Gestão Empresarial PME | GO UP - 5.10.3.70
09/08/2024
Tarefas liberadas: 29
Controladoria
Configuração para consistir Centro de Custos
Complementamos a documentação da tela Relacionamento de Conta Contábil X Centro de Custo (F045CXC), inserindo a informação de que, para restringir os lançamentos do centro de custos às contas relacionadas a partir da integração, é necessário realizar a configuração na tela Parâmetros da Integração Contábil (F650INT), na guia Parâmetros Contabilização, para consistir Centro de Custos.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > Relacionamento Contas X Centros de Custo
Usuários
Inclusão de parâmetro Simula fechamento
Complementamos a documentação da tela Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento (F099UCP), acrescentando o parâmetro Simula fechamento. Quando este parâmetro estiver definido com valor S - Sim, será realizada uma simulação do fechamento da nota fiscal de entrada, durante a qual algumas validações serão executadas. Caso alguma informação não esteja correta, uma mensagem de consistência será exibida na tela.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento
Gestão de Tributos
Inclusão de informações sobre ICMS ST nas Notas Fiscais de Entrada
Complementamos a documentação de ICMS ST, no tópico 1. Cadastro e cálculo do ICMS ST, adicionando o tópico 1.16. ICMS ST nas Notas Fiscais de Entrada, informando que o cálculo da substituição tributária é feito com base no cadastro do código de substituição tributária na tela F019TIS pela UF do fornecedor. Além disso, ainda observamos que quando houver retenção de ICMS ST (conforme o tópico 1.4. Geração de títulos - ICMS ST Retenção - Guia de Recolhimento) o sistema gerará o título para a UF da filial de entrada da nota.
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661IA5 > ICMS ST
Gestão de Contas a Pagar
Composição do cálculo do imposto IRRF considerando o ISS da nota fiscal
Problema: na tela Baixas de Títulos > Por Lote - Automáticas (F501LOT), o valor do ISS na Nota Fiscal não era incluído no cálculo do IRRF para Pessoa Física.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de cálculo do IRRF para considerar o ISS da nota fiscal e refletir os valores integrais.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Por Lote - Automáticas (F501LOT)
Gestão de Contas a Receber
Acionamento de títulos do cliente no senior X
Problema: ao acionar os títulos do cliente na tela Efetuar Acionamentos (F321ATC), alguns títulos não eram encontrados na tabela do banco de dados exibindo uma mensagem de erro no navegador.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para exibir uma mensagem no navegador do SeniorX, informando que o processamento da rotina de acionamento está em andamento. O sistema percorrerá todos os títulos pré-selecionados e verificará o resultado do acionamento.
Se o processo não encontrar títulos para acionar, uma mensagem será exibida informando que nenhum título foi acionado. Isso pode ocorrer se alguns títulos foram removidos durante o processamento de grandes volumes de dados. Se não houver títulos para acionar, o processo será interrompido sem tentativa de processamento.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Recuperação de Crédito > Acionamento Clientes > Efetuar Acionamentos (F321ATC)
Conciliação bancária com histórico de movimentos
Problema: quando o identificador TES-600CONBC01 era usado para abrir a tela Baixa por Recebimento de Cheques/Diversos do Contas a Receber (F301BCD) clicando no botão Pgto.CReceber na tela Conciliação Bancária (F600CON), o histórico do movimento não era exibido na aba Contas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para exibir o histórico do movimento na aba Contas ao usar o identificador TES-600CONBC01 e clicar no botão Pgto.CReceber na tela Conciliação Bancária (F600CON).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Baixa por Recebimento de Cheques/Diversos do Contas a Receber (F301BCD)
Geração de título via contrato de venda
Problema: quando um título era gerado no Contas a Receber através de um contrato de venda na tela Geração de Títulos via Contrato (F301GTC), o título não respeitava as informações de juros e multas do contrato. Essas informações eram retiradas diretamente do cadastro de clientes.
