Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.69
02/08/2024
Tarefas liberadas: 31
Web services
Tolerância de pesagem no Web Service Com.senior.g5.co.int.agr.pesagem
Problema: Ao realizar um cancelamento de pesagem via webservice com.senior.g5.co.int.agr.pesagem, porta RegistrarPeso, nos casos onde, por algum motivo, o peso de saída é maior que o da entrada existe uma tolerância informada no sistema. O sistema não considerava a tolerância e exibia a consistência da diferença dos pesos e, consequentemente, impossibilitava o cancelamento.
Correção efetuada: Seguindo o conceito das telas de pesagem, alteramos a consistência do Web Service, que passará a considerar também o valor da tolerância.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.int.agr.pesagem
Clientes e Fornecedores
Ajuste no tamanho de campo SeqObs na tabela E085OBS
Ajustamos o campo SeqObs da tabela E085OBS para suportar até 999.999.999 registros.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Observações > Observações do Cliente (F085OBS)
Atualização do regime de tributário na SEFAZ
Alteramos a rotina da Atualização Cadastral de Clientes e Fornecedores (F000APA) para atualizar também o regime tributário quando a SEFAZ indicar SIMEI. Isso se refere ao registro 4- Simples Nacional - Microempreendedor Individual - MEI no cadastro do Cliente e Fornecedor. Para mais informações, acesse a Documentação.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Atualização Cadastral (F000APA)
Finanças
Funcionamento de rotina a depender da parametrização de campos do layout
Complementamos a documentação da tela Operadoras financeiras (F066OPE), adicionando a informação de que, na tela Conciliação Cartões (F301CCC), se o layout utilizado não estiver com o campo TipVal parametrizado e o campo Trabalha com Resumo de Venda estiver com valor "N - Não", a rotina de conciliação de cartões vai trabalhar com o valor bruto do título, sem o desconto da tarifa. A tarifa vai ser calculada separadamente e será descontada do valor bruto no final. Se, no entanto, o layout utilizado não estiver com o campo TipVal parametrizado e o campo Trabalha com Resumo de Venda estiver com valor "S - Sim", a rotina vai trabalhar com o valor líquido do título, já descontando a tarifa desde o início. Nessa situação, distorções dos valores podem ocorrer se for processada uma conciliação que não for do tipo resumo de venda.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Finanças > Operadoras de cartões
Identificadores e parâmetros
Escopo do parâmetro NT2023004
Problema: o escopo do parâmetro NT2023004 estava indicado como sendo por Empresa.
Correção efetuada: o escopo do parâmetro NT2023004 foi alterado para ser por Empresa e por Filial.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais
Produtos e Serviços
Parâmetros por estado na exclusão do registro
Problema: ao tentar excluir um registro na tela Relação Produto X Cliente Agrupado (F075PCA), era exibida a mensagem de erro: Parâmetros por Estado não cadastrados para o Estado na empresa 1.
Correção Efetuada: ajustamos a tela Relação Produto X Cliente Agrupado (F075PCA) para que não exija parâmetros por estado ao excluir um registro.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Cliente > Relação Produto X Cliente agrupado (F075PCA)
Gestão de Tributos
Código de ajuste na EFD Reinf 2060
Problema: na tela R2060 - Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB (F690CPR ), as notas de venda com transações iniciadas com 7, mas sem CFOP correspondente, geravam registros com o código de ajuste 4 (exportação) para a EFD Reinf 2060.
Correção Efetuada: corrigimos o código de ajuste para valores provenientes de notas cuja CFOP não corresponde a exportação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Contribuição Previdenciária - Bloco 2 > R-2060 – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) (F690CPR)
Data de apuração no identificador de regra IMP-660CNFEXE
Problema: ao excluir um imposto com o identificador de regra IMP-660CNFEXE ativo, a data da apuração não era buscada na variável IMPDPERINI.
