CRM - Manual do Usuário / Manual por processos / Definições gerais / Integrações / Integrador / Execução GET e INFO

Integração GET e INFO

A integração de GET e INFO são apresentadas ao mesmo tempo, pois são semelhantes uma a outra na configuração da integração. Somente em processos internos, execução de algumas regras e no retorno das informações é que existem algumas diferenças:

GET

Retorna para o usuário somente uma mensagem de sucesso ou erro e a natureza do erro ocorrido, especificando com mais detalhes nos logs, e um retorno quantitativo de quantos registros foram inseridos e atualizados na execução. Durante a execução as informações são transformadas em query, conforme parametrização, para execução no banco de dados do CRM, inserindo e/ou atualizando os dados.

INFO

Retorna para o usuário todos os dados processados durante a execução da integração em formato JSON, além da mensagem de sucesso ou erro, e nesse caso, a natureza do erro, apresentando mais detalhes nos logs.

Dicas de usabilidade

 

Ordenação para a criação da integração

Sugestão de ordenação para a criação da integração, cadastrando informações entre as tabelas conforme necessidade, para facilitar a compreensão e organização dos dados. Dessa forma há um loop entre as tabelas CAMPOS_INTEGRACAO, DEPENDENCIAS e REGRAS, para que a cada informação registrada em CAMPOS_INTEGRACAO seja verificado se há a necessidade de criar registros nas demais tabelas.

Valores das variáveis

Todos os valores variáveis são escritos na linguagem do Integrador, utilizando do símbolo #, no início e final do nome da variável. E, ao configurar os SQLs de consulta, inserção e atualização, o Integrador compila o texto exatamente como se fosse código. Desta forma, o valor pode estar dentro do texto contendo ou não aspas duplas ou simples. Por exemplo, SELECT * FROM contas WHERE id = ‘#id#’.

Ordem das integrações

Ordem que são dispostas as integrações na tabela INTEGRACOES faz diferença, então devem ser colocadas em uma ordem lógica, conforme estrutura do CRM.

Ordem dos índices

Ordem dos índices da string JSON no campo CAMPO_CRM da tabela CAMPOS_INTEGRACAO não faz diferença, porém deve-se manter a estrutura lógica.

Cadastro de integrações

Nível de customização no cadastro das integrações é grande, os SQLs presentes na tabela INTEGRACOES colunas CONSULTA, SQL_CONSULTA, SQL_INSERT e SQL_UPDATE podem ser complexos e mais de um, se necessário.

Nota

É possível executar integrações de diferentes tipos em dependência (GET + SET), porém é recomendado executar em dependência apenas integrações do mesmo tipo. Primeiramente é preciso configurar a conexão com o sistema a ser integrado, e em seguida configurar os módulos e os campos.

Tabelas

O Integrador possui uma estrutura de tabelas em banco de dados onde será possível cadastrar e configuraras integrações.

Este artigo foi útil para você?