MÓDULO CADASTROS
Acordos
Melhoria na Rotina de Cálculo de Acordo sobre Acordo
Foram colocadas algumas validações no cadastramento do acordo, para não
permitir o uso de combinações que resultem em valores inconsistentes. Alguns
acordos podiam usar valores cuja base ainda não havia sido calculada.
Acordos existentes serão avaliados quando forem alterados.
O cadastro de acordos comerciais passa a ter as seguintes validações, ao sair do
campo "Base de Aplicação" da guia "Aplicações":
=> Quando o tipo de acordo for igual a "I - Incentivo" e o destino do acordo for
diferente de "A - Agente" não será permitido informar as seguintes bases de
aplicação:
"B - Comissão + Incentivo - Desconto"
"E - Tarifa - Incentivo"
"V - Comissão + Incentivo"
"W - Valor a Cobrar do Cliente"
"X - Valor a Pagar p/Fornecedor"
"Y - Tarifa Líquida (Tarifa - Comissão - Incentivo)"
=> Quando o tipo de acordo for igual a "C - Comissão" e o destino do acordo for
diferente de "A - Agente" não será permitido informar as seguintes bases de
aplicação:
"5 - Comissão Forn. - Desconto"
"B - Comissão + Incentivo - Desconto"
"K - Tarifa - Comissão"
"V - Comissão + Incentivo"
"W - Valor a Cobrar do Cliente"
"X - Valor a Pagar p/Fornecedor"
"Y - Tarifa Líquida (Tarifa - Comissão - Incentivo)"
=> Quando o tipo de acordo for igual a "D - Desconto" não será permitido
informar as seguintes bases de aplicação:
"5 - Comissão Forn. - Desconto"
"8 - Receita Própria Empresa - Desconto"
"9 - Receita Própria Fornecedor - Desconto"
"B - Comissão + Incentivo - Desconto"
"D - Tarifa - Desconto"
"H - Tarifa + Taxa - Desconto"
"Q - Repasse + Desconto"
"S - Repasse"
=> Quando o tipo de acordo for igual a "P - Próprio" ou "K - Markup" não será
permitido informar as seguintes bases de aplicação:
"2 - Tarifa + Rec.Própria + Markup"
"8 - Receita Própria Empresa - Desconto"
"9 - Receita Própria Fornecedor - Desconto"
O valor dos acordos é calculado em níveis. A cada nível, o valor base se torna
mais complexo. A partir do segundo nível, a base de cálculo envolve acordos
calculados nos níveis anteriores. Para permitir mais segurança na definição da
base em que o acordo será calculado, foi aumentada a quantidade de níveis de
cálculo para 7.
=> Bases de aplicação calculadas no primeiro nível:
"4 - Receita Própria Empresa" quando o tipo de acordo for diferente de "P -
Próprio" e "K - Markup"
"7 - Receita Própria Fornecedor" quando o tipo de acordo for diferente de "P -
Próprio" e "K - Markup"
"A - Taxas"
"F - Tarifa Off-Line"
"G - Comissão" quando o tipo de acordo for diferente de "C - Comissão"
"J - Tarifa + Taxas"
"O - Tarifa On-Line"
"P - Tarifa Facial"
"R - Desconto" quando o tipo de acordo for diferente de "D - Desconto"
"T - Tarifa Acordo"
"U - Incentivo" quando o tipo de acordo for diferente de "I - Incentivo"
=> Bases de aplicação calculadas no segundo nível:
"4 - Receita Própria Empresa" quando o tipo de acordo for igual a "P - Próprio"
e "K - Markup"
"7 - Receita Própria Fornecedor" quando o tipo de acordo for igual a "P -
Próprio" e "K - Markup"
"G - Comissão" quando o tipo de acordo for igual a "C - Comissão"
"R - Desconto" quando o tipo de acordo for igual a "D - Desconto"
"U - Incentivo" quando o tipo de acordo for igual a "I - Incentivo"
=> Bases de aplicação calculadas no terceiro nível:
"2 - Tarifa + Rec.Própria + Markup"
"5 - Comissão Forn. - Desconto"
"6 - Tarifa + Juros"
"8 - Receita Própria Empresa - Desconto"
"9 - Receita Própria Fornecedor - Desconto"
"B - Comissão + Incentivo - Desconto"
"D - Tarifa - Desconto"
"E - Tarifa - Incentivo"
"H - Tarifa + Taxa - Desconto"
"K - Tarifa - Comissão"
"V - Comissão + Incentivo"
"Y - Tarifa Líquida (Tarifa - Comissão - Incentivo)"
=> No quarto nível são recalculados os acordos de tour code (anagrama).
