Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.66
12/07/2024
- 07/08/2024: adicionamos a matéria Visualização de cards desabilitados do Analytics ERP.
Tarefas liberadas: 33
Mercado
Exibição de tela na resolução 1024 x 768
Problema: quando utilizada a tela Bula (F113BUL), em resolução 1024 x 768, o sistema não estava montando a tela corretamente, escondendo valores de alguns campos.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o desenho da tela seja consistente em resoluções 1024 x 768 (resolução mínima para atender as telas do sistema de Gestão Empresarial) ou maiores.
Local: Cadastros > Receituário Agronômico > Bula
Clientes e Fornecedores
Ajustes na tela Chaves PIX de fornecedores quando chamada pela tela de Cadastro
Problema: ao usar o botão Chave Pix na tela Cadastro de Fornecedores (F095FOR), a tela Chaves Pix de Fornecedores (F095FCP) não carregava as informações de Pix corretamente e permitia navegar entre fornecedores diferentes do selecionado.
Correção efetuada: ajustamos a tela para exibir, ao abrir, a primeira chave Pix cadastrada na ordem Empresa/Filial/Fornecedor/Sequência, com as respectivas informações de cadastro. Agora, não será possível visualizar ou cadastrar informações de outros fornecedores. O comportamento da tela F095FCP permanece o mesmo quando acessada pelo menu do sistema.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Chaves PIX de fornecedores (F095FCP)
Transações
Ajuste em documentação do IR GER-001TNSAF01 e nova documentação da tela Duplicação de Transação (F001DUP)
Disponibilizamos a documentação da tela Duplicação de Transação (F001DUP) que é acessada através do botão Duplicar da tela Consulta e Manutenção de Transações (F001MTR). Esta documentação não estava disponível em nosso Portal de Documentação anteriormente.
Além disso, também atualizamos a documentação do identificador de regras GER-001TNSAF01 informando que sua finalidade é disponibilizar a execução de regras definidas pelo usuário depois de incluir, alterar ou excluir um registro referente aos dados gerais da transação, bem como adicionamos a tela F001DUP na lista de telas afetadas pelo identificador.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Manter Transação > Duplicação de Transação
- Ferramentas > Identificadores de Regras
Identificadores e parâmetros
Características e uso do identificador para alterar informações
Ajustamos a documentação do identificador de regra VEN-140LTRAS01 no que se refere às suas características. Além disso, a documentação referente aos Leiautes NF-e e NFC-e foi alterada no grupo I80, coluna Origem, informando que, caso seja necessário alterar o valor de alguns campos, deve-se utilizar o identificador de regra VEN-140LTRAS01. Por fim, na documentação sobre Parametrizações para NF-e 4.0, inserimos a informação de que, em casos de produtos com enquadramento do tipo 9 - Outros (Sujeito a rastreabilidade), como não há obrigatoriedade de geração do grupo <rastro> para esses produtos, pode-se optar por mudar o tipo de enquadramento do produto para 0 - Normal e gerar as informações do Lote do produto na tag <infAdProd> por meio dos identificadores de regras VEN-140NEITE01 ou VEN-140LTRAS01.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Representantes
Cadastro de novo responsável técnico na tela F113RTC
Problema: ao tentar inserir um novo cadastro de registro de CREA/CFTA por estado para um responsável técnico na tela Responsável técnico (F113RTC), o sistema estava apresentando a mensagem É necessário informar Código Agrônomo.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que não seja apresentada a mensagem sobre a necessidade de um Código do Agrônomo quando no cadastro de um novo registro de CREA/CFTA por estado para o responsável técnico.
Local: Cadastros > Representantes > F113RTC - Responsável Técnico
Gestão de Tributos
Base de cálculo do PIS e COFINS em Outros Documentos
Problema: o valor da base de cálculo para o PIS e COFINS de Outros Documentos estava incorreto, pois buscava o valor da nota fiscal, resultando em apuração errada do imposto.
Correção efetuada: ajustamos a base de cálculo do PIS e COFINS para usar o valor do documento gerado, considerando a alíquota cadastrada no produto ou serviço.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Outros Documentos (F660IFI)
Geração do SPED Fiscal dentro do tempo de inatividade estipulado no ambiente Cloud
Problema: ao gerar o SPED Fiscal, o sistema fechava sem aviso por alcançar o tempo limite de inatividade da sessão do usuário no ambiente Cloud.
