda, terceira requisição e assim por diante, é necessário que a requisição anterior seja confirmada como recebida pelo sistema terceiro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Geração da tag tpAto na emissão do XML
Problema: ao utilizar uma mensagem fiscal ou um dispositivo fiscal onde o campo Processo/ato Concessório estivesse preenchido e o campo Ori. Proc./Ato Concessório estivesse com o valor 0 - Sefaz, não era realizada a validação em relação ao preenchimento do campo Tipo do ato concessório no cadastro da mensagem fiscal (F024MSG) e do campo Tp. Ato concessório do cadastro do dispositivo fiscal (F051DIS). Desta forma, o XML acabava sendo gerado com o valor 00 na tag <tpAto>, ocorrendo crítica de integração com a mensagem The http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:tpAto element is invalid - The value 00 is invalid according to its datatype String - The Enumeration constraint failed.
Correção efetuada: aplicamos uma consistência na emissão da NF-e, impedindo a geração do XML caso o campo não esteja preenchido, de forma que o sistema apresentará a seguinte mensagem: Não foi possível gerar o arquivo da Nota Eletrônica. Erro: Problema na geração do arquivo da nota eletrônica XXXX. Empresa: X - Filial: X - Série: XXX. Erro: A Origem do Processo não foi definida no cadastro da mensagem fiscal ou no dispositivo fiscal vinculado a nota fiscal. Verifique a informação do campo Tipo do ato concessório em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Mensagens NF (F024MSG) ou o campo Tp. Ato concessório em Cadastros > Controladoria > Tributos > Dispositivos fiscais (F051DIS). Este campo precisa estar com um valor diferente de 0-Zero quando a Orig. Proc/Ato Concessório for igual a 0-Sefaz.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal (F140CAN)
Faturamento de nota fiscal de saída com lote padrão
Problema: ao gerar uma nota fiscal de saída nas telas Notas Fiscais de Saída (F140GNF) e Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), o sistema permitia o faturamento utilizando o lote padrão quando um item de produto controlado por lote era informado com o lote padrão especificado para esse produto.
Correção efetuada: o sistema foi ajustado para impedir o faturamento utilizando o lote padrão nas telas Notas Fiscais de Saída (F140GNF) e Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE).
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Gestão de Recebimento
Fechamento do CT-e após um evento de Cancelamento de Prestação de Serviço em Desacordo
Problema: considerando um CT-e onde, em um primeiro momento foi gerado um evento de Prestação de Serviço em Desacordo e em um segundo momento foi gerado um outro evento de Cancelamento de Prestação de Serviço em Desacordo, ou seja, cancelando o primeiro evento, o sistema não permitia seguir com o fechamento do CT-e.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para quando houver um cancelamento do evento de Prestação de Serviço em Desacordo, seja permitido fechar o CT-e.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Conversão de unidade de medida ao mostrar a nota fiscal
Problema: ao mostrar os dados da nota, a quantidade estoque não era convertida de acordo com os novos valores recém informados do cadastro da unidade de medida. Isso ocorria quando a nota fiscal era mostrada na tela F000INE, em seguida alterados os valores de conversão do cadastro de unidade de medida e logo em seguida solicitava novamente para mostrar os dados da nota fiscal.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que, ao mostrar os dados da nota, sejam utilizados os valores recém informados na conversão de unidade de medida para a quantidade estoque.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Variável CprACfgCon duplicada no identificador CPR-000INESL02
Problema: ao utilizar o identificador de regras CPR-000INESL02, verificamos que ele possuía duas variáveis com o mesmo nome CprACfgCon e, descrições diferentes.
Correção efetuada: ajustamos a segunda variável para o nome de CprACfgPar, que trata das opção de Considerar parcelas da Ordem de Compra, enquanto a outra continuará com o nome CprACfgCon que permite Consistir quantidade de parcelas da nota fiscal eletrônica com a condição de pagamento.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Compras
Comportamento diferente no cálculo do Frete de Importação na ordem de compra ao ativar o identificador de regra CPR-420ALCST01
Problema: ao utilizar o identificador de regras CPR-420ALCST01, o cálculo do frete de importação sofria alterações pois no cálculo nativo da tela, o sistema considera o peso líquido informado na derivação como unitário e multiplica pela quantidade. Porém, ao utilizar o identificador de regras, é informado o peso total na grade do item, porém, o sistema ainda interpretava como unitário e fazia a sua multiplicação.
