MÓDULO CADASTROS
IMPLEMENTAÇÕES
Histórico de Alterações Cliente e Fornecedor
O botão
Histórico foi disponibilizado nas telas Cadastro do Cliente (F085CAD) e
Cadastro do Fornecedor (F095CAD). Ao pressioná-lo será mostrada a tela de
pesquisa padrão, com o conteúdo dos registros de histórico existentes para o
registro em edição no cadastro principal. O novo recurso de histórico fica
sujeito a ativação do identificador de regra GER/HISCLIFOR.
A finalidade deste recurso é que ao lançar um documento, segmento ou título com
uma determinada data, seja validado com dados desta, considerando o registro do
histórico e não os dados atuais das seguintes estruturas:
- F085CAD: Situação e Limite de Crédito;
- FV085DCC, guia C. Custo: Descrição, Centro de Custo p/ Faturar, Centro
Custo Pai, Permite Lançamentos, Contato Responsável, Limitar Produtos, Limitar
Solicitante;
- F085CAD, guia Contatos: Nome, Solicita Serviço, Retira Documentos,
Separa Título p/ C. de custo, Centro Custo Padrão, Matrícula, Situação Contato;
- F085HCL, guia Definições: Data Limite Crédito, Valor Limite Crédito,
Limite Aprovado e Data/Hora/Usuário de Alteração;
- F095CAD: Situação.
Nos locais onde são usados os campos existentes nos históricos:
Se a data base¹ for menor que a data da última atualização², será buscado do
histórico o registro com maior data, desde que essa data seja menor ou igual à
data base.
Se não encontrar histórico, usam-se os dados da tabela principal.
1. Data de emissão do documento, título ou data de solicitação do segmento. Em
qualquer outra condição, usa-se o conteúdo:/ da tabela principal. Cada local
acessado será documentada a data usada.
2. E085CLI.DatAtu, E085HCL.DatAlt, E095FOR.DatAtu, V085CCU.DatAlt, E085CTO.DatAlt.
Considerações:
- As telas que listam as descrições que estão nos históricos (ex.: Nome
Solicitante, Descrição C.custo), sempre trarão o conteúdo atual, pois o
tratamento para buscar do histórico implicaria em alterações profundas na forma
de funcionamento das grades e outras telas.
- Ao alterar o registro principal, serão gravados os dados atuais, criando um
registro com a data atual no histórico. O histórico será gravado somente se, um
dos campos gravado no histórico, for alterado.
- Ao alterar um registro, se já existir histórico para a data atual, nada será
gravado no histórico.
- O histórico será eliminado se o registro principal for eliminado. Para manter
os históricos, o registro principal deve ser desativado ou ter a situação
configurada para que não possa ser usado.
Locais: Cadastros > Clientes > Cadastro ((F085CAD)
Cadastros > Clientes >
Definições Comerciais (FV085DCC)
Cadastros > Clientes >
Definições Financeiras (F085HCL)
Cadastros > Fornecedores
> Cadastro (F095CAD)
CLIENTES
Pré-cadastro de autorização
Na tela de cadastro de clientes
(F085CAD) guia P. Jurídica foi incluído o campo Exigir Autorização
Pré-cadastrada? com a finalidade de definir se o cliente exige ou não
pré-cadastro de autorização, caso ele exija, o campo Autorização de Cliente
deve ser preenchido. O cadastro de autorizações do cliente pode ser feito
através da guia Autorizações (2) na tela FV085DCC e caso possua
espaços em branco, serão removidos automaticamente.
Locais: Cadastro > Clientes > Cadastro (F085CAD)
Cadastro > Clientes >
Definições Comerciais (FV085DCC)
Comercial > Processo
Comercial (FV300PCV)
Comercial > Eventos >
Botão Operações (FV314EVE)
Comercial > Alteração de
Títulos (FV601ATI)
Diversos > Multicamada >
Integração de Vendas e Reservas
Regente GDS
AJUSTES
CLIENTES
Inclusão de novo cliente do tipo Pessoa Jurídica ou Pessoa Física
A inconsistência gerada ao incluir um novo cliente do tipo Pessoa Jurídica ou
Pessoa Física foi ajustada, para que não exiba mais a mensagem "Erro de acesso
ao banco de dados: Não é possível excluir esse registro pois ele está sendo
referenciado por outro registro no banco de dados.E085HCL(CodCli) -> E085CLI(CodCli)".