Correção efetuada: otimizamos a geração do SPED Fiscal para garantir que o arquivo final seja gerado dentro do tempo de inatividade estipulado no ambiente Cloud.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Cálculo da alíquota
Complementamos a documentação da tela Resumo de Apuração do Imposto (F661I20), adicionando a informação de que o sistema considera tanto o faturamento interno como o externo para chegar no valor da alíquota.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I20
Apuração do imposto 02 - ICMS
Problema: na tela de Apuração (F661PAI), ao apurar o 02 - ICMS e clicar no botão Origens, aparecia a mensagem Error - ORA-00936: missing expression quando havia uma transação cadastrada com o caractere especial aspas duplas.
Correção efetuada: corrigimos a consulta de origens da apuração do ICMS para que funcione corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração (F661PAI)
Gestão de Contas a Pagar
Salvar as parametrizações da tela F501SAL
Implementamos a funcionalidade para salvar as parametrizações da tela F501SAL (botão Seleção da F501ATL) por meio do botão OK, permitindo recarregar os campos.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL)
Cálculo do valor da retenção ao pagar o saldo do título
Problema: na tela Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT), ao parametrizar retenções na entrada de adiantamento e pagamento, o valor da retenção não era calculado corretamente ao pagar o saldo do título.
Correção efetuada: ajustamos a tela F501LOT para que a retenção seja calculada corretamente ao pagar o saldo do título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT)
Título tratado como erro de múltiplos usuários
Complementamos a documentação da tela Débito Direto Autorizado - Seleção (F510SDD), inserindo a informação de que, caso o parâmetro Título Existe ou Associação Automática estiver com valor N - Não, o título será tratado como erro de múltiplos associados com a mensagem Mais de um título a ser associado: fornecedor AAA, vencimento original 01/01/01 e valor original 1,00. Note que os valores apresentados na mensagem são apenas exemplos ilustrativos.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Débito Direto Autorizado por Série > Débito Direto Autorizado - Seleção
Gestão de Tesouraria
Apresentação do valor convertido para moeda empresa
Complementamos a documentação da tela Parâmetros do Fluxo de Caixa (F610PFL). Na seção sobre multimoeda para geração de valores de pedidos e ordens de compra, acrescentamos que, se o Pedido/Ordem de Compra for cadastrado em outra moeda e não possuir a Data da Cotação informada, ao processar o Fluxo de Caixa, será utilizada a data do momento atual desta geração do Fluxo de Caixa na apresentação do valor convertido para moeda empresa. Não será efetuado o cálculo de conversão considerando o campo do filtro Data Base.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Tesouraria > Fluxo de Caixa > F610PFL - Parâmetros do Fluxo de Caixa
Recursos
Regra vinculada a processo automático para execução de web service
Problema: quando havia uma regra vinculada a um processo automático para execução do web service com.senior.g5.co.mfi.tes.creditofornecedor, porta GerarDevolucaoCredito, era exibida a mensagem O recurso TSr600CreditoFornecedor não foi encontrado..
Correção efetuada: alteramos a rotina do processo automático para permitir a execução da regra com o web service com.senior.g5.co.mfi.tes.creditofornecedor, porta GerarDevolucaoCredito.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Gestão de Armazenagem | WMS
Necessidade de depósito no componente da O.P.
Complementamos a documentação do processo de Separação, adicionando, em 7 - Abastecimento de Produção, um novo tópico: é necessária a existência de um depósito previamente inserido no componente da O.P. para habilitar e informar o depósito destino na separação para o WMS
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Separação
Web services
Disponibilização de campos em web service de integração com Varejo
Disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta Gravar, os campos parcelas.banCar(Bandeira do cartão) e parcelas.nsuHst (Número sequencial único da transação TEF (Host Autorizador).
Disponibilizamos também no web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR, o campo nsuHst (Número sequencial único da transação TEF (Host Autorizador).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Remoção de informações já trazidas pelo sistema
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, retirando as referências a usuGer, datGer e horGer, visto essas informações já serem preenchidas diretamente pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Pedido com produto montado via web service GravarPedidos
Problema: O sistema apresentava inconsistências, solicitando que o produto de montagem fosse informado na tabela de preços ao gerar um pedido montado via o webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para eliminar a inconsistência que solicitava a informação do produto montagem na tabela de preços, dessa forma, efetuando corretamente o pedido via webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Vendas
Bookmark inválido ao fechar pedido através da tela F120GPD
Problema: o sistema apresentava a informação de bookmark inválido ao fechar um pedido através da tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD).