Correção Efetuada: corrigimos a data para o identificador de regra IMP-660CNFEXE.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Exclusão de Cálculo (F661EXC)
Gestão de Patrimônio
Notas de serviço de imobilização com bases a excluir no PIS/COFINS
Problema: ao carregar várias notas de entrada de produto e serviço ao mesmo tempo, as notas fiscais de serviços apresentavam a Base Excluir PIS e Base Excluir COFINS em documentos que não possuíam ICMS.
Correção Efetuada: ajustamos a carga das notas de entrada de serviço para que a sugestão das bases a excluir de PIS/COFINS considere o ICMS do item da nota de serviço.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Cadastro de Acréscimos via NFE/Requisição (F670EBA)
Gestão de Tesouraria
Montagem do Saldo Mês Moeda
Complementamos a documentação da tela Consulta de Extrato de Conta Interna de Caixa e Bancos (F603CSC), adicionando a informação de como é montado o valor do Saldo Mês Moeda: o Saldo Mês Moe. da competência atual é o resultado do Saldo Mês Moe. da competência anterior com o Vlr. Mov. Moe. da competência atual. Se o Vlr. Mov. Moe. for um C - Crédito, vai somar. Se for um D - Débito, vai diminuir.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Consultas > Extratos de Contas Internas
Gestão de Contas a Receber
Utilização de identificador caso lançamento precise ser individual
Complementamos a documentação da tela Conciliação Cartões (F301CCC), adicionando a informação de que o padrão é agrupar na tesouraria independente do campo Agrupar movimentos. Caso seja necessário o lançamento individual na tesouraria, deve ser utilizado o identificador de regra CRE-301BMATI01.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Conciliação Cartões
Gestão de Contas a Pagar
Consideração de títulos liquidados no cálculo de cada imposto
Ajustamos a documentação da função SimulacaoIMP_Calcular, adicionando uma nova informação. Originalmente, a função tinha como objetivo retornar o valor de cada imposto calculado para o título (C.PAGAR) passado por parâmetro. Com a atualização, foi acrescentado que a função agora não considera os títulos já liquidados na mesma competência para o mesmo fornecedor.
Locais:
- Ferramentas > Funções para regras e gerador de relatórios > Funções de Programador
- Ferramentas > Funções para regras e gerador de relatórios > Gerador de Relatórios
Processamento do cálculo de pagamento da comissão
Problema: na tela Cálculo/Pagamento de Comissões (F504RCP), ao clicar em Processar, era apresentada a seguinte mensagem: Usuário sem permissão para informar rateio, mesmo que o usuário tivesse permissão.
Correção Efetuada: Ajustamos a rotina de rateio referente à comissão na tela Cálculo/Pagamento de Comissões (F504RCP).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagamento de Comissões (F504RCP)
Pagamento eletrônico com o tipo de pagamento PO
Ajustamos o leiaute SAEX11004 para gerar o arquivo com o tipo de pagamento 20, quando no Pagamento Eletrônico for utilizado o tipo de pagamento PO - Pagamento Concessionária. Para conferir, acesse a página.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Web services
Obrigatoriedade de campo clifor
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.cad.clientes, porta Exportar, acrescentando a informação da obrigatoriedade do campo clifor no cadastro do cliente (Cadastros - Clientes (E085CLI)).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Vendas
Gravação de observações
Complementamos a documentação da tela Contratos de Venda (F160NOV), adicionando a informação de que a gravação de observações ocorrerá em duas situações, as quais: quando houver número da nota e mudança no preço da fatura ou no preço padrão ou no preço repasse, e quando houver número da nota e a data do último reajuste do preço de repasse ou do preço padrão for modificada.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro
Duplicação de campos ao duplicar um contrato
Problema: ao duplicar um contrato através da tela Duplicação de Contrato de Vendas (F160DUP), que pode ser acessada através da tela Contratos de Venda (F160NOV), o sistema gerava o novo contrato duplicando os valores dos campos de Usuário de Geração, Data de Geração, Hora de Geração, Quantidade Faturada do Produto/Serviço e Valor Faturado do Produto/Serviço.