Esse ajuste também foi feito nas guias "C.Custos", "Cartões" e "Vistos"
localizadas na tela Definições Comerciais (FV085DCC).
Locais: Cadastros > Clientes > Cadastro (F085CAD)
Cadastros > Clientes >
Definições Comerciais (FV085DCC)
MÓDULO FINANÇAS
IMPLEMENTAÇÕES
CONCILIAÇÃO AÉREA
Botão "Seleção" no processo financeiro
O botão "Seleção" foi implementado para que os campos, "Somente ligados ao
processo comercial" e "Carregar acertos dos documentos", fiquem marcados caso
estejam em um processo financeiro já existente e desmarcados caso estejam em um
novo processo financeiro.
Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Aérea (FV620CNA)
Conciliação/liquidação de documentos
Disponibilizado controle com a finalidade de impedir a conciliação/liquidação
de documentos aéreos sem fatura ou não liquidados. Para habilitar essa
funcionalidade deve ser criado o identificador de regra FIN - CONCTTCLAB.
Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Aérea (FV620CNA)
CONCILIAÇÃO OUTROS PRODUTOS
Validação nos documentos
A validação na conciliação de outros produtos foi implementada para não
permitir que um documento liquidado parcialmente seja desfeito caso exista um
documento de liquidação final, e também para não permitir que um documento possa
ser liquidado total quando houverem documentos parciais não liquidados.
Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Outros Produtos (FV625CNO)
Verificação ao sair do campo "Data Vencimento"
A verificação ao sair do campo "Data Vencimento" foi implementada para
consistir se o vencimento informado na conciliação é diferente do vencimento
calculado pelo sistema, caso seja diferente irá retornar a mensagem: "O
Vencimento informado é diferente do vencimento calculado pelo sistema. Deseja
Continuar?", com as opções "Sim" e Não". Respondendo a opção "Não", o
processamento será interrompido, e respondendo a opção "Sim", o processamento
irá continuar.
Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Outros Produtos (FV625CNO)
CONTAS A RECEBER
Exclusão de um movimento de baixa conciliado
Disponibilizada regra para que não permita a exclusão de um movimento de
baixa se ele estiver conciliado. Para que este controle seja ativado deverá ser
criado o identificador de regras "FIN-301MCRCON".
Local: Financeiro > C. Receber > Baixas de Títulos > Baixa Manual (F301MCR)
AJUSTES
CONCILIAÇÃO AÉREA
Solicitante Inválido no Acerto
Adicionada verificação na gravação da parcela financeira do Processo
Comercial, para preencher o solicitante apenas quando for registro de cliente.
Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Aérea (FV620CNA)
CONCILIAÇÃO OUTROS PRODUTOS
Alteração de acordos
Ajustada a grade "Hóspede/passageiro (Pax)" para que sejam mantidos os
acordos da venda com adequação proporcional ao seu valor, ou seja o valor
informado no campo "Comissão" será distribuído proporcionalmente entre os
acordos existentes.
Local: Financeiro > Processo Financeiro > Conciliação Outros Produtos (FV625CNO)
MÓDULO MERCADO
IMPLEMENTAÇÕES
CONTRATO DE COMPRA
Verificação ao inserir um "Contrato de Compra"
Disponibilizada a verificação na tela "Contrato de Compra" para que, se o
saldo for superior a quantidade de casas decimais permitidas no banco de dados,
retorne a mensagem:"Com essa alteração, o contrato ficará com saldo superior à
capacidade do campo. Reavaliar.".
Local: Comercial > Contrato de Compra (FV107CTC)
EVENTOS
Bloqueio de acesso a determinados clientes
O bloqueio de "Códigos de Cliente por Usuário" foi adicionado com a
finalidade de habilitar os usuários, mediante a configuração no campo
"Restringir Acesso Usuários", para que tenham acesso a determinados clientes.
Local: Comercial > Eventos (FV314EVE)
PROCESSO COMERCIAL
Verificação ao inserir um "Contrato de Compra"
Alterada a rotina de inclusão parcial de clientes através da tela de
"Cadastro Parcial de Clientes", acessada pela tela "FV300PCV", botão "Parcial",
com as seguintes considerações:
- O campo "País" passa a ser inicializado com "BR" e não permite alterações;
- É obrigatório o preenchimento dos campos "Nome do Cliente","Endereço" e "Cep";
- O campo "CEP" está posicionado abaixo do campo "Idioma" e abaixo dele, os
demais campos.
