CRM - Manual do Usuário / Manual por processos / Definições gerais / Integrações / Integração CTI

Integração CTI

O CRM, através de sua API WConnect permite integração com CTI, recebendo e enviando eventos de/para a central telefônica compatível com a tecnologia. Utilizando o protocolo XML RPC (SOAP) para envio ou recebimento dos eventos ou através de chamados diretos a URLs, pode prover serviços como:


Método Click-to-call

Para originar ligações de dentro do CRM é necessário que a aplicação possa chamar uma rotina através de uma interface direta com a central. O WConnect está preparado para enviar o evento de click-to-call através de chamado de uma URL específica dentro da central, para algum método que esteja disponível no equipamento.

Para efetuar ligações, o integrador deve fornecer o caminho de seu listener (URL) que o WConnect deve requisitar, e quais os parâmetros necessários para que o comando seja efetuado.

Estas informações são distintas de acordo com cada integração/appliance que o cliente utilizar, usualmente contendo as informações <número de origem> ou <ramal de origem> e <número de destino> ou <ramal de destino>.

Nota

O número de destino pode conter a configuração da adição de um tom de discagem ou prefixo 0 (zero). Essa configuração será aplicada a todos os números, exceto ramais internos.

Método Screen popup

Para receber as ligações originadas aos usuários do CRM, o módulo WConnect possui um listener que recebe os eventos da central, que está localizado em:

Listener inicio de ligação WConnect CTI

Eventos do CTI devem ser enviados ao Listener WConnect da Senior, com a localização http://EMPRESA.crmsenior.com.br/wconnect/WConnect_WSDL_ConsultaRamal.php

O listener deve ser requisitado passando parâmetros através da própria URL (via GET), sendo:

Outras informações pertinentes, como data e hora, são salvos do momento em que o CRM, através do listener, recebe a requisição.

Listener fim de ligação WConnect CTI

Com objetivo de ter mais informações sobre a ligação, há uma requisição ao finalizar a ligação. O módulo WConnect do CRM possui outro listener que recebe o evento de finalizar e gerar os logs da ligação. Eventos do CTI devem ser enviados ao Listener WConnect do CRM, sendo sua localização http://EMPRESA.crmsenior.com.br/wconnect/WConnect_WSDL_FinalizaLigacao.php

Os parâmetros, dos eventos recebidos pelo Listener, que devem ser passados pela própria URL (via GET) são:

Nota

O número de <telefone> deve conter somente DDD + número de telefone, conforme é permitido a inclusão dos telefones nos cadastros do CRM.

Este artigo foi útil para você?