=> Bases de aplicação calculadas no quinto nível:
"Q - Repasse + Desconto"
"S - Repasse"
=> No sexto nível são calculadas as retenções.
=> Bases de aplicação calculadas no sétimo nível:
"1 - Valor Financiado Parcela"
"3 - Margem de Ganho"
"W - Valor a Cobrar do Cliente"
"X - Valor a Pagar p/Fornecedor"
Quando um acordo de receita própria tiver como base 4 (receita própria empresa)
ou 7 (receita própria fornecedor), só será calculada com segurança se a base de
aplicação do acordo que calculou a receita própria original usou uma das
seguintes bases:
"A - Taxas"
"F - Tarifa Off-Line"
"G - Comissão"
"J - Tarifa + Taxas"
"O - Tarifa On-Line"
"P - Tarifa Facial"
"R - Desconto"
"T - Tarifa Acordo"
"U - Incentivo"
Observações:
Essas bases são calculadas antes da base de aplicação de receita sobre receita.
As outras bases não podem ser usadas, por que são definidas após esse cálculo.
Exemplo:
1º acordo: receita própria de 10% sobre tarifa acordo.
2º acordo: receita própria de 10% sobre a receita própria.
Quando um acordo de comissão tiver como base G (comissão), só será calculada com
segurança se a base de aplicação do acordo que calculou a comissão original usou
uma das seguintes bases:
"4 - Receita Própria Empresa"
"7 - Receita Própria Fornecedor"
"A - Taxas"
"F - Tarifa Off-Line"
"J - Tarifa + Taxas"
"O - Tarifa On-Line"
"P - Tarifa Facial"
"R - Desconto"
"T - Tarifa Acordo"
"U - Incentivo"
Observações:
Essas bases são calculadas antes da base de aplicação de comissão sobre
comissão.
As outras bases não podem ser usadas, por que são definidas após esse cálculo.
Exemplo:
1º acordo: comissão de 10% sobre tarifa acordo.
2º acordo: comissão de 10% sobre a comissão.
Quando um acordo de comissão tiver como base U (Incentivo), só será calculada
com segurança se a base de aplicação do acordo que calculou o incentivo original
usou uma das seguintes bases:
"4 - Receita Própria Empresa"
"7 - Receita Própria Fornecedor"
"A - Taxas"
"F - Tarifa Off-Line"
"G - Comissão"
"J - Tarifa + Taxas"
"O - Tarifa On-Line"
"P - Tarifa Facial"
"R - Desconto"
"T - Tarifa Acordo"
Observações:
Essas bases são calculadas antes da base de aplicação de incentivo sobre
incentivo.
As outras bases não podem ser usadas, por que são definidas após esse cálculo.
Exemplo:
1º acordo: incentivo de 10% sobre tarifa acordo.
2º acordo: incentivo de 10% sobre o incentivo.
Quando um acordo de comissão tiver como base R (Desconto), só será calculada com
segurança se a base de aplicação do acordo que calculou o desconto original usou
uma das seguintes bases:
"4 - Receita Própria Empresa"
"7 - Receita Própria Fornecedor"
"A - Taxas"
"F - Tarifa Off-Line"
"G - Comissão"
"J - Tarifa + Taxas"
"O - Tarifa On-Line"
"P - Tarifa Facial"
"T - Tarifa Acordo"
"U - Incentivo"
Observações:
Essas bases são calculadas antes da base de aplicação de desconto sobre
desconto.
As outras bases não podem ser usadas, por que são definidas após esse cálculo.