Local:Comercial > Processo Comercial (FV300PCV)
AJUSTES
Processo Comercial
Cadastro parcial de clientes
A inconsistência gerada ao
incluir um novo cliente do tipo Pessoa Jurídica ou Pessoa Física foi ajustada,
para que não exiba mais a mensagem "Erro de acesso ao banco de dados: Não é
possível excluir esse registro pois ele está sendo referenciado por outro
registro no banco de dados.E085HCL(CodCli) -> E085CLI(CodCli)". Esse ajuste
também foi feito nas guias "C.Custos", "Cartões" e "Vistos" localizadas na tela
Definições Comerciais (FV085DCC).
Locais: Comercial > Processo Comercial (FV300PCV)
MÓDULO RECURSOS
RELATÓRIOS
Campo "Para" em carta de remessa
Alterada a impressão/visualização do campo "Para", no modelo de relatório
"Carta de Remessa, para que o destinatário seja o Fornecedor de Reporte ao invés
do Fornecedor de Produto. No campo "Serviços/Please Provide, continuará sendo
impresso/visualizado o nome fantasia do Fornecedor de Produto, como é feito
atualmente.
Local: Comercial > Relatórios > Documentos (CMDC029)
WEB SERVICE CADASTROS
Cadastro Simplificado de clientes
Novo serviço disponibilizado para permitir a inclusão simplificada de
clientes via Web Service. O novo recurso faz sugestão automática dos campos
obrigatórios não informados e disponibilizados no serviço, e permite que seja
criada uma regra para personalizar a sugestão automática de qualquer campo da
tabela de cadastro de clientes (E085CLI).
Local: Diversos > Multicamada > Cadastro Simplificado de clientes
PARÂMETROS DE USUÁRIO E SENHA
Cadastro Simplificado de clientes
O parâmetro de envio de usuário e senha na inicialização do sistema foi
implementado, conforme abaixo:
-p: nome do ambiente: caso exista apenas um ambiente este parâmetro será
opcional;
-s: usuário/senha: efetua login automático sem a apresentação da tela.
Local: Regente
MÓDULO REGENTE GDS
Fornecedor de produto
O identificador "FPH" em importações de produto hotel foi criado com a
finalidade de substituir o fornecedor original dos arquivos de integração GDS.
Este identificador pode conter o código ou o apelido do fornecedor de hotel
cadastrado no Regente.
Local: RegenteGDS
Integração "Amadeus"
O identificador de regra "COM/GDSGERDOC" foi criado para que a geração
automática de documento de outros produtos, após a integração de registros pelo
layout do AIR(Amadeus) seja possível. O documento só poderá ser gerado se
existirem os dados necessários à sua estrutura. Caso não seja possível gerar o
documento, será mostrada mensagem e os dados vindos pelo arquivo serão
integrados.
Local: RegenteGDS
Integração de reservas rodoviário
A integração de reservas rodoviário no leiaute "IEA" foi adicionada. Esse
segmento poderá ser voucher, OP ou ticket do estoque, com as seguintes
considerações: Para ticket de estoque será baixado do estoque, sendo que se não
tiver cadastro retornará mensagem de inconsistência, pois o rodoviário não
possui estoque automático; Se for OP, gravará o número do ticket do passageiro;
Se for Voucher e informado o número do ticket, será ignorado.
Local: RegenteGDS
MÓDULO REGENTE MSG
Aplicativo RegenteMSG
Removido o aplicativo "RegenteMSG.exe" a partir da versão 5.7.4. As operações
desse aplicativo já estavam sendo executadas pelo RegenteERM.exe.
Local: RegenteMSG
MÓDULO TABELAS
PRODUTOS
Fornecedor de produto
Alterada a descrição do menu para considerar na chamada da tela através do
acesso rápido (F11) as opções: Apartamentos, Plano Alimentar e Categoria Apto.
Local: Tabelas > Produtos > Hotéis (Apartamentos/Plano Alimentar/Categoria Apto)
FINANCEIRO
Alteração no Controle de Tipos de Títulos
Implementada validação ao alterar o campo "Tipo de documento" se o cadastro
de "Tipo de Título" já tiver sido utilizado anteriormente.
Local: Tabelas > Financeiro > Tipos de Títulos > Controle Tipos Títulos
(FV030CTT)
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