Parametrização do ERP X para a Reforma Tributária
Esta documentação tem como objetivo orientar a configuração do ERP X para atender às novas regras fiscais, detalhando os passos necessários para a correta parametrização dos tributos, com foco na operacionalização das alterações dentro do sistema.
Cadastros
Por produto, serviço e pessoa (cliente e fornecedor)
Os cadastros a seguir são necessários quando houver parametrização de cálculo do imposto por produto, serviço ou pessoa (cliente e fornecedor):
- Produto: em Cadastros > Produtos e serviços > Produtos, defina a NCM correta.
- Serviço: em Cadastros > Produtos e serviços > Serviços, defina o NBS correto.
- Pessoas: em Cadastros > Pessoas, defina o parâmetro Contribuinte de CBS e IBS.
Parametrizações para CBS, IBS e IS
Configuração no ERP X
A CBS, o IBS e o Imposto Seletivo têm como objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro, reduzindo a burocracia e aumentando a eficiência na arrecadação. Além de tornar o processo mais ágil e menos oneroso, buscam garantir um sistema mais justo e transparente, beneficiando empresas e cidadãos. Confira a seguir como configurar cada um deles no ERP X:
Operações com Ente Governamental
Algumas operações fiscais exigem tratamento diferenciado, como é o caso das Compras Governamentais, que seguem regras próprias de cálculo do IBS/CBS. Para apoiar a configuração correta desses cenários, disponibilizamos uma página dedicada a esse processo.
Veja aqui a documentação detalhada de Compra Governamental.
English
Español
English
Español


