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Gamificação

A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos típicos de jogos, como pontuação, emblemas, níveis e recompensas, para engajar e motivar os usuários em contextos não relacionados a jogos. Em plataformas de LMS (Learning Management Systems), a gamificação transforma o aprendizado em uma experiência mais interativa e estimulante.

Ao integrar mecânicas de jogo, como desafios e progressão, a gamificação auxilia no aumento do engajamento dos alunos e também colabora com a melhora da retenção de conhecimento e incentiva a conclusão de tarefas e cursos. A gamificação torna o processo de aprendizado mais dinâmico e divertido, criando um ambiente em que os alunos se sintam mais motivados a atingir seus objetivos.

Ao implementar um processo de gamificação, é muito importante que se faça um planejamento prévio, levando em consideração os objetivos (fazer com que os alunos completem os cursos, participem ativamente da troca de conhecimento dentro da plataforma, entre outros), o público-alvo (quais alunos precisam de motivação), e as recompensas (troca de pontos por benefícios, como por exemplo: dia de folga, itens virtuais como e-book e itens físicos como ingressos).

Na Konviva, os recursos de gamificação se baseiam em completar missões ou desafios para ganhar pontos, badges e moedas, que podem ser utilizados para compor rankings ou ainda servir para troca por prêmios. Atualmente, a plataforma conta com dois modelos de gamificação que se assemelham em alguns comportamentos, porém divergem em outras situações. Para conhecer mais sobre cada um deles, acesse o conteúdo específico.

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