Correção efetuada: o sistema foi modificado para que, ao duplicar um contrato, os campos de Usuário, Data e Hora de Geração sejam preenchidos com novos valores, em vez de herdarem os do contrato original. Além disso, os campos de Quantidade e Valor Faturado serão zerados.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro (F160NOV)
Diferença de valor no preço unitário ao aplicar o ICMS Diferido
Problema: quando configurado para que o ICMS Diferido fosse descontado no preço unitário, o sistema arredondava indevidamente o preço unitário, resultando em uma diferença de 0,01.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo do ICMS diferido para evitar o arredondamento no cenário mencionado anteriormente.
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Avaliação de Produto (F120GPC)
Gestão de Transporte (TMS)
Geração indevida de tag ao gerar o arquivo XML de um CTE
Problema: ao emitir o arquivo XML de um CT-e que possui um Local Entrega informado, mas sem e-mail de contato para o recebedor, o sistema gerava a tag <email> indevidamente, ocasionando uma crítica no sistema de Documentos Eletrônicos/Sefaz.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para garantir que, ao emitir o arquivo XML de um CT-e que possui um Local Entrega informado sem e-mail de contato, a tag <email> não seja gerada indevidamente.
Local: Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)
Gestão de Distribuição
Alteração na descrição de campos
Problema: o sistema exibia os campos da grade com os nomes técnicos conforme declarados na base de dados, dificultando o entendimento.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, na configuração dos campos da grade das telas Consultas de Pré-faturas (F135CPF) e Consulta Itens de Pré-fatura (F135CIF), as descrições dos campos estejam mais coerentes, facilitando o entendimento do cliente.
Locais:
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Consultas > Dados gerais (F135CPF)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Consultas > Itens (F135CIF)
Processos Automáticos
Grande volume de dados trafegados para o processo
Complementamos a documentação do processo Processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada, adicionando orientações adicionais essenciais para a utilização do processo agendado em ambientes com grande volumetria de documentos a serem processados pela rotina.
Local: Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada
Gestão de Recebimento
Distribuição de lotes com quantidade incorreta
Problema:ao realizar a contagem de uma nota que repete o mesmo item na grade de produtos e informar mais de um lote, pode ocorrer, durante a conferência da contagem, uma distribuição incorreta das quantidades entre os lotes ao clicar em Manter Lotes Contagem, resultando em uma discrepância com a quantidade informada na contagem.
Correção efetuada: foi realizado um ajuste na rotina de distribuição dos lotes para se adequar às quantidades da sequência do produto na nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Recebimento de Mercadoria > Com conferência > Conferência da contagem
Percentual de GilRat no item de produto
Problema: ao processar uma nota fiscal de entrada na tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) com o percentual de GilRat parametrizado na tela Cadastro de Fornecedor (F095CAD), e ao consultar a nota, através do botão Nota Fiscal, o campo % GilRat era carregado com zero.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima e o sistema para carregar o campo % GilRat corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Compras
Preço cotado alterado ao recalcular processo de cotação
Problema: ao alterar o campo Preço Cotado, caso a unidade de medida de estoque fosse diferente da unidade de cotação do fornecedor, o sistema alterava indevidamente o preço ao clicar em Recalcular.
Correção efetuada: ajustamos uma falha que alterava o preço cotado ao recalcular a cotação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo quadro comparativo (F410NQC)
Número da ordem de compra na mensagem
Problema: quando um usuário estivesse configurado para obrigar a forma de pagamento através da tela F099UCP, e com zero no campo Código Forma Pagamento da tela F095HFO, ao acessar a tela F420APR para aprovar as ordens de compra com mais de uma selecionada, era apresentada a mensagem Erro - Erro - Código da Forma de Pagamento obrigatório para o Usuário e não informado nas definições do Fornecedor.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para apresentar a mensagem Erro na Ordem de Compra XXX - Erro - Código da Forma de Pagamento obrigatório para o Usuário e não informado nas definições do Fornecedor. Assim será possível visualizar qual é a ordem de compra que originou a mensagem.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Aprovações multinível (F420APR)
Atualização das documentações das telas de seleção de filtros auxiliares das telas F406SOL e F406CSS
Disponibilizamos as documentações completas das telas Consulta de Solicitações de Compra de Produtos - Seleção (F406SCS) e Consulta de Solicitações de Compra de Serviços - Seleção (F406SSS), que são acessadas respectivamente através do botão Seleção das telas F406SOL e F406CSS.