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, ao fechar um pedido através da tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD), não seja exibido a informação de bookmark inválido.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > F120GPD - Entrada de Pedidos Agrupado
Inserção e alteração dos campos Código e Data Fator de Correção
Complementamos as documentações das telas Notas Fiscais de Saída - Diversos (F140DIV) e Contratos de Venda (F160NOV). Na primeira documentação foram inseridos dois novos campos, os quais: Código Fator Correção e Data Fator Correção. Já na documentação da tela F160NOV foi alterado o campo Data Fator de Correção, inserindo a informação de que, quando for informada uma data nesse campo, na geração de notas fiscais de saída através do contrato, a data deste campo será adicionada como sendo a data de Emissão do título.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > F140GNF - Notas Fiscais de Saída - Diversos
Gestão de Distribuição
Sugestão de Volume PFA em pedidos com faturamento parcial
Problema: ao gerar uma carga de forma parcial e mostrar novamente o pedido, o valor do Volume PFA aparece de forma inconsistente no item do produto, trazendo o valor total do pedido em vez da quantidade restante a faturar. Além disso, foi verificado que, ao alterar a Qtd. a Faturar da grade Produtos (2), não era alterado o valor do Volume PFA da grade Pedidos (1).
Correção efetuada: o sistema foi ajustado para que, ao efetuar parcialmente uma carga de pedido e mostrar novamente, seja trazida somente a quantidade restante a faturar na coluna Volume PFA. Ajustado também para que o Volume PFA da grade Pedidos (1) receba o valor a faturar ao alterar a Qtd. a Faturar da grade Produtos (2).
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Valores de Outras ao executar alterações nos dados diversos da carga
Problema: após informar um Valor de Outras na tela Manutenção de Pré-faturas - Valores Diversos (F135VAL) para uma carga na tela Manutenção de Pré-faturas (F135MPF), se um valor fosse registrado em Dados Diversos através da tela Manutenção de Pré-faturas - Diversos (F135DIV) para a mesma carga, o sistema estava zerando os Valores de Outras previamente informados para a carga.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que ao alterar o Valor Diversos da Carga tendo Valores de Outras informados, esses Valores de Outras não sejam zerados.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Manutenção de Pré-faturas
Cópia e cola de conteúdo no campo Nro. Conhecimento Embarque
Problema: ao gerar um Controle de Embarque através da tela Controle de Embarques (F145EBQ) e o Tipo de Embarque for igual a E - Externo (Exterior), quando o usuário copiava (Ctrl + C) e colava (Ctrl + V) um conteúdo que continha mais de 10 caracteres, o sistema colava apenas os 10 primeiros caracteres no campo Nro. Conhecimento Embarque.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, ao copiar um conteúdo com mais de 10 caracteres e colar no campo Nro. Conhecimento Embarque, todo o conteúdo seja colado, desde que respeite o tamanho máximo do campo. Nesse caso, de 18 caracteres.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Controle de Embarques
Gestão de Recebimento
Criação do identificador de regras para controlar a exibição das diferenças de valores no recebimento eletrônico`
Solução:Criamos o identificador de regra CPR-000CONVR01 para permitir que o cliente decida se deseja exibir as diferenças de valores ao processar uma nota ou ignorá-las, deixando a nota como processada com sucesso. Esse identificador será executado somente quando houver diferenças maiores que os limites definidos nas parametrizações do sistema. O intuito é dar flexibilidade para casos onde o valor que vem no XML do fornecedor não condiz com o valor que deve ser pago nas parcelas, o que inviabilizava a validação correta dos valores.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Arredondamento de preço de nota fiscal
Complementamos a documentação da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), em relação aos comportamentos para arredondamento do valor bruto calculado na tela, os quais são dois. O primeiro leva em consideração o parâmetro global DecEmpLic, e o segundo o tipo de acerto que será feito no valor bruto, sendo A - Arredondar ou T - Truncar.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
Parametrizações da tag indDeduzDeson em Notas Fiscais de Devolução
Problema: com a implementação da tag indDeduzDeson, nos xmls de Nf-e, onde é indicado se o Valor do ICMS Desonerado foi deduzido do valor do item. Quando o motivo da desoneração for igual a "7 - Suframa", obrigatoriamente a tag indDeduzDeson deve ser igual a 1. Ocorre que, quando era gerado o xml via nota de saída, a tag recebia o valor de corretamente, porém, quando gerada uma devolução, o sistema preenchia a tag com o valor de 0, sem respeitas as devidas parametrizações.
Correção efetuada: Alteramos a lógica no sistema para que notas de devolução também respeite as parametrizações indicadas.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Geração de nota fiscal de entrada via Código de Barras
Problema: ao gerar a nota fiscal de entrada via Código de Barras, o sistema apresentava erro de Access Violation, não permitindo a geração.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para não apresentar o erro relatado.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Código de Barras (F440VCB)
Zeramento de valores no recalculo após informar uma chave eletrônica na nota
Problema: ao informar uma chave eletrônica, tendo o identificador de regra CPR-000MTNEL01 ativado, o sistema zerava os campos da nota que estivessem informados na regra.
