MÓDULO CADASTROS

IMPLEMENTAÇÕES

Histórico de Alterações Cliente e Fornecedor

O botão Histórico foi disponibilizado nas telas Cadastro do Cliente (F085CAD) e Cadastro do Fornecedor (F095CAD). Ao pressioná-lo será mostrada a tela de pesquisa padrão, com o conteúdo dos registros de histórico existentes para o registro em edição no cadastro principal. O novo recurso de histórico fica sujeito a ativação do identificador de regra GER/HISCLIFOR.
A finalidade deste recurso é que ao lançar um documento, segmento ou título com uma determinada data, seja validado com dados desta, considerando o registro do histórico e não os dados atuais das seguintes estruturas:
- F085CAD: Situação e Limite de Crédito;
- FV085DCC, guia C. Custo: Descrição, Centro de Custo p/ Faturar, Centro Custo Pai, Permite Lançamentos, Contato Responsável, Limitar Produtos, Limitar Solicitante;
- F085CAD, guia Contatos: Nome, Solicita Serviço, Retira Documentos, Separa Título p/ C. de custo, Centro Custo Padrão, Matrícula, Situação Contato;
- F085HCL, guia Definições: Data Limite Crédito, Valor Limite Crédito, Limite Aprovado e Data/Hora/Usuário de Alteração;
- F095CAD: Situação.
Nos locais onde são usados os campos existentes nos históricos:
Se a data base¹ for menor que a data da última atualização², será buscado do histórico o registro com maior data, desde que essa data seja menor ou igual à data base. Se não encontrar histórico, usam-se os dados da tabela principal.

1. Data de emissão do documento, título ou data de solicitação do segmento. Em qualquer outra condição, usa-se o conteúdo:/ da tabela principal. Cada local acessado será documentada a data usada.
2. E085CLI.DatAtu, E085HCL.DatAlt, E095FOR.DatAtu, V085CCU.DatAlt, E085CTO.DatAlt.

Considerações:
- As telas que listam as descrições que estão nos históricos (ex.: Nome Solicitante, Descrição C.custo), sempre trarão o conteúdo atual, pois o tratamento para buscar do histórico implicaria em alterações profundas na forma de funcionamento das grades e outras telas.
- Ao alterar o registro principal, serão gravados os dados atuais, criando um registro com a data atual no histórico. O histórico será gravado somente se, um dos campos gravado no histórico, for alterado.
- Ao alterar um registro, se já existir histórico para a data atual, nada será gravado no histórico.
- O histórico será eliminado se o registro principal for eliminado. Para manter os históricos, o registro principal deve ser desativado ou ter a situação configurada para que não possa ser usado.

Locais: Cadastros > Clientes > Cadastro ((F085CAD)
          Cadastros > Clientes > Definições Comerciais (FV085DCC)
          Cadastros > Clientes > Definições Financeiras (F085HCL)
          Cadastros > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)

CLIENTES

Pré-cadastro de autorização

Na tela de cadastro de clientes (F085CAD) guia P. Jurídica foi incluído o campo Exigir Autorização Pré-cadastrada? com a finalidade de definir se o cliente exige ou não pré-cadastro de autorização, caso ele exija, o campo Autorização de Cliente deve ser preenchido. O cadastro de autorizações do cliente pode ser feito através da guia Autorizações (2) na tela FV085DCC e caso possua espaços em branco, serão removidos automaticamente.

Locais: Cadastro > Clientes > Cadastro (F085CAD)
          Cadastro > Clientes > Definições Comerciais (FV085DCC)
          Comercial > Processo Comercial (FV300PCV)
          Comercial > Eventos > Botão Operações (FV314EVE)
          Comercial > Alteração de Títulos (FV601ATI)
          Diversos > Multicamada > Integração de Vendas e Reservas
          Regente GDS

AJUSTES

CLIENTES

Inclusão de novo cliente do tipo Pessoa Jurídica ou Pessoa Física

A inconsistência gerada ao incluir um novo cliente do tipo Pessoa Jurídica ou Pessoa Física foi ajustada, para que não exiba mais a mensagem "Erro de acesso ao banco de dados: Não é possível excluir esse registro pois ele está sendo referenciado por outro registro no banco de dados.E085HCL(CodCli) -> E085CLI(CodCli)". Esse ajuste também foi feito nas guias "C.Custos", "Cartões" e "Vistos" localizadas na tela Definições Comerciais (FV085DCC).