Estas telas fornecem filtros auxiliares para a exibição de informações nas telas de origem e é importante atentar sobre o funcionamento dos filtros pré definidos que existem de Situação e Procedência para a tela F406SCS e Situação para a tela F406SSS.
Para acessar as respectivas documentações, basta clicar nos links acima.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Consultas > Produtos - Seleção (F406SCS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Consultas > Serviços - Seleção (F406SSS)
Gestão de Estoques
Inserção de espaços no código do lote
Problema: ao ser processada uma entrada de produto controlado por lote, era possível digitar espaços no início do código do lote indevidamente.
Correção efetuada: corrigimos esta situação para que não permita a inserção destes espaços, visto que eles podem causar inconsistências em rotinas do sistema que utilizam o código do lote.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Individuais (F210MVP)
Web services
Preenchimento de carteira no banco via web services
Problema: quando na tela Cobrança Escritural - Parâmetros (F030COB) o Código interno da carteira era diferente da Carteira no banco, o webservice com.senior.g5.co.ger.relatorio, porta BloquetoFinanceiro, mostrava a carteira zerada no boleto.
Correção Efetuada: ajustamos o boleto para exibir corretamente a informação da carteira quando executado via webservice com.senior.g5.co.ger.relatorio, porta BloquetoFinanceiro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Adequação da estrutura do .XML para responder à codificação
Problema: com a Bridge habilitada, alguns analisadores externos emitiam uma falha de validação ao ler o .XML para responder à codificação dos caracteres, quando esta era diferente de UTF-8.
Correção efetuada: adequamos as tags de definições no .XML responsável pela resposta dos serviços. Desta forma, mesmo com a Bridge habilitada, a leitura do .XML responde à codificação dos caracteres, mesmo quando diferentes de UTF-8.
Componentes Visuais
Criação de lógica em campos texto junto à regra com depurador ativo vinculada
Problema: ao editar uma tela no sistema quando há regra com depurador ativo vinculada, ao fechar essa mesma tela, era exibido o erro NullPointerException.
Correção efetuada: criamos uma lógica que redimensiona os campos texto das telas para verificar se o objeto não está vazio. Assim, uma tela pode ser editada e fechada sem que ocorra o erro mencionado.
Integrações
Obrigatoriedade de campo clifor
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.cad.clientes, porta Exportar, acrescentando a informação da obrigatoriedade do campo clifor no cadastro do cliente (Cadastros - Clientes (E085CLI)).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tecnologia
Preenchimento de carteira no banco via web services
Problema: quando na tela Cobrança Escritural - Parâmetros (F030COB) o Código interno da carteira era diferente da Carteira no banco, o webservice com.senior.g5.co.ger.relatorio, porta BloquetoFinanceiro, mostrava a carteira zerada no boleto.
Correção Efetuada: ajustamos o boleto para exibir corretamente a informação da carteira quando executado via webservice com.senior.g5.co.ger.relatorio, porta BloquetoFinanceiro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Menu
Ajuste na descrição dos menus favoritados no sistema
Problema: havia uma falha na apresentação da descrição de alguns menus específicos quando eles eram adicionados aos Favoritos no sistema, e, caso houvesse vários menus com a mesma descrição, ao serem favoritados, não era possível fazer a diferenciação entre eles.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que grava a descrição dos menus favoritados no sistema, para que seja possível diferenciar os menus quando estão nos Favoritos.
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