Gestão dos Tenants

Tenant é a palavra em inglês para inquilino, que na arquitetura da senior X Platform representa um grupo de usuário que compartilha o acesso com privilégios específicos para uma instância de um sistema. Cada cadastro de tenant possui o domínio utilizado pela empresa e também informações de contato do seu administrador.

Um tenant sempre é criado pela Senior, assim como seu usuário administrador. Os dados desse usuário são então repassados ao cliente, que pode a partir daí criar os demais usuários, papéis e todos os recursos, além de configurar as funcionalidades da plataforma conforme necessidades e preferências.

A URL para acessar a senior X Platform sempre será https://platform.senior.com.br, o que diferencia as empresas é o domínio do tenant, que também define o que vem após o caractere @, do login do usuário.

É possível solicitar a criação de um tenant pela senior X Platform (pelos administradores), ou pelos sistemas ERP (G5), BPM e HCM. Porém, uma forma mais simples de fazer essa solicitação, é por meio da SARA Senior, exceto para os produtos XT. Entenda como funciona o processo de criação de tenants pela SARA:

Importante

A solicitação de tenants geralmente é feita por consultores ou canais da Senior, por conta disso, não recomendamos a criação de tenants sem acompanhamento do seu respectivo atendente.

Domínios Alternativos

Existe a opção de possuir um domínio alternativo em seus tenants. Podendo assim criar usuários que possuam domínio diferente do original do tenant. A liberação de um domínio alternativo é feita diretamente pela Senior, através de um chamado no Suporte Senior.

Por exemplo, uma empresa com o tenant empresacom e domínio @empresa.com, decide expandir os negócios e começa a operar no domínio @fabrica.com.br. Ao solicitar a inclusão deste domínio para a Senior, o domínio @fabrica.com.br será adicionado e automaticamente vinculado ao tenant empresacom, sem necessidade de criar um tenant separado para utilização. Dessa forma, os usuários das duas empresas terão o mesmo tenant (empresacom).

Para criação de um usuário de domínio alternativo, deve-se passar o usuário de forma completa no campo username (Exemplo: joao.silva@fabrica.com.br), para que seja criado o usuário joao.silva no domínio @fabrica.com.br. Caso seja criado um usuário apenas com joao.silva, sem a informação do domínio, este será vinculado automaticamente ao domínio principal (joao.silva@empresa.com), sendo os dois usuários distintos. Ou seja, um usuário maria.santos@empresa.com, não poderá efetuar o login utilizando o usuário maria.santos@fabrica.com.br, pois são dois usuários distintos.

Importante

A definição de domínio alternativo é diferente do conceito de empresa/filial (abrangência) dentro da senior X Platform. Apesar de haver dois domínios, o tenant da empresa é o mesmo, logo as configurações, papéis, logos e cores, usuários externos, AD/ADFS e outras funções do sistema são as mesmas.

Apenas os usuários do domínio alternativo devem conter @domínio-alternativo na inclusão de usuário, apesar de ser possível adicionar o @dominio-principal na gestão de usuários, haverá problemas de vínculo na integração caso o cliente utilize a G5.

Para quem realiza a integração de usuários G5 pelo ETL, não é necessário configurações adicionais. Para usuários do HCM integration, é preciso habilitar o recurso nas configurações para não existir bloqueios na integração.

Atualmente a configuração de múltiplos domínios tem compatibilidade garantida apenas com a plataforma, caso pretenda utilizar com outro produto, recomendamos entrar em contato com o suporte específico de cada produto para confirmar se ele é compatível ou não com essa configuração. Os produtos XT não possuem suporte ao domínio alternativo.

Na Gestão dos Tenants estão disponíveis as configurações:

Nota

O usuário administrador do tenant tem acesso a todas as permissões de administração do tenant, e é de responsabilidade do cliente. A Senior não se responsabiliza pelos danos causados caso essa senha seja compartilhada para terceiros. Por essa razão, sugerimos a troca da senha após o primeiro acesso, e para facilitar o bloqueio em casos indevidos, é recomendável a criação de usuários nominais para os demais usuários da solução. No caso do usuário administrador, o e-mail deve ser atualizado para que, na hipótese de esquecimento da senha, seja possível a recuperação pelo próprio administrador, sem a necessidade de qualquer mediação da Senior.

Para definir um usuário como administrador, acesse a documentação sobre Gestão de Usuários.

Domínios alternativos - documentação por produto

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