Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.67
19/07/2024
Tarefas liberadas: 29
Transações
Cálculo em nota fiscal a depender do tipo de desconto
Foi adicionada uma observação à documentação da tela Transações de Vendas (F001TVE), aplicável tanto ao PIS quanto ao COFINS. Nesta, explica-se que, nas opções de desconto antes da redução, o sistema primeiro desconta os impostos na base do PIS/COFINS, seguido por outras reduções/acréscimos. Nas opções de desconto após a redução, o sistema desconta inicialmente outras reduções/acréscimos de impostos. A configuração do campo ICMS Desonerado Base PIS/ICMS Desonerado Base COFINS e a presença de um código de redução de imposto do tipo PIS Não Cumulativo (SPED)/ COFINS Não Cumulativo (SPED) influenciam o cálculo na base do PIS/COFINS. O PIS Retido/COFINS Retido não tem diferença nos cálculos entre as configurações. O parâmetro global DesIcmBpc determina quais bases de PIS/COFINS receberão o desconto de ICMS.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas
Transação cadastrada com caracteres especiais
Problema: o sistema permitia a gravação do caractere especial aspas duplas no campo Transação dos Cadastros de Transação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para validar caracteres especiais no campo Transação. Não será permitido informar caracteres especiais, como na situação acima.
Locais:
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Agronegócio > Transações do Agronegócio (F001TAG)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Cota Capital (F001CTC)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Manufatura e Serviços (F001TPR)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Patrimônio (F001TPM)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Projetos (F001TPJ)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Tesouraria (F001TCX)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Comissões (F001TCM)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar (F001TPA)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Receber (F001TRE)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Estoques (F001TES)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Solicitações de Compra (F001TSO)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas (F001TVE)
Identificadores e parâmetros
Execução do VEN-113REMVL01 e criação de novo identificador de regra
Complementamos a documentação do identificador de regras VEN-113REMVL01, inserindo neste a variável aRemEstado. Além disso, este identificador de regra foi alterado para ser executado apenas após a confirmação do processo de Cancelar Receitas ou Emitir Receitas, que será exibida ao usuário. Também foi incluído o identificador de regra VEN-113REMVL02, que é executado ao final do processo de cancelamento ou emissão de receitas na base de dados.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Usuários
Inclusão de parâmetro Simula fechamento
Complementamos a documentação da tela Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento (F099UCP), acrescentando o parâmetro Simula fechamento. Quando este parâmetro estiver definido com valor S - Sim, será realizada uma simulação do fechamento da nota fiscal de entrada, durante a qual algumas validações serão executadas. Caso alguma informação não esteja correta, uma mensagem de consistência será exibida na tela.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento
Produtos e Serviços
Opções para aplicar valores na grade
Inserimos uma nova documentações para a tela Opções p/ aplicar valores na grid (F700OPA), a qual tem como objetivo aplicar os valores do componente que constam na linha/derivação em que se está posicionado na grade Consumo do Componente/Subproduto, para as demais linhas/derivações vinculadas ao componente. Dessa forma, também a documentação da tela Duplicação de Modelo (F700DMP) foi alterada fazendo referência a nova documentação.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Composição > Duplicação
Clientes e Fornecedores
Uso da API ViaCep para web services e rotinas agendadas para atualização de cadastros de clientes e fornecedores
Modificamos o sistema, para que, através do parâmetro global UtiViaCep sejam atualizados os cadastros de clientes e fornecedores utilizando a API ViaCep para web services e rotinas agendadas, assim como outras telas que já utilizavam essa API.
Rotinas contempladas:
- Porta GravarClientes do web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes;
- Porta GravarFornecedores do web service com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores;
- Processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada;
- Tela de Atualização cadastral cliente/fornecedor e transportadora (F000APA).
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Atualização cadastral (F000APA)
Gestão de Tributos
Remoção de conteúdo quanto a geração de registro D695
Ajustamos a documentação da tela EFD-Reinf - Integração (F690ILA), retirando informações sobre a alteração de registros e adição de campos para geração do registro D695.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração
Inserção do campo indUniao
Complementamos a documentação do Leiaute - EFD-Reinf inserindo, na grade R-1000 - Informações do Contribuinte, o campo IndUniao.