Exemplo:
1º acordo: desconto de 10% sobre tarifa acordo.
2º acordo: desconto de 10% sobre o desconto.
Locais: Produtos > Acordos Comerciais
Comercial > Processo
Comercial > Botão Segmentos > Botão Acordos
Comercial > Processo
Comercial > Botão Documentos > Botão Acordos
Comercial > Processo
Comercial > Pacote Próprio > Reservar > Botão Forfait > Botão Acordos
Comercial > Processo
Comercial > Pacote Próprio > Documentos > Botão Acordos
Comercial > Eventos >
Botão Acordos
Contas Internas
Abrangência para Conta Interna
Ajustado para que se o código da filial de uma conta interna for de uma
filial fora da abrangência do usuário, seja removido da tela de cadastro de
contas internas. (
Local: Cadastros > Contas Internas(Financeiras)
MÓDULO CONTROLADORIA
Lotes
Identificador para Usar Conta Auxiliar
Colocada a rotina de tratamento de contas auxiliares sob um identificador de
regra.
Isso foi feito no envio de lotes ao Sapiens via web service.
Portanto, para quem usa essa rotina, tem que criar o seguinte identificador de
regra(os campos não citados devem ser deixados em branco ou zerados):
- Módulo: CTB
- Identificador: 650AUXCTB
- Descrição: Campos Auxiliares p/Contabilização
- Observação: Indica que a agência usa campos auxiliares na contabilização
Local: Contabilidade > Lançamentos > Liberação/Exclusão Lotes
Log Detalhado dos Lotes Enviados ao ERP
Implementado uma funcionalidade para visualizar os dados usados na formação
dos lotes exportados do Regente para o Sapiens.
Para isso, foram incluídos dois campos na tela de processamento dos lotes:
- "Log Detalhado Param": Quando marcado lista dados sobre eventos relacionados
aos cadastros envolvidos no processamento.
- "Log Detalhado Valores": Quando marcado lista dados sobre eventos relacionados
à formação dos valores contabilizados. Normalmente esse LOG é suficiente.
Por padrão, os dois campos estão desmarcados.
Os novos campos só serão usados quando houver detalhamento por contas auxiliares
ao enviar o lote ao Sapiens.
Local: Contabilidade > Lançamentos > Liberação/Exclusão Lotes
MÓDULO FINANÇAS
Conciliação
Ligação com Documentos de Reembolso
Nas primeiras integrações dos arquivos da Gol, não vinha informação dizendo
se era reembolso ou venda.
Como nos últimos arquivos essa informação passou a vir, a rotina adaptada para
tratar da forma adequada os registros.
Se vier no arquivo da Gol como reeembolso, só fará a ligação com documentos do
PC que sejam de reembolso.
Local: Financeiro > Processo Financeiro > Concil.Aérea Eletrônica (B)
Contas a Pagar
Botão de Anexo nos Títulos
Implementado o botão "Anexo"com as seguintes considerações:
Possui dois ícones. Quando não há documento anexado e quando há documento
anexado.
Ao clicar no botão, se não houver documento anexado, o sistema exibe uma janela
para o usuário selecionar um arquivo. Ao confirmar, o sistema cria uma cópia do
arquivo na pasta "ANEXOS", renomeando com o código da empresa, código da filial,
código do fornecedor, tipo de título e número do título. A extensão do arquivo é
mantida.
Ao clicar no botão "Anexo" e existir um documento, o sistema o exibe na tela,
usando o aplicativo que estiver indicado pelo Windows.
Para remover ou substituir o anexo, clicar no botão ao lado do botão "Anexo".
Obs: Não é possível associar mais de um documento por título.
Locais: Financeiro > C.Pagar > Títulos > Títulos/Manutenção
Financeiro > C.Pagar >
Baixa de Títulos > Baixa Manual.
Notas Fiscais
Campos das NFs para Sapiens via Web Services
Na liberação da rotina de exportação de notas fiscais de saída ao Sapiens via
web service, foram omitidos valores/percentuais dos impostos.
Isso havia sido feito por que a rotina do Sapiens recalculava os campos
faltantes e em alguns casos, modificava o valor do imposto.