Correção efetuada: ajustamos uma falha no sistema que através do identificador CPR-000MTNEL01, zerava os valores da nota, mesmo que a chave eletrônica informada não fosse de uma nota do recebimento eletrônico.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Estoques
Movimentos retroativos envolvendo lotes
Complementamos as documentações das telas Geração Agrupada de Movimentos de Estoque (F210LOT) e Estoques - Consulta de Movimentos de Estoque (F212CME) e do web service Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, adicionando a informação de que, para movimentos retroativos envolvendo lotes, a consistência da quantidade é baseada na quantidade atual registrada na tabela Estoques - Produtos por Depósito, Data Entrada/Validade, Lote e Série (E210DLS), sem considerar as datas dos movimentos. Essa consistência garante que não haverá saldo negativo, mas permite, por exemplo, a entrada de 100 quantidades do lote em 15/01 e uma saída retroativa no dia 10/01. Essa saída, no entanto, não poderá ser maior que 100 quantidades.
Locais:
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Agrupados
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Movimentações
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
Parâmetro global permite equilibrar valores do estoque de produtos entre o módulo de estoque e o inventário fiscal
Implementamos o novo parâmetro global VlrEstMvp para a tela Inicialização de saldos mensais (F210ISM) e para o processo automático 49 - Inicialização de Saldos Mensais, para que, mediante sua utilização, a alteração no cálculo do valor de estoque do depósito (registro na tabela de inventário fiscal) utilize como base o valor de estoque da filial no último movimento do produto no mês. O cálculo é feito utilizando a proporção do saldo do depósito em relação ao valor total do estoque da filial .
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Saldos > Inicialização de saldos mensais (F210ISM)
Filtro por Curvas de Estoque liberado em novas telas
Complementando a nova funcionalidade de Curvas de Estoque liberada na versão 5.0.3.63 de 21 de junho de 2024, disponibilizamos a partir desta versão, o filtro por curvas de estoque em todas as telas relacionadas na lista Locais, abaixo.
Além das telas, também adicionamos nos processos automáticos 03 - Análise de Reposição, 27 - Cálculo de Consumo Médio e 30 - Análise de Reposição - Solicitação de Compras, bem como o web service Com.senior.g5.co.mcm.est.analiserepestoqueagrupada.
Para saber mais sobre como funciona esta nova rotina, acesse a documentação completa sobre o assunto e confira todas as informações. No tópico Utilizar classificações por curvas de estoque no Gestão Empresarial, estão listadas todas as telas que permitem utilizar a classificação por curvas de estoque.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Agrupados (F207LOT)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Consultas > Produtos (F207CEM)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos (F210AME)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos Compacta (F210ARC)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Ressuprimento (F211ARP)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Cálculo de Consumo Médio (F211CCM )
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Análise de Reposição (F211RAV)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Análise de Reposição s/visualização (F211RSV)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Análise de Reposição > Estoques Mínimos p/ Reposição (F210MIN)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Agrupada (F405GSA)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Consultas > Produtos (F406SOL)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Produtos (F410CEA)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Consultas > Cotações (F410CCO)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo (F410NQC)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Consultas > Itens (F422CIO)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens - Seleção (F441SIE)
- Recursos > Implementações Web services
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Integrações
Disponibilização de campos em web service de integração com Varejo
Disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta Gravar, os campos parcelas.banCar(Bandeira do cartão) e parcelas.nsuHst (Número sequencial único da transação TEF (Host Autorizador).
Disponibilizamos também no web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR, o campo nsuHst (Número sequencial único da transação TEF (Host Autorizador).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Remoção de informações já trazidas pelo sistema
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, retirando as referências a usuGer, datGer e horGer, visto essas informações já serem preenchidas diretamente pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Pedido com produto montado via web service GravarPedidos
Problema: O sistema apresentava inconsistências, solicitando que o produto de montagem fosse informado na tabela de preços ao gerar um pedido montado via o webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para eliminar a inconsistência que solicitava a informação do produto montagem na tabela de preços, dessa forma, efetuando corretamente o pedido via webservice com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Melhorias na tradução do sistema
Melhoramos nossas traduções do sistema para que os campos que tenham atalhos no idioma em português também tenha o mesmo atalho no idioma inglês e espanhol. Melhorando assim, a usabilidade para os usuários.
Analytics
Visualização de cards desabilitados do Analytics ERP
Alteramos a visualização do Analyics ERP para que, quando os cards não possuírem dados disponíveis, estes sejam desabitados e fiquem com um link para a sua documentação. Este comportamento se aplica tanto para a versão web, quanto do aplicativo Gestor Senior.
Locais:
- senior X Platform > Gestão Empresarial > Analytics ERP
- Gestão Empresarial PME | GO UP > senior X > Analytics ERP
- Aplicativo Gestor Senior > Analytics
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