Local: Segmentos > Compliance > EFD-Reinf > Leiaute
Gestão de Plano Financeiro
Retirada dos campos Títulos CRE Abertos e Títulos CPA Abertos
Problema: os campos Títulos CRE Abertos e Títulos CPA Abertos da tela Inversão Gerencial (F650INF) não estavam coerentes com o contexto financeiro de Somar/Subtrair no Regime Caixa ao gerar a inversão gerencial.
Correção efetuada: retiramos os campos Títulos CRE Abertos e Títulos CPA Abertos devido à incompatibilidade entre os resultados obtidos com a inserção de títulos entre regimes diferentes ao filtrar especificamente pelo regime caixa. Ao buscar os movimentos dos títulos usando o regime Caixa, o período de consulta utilizado permanece somente pelo rateio do título, entrada e baixas efetuadas.
Local: Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Inversão Gerencial (F650INF)
Gestão de Contas a Pagar
Log para alteração de Formas de Pagamento de Título
Na tela Consulta de Observações (F009COF) não era registrado log quando se alterava a Forma de Pagamento de um Título nas telas Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR) e Alteração de Títulos Por Lote do Contas a Receber (F301ATL).
Implementamos um registro de log na tela F009COF quando ocorrer alteração de Formas de Pagamento de Título nas telas F301TCR e F301ATL. Esta alteração também pode ser visualizada no botão de Observações da tela Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Observações (F009COF)
Gestão Orçamentária e Projetos
Impressão do relatório de Orçamento Financeiro Excedido
Problema: o relatório FJCF012.GER não era aberto pelo botão Imprimir, mostrando a seguinte mensagem:
- Erro ou cancelamento na impressão do modelo - FJCF012.GER! Erro na Execução do Modelo. Erro Reportado: 210.003 is not a valid integer value
Correção efetuada: ajustamos a rotina da tela Orçamento do Projeto excedido (F000ABP) para que o relatório FJCF012.GER seja gerado corretamente ao clicar no botão Imprimir.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Projetos (F070PRJ)
Gestão de Armazenagem | WMS
Cancelamento de apontamento de produção
Complementamos a documentação do Processo de Recebimento adicionando, para o tipo de documento 54 - Apontamento de produção, a informação de que, para que o cancelamento do apontamento de produção seja retornado com sucesso, atualizando a ordem de produção e o estoque, é necessário que o cadastro do produto esteja configurado corretamente quanto ao campo Produto 2ª, 3ª Qualidade ou Reaproveitamento na tela Cadastro de Produtos (F075PRO). Ademais, é trazido um exemplo para exemplificar.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Recebimento
Configuração do Depósito Backup Inventário
Complementamos a documentação da Integração Gestão Empresarial | ERP x Gestão de Armazenagem | WMS, adicionando a informação de que no cadastro do Depósito Backup Inventário, assim como na ligação deste depósito com o produto, deve existir a configuração para aceitar estoque negativo.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Integração Gestão Empresarial | ERP x Gestão de Armazenagem | WMS
Web services
Valor Frete dos Dados Gerais
Complementamos as documentações da tela Rateio do Valor de Outras e do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos. Na documentação da tela Rateio do Valor de Outras foi adicionada a informação de que, caso seja necessário fazer com o Valor de Frete dos Dados Gerais seja gerado através da Soma dos Valores de Frete dos Itens, pode-se estudar o uso do Identificador de Regras VEN-120INFRE01. No web service, por sua vez, foi inserida a informação de quais os valores considerados Valores de Outras. Por fim, no identificador de regra foi inserida a informação de que, caso este seja utilizado, o sistema zerará o Valor de Frete dos Dados Gerais, mesmo que tenha sido informado através de tela ou web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de PCP
Ajuste nos idiomas da tela F901ACP
Problema: a coluna Tempo Liq. (min.) da grade Movtos. O.P./O.S. da tela F901ACP estava com a tradução errada.
Correção efetuada: corrigimos a tradução da coluna Tempo Liq. (min.) da grade Movtos. O.P./O.S. da tela F901ACP e também fizemos a correção na coluna Tempo Bruto, para os idiomas espanhol e inglês.