Correção efetuada: alteramos a rotina para aplicar as informações de juros e multa do contrato de venda ao título, desde que o campo Utiliza Juros/Multa Contrato esteja configurado como S - Sim.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Geração de Títulos via Contrato (F301GTC)
Gestão Contas a Pagar
Estorno de remessa sem agrupamento
Problema: ao estornar uma remessa sem agrupamento na tela Estorno de Lançamentos de Caixa e Bancos (F600ELC), a data de emissão do título com tipo ADT e a transação de previsto não eram retornadas corretamente devido ao Identificador de Regras Restrito no Processo de Pagamento Eletrônico.
Correção efetuada: removemos o Identificador de Regras restrito para o Processo de Pagamento Eletrônico e a rotina funcionou corretamente.
Locais:
- Finanças > Gestão Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP)
- Finanças > Gestão Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Preparação > Preparação de Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PPR)
- Finanças > Gestão Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Retorno > Retorno do Pagamento Eletrônico(F510PRT)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Estorno de Lançamentos > Estorno de Lançamentos de Caixa e Bancos (F600ELC)
Gestão de Vendas
Implementação do Parâmetro Global DepVenSug
Foi implementado no sistema o Parâmetro Global DepVenSug, responsável por indicar ao sistema que deve ser consistido o Depósito sugerido, através das hierarquias, verificando se esse é um depósito vendedor ou não, nas rotinas de vendas. Quando não for um depósito vendedor, e estiver em uma rotina de vendas, o sistema executará a busca da próxima hierarquia até que seja feita a sugestão de um depósito vendedor.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > F120GPD - Entrada de Pedidos Agrupado
- Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais
Duplicação dos campos de usuários na tela F120DPE
Foi implantada uma nova funcionalidade que permite ao usuário decidir se deseja duplicar os campos de usuários ao duplicar um pedido através da tela Duplicação de Pedidos (F120DPE). Dito isso, complementamos a documentação da tela Duplicação de Pedidos - Seleção de Campos para Personalização (F120DPS), adicionando três novos campos e suas respectivas descrições: Duplicar campos de usuário dos dados gerais do pedido, Duplicar campos de usuário do item de produto e Duplicar campos de usuário do item de serviço.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Manutenção de Pedidos > F120DPE - Duplicação de Pedidos
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Manutenção de Pedidos > Duplicação > Seleção de Campos para Personalização (F120DPS)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Exibição de informação sobre o campo Obs. NF
Problema: o campo Obs. NF, na tela Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE), não estava exibindo a informação do campo Observação da Nota cadastrada na NF gerada.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que a observação da nota cadastrada na Nota Fiscal (NF) seja exibida no campo Obs. NF da tela Consulta de Documentos Eletrônicos (F141CNE).
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Documentos eletrônicos
Processos Automáticos
Mensagem de operação inválida com ponto flutuante no retorno da integração com o Cotei
Problema: em alguns casos, quando o fornecedor aceita participar de um processo de cotação, deixando o valor zerado para o processo com valor de frete, configurando algum tipo de doação, o retorno do Cotei apresentava a mensagem Invalid floating point operation.
Correção efetuada: realizamos um ajuste para que o retorno da integração com o Cotei ocorra com sucesso.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Processo de Cotação > Cadastro (F410PCT)
Implementações
Relatório SRNF039.GER não apresentava notas de entrada com a situação Digitada
Problema: o relatório 039 - Conferência Detalhada das NF de Entrada (SRNF039.GER) mostrava somente notas de entrada que possuíam o usuário de fechamento gravado na nota.
Correção efetuada: corrigimos para que sejam mostradas notas de entrada com as diferentes situações da nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Relatórios > 039 - Conferência Detalhada das NF de Entrada (SRNF039.GER)
Gestão de Recebimento
Valor do Retorno de remessa de consignação
Alteramos as telas de lançamento de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE) e Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) para validação e controle de retorno de notas de consignação com ou sem notas complementares às notas de remessa de consignação. Para isso há de modo transparente e automático as tratativas no valor unitário dos produtos quando se aplica a situação. Para a execução dessas rotinas não há necessidade de mudanças ou alterações nas parametrizações nem nos processos.