Correção efetuada: alteramos a função para quando utilizar o identificador de regra na tela F420GOC, já seja considerado o peso na grade como o peso total e não unitário.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Ordem de Compra Agrupada (F420GOC)
Gestão de Estoques
Informações apresentadas na consulta de movimentos de estoques
Problema: ao executar a consulta de movimentos de estoques, um mesmo movimento era repetido várias vezes, ficando incoerente com a realidade dos movimentos gravados na base de dados.
Correção efetuada: ajustamos para que a consulta liste corretamente os movimentos de estoque.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Movimentações (F212CME)
Proprietária
Validação de proprietária na abertura de telas de cadastros
Problema: em alguns casos, quando uma tela precisa abrir outra tela do menu de Cadastros, como, por exemplo, ao clicar no botão Duplicar na tela F099UAB, era apresentada a mensagem A quantidade de conexões para a Área D-Cadastros excedeu o limite licenciado. Entre em contato com o administrador do sistema.
Correção efetuada: alteramos a rotina de validação da proprietária para não bloquear a abertura de telas de cadastros e não exibir esta mensagem.
Relatórios
Apresentação correta de relatório ao salvar arquivo no formato .IMP
Problema: na guia Saída da tela de Valores de Entrada, ao exportar um modelo de relatório com o formato padrão (.IMP) e executar o executável View.exe para visualizá-lo, as páginas do relatório eram apresentadas em branco.
Correção efetuada: ajustamos rotina de carregamento de arquivos do View.exe para reconhecer o algoritmo correto para descompressão, garantindo assim a exibição correta dos dados no relatório.
Integrações
Ajuste de mensagem de titulo já existente no web service com.senior.g5.co.int.vetorh.titulos
Problema: ao integrar um título que já existia via web service com.senior.g5.co.int.vetorh.titulos, o sistema retornava a mensagem OK, mesmo o título estando integrado.
Correção efetuada: alteramos esta mensagem para que, ao integrar um título já existente através deste web service, seja exibida o aviso: Este título já existe nesta Empresa e Filial.
Local: Recursos > Implementações Web services
Pendências em web service e Processo Automático 160 - Limpeza da Tabela E000CIX
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.int.geral.exportacao, porta ObterPendencias, para incluir a seguinte informação: ao solicitar a existência de pendências para exportação de um web service (por exemplo, um produto) com algum filtro personalizado aplicado na tela Configuração de web services (F000CWS), esse filtro não é considerado no momento da obtenção das pendências de exportação. Além disso, atualizamos a documentação do Processo Automático 160 - Limpeza da Tabela E000CIX para esclarecer que ele exclui pendências geradas desnecessariamente devido a um conceito anterior de geração de pendências que as criava mesmo quando a informação não era necessária.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integração de movimento de estoque na gravação do campo codMot
Problema: ao efetuar a importação de um movimento de estoque utilizando o web service com.senior.g5.co.int.varejo.movimentoestoque, porta Importar, o valor do campo codMot presente na requisição não era gravado corretamente.
Correção efetuada: ajustamos para que o campo seja gravado corretamente na base de dados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mensagem incorreta na integração do movimento estoque
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.int.varejo.movimentoestoque, porta Importar, preenchendo o campo tipMov um valor LS, uma mensagem incorreta era retornada informando que o campo aceita os valores NE, NS, RE, RS, BE, BS, TE e TS.
Correção efetuada: ajustamos a mensagem de retorno para que se informe corretamente os valores que são aceitos, sendo eles:NE, NS, RE, RS, BE, BS e TR.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Exportação de categorias de clientes
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.categoriaprodutos, porta Exportar, adicionando a informação de que, devido à ordem hierárquica das categorias de clientes, a exportação deve ocorrer de forma hierárquica, assegurando que todos os registros de nível superior sejam exportados antes de proceder com a exportação dos registros de níveis inferiores. Exemplos disso são trazidos na documentação da tela. Além disso, ao exportar dados em uma segunda, terceira requisição e assim por diante, é necessário que a requisição anterior seja confirmada como recebida pelo sistema terceiro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Analytics
Ajuste em documentação do Analytics de Vendas
Ajustamos a documentação do Relatório de Vendas do Analytics ERP, ajustando o detalhamento dos widgets Quantidade de Vendas Atual e Quantidade de Vendas Anterior, que se referem à quantidade de pedidos e não a quantidade de notas fiscais, como estava informado anteriormente.
Local: XTended > Analytics ERP > Relatórios > Vendas
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