Locais:
- Manufatura > Gestão de PCP > Ordens de Produção/Serviço > Consultas > Ordens de Produção/Serviço (F901ACP)
- Serviços > Gestão de Ordens de Serviço > Gerenciamento > Consultas > Ordens de Serviço (F901ACP)
- Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Consultas > Acompanhamento de O.S. (F901ACP)
Gestão de Engenharia de Produto/Serviço
Salvar as opções da tela F700OPA por usuário
Implementamos na tela Composição Produto/Serviço (F700OPA) a funcionalidade de salvar, por usuário, as opções da tela. Assim, ao clicar no botão Aplicar das telas F700CMC, F700DMP e F700CBN, serão sugeridas as mesmas opções utilizadas anteriormente.
Local: Manufatura > Gestão de Engenharia de Produto/Serviço > Composição (Modelo) > Composição Produto/Serviço (F700CMC)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Redução nas bases de cálculo
Complementamos a documentação da tela DIFAL - Diferencial de alíquota | Operações interestaduais com consumidor final, adicionando a informação de que, quando há alguma redução nas bases de cálculo, a alíquota do estado de destino na nota é ajustada de acordo com o valor calculado. Isso é feito para evitar incoerências ao calcular o valor de base vezes a alíquota. Essa alíquota não é enviada à SEFAZ, uma vez que ela utiliza de um determinado cálculo para chegar no valor de DIFAL.
Local: Segmentos > Compliance > Configurações para cálculos fiscais > Operações interestaduais com consumidor final/Diferencial de alíquota
Geração de tag veicReboque para reboques no manifesto
Problema: Ao gerar um manifesto através da tela Geração de Manifesto (F440MDF) com um reboque especificado, o sistema estava incluindo, de forma indevida, a tag <veicReboque> com todos os reboques cadastrados na ligação entre Cavalo x Reboque (Tela F073LVV) ao gerar o arquivo XML do manifesto na tela F145CME, em vez de incluir apenas o reboque especificado no manifesto.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, quando o usuário estiver gerando o arquivo XML de um manifesto, através da tela F440MDF, a tag <veicReboque> seja gerada apenas com os reboques informados no manifesto.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e Cancelamento
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada
Gestão de Vendas
Alteração de descrição do campo VlrBru na tela F121ICP
Ajustamos a documentação da tela Consulta de Itens do(s) Pedido(s) (F121ICP), alterando a nomenclatura do campo VlrBru para Vlr. Bruto na configuração dos campos da grade, pois anteriormente estava com a nomenclatura da base de dados.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Consultas > Dados Gerais
Recálculo de itens de produto/serviço do pedido
Incluímos uma documentação referente a recálculo de um pedido na tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPF). Em relação ao sistema, este foi alterado para verificar a UF do Item de Pedido frente a UF de Recálculo. Caso forem divergentes, o sistema executará a busca de valores. Caso forem iguais o sistema não buscará valores, pois já foi feito o cálculo com a UF de Recálculo. Isso ocorre para todos os itens do pedido em tela.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > F120GPD - Entrada de Pedidos Agrupado
Web services
Ajustes no web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte
Para melhorar ainda mais a integração do ERP XT com sistemas que fazem emissões de CT-e, alteramos a porta GravarCTRC_4 do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte, fazendo as seguintes mudanças:
- Adicionado o parâmetro de retorno para o Código do Retorno do processamento, sendo:
- 1 - Processado com Sucesso;
- 2 - Erro ao processar;
- 3 - CT-e já existe na base de dados.
- Removida validação que bloqueava série do CT-e com numeração manual para CT-e complementar;
- Alterado comportamento para fechar o CT-e complementar, conforme parâmetro fecNfv.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Compras
Ajuste nos Centros de Custo
Problema: ao informar centros de custos diferentes para cada linha da grade, em alguns casos, os outros centros de custo informados ficavam em branco
Correção efetuada: ajustamos um problema no filtro das contas e centro de custo do rateio, o qual escondia os valores digitados anteriormente, dando a impressão que a informação tinha sido apagada.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Agrupada (F405GSA)
Ajuste na mensagem ao enviar processo de cotação para o Cotei
Problema: ao enviar um processo de cotação para o Cotei, através da tela F410PCT, quando o status de retorno da integração era classificada como "2", uma mensagem de erro era apresentada, sem detalhes complementares.
