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Integração via banco de dados

A ferramenta de Gestão do Relacionamento | CRM possui diversas integrações com as mais variadas soluções de mercado, e, dependendo do módulo a ser integrado, o fluxo das informações determina a necessidade de liberações específicas do lado do cliente.

De modo geral, as integrações podem ser classificadas de duas maneiras:

Consumo de dados para consolidação dentro da solução

Para situações onde o CRM consolida dados de outras soluções (como o sistema Gestão Empresarial | ERP), a solução necessita buscar periodicamente, de forma automatizada com a utilização de JOBs, ou de forma manual sob demanda, as informações das referidas fontes.

Neste cenário, existem conectores nativos para acesso direto ao banco de dados da aplicação do cliente, seja através das tabelas nativas da aplicação ou views construídas pelo cliente.

Envio de dados do CRM para outras aplicações

Quando o CRM necessitar enviar informações para aplicação terceiras (como o ERP ao enviar um novo pedido), obrigatoriamente utilizamos web services disponibilizados pelo terceiro (fornecedor da solução), garantindo assim que eventuais regras de negócio estipuladas no cliente sejam respeitadas.

O CRM permite integração de todas as suas rotinas e tabelas através da metodologia WSDL (Web Services Description Language), padrão homologado pelo W3C baseado em XML que visa padronizar as descrições das funcionalidades oferecidas por web services de forma independente de plataforma ou linguagem.

Para utilização de web services para soluções de terceiros, as necessidades de acesso e dicionários dos dados de integração devem ser avaliadas previamente junto a equipe de serviços do CRM, que tratará cada caso isoladamente.

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