Gestão de Usuários
Usuários identificam as pessoas que irão acessar a XPlatform e que estão ligadas aos seus respectivos papéis.
Nota
O usuário administrador do tenant tem acesso a todas as permissões de administração do tenant, e é de responsabilidade do cliente. A Senior não se responsabiliza pelos danos causados caso essa senha seja compartilhada para terceiros. Por essa razão, sugerimos a troca da senha após o primeiro acesso, e para facilitar o bloqueio em casos indevidos, é recomendável a criação de usuários nominais para os demais usuários da solução. No caso do usuário administrador, o e-mail deve ser atualizado para que, na hipótese de esquecimento da senha, seja possível a recuperação pelo próprio administrador, sem a necessidade de qualquer mediação da Senior.
Para definir um usuário como administrador, acesse a documentação sobre Gestão de Usuários.
O que você precisa fazer:
- Acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários;
- Clique em Adicionar e acesse Dados do usuário;
- Digite o Nome e Login do usuário que será cadastrado, após isso selecione o campo Domínio. Independentemente da forma de autenticação escolhida, não utilize espaços no nome do usuário para acesso a plataforma.
- Informe a conta de e-mail e defina a senha que fará o acesso à XPlatform;
- Opcionalmente informe uma Descrição do usuário;
- Selecione o idioma preferencial. Após trocar o idioma, é preciso que o usuário saia da plataforma para que essa configuração seja realizada. Esse processo é necessário, pois os cookies em que é informado o idioma são gerados no início da sessão e algumas mensagens podem demorar aproximadamente 15 minutos para serem traduzidas. Quando o idioma não for definido na gestão de inquilino ou na gestão de usuário, o idioma configurado é do navegador utilizado;
- Para que esse usuário não seja apresentado na tela Gestão de Usuários, selecione a caixa de seleção Usuário Bloqueado. Quando selecionado, o usuário é considerado como inativo;
- Para que senha seja alterada após a autenticação, assinale Alterar senha após autenticar, os caracteres permitidos para a criação de senhas são: !@#$%&*.-=+^~;
- Informe o papel do usuário e clique em Salvar.
Para adicionar demais informações do usuário, como foto e papel, prossiga com as demais etapas descritas nessa página.
Importante
A opção de criar usuários de domínios alternativos é possível apenas para usuários com a permissão "Visualizar" no recurso "res://senior.com.br/platform/tenant".
Caso o usuário não tenha a permissão mencionada acima, será exibida a seguinte mensagem na tela de listagem:
Não foi possível determinar as informações do tenant, algumas funcionalidades podem estar limitadas. Verifique se você tem permissão de "Visualizar" o recurso "res://senior.com.br/platform/tenant".
- Acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários;
- Em Usuários, selecione o usuário para adicionar a foto;
- Em Foto, clique em Adicionar e selecione a foto do usuário;
- Clique em Salvar.
Este recurso está disponível apenas se houver a permissão de editar para o recurso res://senior.com.br/security/usermanager/photo, determinado em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
Para alterar a foto do perfil, acesse os dados do usuário e, no painel Foto, clique em Editar para selecionar uma nova imagem. Para confirmar a alteração, clique em Salvar.
- Acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários;
- Em Usuários, selecione o usuário e, após isso, no painel Papéis, clique no botão de adicionar para incluir um ou mais papéis que o usuário irá desempenhar;
- Para selecionar um papel, clique na primeira coluna para que o ícone seja exibido e, em seguida, no botão Selecionar para que a configuração seja efetivada;
- Clique em Salvar.
Adicione propriedades ao usuário, como alguma observação que indique uma especificação dele:
- Acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários;
- Em Usuários, selecione o usuário e acesse Propriedades;
- Clique em Adicionar e informe Nome e Valor dessa propriedade do usuário;
- Clique em Adicionar para confirmar a inclusão;
- Clique em Salvar.
- Acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários;
- Em Usuários, selecione o usuário e acesse Dados do usuário;
- Selecione Alterar senha após autenticar e clique em Alterar senha;
- Informe a nova senha, os caracteres permitidos para a criação de senhas são: !@#$%&*.-=+^~. Confirme e clique em Alterar;
- Clique em Salvar.
Busque usuários pelo nome, login e e-mail no campo Pesquisar. Disponha as colunas de nome, login e e-mail em ordem crescente ou decrescente.
Na tela principal da Gestão de Usuários são apresentados todos os usuários ativos. Caso deseje visualizar os usuários inativos, que estão configurados como usuários bloqueados, selecione a caixa de seleção Incluir usuários bloqueados.
Importe uma lista de usuários de uma única vez através de um arquivo CSV, com a autenticação em modelo nativo ou utilizando SAML/ADFS.
- Acesse Tecnologia > Administração > Gestão Usuários;
- Clique em Importar;
- Selecione o arquivo desejado e clique em Importar.
As informações no arquivo devem estar no seguinte formato: nome_usuario,nome_completo,email,senha,papel1;papel2;outros_papeis.
maria.alice,Maria Alice Novaes,maria@teste.com.br,abc123,Usuário;Gestor
lucas.santos,Lucas Santos,lucas.santos@teste.com.br,abc123,Usuário
Se o arquivo estiver inválido, uma notificação será enviada posteriormente.