Locais: Cadastros > Clientes > Cadastro (F085CAD)
          Cadastros > Clientes > Definições Comerciais (FV085DCC)

MÓDULO FINANÇAS

IMPLEMENTAÇÕES


CONCILIAÇÃO AÉREA


Botão "Seleção" no processo financeiro

O botão "Seleção" foi implementado para que os campos, "Somente ligados ao processo comercial" e "Carregar acertos dos documentos", fiquem marcados caso estejam em um processo financeiro já existente e desmarcados caso estejam em um novo processo financeiro.

Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Aérea (FV620CNA)

Conciliação/liquidação de documentos

Disponibilizado controle com a finalidade de impedir a conciliação/liquidação de documentos aéreos sem fatura ou não liquidados. Para habilitar essa funcionalidade deve ser criado o identificador de regra FIN - CONCTTCLAB.

Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Aérea (FV620CNA)

CONCILIAÇÃO OUTROS PRODUTOS

Validação nos documentos

A validação na conciliação de outros produtos foi implementada para não permitir que um documento liquidado parcialmente seja desfeito caso exista um documento de liquidação final, e também para não permitir que um documento possa ser liquidado total quando houverem documentos parciais não liquidados.

Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Outros Produtos (FV625CNO)

Verificação ao sair do campo "Data Vencimento"

A verificação ao sair do campo "Data Vencimento" foi implementada para consistir se o vencimento informado na conciliação é diferente do vencimento calculado pelo sistema, caso seja diferente irá retornar a mensagem: "O Vencimento informado é diferente do vencimento calculado pelo sistema. Deseja Continuar?", com as opções "Sim" e Não". Respondendo a opção "Não", o processamento será interrompido, e respondendo a opção "Sim", o processamento irá continuar.

Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Outros Produtos (FV625CNO)

CONTAS A RECEBER


Exclusão de um movimento de baixa conciliado

Disponibilizada regra para que não permita a exclusão de um movimento de baixa se ele estiver conciliado. Para que este controle seja ativado deverá ser criado o identificador de regras "FIN-301MCRCON".

Local: Financeiro > C. Receber > Baixas de Títulos > Baixa Manual (F301MCR)

AJUSTES

CONCILIAÇÃO AÉREA


Solicitante Inválido no Acerto

Adicionada verificação na gravação da parcela financeira do Processo Comercial, para preencher o solicitante apenas quando for registro de cliente.

Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Aérea (FV620CNA)


CONCILIAÇÃO OUTROS PRODUTOS


Alteração de acordos

Ajustada a grade "Hóspede/passageiro (Pax)" para que sejam mantidos os acordos da venda com adequação proporcional ao seu valor, ou seja o valor informado no campo "Comissão" será distribuído proporcionalmente entre os acordos existentes.

Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Outros Produtos (FV625CNO)

MÓDULO MERCADO

IMPLEMENTAÇÕES

CONTRATO DE COMPRA


Verificação ao inserir um "Contrato de Compra"

Disponibilizada a verificação na tela "Contrato de Compra" para que, se o saldo for superior a quantidade de casas decimais permitidas no banco de dados, retorne a mensagem:"Com essa alteração, o contrato ficará com saldo superior à capacidade do campo. Reavaliar.".

Local: Comercial > Contrato de Compra (FV107CTC)

EVENTOS

Bloqueio de acesso a determinados clientes

O bloqueio de "Códigos de Cliente por Usuário" foi adicionado com a finalidade de habilitar os usuários, mediante a configuração no campo "Restringir Acesso Usuários", para que tenham acesso a determinados clientes.

Local: Comercial > Eventos (FV314EVE)

PROCESSO COMERCIAL


Verificação ao inserir um "Contrato de Compra"

Alterada a rotina de inclusão parcial de clientes através da tela de "Cadastro Parcial de Clientes", acessada pela tela "FV300PCV", botão "Parcial", com as seguintes considerações:
- O campo "País" passa a ser inicializado com "BR" e não permite alterações;
- É obrigatório o preenchimento dos campos "Nome do Cliente","Endereço" e "Cep";
- O campo "CEP" está posicionado abaixo do campo "Idioma" e abaixo dele, os demais campos.