Para que o Sapiens não recalcule, deve ser ativado o identificador de regra IMP,
660NCALC01.
Com a ativação desse identificador, serão passados mais alguns campos, conforme
abaixo:
=> Grid "gridItensNFV": vlrIip e vlrIic, exportados com a soma do valor total
dos itens da NFS.
=> Grid "gridNFV": vlrIip, vlrIic e vlrBis, exportados com a valor total do item
da NFS.
IMPORTANTE:
O identificador de regra IMP, 660NCALC01 deve ser ativado(no Sapiens), para quem
enviar ao Sapiens via web service os dados das NF de saída.
Local: Financeiro > Notas Fiscais Serviços/RPS > Saída > Emissão/Cancelamento
Plano Financeiro
Botão Cancelar
Alterado o funcionamento da tela de Manutenção de Rateios para não fechar o
sistema ao pressionar o botão "Cancelar".
Local: Financeiro > Plano Financeiro > Manutenção de Rateios
MÓDULO MERCADO
Geração de Títulos
Seleção de Títulos pela Data de Criação do Documento
Incluído campo "Inclusão Documento:" na tela de seleção, para permitir
selecionar pela data de criação do documento.
Todas as datas podem ser informadas e serão validadas em conjunto com os demais
parâmetros da seleção.
O novo campo ficará habilitado somente quando for gerado nota ou recibo(tipos de
título que tratam do documento). Não estará habilitado para usar em faturas
(essa restrição existe para não comprometer a performance da rotina).
O campo da data de criação do documento é recente. Ao ser criado, foi colocado o
mesmo conteúdo da data de geração. Mas, mesmo a data de geração poderia estar
sem conteúdo. Portanto, é possível que documentos anteriores a 2011 não consigam
filtrar pela data da criação.
Local: Comercial > Geração Títulos > Botão Seleção
Processo Comercial
Alerta sobre vendas de pacotes
Implementado alerta para avisar o usuário sobre a venda de pacotes para
concorrentes da agência de viagens.
Para que o alerta seja dado foram incluídos os seguintes campos na tela "F095HFO
- Fornecedores Definições Financeiras - Definições":
- "Gerar Alerta na Venda Pacote": Opções "S - Sim", "N - Não" e branco. Este
campo serve para indicar se é para gerar a mensagem de erro ou alerta para o
usuário, quando o mesmo está tentando fazer uma venda de pacote deste fornecedor
de reporte.
- "Tipo de Alerta Pacote": Opções "E - Erro (interrompe o processo)", "A - Aviso
(mostra a mensagem e continua o processo)" e branco. Este campo serve para
indicar qual será o tipo de mensagem que será dado na venda de pacote deste
fornecedor de reporte.
- "Mensagem Alerta na Venda Pacote": Este campo serve para definir o teor da
mensagem que será apresentada na venda de pacote deste fornecedor de reporte.
Incluído na tela de segmento do produto pacote o campo "Justificativa
Fornecedor". Este campo serve para o usuário informar o motivo de estar usando
um pacote de outro fornecedor de reporte.
Incluída a possibilidade de envio de email para um grupo de usuários quando se
está gerando um título de um documento que tenha alguma informação no campo
"Justificativa Fornecedor". Para que isso ocorra será necessário criar o
identificador de regras "COM/EGRPJSTFOR" e informar na observação do
identificador de regra o nome do grupo de usuários que se deseja enviar o email.
Caso não seja informado nada na observação do identificador de regra será
enviado um email para o grupo de usuários "MONITORIA".
Exemplo de como se deve informar o grupo de usuários: #GERENCIAL#. O email que
será enviado para os usuário terá o seguinte formato:
Campo Assunto: Alerta de Venda Pacotes de Fornecedores -
Empresa:
Filial:
Posto:
Ano PC:
Numero do Processo:
Atendente:
Fornecedor de Reporte:
Telefone do Posto:
Locais: Cadastros > Fornecedores > Definições Financeiras
Comercial > Processo
Comercial > Vendas > Pacote
Comercial > Geração de
Títulos - Botão Gerar
Cálculo Financeiro
Implementado o botão "Calc. Financ.", posicionado à direita da tela ao lado
do botão "Orçam.".