Observação
Caso não seja informada nenhuma senha, o usuário será criado com a senha "12345". Se nenhum papel for especificado, o usuário será gerado com o papel "Usuário". Além disso, os papéis devem estar previamente cadastrados. Caso algum papel não exista, o processo será abortado e nenhum usuário será criado.
Usuários que já existem na plataforma serão ignorados durante o processo de importação. Ou seja, se no arquivo .CSV existir um nome de usuário que já está na XPlatform, não será realizada qualquer alteração neste usuário.
Toda importação ocorre de forma assíncrona, ou seja, ela é processada em segundo plano e notifica o usuário quando for finalizada. Portanto, não é necessário aguardar a conclusão do processo na tela.
- Acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários;
- Em Usuários, selecione o usuário e acesse Dados do usuário;
- Selecione Usuário bloqueado. Desta maneira, ele não conseguirá fazer login na plataforma e, consequentemente, não será exibido na listagem da tela Gestão de Usuários.
Na tela principal da Gestão de Usuários são apresentados todos os usuários ativos. Caso desejar visualizar os usuários inativos, que estão configurados como usuários bloqueados, selecione Incluir usuários bloqueados.
O bloqueio futuro de usuários G5 permite a desativação do usuário na plataforma após ele ter sido expirado, levando em consideração as informações de data de expiração e fuso horário dos usuários integrados da G5.
O usuário será bloqueado na plataforma se no SGU:
- A conta estiver desativada;
- A data de expiração estiver no passado.
Será feito um agendamento para bloquear o usuário se, no SGU, a conta estiver ativada e a data de expiração estiver no futuro.
O usuário permanecerá/será desbloqueado se, no SGU, a conta estiver ativada e a data de expiração estiver vazia.
Exemplo de funcionamento do agendamento
Uma data de expiração é configurada pro usuário pelo SGU, sendo sempre no final do dia. Se um usuário está marcado para ser expirado no dia 30/06 no SGU, a data de expiração lida na rotina de replicação é 01/07 às 00h00.
O agendamento do bloqueio desse usuário será feito através mecanismo do scheduler-service e será executado às 00h00 do dia 01/07 na timezone UTC.
O agendamento será deletado se a data de expiração for removida do SGU. Em casos de o agendamento ser deletado diretamente pela tela da XPlatform, um novo agendamento será criado para o usuário, visando manter a consistência G5>G7.
Obter a informação na XPlatform
O usuário atual deverá ter a permissão visualizar do recurso res://senior.com.br/platform/user/expiration_date para ter acesso à essa informação.
Em Tecnologia > Administração > Gestão de Usuários, se o usuário selecionado possuir uma data de expiração, ela será exibida na tela. Ela também poderá ser consultada através do endpoint getUser, se passado o parâmetro username.
Também será possível visualizar os agendamentos feitos para os usuários que estão para ser expirados através da tela de agendamentos na plataforma, caso o usuário atual tenha permissão para acessá-la.
Importante
A data exibida na tela de Gestão de Usuários já estará convertida no fuso horário do usuário que está configurado na G5. Se não existir um fuso horário configurado, será exibida em UTC-3.
Através do endpoint getUser, dá para visualizar a data de expiração em UTC e o timezone em minutos, caso esses valores estejam configurados para esse usuário.
A exclusão de um usuário deve ser feita em Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários. Clique em Usuário, selecione o usuário e ao final da página clique em Excluir e, em seguida, em OK para confirmar.
Observação
Também é possível a exclusão em lotes, onde ao selecionar vários usuários o botão Excluir, solicita a confirmação da exclusão do lote de usuários selecionados.
Quando um tenant possuir mais de um tipo de autenticação, a sua autenticação já definida pode ser alterada, sendo necessário realizar a migração do tipo de autenticação.
- Acesse Tecnologia > Administração > Gestão de usuários;
- Clique em Migrar tipos de autenticação;
- Selecione o Tipo de autenticação atual e o Novo tipo de autenticação;
- Selecione os usuários específicos ou clique em Migrar todos.
Nem todos os tipos de autenticação permitem a migração devido a diferenças de campos existentes, por exemplo a senha. Por isso temos disponibilizadas as seguintes migrações:
- G5 > LDAP;
- G5 > SAML;
- G7 > LDAP;
- G7 > SAML;
- LDAP> SAML.
Importante
A alteração do tipo de autenticação deve ser avaliado com cautela e, de preferência, com apoio especializado da Senior.
Para somente visualizar é necessário ter a permissão de visualização no recurso res://senior.com.br/platform/user/phone_number.
Para editar é necessário ter permissão de Edição no recurso res://senior.com.br/security/usermanager/usuario ou res://senior.com.br/platform/user/phone_number.
Ambos disponíveis em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis.
Importante
- Todo usuário que utilizar os métodos de autenticação G5, LDAP ou ADFS, não poderá editar os valores de login, e-mail ou descrição. Estes valores são importados com base nos dados da base de dados da autenticação. Por exemplo: quando o usuário utiliza autenticação G5, estas informações serão importadas do SGU, e quando a autenticação for LDAP ou ADFS, estes dados serão importados do servidor de usuários do ambiente do cliente.
- As configurações das autenticações LDAP e SAML podem variar de acordo com o software utilizado. Portanto, entre em contato com a área IT Services - Consultoria para realizar as configurações necessárias;