Cadastro e consulta de contas
O módulo de Contas é o principal módulo do Gestão de Relacionamento | CRM e qualquer processo realizado no sistema é vinculado a uma conta. As contas são o principal cadastro do sistema e sobre elas serão inseridas todas as informações dos demais módulos.
O que você pode fazer:
- Acesse o módulo de Contas, clique em Nova Conta e preencha os campos necessários.
- Ao salvar a conta são abertas guias de detalhamento que permitem vincular diversos cadastros à conta criada. Alguns deles já podem ter sido previamente cadastrados ou podem ser cadastrados na respectiva guia.
- Após realizar os cadastros nas guias de detalhamento, as informações são exibidas na listagem da respectiva guia. Através do botão Ações, é possível Detalhar, Editar ou Remover o cadastro realizado.
Guias de detalhamento da conta
Permite adicionar e visualizar definições gerais da conta.
- Clique no botão Cadastrar Definição para iniciar o cadastro.
- Campos a serem preenchidos:
- Empresa: permite selecionar a empresa relacionada à conta;
- Filial: permite selecionar a filial relacionada à conta;
- Tipo de Conta: permite selecionar o tipo de conta;
- Rating: permite classificar ou dar um nível para a conta. Os ratings devem ser previamente cadastrados no módulo de cadastros;
- Status: pemite definir um status para a conta. Caso seja selecionada a opção Inativo, é aberto um novo campo para que seja digitado o motivo da inativação da conta;
- Tabela de Preço: seleciona uma tabela de preço previamente cadastrada;
- Transportadora e Redespacho: permite selecionar uma transportadora, já cadastrada;
- Prazo de Pagamento: possibilita selecionar um prazo de pagamento, previamente cadastrado;
- Meta Anual de Vendas: define a meta de vendas anual para a conta;
- Vendedor: permite selecionar um contato cadastrado;
- Representante: permite selecionar um contato cadastrado;
- Recebe campanha: configura se a conta receberá as campanhas de marketing e abordagem;
- Recebe pesquisa: configura de a conta receberá pesquisas a serem disparadas;
- Monitorar E-mails desta Conta: permite monitorar recebimento e leitura de e-mails enviados nas campanhas. Caso tenha sido definido que a conta não receberá campanhas, este assinalamento não terá impacto;
- Cliente Desde: possibilita preencher a data de início do relacionamento com a conta;
- Observações: permite incluir observações gerais pertinentes à conta.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Importante
Não é possível cadastrar mais de uma definição para uma conta com a mesma empresa e filial.
Permite cadastrar e visualizar endereços pertinentes à conta.
- Clique no botão Cadastrar Endereços para iniciar o cadastro.
- Campos a serem preenchidos:
- Telefone: informe o número do telefone a ser cadastrado;
- Tipo de Telefone: selecione a opção desejada (celular, fax ou fixo);
- Operadora: selecione a operadora desejada;
- Telefone Principal: defina se o telefone será o telefone principal da conta, selecionando a opção desejada.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar telefones pertinentes à conta.
- Clique no botão Cadastrar Telefones da Conta para iniciar o cadastro.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
O cadastro de endereços possibilita definir qual o endereço principal da conta. Para isso, marque a opção desejada no campo Principal.
Permite adicionar e visualizar contatos pertencentes à conta.
- Clique no botão Cadastrar Contatos para iniciar o cadastro.
- Campos a serem preenchidos:
- Dados Gerais
- Nome: preencha com o nome do contato;
- Nome de Tratamento: permite informar um nome/apelido de tratamento para o contato;
- Gênero: marque o gênero do contato;
- Data de Nascimento: informe a data de nascimento do contato. Esta informação auxiliará para o envio de cartões de aniversário;
- CPF: informe o CPF do contato;
- RG: informe o RG do contato;
- Visibilidade: selecione a opção desejada. Se Público determina que o contato estará visível para todos nas listagens, se Privado, determina que o contato só estará visível a quem o cadastrou.
- Origem do Contato: selecione a origem do contato previamente cadastrada;
- Departamento: selecione o departamento ou área em que o contato atue, já previamente cadastrado;
- Função: informe a função ou cargo do contato, já previamente cadastrados;
- Subordinado de: permite selecionar outro contato cadastrado, que seja o líder ou superior do contato atual;
- Nível de decisão: permite selecionar o nível de decisão em relação à conta. Este assinalamento auxilia na forma de se relacionar com o contato, uma vez que dependendo do nível de decisão que a pessoa possua, podem ser utilizadas diversas formas de abordagens;
- Favorável à Empresa: define se o contato é promotor da empresa, ou não.