Ao pressionar o botão o sistema exibe a tela Cálculo Financeiro.
No painel "Valores de Entrada", informa-se o valor financiado, a quantidade de
parcelas e os juros(se existir).
Ao pressionar o botão "Calcular" o sistema calcula o valor das parcelas e o
valor total financiado.
Local: Comercial > Processo Comercial > Pacote Próprio > Reserva
Data, Hora e Usuário no agrupamento de Clientes/Fornecedores
Alterada a tela "Agrup. Clientes/Fornecedores", guia "Agrupamento" para
gravar a data, hora e usuário atual quando um registro for inserido ou alterado.
Os novos campos foram incluídos apenas para consulta.
Alterada a gravação de novos pessageiros pela tela "Processo Comercial -
Segmentos X Passageiros", para que ao criar um cliente associado ao novo
passageiro, quando o novo código de cliente for agrupado ao cliente principal do
processo comercial (no grupo 'P' e subgrupo '*'), seja gravada a data, hora e
usuário atual nos novos campos.
Obs.: Para que o agrupamento seja feito é necessário existir o Grupo 'P' e
subgrupo '*' cadastrados no sistema.
Essa alteração também é considerada na tela de inclusão rápida de clientes.
Alterada também a tela "Preferências", acessada pela tela "Processo Comercial -
Segmentos X Passageiros", botão "Pref." para que, ao editar um passageiro
alterando o campo "Função" atualize o agrupamento feito entre o passageiro e o
cliente do processo comercial (grupo 'P' e subgrupo '*'), não só o campo Função
mas também a data, hora e usuário atual nos novos campos.
Locais: Cadastros > Agrup. Clientes/Fornecedores > Guia Agrupamento
Comercial > Processo
Comercial > Botão Segmentos
Comercial > Processo
Comercial > Botão Segmentos > Botão Pref.
Comercial > Processo
Comercial > Campo Cliente > Inclusão rápida de clientes
Período extra
Alterado a geração de segmentos de carro para considerar hora inicial e final
no tratamento de período.
Exemplo:
Data IN : 16/11/2011 7h25min
Data OUT: 18/11/2011 20h
Neste exemplo, o sistema considera duas diárias até as 7h25min do dia 18, e como
a saída ocorreu as 20h, passa a considerar as horas excedentes.
Na tela de segmentos, alterado para que quando existir horas execedentes, inclua
automaticamente uma cobrança no valor extra 1, com Tipo H (horário).
Se o campo "Qtd" já estiver preenchido, e a hora inicial ou final for alterada,
não será feito o recálculo, apenas será exibida a mensagem: "A hora de retirada
e devolução do veículo indicam que o período de cobrança é maior que a tarifa
principal. Verifique se o extra está considerando o excedente!".
Na grid de segmentos da operadora e na grid de segmentos de eventos, alterado
para que quando existir horas execedentes exiba a mensagem: "A hora de retirada
e devolução do veículo indicam que o período de cobrança é maior que a tarifa
principal. Verifique se o extra está considerando o excedente!".
Local: Processo Comercial > Carro > Reserva
Ticket designator como campo padrão do sistema
Incluído o campo "Ticket designator" como campo padrão do sistema, sendo que
para a gravação do conteúdo o identificador de regras "COM/USATKTDSG" deve estar
ativo.
Esse campo somente é considerado no Sabre, sob algumas condições (maiores
detalhes deve ser verificado com o Sabre).
Obs.: Será criado automaticamente o identificador de regra COM/USATKTDSG nas
agências onde o antigo campo de usuário existir.
Local: Comercial > Processo Comercial > botão Documentos - botão Tarifa
MÓDULO RECURSOS
Importação/Exportação
Mensagem de inclusão automática no estoque
Implementado o uso de um identificador de regra para que não mostre mensagem
de inclusão automática no estoque.
O identificador deve ser cadastrado com "Módulo Sistema"='COM' e
"Identificador"='GDSETQAUTM'. Os demais campos são livres.
