Internacionalização
A XPlatform tem suporte à internacionalização de seus componentes nos idiomas português (Brasil), inglês (Estados Unidos) e espanhol (Colômbia).O Hub de tradução centraliza as traduções de todos os serviços da plataforma, tanto para Back-end quanto para Front-end. As traduções gerenciadas são aquelas criadas pela Senior e disponibilizadas para todos os clientes e também as que os próprios clientes desenvolvem para suportar um idioma que não foi fornecido, ou para que as traduções de fábrica tenham mais aderência ao negócio.
Atenção
Todas as telas do módulo Painel de Gestão, da solução Gestão de Pessoas | HCM XPlatform, não permitem realizar customização, exceto a tela de Política de Férias.
O Hub de tradução utiliza uma convenção para hierarquizar os textos disponíveis e tem os seguintes níveis:
- Global: a chave é de uso geral dentro do sistema, ou seja, ela vale para todos os domínios e serviços. Exemplo: cancel=Cancelar.
- Domínio: a chave é de uso geral dentro do domínio, ou seja, ela vale para todos os serviços. Exemplo: platform.import=Importar ou hcm.employee=Colaborador.
- Serviço: a chave é de uso dentro de um domínio e serviço, ou seja, vale apenas para aquele serviço. Exemplo: platform.authentication.mfa=Multi Fator.
Duas chaves em um arquivo no formato Java (.properties) podem ser de todos os níveis em um mesmo arquivo, mas nunca podem existir mais do que dois pontos (separadores) na chave.
platform.backend.menu_group_administration=Administração
platform.backend.menu_group_tenant_management=Gestão dos Tenants
Importante
Não é possível alterar os valores das chaves Globais e de Domínios.
Definição de idiomas
O idioma preferencial pode ser definido pelo administrador do inquilino ou pelo próprio usuário, conforme definido nas permissões pelo administrador.
O primeiro idioma selecionado é o configurado pelo usuário e, se não existir a configuração, é escolhido o informado nas configurações do inquilino. Se, mesmo assim, não houver um idioma configurado na plataforma, é selecione o do navegador. Na autenticação G7, G5 e SAML, o idioma é configurado na própria plataforma, enquanto na autenticação LDAP, o idioma do usuário é configurado e atualizado no AD.
Após trocar o idioma, é necessário sair da plataforma para fazer efeito, pois, os cookies nos quais são informados o idioma são gerados no início da sessão. Algumas mensagens do Back-end demoram cerca de 15 minutos (cache do token OAuth2) para serem traduzidas.
Gerenciar Traduções
O processo de importação possui duas opções:
- Importar apenas para o inquilino atual;
- Importar para todos os inquilinos (disponível apenas para a Senior).
Todos os valores contidos no arquivo irão substituir os mantidos no Hub de tradução para o idioma selecionado.
O que você pode fazer:
Para configurar o idioma preferencial do inquilino como administrador, acesse Tecnologia > Administração > Gestão de Tenants > Configurar e selecione o inquilino. Na sessão Geral, selecione o idioma desejado e clique em Salvar.
Já para configurar o idioma preferencial de cada usuário como administrador do inquilino, acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários e selecione o usuário desejado. No painel de dados do usuário, selecione o idioma e clique em Salvar.
O procedimento de importar para o inquilino atual é necessário quando um pacote de traduções for criado e disponibilizado para um inquilino específico. Por exemplo, quando o próprio inquilino deseja alterar os textos exibidos pelo sistema.
Já procedimento de importar para todos os inquilinos (Senior) é necessário quando um pacote de traduções for criado para todos os inquilinos. Por exemplo, quando a Senior desenvolve novas telas e funcionalidades, e estes textos devem estar disponíveis para todos os clientes da Senior.
Acesse Tecnologia > Administração > Internacionalização, clique em Importar, informe o idioma que deseja alterar e o formato do arquivo (properties, json e xlf). Em seguida, anexe o arquivo e clique em Importar para um inquilino atual, ou, para importar para todos os inquilinos, selecione a opção todos os inquilinos e clique em Importar.
Importante
Os textos importados têm efeito imediato, porém pode ser necessário recarregar a página do sistema obter os novos textos. Além disso, o bloco de notas salva todos os arquivos em formato UTF-8 with BOM, o que não é suportado pelo translation-hub, nem é recomendado pela especificação UTF-8. Portanto, o bloco de notas não deve ser utilizado como ferramenta para edição dos arquivos de tradução. Sendo assim, importe no arquivo apenas as chaves alteradas e remova as que continuaram com a mesma tradução.
Acesse Tecnologia > Administração > Internacionalização, clique em Importar, informe o idioma que deseja alterar e o formato do arquivo (properties, json e xlf). Após isso, anexe o arquivo com chaves vazias e clique em Importar para excluir os textos traduzidos para um idioma fazendo a importação de um arquivo com chaves de valores vazios. Exemplo: platform.backend.administration=.
Acesse Tecnologia > Administração > Internacionalização, selecione um domínio ou serviço a ser exportado e clique em Exportar. Após isso, informe o idioma das traduções e o formato do arquivo (properties, json e xlf) e, em seguida, clique em Exportar para obter o pacote de tradução com os textos traduzidos ou não traduzidos de um determinado idioma.
Como exportar o pacote de idiomas para traduzir alguns itens de menu para inglês, incluindo menus customizados.
- Acesse a XPlatform;
- Acesse Tecnologia > Administração > Internacionalização e Expanda o item Platform > Backend;
- Clique em Exportar. Será exibida a tela com as opções de Idioma e Formato do arquivo.
- No campo Idioma, selecione a língua que servirá de base para a tradução, por exemplo, Português (Brasil).
- No campo Formato do arquivo selecione a extensão que será utilizada para realizar a tradução. Atualmente é possível escolher entre:
- Java (.properties)
- Flat JavaScript Object Notation (.json)
- JavaScript Object Notation (.json)
- XLIFF 1.2 (xlf)
- Clique em Exportar. O navegador utilizado para acessar a XPlatform irá fazer o download de um arquivo no formato selecionado, com os textos no idioma escolhido.
- Abra o arquivo e altere o conteúdo desejado para o idioma necessário e salve o arquivo.
- Novamente Em Tecnologia > Administração > Internacionalização. Clique em Importar.
- Selecione o idioma que o arquivo traduzido representa, por exemplo, Inglês (Estados Unidos).
- Selecione a mesma opção utilizada ao exportar e faça o upload do arquivo utilizando a área designada para isso na tela.
- Configure o escopo dessa tradução, ou seja, a abrangência em que a mudança deve ser realizada, podendo ser no Inquilino atual (logado) ou Todos os inquilinos do ambiente.
Importante
Os passos acima garantem apenas que o pacote de um idioma traduzido seja carregado na XPlatform, já a configuração de idioma padrão de um Tenant deve ser feita nas suas configurações.