- Motivo (Favorável à Empresa): permite destacar os motivos pelos quais o contato é ou não é a favor da empresa.
- Endereços
- Permite incluir informações referentes ao endereço do contato.
- Contatos:
- Permite adicionar todas as formas de contato, facilitando o relacionamento com a pessoa.
- Outros
- Observações: permite incluir observações gerais pertinentes ao contato.
- Dados Gerais
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar os responsáveis da conta e definir um grupo ao qual eles pertencem. Esta definição serve para delimitar quais usuários do sistema farão as tratativas com a referida conta e é valida para diversas funcionalidades do sistema.
- Clique no botão Ações e clique em Editar.
- Em Usuários, selecione os usuários do sistema que serão os resposnáveis pela conta;
- Em Grupos, selecione os grupos de usuário a serem vinculados. Estes grupos já devem estar previamete cadastrados;
- Salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar os relacionamentos com outras contas.
- Clique no botão Cadastrar Relacionamentos para iniciar o cadastro.
- Campos a serem preenchidos:
- Tipo de Relacionamento:selecione qual a opção que já deve estar previamente cadastrada;
- Com a conta: selecione a conta qual a qual existe o relacionamento;
- Data de início e Hora de início: informar desde quando há o relacionamento entre as contas;
- Data de término e Hora de término: nos casos em que o relacionamento já tenha encerrado, é possível também informar data e horário de término;
- Observações: permite incluir observações pertinentes ao relacionamento.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar as características específicas da conta.
- Clique no botão Cadastrar Característica para iniciar o cadastro.
- Em Característica Principal, selecione a característica previamente cadastrada;
- Em Sub Característica nível 1, selecione uma das sub-características na listagem. Se houver sub características de outros níveis, conforme as opções forem selecionadas, o sistema habilita o campo do próximo nível;
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar as áreas de interesse da conta.
- Clique no botão Cadastrar Áreas de Interesse para iniciar o cadastro.
- Campos a serem preenchidos:
- Tipo de Interesse: permite informar o nível de interesse da conta;
- Área de interesse: permite selecionar a área de interesse já previamente cadastrada;
- Observações: permite incluir observações pertinentes ao assunto.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e anexar documentos à conta.
- Clique no botão Cadastrar Documento para iniciar o cadastro.
- Campos a serem preenchidos:
- Data, Hora e Título: informe os dados necessários;
- Tipo do Documento: permite selecionar o tipo do documento já previamente cadastrado;
- Número Documento, Revisão e Observação: permite incluir informações adicionais pertinentes ao documento;
- Destino:
- Enviar para o FTP: escolha o arquivo e anexe ao cadastro, enviando-o para o FTP;
- Anexar Link Externo: digite no campo Endereço do Arquivo, o link que direciona para o arquivo na web.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar identificadores adicionais que permitem identificar a conta no caso de integrações com outros sistemas.
- Clique no botão Cadastrar Identificadores da Conta para iniciar o cadastro.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite consultar todos os compromissos pertencentes à conta.
Permite visualizar no mapa a localização da conta a partir de filtros.
Permite visualizar e pesquisar as despesas da conta.
Permite visualizar e pesquisar as oportunidades da conta.
Permite visualizar e pesquisar as ocorrências da conta.
Permite visualizar e pesquisar os contratos da conta.
Os registros vinculados à conta ficam disponíveis para visualização na linha do tempo. Os registros são organizados de forma cronológica, do mais atual para o mais antigo. Também é possível pesquisar termos para encontrar os registros e seus dados principais.
Para consultar as contas cadastradas:
- Acesse o módulo de Contas e clique em Consultar Contas. Será exibida uma listagem com todas as contas cadastradas. Através do botão Ações, é possível Detalhar, Editar ou Remover o cadastro da conta.
- O botão Cadastrar Conta permite realizar o cadastro de uma nova conta. Para saber mais, consulte a documentação sobre o assunto;
- Clicando no botão Mapa é exibido um mapa abaixo da listagem de contas que permite visualizar a localização das contas cadastradas;
- Através do botão Filtros é possível selecionar ou informar parâmetros que já estejam cadastrados, de forma a facilitar a consulta;
- Ao clicar em uma das contas, o sistema traz o detalhamento da conta e através do botão Ações, é possível Cadastrar uma nova conta, e Editar ou Remover a conta selecionada;
- Ao clicar nos títulos das colunas o sistema ordena a listagem em ordem alfabética.