Com o identificador ativo, o sistema não criará mensagem no arquivo informando
que o estoque não existe e que foi feita a inclusão automática do estoque.
Local: RegenteGDS
MÓDULO REGENTE GDS
Interfaces
Rateio de Parcelas em Identificador
Implementada a possibilidade de informar rateio das parcelas de cliente em um
documento do processo comercial.
Para que o rateio seja possível, o documento deve ter sido gerado com sucesso.
Caso não for possível processar o rateio, o documento continuará gerado.
A informação das configurações deve obedecer um dos seguintes exemplos:
RCP.#20/CL_2/CC_111/SL_2/AC_123#50/CL_2/CC_222/SL_2/AC_123#30/CL_2/CC_333/SL_2/AC_123
RCP./159/#20/CL_2/CC_111/SL_2/AC_123#50/CL_2/CC_222/SL_2/AC_123#30/CL_2/CC_333/SL_2/AC_123
RCP./159/P1-#20/CL_2/CC_111/SL_2/AC_123#50/CL_2/CC_222/SL_2/AC_123#30/CL_2/CC_333/SL_2/AC_123
RCP./P1-#20/CL_2/CC_111/SL_2/AC_123#50/CL_2/CC_222/SL_2/AC_123#30/CL_2/CC_333/SL_2/AC_123
RCP.#20/CL_2#50/CL_3#30/CL_4
Onde:
RCP.: identificador que indica Rateio de parcelas de Cliente por Percentual.
/159/(os três últimos números do bilhete): indica que este identificador é por
bilhete.
P1-(o número 1 (um) representa o número do passageiro no arquivo): indica que
este identificador é por passageiro.
#(hash ou "jogo-da-velha"): caracter que delimita a configuração de cada nova
parcela.
Número inteiro ou decimal abaixo de 100, em seguida ao caracter #: percentual do
total que deve ser colocado nessa parcela. Quando for informado um valor decimal
as casas decimais devem ser separadas por ponto (.).
/CL_: identificador do cliente.
/CC_: identificador do centro de custo.
/SL_: identificador do solicitante.
/AC_: identificador da autorização do cliente.
Obs.: Informam-se somente os identificadores que forem necessários.
Caso um identificador for omitido, mantém o conteúdo existente na parcela.
Não é possível enviar espaços ou zero, para limpar algum campo.
Não será aceito o identificador "RCP." sem o percentual e pelo menos um dos
identificadores.
Nos primeiros exemplos acima as parcelas ficariam da seguinte forma,
considerando um valor de 500,00:
Parcela Valor Cliente C.Custo Autorização
1 100,00 2 111 123
2 250,00 2 222 123
3 150,00 2 333 123
O percentual tem que fechar em 100%, caso contrário será gerado uma mensagem de
erro.
Caso for necessário, a última parcela será arredondada para que feche com o
valor original.
O vencimento será o mesmo para todas as parcelas.
Esse rateio será feito de forma idêntica ao processo de rateio da tela do
financeiro do processo comercial, depois de ter sido feito o processamento
normal do arquivo. Será aplicado após a geração do documento. Dessa forma, mesmo
que dê problema no rateio, o documento será gravado.
Exemplo c/2 clientes:
RCP.#20/CL_880888/AC_1596662#80/CL_77777/AC_1596662, considerando o valor de
100,00:
Parcela Valor Cliente C.Custo Autorização
1 20,00 880888 (*) 1596662
2 80,00 77777 (*) 1596662
(*)Mantém o que foi informado originalmente. Se era espaço, continua espaço.
Local: RegenteGDS
Importação/Exportação
Mensagem de inclusão automática no estoque
Implementado o uso de um identificador de regra para que não mostre mensagem
de inclusão automática no estoque.
O identificador deve ser cadastrado com "Módulo Sistema"='COM' e
"Identificador"='GDSETQAUTM'. Os demais campos são livres.
Com o identificador ativo, o sistema não criará mensagem no arquivo informando
que o estoque não existe e que foi feita a inclusão automática do estoque.
Local: RegenteGDS
English
Español