O processo de remessa e retorno de consignação consiste em:
- Remessa:
- Emissão da NF de remessa de consignação;
- Emissão de nota complementar (ação opcional).
- Tratativas:
- Recebimento da nota de consignação;
- Recebimento da nota complementar (quando essa existe);
- Emissão da nota de retorno.
- Retorno
- Lançamento da nota via tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE) ou importação via Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE).
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Validação da chave eletrônica da NFS-e do padrão nacional
Problema: ao informar uma chave eletrônica de uma NFS-e do padrão nacional, o sistema apresentava indevidamente a mensagem: Chave não correspondente com os dados informados!.
Correção efetuada: ajustamos a validação da chave eletrônica da NFS-e do padrão nacional para não verificar o Ambiente de Geração da chave em relação ao Ambiente de NF-e da filial. Essa mudança foi necessária porque o ambiente na chave representa apenas o ambiente do emissor, seja do próprio município ou da Sefin Nacional.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Correção na listagem de notas fiscais sem manifestação
Problema: ao executar o relatório SRNF035.GER com a opção Apresentar apenas Notas com Manifestação igual a N, as notas fiscais que não possuem manifestação não eram listadas.
Correção efetuada: o relatório foi ajustado para listar as notas fiscais que ainda não possuem manifestação quando esta opção estiver definida como N. Ao lado dessas notas fiscais, será exibida a mensagem Documento Sem Manifestação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Relatórios > 035 - Eventos de Manifestação do Destinatário (SRNF035.GER)
Atualização da documentação do cálculo da FCI
Atualizamos a documentação do Cálculo da FCI, deixando-a mais organizada e clarificando os possíveis cenários e situações para a realização do cálculo. Para saber mais, acesse a documentação.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada > Cálculo da FCI
Filtro da filial da ordem de compra em consulta dos itens da nota
Problema: ao acessar a tela de Seleção (F441SIE) e informar o campo Filial O.C. o sistema não filtrava os registros conforme a filial informada.
Correção efetuada: ajustamos uma falha que não filtrava os itens de nota de entrada de acordo com a filial da ordem de compra.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens (F441CIE)
Ajuste na mensagem referente a validação de Outras Retenções na tela F440GNE
Alteramos o sistema modificando a mensagem apresentada na tela de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), ao informar Outras Retenções na guia Serviços, quando não há uma alíquota cadastrada, orientando o usuário para que seja acessada a tela Alíquota de Impostos Retidos (F049AIR) para corrigir a situação.
A mensagem exibida será a seguinte: Alíquota de xx,xx% para Outras Retenções no item X não prevista na tabela de alíquotas na competência de X/XXXX. Verifique a tela Cadastros > Controladoria > Tributos > Alíquota para impostos retidos (F049AIR).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Inconsistência na nota fiscal de entrada processada
Problema: ao processar uma nota fiscal de entrada selecionada com mais de uma nota exibida com a situação Processada, a mesma nota fiscal de entrada ficava com a Série em branco e o Fornecedor zero, e, ao clicar direto no botão Nota Fiscal era apresentada a mensagem Informe o Código do Fornecedor ou CNPJ/CPF!
Correção efetuada: ajustamos a situação acima e o sistema para não apresentar a mensagem citada e carregar a nota fiscal de entrada corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Compras
Logs na abertura da tela F410PCO
Para auxiliar no entendimento de problemas que podem ocorrer na abertura da tela Portal Cotei (F410PCO), criamos a geração de logs para identificá-los. O controle de geração desses logs é o mesmo da integração entre ERP XT e COTEI e pode ser configurado através da tela Parâmetros de Integração (F191CPT).