Local:Comercial > Processo Comercial (FV300PCV)

AJUSTES

Processo Comercial

Cadastro parcial de clientes

A inconsistência gerada ao incluir um novo cliente do tipo Pessoa Jurídica ou Pessoa Física foi ajustada, para que não exiba mais a mensagem "Erro de acesso ao banco de dados: Não é possível excluir esse registro pois ele está sendo referenciado por outro registro no banco de dados.E085HCL(CodCli) -> E085CLI(CodCli)". Esse ajuste também foi feito nas guias "C.Custos", "Cartões" e "Vistos" localizadas na tela Definições Comerciais (FV085DCC).

Locais: Comercial > Processo Comercial (FV300PCV)

MÓDULO RECURSOS

RELATÓRIOS


Campo "Para" em carta de remessa

Alterada a impressão/visualização do campo "Para", no modelo de relatório "Carta de Remessa, para que o destinatário seja o Fornecedor de Reporte ao invés do Fornecedor de Produto. No campo "Serviços/Please Provide, continuará sendo impresso/visualizado o nome fantasia do Fornecedor de Produto, como é feito atualmente.

Local: Comercial > Relatórios > Documentos (CMDC029)

WEB SERVICE CADASTROS


Cadastro Simplificado de clientes

Novo serviço disponibilizado para permitir a inclusão simplificada de clientes via Web Service. O novo recurso faz sugestão automática dos campos obrigatórios não informados e disponibilizados no serviço, e permite que seja criada uma regra para personalizar a sugestão automática de qualquer campo da tabela de cadastro de clientes (E085CLI).

Local: Diversos > Multicamada > Cadastro Simplificado de clientes

PARÂMETROS DE USUÁRIO E SENHA


Cadastro Simplificado de clientes

O parâmetro de envio de usuário e senha na inicialização do sistema foi implementado, conforme abaixo:
-p: nome do ambiente: caso exista apenas um ambiente este parâmetro será opcional;
-s: usuário/senha: efetua login automático sem a apresentação da tela.

Local: Regente

MÓDULO REGENTE GDS


Fornecedor de produto

O identificador "FPH" em importações de produto hotel foi criado com a finalidade de substituir o fornecedor original dos arquivos de integração GDS. Este identificador pode conter o código ou o apelido do fornecedor de hotel cadastrado no Regente.

Local: RegenteGDS

Integração "Amadeus"

O identificador de regra "COM/GDSGERDOC" foi criado para que a geração automática de documento de outros produtos, após a integração de registros pelo layout do AIR(Amadeus) seja possível. O documento só poderá ser gerado se existirem os dados necessários à sua estrutura. Caso não seja possível gerar o documento, será mostrada mensagem e os dados vindos pelo arquivo serão integrados.

Local: RegenteGDS


Integração de reservas rodoviário

A integração de reservas rodoviário no leiaute "IEA" foi adicionada. Esse segmento poderá ser voucher, OP ou ticket do estoque, com as seguintes considerações: Para ticket de estoque será baixado do estoque, sendo que se não tiver cadastro retornará mensagem de inconsistência, pois o rodoviário não possui estoque automático; Se for OP, gravará o número do ticket do passageiro; Se for Voucher e informado o número do ticket, será ignorado.

Local: RegenteGDS

MÓDULO REGENTE MSG

Aplicativo RegenteMSG

Removido o aplicativo "RegenteMSG.exe" a partir da versão 5.7.4. As operações desse aplicativo já estavam sendo executadas pelo RegenteERM.exe.

Local: RegenteMSG

MÓDULO TABELAS

PRODUTOS


Fornecedor de produto

Alterada a descrição do menu para considerar na chamada da tela através do acesso rápido (F11) as opções: Apartamentos, Plano Alimentar e Categoria Apto.

Local: Tabelas > Produtos > Hotéis (Apartamentos/Plano Alimentar/Categoria Apto)

FINANCEIRO


Alteração no Controle de Tipos de Títulos

Implementada validação ao alterar o campo "Tipo de documento" se o cadastro de "Tipo de Título" já tiver sido utilizado anteriormente.  

Local: Tabelas > Financeiro > Tipos de Títulos > Controle Tipos Títulos (FV030CTT)





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