Correção efetuada: realizamos os ajustes para que a mensagem exibida informe o motivo do erro de integração com detalhes.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preços > Processo de Cotação > Cadastro (F410PCT)
Gestão de Recebimento
Ajuste no campo Filial NF relacionada como CNPJ
Problema: ao processar uma nota fiscal de entrada com o campo: Filial NF relacionada como CNPJ na tabela intermediária E000EXF - Ligação de Notas de Frete, era apresentada a mensagem: Invalid floating point operation.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação descrita acima, para que não mais apresente a mensagem citada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Implementação do botão Lupa para o campo Motivo na tela F000INE
Alteramos o sistema para que o usuário possa fazer a pesquisa através do botão Lupa dos motivos que podem ser utilizados na tela F000INE para o campo Mot. Também adicionamos uma consistência neste campo para que, ao ser informado um motivo que não seja da aplicação 11 - Notas Fiscais Entrada ou 99 - (Outros) o sistema mostre uma mensagem de erro informando ao usuário que somente é possível informar motivos que sejam referentes as aplicações citadas anteriormente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Desdobro entre fornecedores pessoa jurídica gerando nota de devolução sem itens
Problema: ao realizar a saída do caminhão via tela Manutenção de Ticket (F435MDT), quando a quantidade informada nas notas fiscais dos produtos superavam a quantidade recebida na pesagem, caso tivesse apenas um fornecedor participante na pesagem, porém, com vários contratos, o ERP gerava o erro: Nota não possui itens para fechamento.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo de devolução proporcional no desdobro entre fornecedores pessoa jurídica, corrigindo uma falha que deixava a quantidade devolvida como negativa, inibindo a geração dos itens da nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Ticket (F435MDT)
Regras e Funções
Alteração na documentação da função Encriptar
Alteramos a documentação da função Encriptar, adicionando o aviso que essa função não garante que um dado seja gravado e lido pelo banco. Com isso, é necessário o uso da função Base64Encode para que o dado seja criptografado de maneira garantida que todas as strings sejam gravadas no banco corretamente, para que possam ser lidas posteriormente com a função Desencriptar e Base64Decode.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Funções > Funções Gerais > Encriptar
SGI
Correção para baixar arquivos em telas customizadas SGI
Problema: não era possível baixar arquivos nos links de telas customizadas de SGI web.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que seja possível baixar o arquivo ao clicar no link de telas SGI web.
Integrações
Valor Frete dos Dados Gerais
Complementamos as documentações da tela Rateio do Valor de Outras e do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos. Na documentação da tela Rateio do Valor de Outras foi adicionada a informação de que, caso seja necessário fazer com o Valor de Frete dos Dados Gerais seja gerado através da Soma dos Valores de Frete dos Itens, pode-se estudar o uso do Identificador de Regras VEN-120INFRE01. No web service, por sua vez, foi inserida a informação de quais os valores considerados Valores de Outras. Por fim, no identificador de regra foi inserida a informação de que, caso este seja utilizado, o sistema zerará o Valor de Frete dos Dados Gerais, mesmo que tenha sido informado através de tela ou web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado
Ajustes no web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte
Para melhorar ainda mais a integração do ERP XT com sistemas que fazem emissões de CT-e, alteramos a porta GravarCTRC_4 do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte, fazendo as seguintes mudanças:
- Adicionado o parâmetro de retorno para o Código do Retorno do processamento, sendo:
- 1 - Processado com Sucesso;
- 2 - Erro ao processar;
- 3 - CT-e já existe na base de dados.
- Removida validação que bloqueava série do CT-e com numeração manual para CT-e complementar;
- Alterado comportamento para fechar o CT-e complementar, conforme parâmetro fecNfv.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Analytics
Listagem de relatórios do Analytics ERP
Problema: a listagem dos relatórios do Analytics ERP aparecia com todos os registros inativos para alguns usuários, que davam a impressão de que não possuíam dados, o que estava incorreto visto que os dados existiam.
Correção efetuada: corrigimos a listagem para que exiba corretamente os relatórios com dados disponíveis.
Locais:
- senior X Platform > Gestão Empresarial > Analytics ERP
- Gestão Empresarial > senior X > Analytics ERP
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