A XPlatform não suporta nomes repetidos nem usuários com acentuação no nome. Neste caso, ao utilizar o primeiro nome do usuário como identificador, existe a possibilidade de ocorrer estas duas limitações. Independentemente da forma de autenticação escolhida, não utilize espaços no nome do usuário para acesso a plataforma.Como o primeiro nome normalmente não é único para ser utilizado como username, existem duas alternativas:
- Ajustar o nome do usuário: trocar o primeiro nome dos usuários para que não exista conflitos e nem caracteres especiais, como acentos e espaços, pode resolver o problema. Porém, os usuários poderão não ter seus nomes corretos na solução;
- Criar um atributo personalizado (recomendado): criar um atributo personalizado que irá conter o nome de usuário na plataforma.
Para isto, acesse a opção Gerenciar atributos personalizados na tela de usuários e adicione um novo atributo personalizado com a categoria Senior X e nome Username. O tipo deve ser “Texto” e estar visível para o administrador e ter valor único. Todos usuários devem ter o valor deste atributo preenchido de acordo.
Em seguida, acesse o aplicativo SAML cadastrado anteriormente e em Mapeamento de atributos troque o atributo http://schemas.xmlsoap.org/ws/2005/05/identity/claims/username para que utilize a categoria Senior X e atributo Username.
Nota
Caso exista um número alto de usuários para serem atualizados, as APIs do Google podem ser utilizadas para fazer esta atualização.
Após configuração do G Suite, encaminhe os dados configurados para Senior, para assim prosseguir com a configuração da autenticação SAML na XPlatform.
Em virtude da administração e avaliação dos usuários existentes na base de dados, é recomendável que a troca do tipo de autenticação seja avaliada com apoio especializado da Senior.