senior X Platform - Manual do Usuário > Customização > Analytics Studio > Tutorial: como usar a ferramenta (etapa 1 de 3)

Analytics Studio — Tutorial

Etapa 1 de 3 — Criar e configurar um dataset

Na senior X Platform, acesse o menu Tecnologia > Administração > Dataset > Novo dataset para acessar a tela de configuração do novo dataset.

Ao iniciar o cadastro, faça as seguintes definições:

1. Informações do dataset:

2. Configuração do dataset:

Para o exemplo deste tutorial, será usado o Editor visual:

Ao selecionar o Editor visual, serão apresentados os campos que serão usados para configurar o dataset.

O objetivo deste exemplo é criar um gráfico que mostre a distribuição de pessoas por gênero, portanto o dataset será configurado da seguinte maneira:

3. Tabelas:

Esta seção é usada para escolher as tabelas que serão usadas para extrair as informações que vão compor o dataset.

Neste exemplo foram selecionadas duas tabelas:

É necessário também definir o tipo de junção entre essas tabelas. Para este exemplo foi selecionado o tipo Inner join:

Cada tabela possui diferentes tipos de informações. Para saber quais tabelas estão disponíveis e quais dados elas possuem, clique em Consultar tabelas.

A relação de tabelas e das informações de cada uma também está disponível no manual do usuário os produtos senior X:

4. Expressões:

Ainda na configuração das tabelas, é preciso escolher uma Expressão que determina os critérios de ligação entre as tabelas:

Sempre defina expressões para cada tipo de junção, para evitar que a consulta resulte em um produto cartesiano entre as tabelas envolvidas.

5. Projeção:

Esta seção serve para selecionar quais informações serão exibidas a partir das tabelas escolhidas anteriormente. Para isso, é preciso escolher o tipo de projeção e a informação que deseja exibir.

Neste exemplo, foram selecionados:

A quantidade distinta é usada quando deseja que não sejam considerados os dados que possuem o mesmo identificador ou com a mesma informação.

Ao selecionar um campo na Projeção, é possível alterar o nome que será apresentado posteriormente na visualização do dataset. Para isso, basta renomear o campo antes de salvar a escolha.

6. Configurações adicionais:

Além das configurações descritas até aqui, o dataset permite também configurar um agrupamento, uma ordenação e filtros.

A documentação abaixo explica o funcionamento destas configurações. Porém, elas não serão usadas para construir o gráfico desse tutorial.

Resultado final do dataset:

Depois de fazer todas as definições acima, as configurações completas do dataset devem ficar semelhantes à imagem abaixo:

Clique em Salvar para gravar as alterações. Se quiser obter uma prévia dos dados que o dataset retorna, clique em Visualizar.

Veja também:

Este artigo ajudou você?