Locais:
- Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Portal Cotei (F410PCO)
Geração dos itens da ordem de compra quando ligação Produto x Fornecedor
Problema: quando havia ligação produto x fornecedor cadastrado, a geração dos itens da ordem de compra se baseava nas quantidades mínima, múltipla e máxima da ligação, ignorando as quantidades da tela Cadastro de Produtos (F075PRO) e independente do parâmetro Usa Produto X Fornecedor que é utilizado para obter parâmetros fiscais.
Correção efetuada: a documentação da tela Cadastro de Produtos (F075PRO) foi alterada para esclarecer que a quantidade máxima se refere aos itens da ordem de compra e não a uma nova ordem de compra. Também a documentação da tela Ligações Fornecedor X Produtos Agrupado (F403LFP) foi alterada para deixar o processo mais claro.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Individual
Gestão de Estoques
Edição de requisição de produto após atendimento
Problema: ao carregar uma requisição de produtos já atendida, caso acionado o botão Anexos, os campos antes bloqueados devido a situação da requisição passavam a possibilitar a edição. Com isso, era possível por exemplo, alterar o produto de uma requisição já atendida.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que, nesse cenário, os campos não fiquem editáveis. A situação que permite alteração é 1 - Digitado.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Individuais (F207EME)
Retirada de parâmetro global LogFecEst
Problema: o Parâmetro Global LogFecEst ainda constava na documentação, mesmo já tendo sido excluído em uma versão anterior.
Correção efetuada: realizamos a exclusão do parâmetro na documentação da tela Fechamento dos Estoques (F215FES).
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques
Manual do Usuário
Ajuste na documentação das plataformas não homologadas
Ajustamos no manual de instalação as informações técnicas referentes aos períodos de desomologação do sistema operacional Windows 7. Desta forma, o usuário pode ter acesso às informações de início de suporte do fabricante, fim do suporte estendido e última versão Senior com suporte.
Web services
Abertura da tela de console de web services
Problema: ao abrir a tela de console de web services, era exibido o erro: Não foi possível carregar os web services síncronos, assíncronos e de lote.
Correção efetuada: adequamos a query que era executada com falha. Agora, a tela do console de web services pode ser acessada sem erros.
Local: Recursos > Implementações > Web services > Console
Ajuste nas rotinas para cadastro de novo provedor externo com autenticação via HTTP ou SOAP
Problema: ao cadastrar um provedor de terceiro para utilizar a autenticação via HTTP ou SOAP, o Header era adicionado ao envelope. Porém, o Header é utilizado para autenticação via token, o que resultava na seguinte mensagem de erro: Erro na resposta do servidor:HTTP Unable to create envelope from given source: Possível causa: O serviço não foi encontrado.
Correção efetuada: ajustamos as rotinas para não informar ao Header quando a autenticação é via HTTP ou SOAP. Sendo assim, ele será informado apenas em autenticações via token, de modo que um novo provedor externo possa ser criado corretamente.
Gerenciamento de Usuários
Mensagem de bloqueio de conta no login
Problema: ao definir uma mensagem padrão no SGU para ser exibida quando a conta do usuário é bloqueada, a mensagem inserida no campo Mensagem para contatar Administrador não era exibida na tela de login; apenas a mensagem padrão Credenciais inválidas/desabilitadas/expiradas era mostrada.
Correção efetuada: alteramos a rotina de login do sistema para que, nos casos em que o usuário seja bloqueado, a mensagem configurada no campo Mensagem para contatar Administrador seja exibida na tela de login.
Replicação de usuários entre as bases ERP x HCM
Problema: a replicação de usuários entre as bases do ERP e do HCM pararam de funcionar após a liberação da versão do dia 5.10.3.62 de 14/06/2024.
Correção efetuada: reescrevemos a rotina de logon no ERP para que não gere nenhum problema de replicação de dados de usuário de sistemas Senior, e para que funcionem corretamente todas as formas de logins que os sistemas Senior suportam.
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